Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Anúncio do BR-Linux no site da Linux Magazine fala sobre TCO do Linux

Conforme anunciado há uma semana, o BR-Linux está preparando uma matéria com dicas para quem tem interesse em divulgar seu produto ou serviço via anúncios na web. O interesse principal é demonstrar aos anunciantes em potencial o quanto pode ser fácil e barato anunciar na web - e o que esperar como retorno, mas tenho a intenção também de ajudar a dar visibilidade aos sites da comunidade que buscam nos anúncios uma forma de gerar receita para sustentar suas atividades. No primeiro convite recebi pouco retorno, mas volto a convidar: se você mantém um site ou outro veículo de comunicação integrante da comunidade Linux que exibe propaganda comercial e gostaria de ver incluídas nesta futura matéria as informações sobre suas ofertas, envie-as de forma detalhada para o e-mail pesquisa @ br-linux.org.

O BR-Linux não é propriamente um website com interesse comercial em atrair maior número de visitantes, e jamais havia contratado a exibição de banners em outros sites anteriormente. E justamente por não estar anunciando com este interesse em retorno comercial, pude deixar de lado uma das dicas que constarão no artigo e selecionar de forma completamente arbitrária os 2 sites dos quais contratei a exibição do maior banner padronizado (de acordo com as ofertas disponíveis em cada site) por um mês. O primeiro escolhido foi o VivaoLinux, como retribuição por ser o site nacional que mais aparece como "referer" nos logs de acesso do BR-Linux, e também por expor de forma clara as suas informações e ofertas para anunciantes.

O segundo escolhido foi o site da a Linux Magazine, basicamente devido a eu ser colaborador e apreciador da revista, mas não posso negar que também contou bastante, como aspecto de interesse pessoal, a possibilidade de, durante um mês inteiro e no mesmo espaço sendo compartilhado pelo banner da campanha Get the Facts que tanta polêmica causou nas últimas 2 semanas, inserir uma citação do mesmo estudo do Yankee Group citado naquela campanha, além de outra do CyberSource apontando a redução de TCO gerada pelo Linux e aferida em pesquisa de 2004.

Os banners já estão publicados (e são rotativos, portanto talvez você tenha que dar reload algumas vezes nos respectivos sites se quiser vê-los) mas como os dois veículos são completamente diferenciados entre si e falam a públicos relativamente distintos, e a posição e tamanho dos banners também são completamente desiguais (escolhidos conforme as ofertas disponibilizadas em cada um dos sites), isto exclui a possibilidade de comparação direta entre os retornos de cada um dos anúncios. Ainda assim, ao final do período de 30 dias pretendo publicar minhas análises e conclusões, juntamente com outras informações que possam ser úteis para os anunciantes e para os mantenedores dos sites. Se você tiver alguma dica a compartilhar, não esqueça de enviá-la para o e-mail pesquisa @ br-linux.org o quanto antes!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Patola
Parabéns: Apesar de achar que não é a melhor solução pagar para a Linux Magazine (pois fica parecendo uma recompensa pelo que fizeram - e o que eles fizeram é, em minha óptica, anti-ético), aplaudo imensamente a iniciativa. Acho que qualquer tentativa de desmistificar as mentiras ditas contra os sistemas livres, principalmente nesta campanha agressiva da Microsoft do "Get The Facts", é nobre e deve ser aplaudida.

A frase foi muito bem escolhida, as pesquisas igualmente.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de
Resposta e solução: Obrigado! Mas na verdade não busquei solucionar nada disso. Nesse sentido específico que abordaste, acho que eu coloquei minha resposta (e estou feliz com ela), mas não seria o meu orçamento pessoal que solucionaria alguma coisa nesta situação. Por outro lado, sou partidário de aproveitar as oportunidades que surgem para passar algum recado, e já que eu ia publicar um banner, por que não fazê-lo desta forma? Como disse Saint-Exupéry em outro contexto, fui lá e fiz.


Comentário de Neto Mussauer
Augusto, : Augusto,

Tomei a liberdade de colocar o seu banner no meu site OK? Já que já utilizamos o recurso do RSS e sempre temos visitas vindas daqui.

Agora uma sugestão, pq vc não fez o gif com loop? Aqui ele mostra e depois não volta a exibir as primeiras frases.

Grande Abraço
Comentário de ClovisSena
Parabens, é assim que se faz!: :-)



Comentário de brain
Obrigado!: Obrigado, Neto, ficou bonito o banner no site do GULBF! Eu optei por não fazer loop porque os dois primeiros frames (as mensagens institucionais, digamos assim) ficam expostos por bastante tempo, e intencionalmente não falam sobre o BR-Linux, para fixar a atenção na mensagem deles.
Comentário de vmedina
Que tal fazer uns banners para incluirem em sites?: Que tal disponibilizar uns banners do Br-Linux.org para o pessoal que lê, gosta e quer retribuir propagando mais desse espaço legal na internet?

[]s!
ps: sim, eu sei que podemos pegar do site da LM(por enquanto, afinal uma hora ele vai sair de lá... ou não... ah, vocês entenderam. :) ) e botar uma página sobre isso no BR-Linux.org.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Parabéns...: É isso aí Augusto, meus parabéns pela iniciativa. :)
Comentário de brain
Banner ali na barra lateral: Vmedina, acho que faz uns 18 meses que ali na barra lateral do site (exceto nos horários de pico) tem um link para um banner em formato 234x60 do BR-Linux para os interessados ;-)

Mas você tem razão, futuramente eu talvez monte uma página para facilitar a busca de banners do BR-Linux. Mas acho que não existe muita demanda, e os poucos que de fato querem exibir um banner do BR-Linux não têm se importado de mandar um mail me convidando a enviar os arquivos :)


Comentário de Estevam
reload: Agora quando entro na Linux Magazine dou um ou dois "recarregar" até entrar o banner do BR-Linux, aí é que vou olhar o resto da página.
Comentário de Marcelo Ulianov
Parabéns !!!: Muito show mesmo !!!! Mas diz ai ? é caro demais ? Pq se não for vou fazer propaganda da lan house que vou montar, totalmente em Linux !!! Po, acho que se mais pessoas fizessem isso a Linux Magazine não precisaria aceitar certas propostas... Que a galera coloque anuncio de Padaria, Lanchonete, Mercadinho, Lan House, e diga que o frente de caixa,folha de pagamento, controle de estoque rodam em Linux !!! Seria tão absurdo assim ??? Ou é só pra comunidade esses anúncios ? Um cara que entre lá por curiosidade e da de cara com um anúncio desses pode se interessar, pois pode ser o que ele procura pro negócio dele...
Comentário de brain
Negociar: Eu acho que você deve procurar negociar sim! E se não fechar com eles, feche com alguém mais! As ofertas variam bastante, e em geral as tabelas de preços são bem flexíveis e acomodam diversos níveis de orçamento.
Comentário de Lucas Martinez
Salve ! : Salve !

Essa questão de receita mensal para manter realmente e complicado.

Eu pago por mês todos os gastos que o LinuxDicas necessita sendo que jamais fico pedindo ajuda ate mesmo porque foi por opção minha junto com demais amigos na época em registrar e hospedar.

Hoje em dia uso 3 banco de dados, 5 ftps, imagina o gasto ?

Mais uma dica em relação a publicidade eu sempre procuro em fazer anúncios de Livros que e o alvo do publico já experimentei trabalhar com anuncio de host e não obtive sucesso.

Mais tudo que consigo e para poder ajudar em 30 % das despesas do site , pagar Fapesp que e anual e servidor.

Mais sempre procuro colocar banners da comunidade na área de parceiros ou links.

Ate mesmo do Br-Linux se não rodo um RSS dependendo da minha banda eu coloco o Banner.

--
att
hyperblade
Linux User: 304971
http://www.linuxdicas.com.br
lucas.martinez@linuxdicas.com.br
Comentário de Flavio de Oliveira
Bem legal uma matéria com di: Bem legal uma matéria com dicas especiais sobre o uso de marketing na web... Irei com certeza ler... Algum tempo atrás um usuário do GoblinX incluiu um banner por conta própria no V.O.L... O banner ajudou levando um bom número de pessoas ao site...
Qualquer projeto precisa de uma boa ajuda de marketing além é claro do boca-a-boca entre usuários...
O GoblinX ainda não se mantém por conta própria, mas quando isto acontecer, irei procurar inserir algum banner aqui no BR-Linux pq sou freqüentador deste excelente espaço...

Parabéns...
Comentário de wrochall
Caros, : Caros,

Nós do, linuxit temos mas de 1.000.000 de hits mensais, sem precisar, de banners, espalhados pale internete, rsrsrsrssrs

è a atitude desiperada da Comunidade infantil rsrsrsrsrsrssssr


falou,
Comentário de Rogério da Costa
Publiquei também.: Aproveitei e coloquei também o seu banner no meu site, pois além de ser usuário apaixonado de Linux, também é uma boa forma de mostrar a meus clientes a grande qualidade do Linux e do software livre.
Comentário de brain
Obrigado!: Obrigado, Rogério!
Comentário de Patola
OFF TOPIC - Linux Magazine: Alguém aí percebeu que a nova edição já saiu?

Alguém aí deixou de comprar?

Eu deixei (foi difícil, pois gosto do conteúdo técnico), mas um amigo do trabalho comprou e pedi o CD emprestado pra ver. Não tinha os vídeos das entrevistas do infomedia no FISL. Só coisas dos wikis/cms e informações do plone.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de
Mas é no mês que vem!: Trecho da notícia sobre os vídeos do FISL encartados na revista: "a Linux Magazine, em parceria com a InfomediaTV, vai encartar um CD com a cobertura jornalística em vídeo do evento nos exemplares da sua edição de agosto (a 11a)". A que alguns assinantes (eu, inclusive) e bancas já receberam desde ontem ou anteontem é a edição 10, de julho.
Comentário de Patola
É, tem toda razão.: Falha minha. =) Obrigado por retificar.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004