Conforme anunciado
há uma semana, o BR-Linux está preparando uma matéria com dicas para quem tem interesse em divulgar seu produto ou serviço via anúncios na web. O interesse principal é demonstrar aos anunciantes em potencial o quanto pode ser fácil e barato anunciar na web - e o que esperar como retorno, mas tenho a intenção também de ajudar a dar visibilidade aos sites da comunidade que buscam nos anúncios uma forma de gerar receita para sustentar suas atividades. No primeiro convite recebi pouco retorno, mas volto a convidar: se você mantém um site ou outro veículo de comunicação integrante da comunidade Linux que exibe propaganda comercial e gostaria de ver incluídas nesta futura matéria as informações sobre suas ofertas, envie-as de forma detalhada para o e-mail pesquisa @ br-linux.org.
O BR-Linux não é propriamente um website com interesse comercial em atrair maior número de visitantes, e jamais havia contratado a exibição de banners em outros sites anteriormente. E justamente por não estar anunciando com este interesse em retorno comercial, pude deixar de lado uma das dicas que constarão no artigo e selecionar de forma completamente arbitrária os 2 sites dos quais contratei a exibição do maior banner padronizado (de acordo com as ofertas disponíveis em cada site) por um mês. O primeiro escolhido foi o VivaoLinux, como retribuição por ser o site nacional que mais aparece como "
referer" nos logs de acesso do BR-Linux, e também por expor de forma clara as suas
informações e ofertas para anunciantes.
O segundo escolhido foi o site da a Linux Magazine, basicamente devido a eu ser colaborador e apreciador da revista, mas não posso negar que também contou bastante, como aspecto de interesse pessoal, a possibilidade de, durante um mês inteiro e no mesmo espaço sendo compartilhado pelo banner da campanha
Get the Facts que tanta polêmica causou nas últimas 2 semanas, inserir uma citação do mesmo estudo do Yankee Group citado naquela campanha, além de outra do CyberSource apontando a redução de TCO gerada pelo Linux e aferida em
pesquisa de 2004.
Os banners já estão publicados (e são rotativos, portanto talvez você tenha que dar reload algumas vezes nos respectivos sites se quiser vê-los) mas como os dois veículos são completamente diferenciados entre si e falam a públicos relativamente distintos, e a posição e tamanho dos banners também são completamente desiguais (escolhidos conforme as ofertas disponibilizadas em cada um dos sites), isto exclui a possibilidade de comparação direta entre os retornos de cada um dos anúncios. Ainda assim, ao final do período de 30 dias pretendo publicar minhas análises e conclusões, juntamente com outras informações que possam ser úteis para os anunciantes e para os mantenedores dos sites. Se você tiver alguma dica a compartilhar, não esqueça de enviá-la para o e-mail pesquisa @ br-linux.org o quanto antes!
A frase foi muito bem escolhida, as pesquisas igualmente.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org