Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Supercomputador com Linux bate mestre do xadrez em Londres

clip“O supercomputador Hydra está dando muito trabalho para o grande mestre do Xadrez, Michael Adams, no campeonato de Wembley, que encerra hoje em Londres. Entre as cinco partidas disputadas, o jogador britânico perdeu quatro e empatou uma. O último jogo da competição é hoje. O campeonato disputado em Londres é o maior entre máquina e homem, depois do desafio enfrentado por Gary Gasparov nos anos de 1996 e 1997. As partidas começaram no último dia 21 com objetivo de mostrar como está a evolução da inteligência virtual. O Hydra nada mais é que uma rede de 64 computadores equipados com chip Xeon da Intel. O supercomputador tem capacidade para avaliar 200 milhões de movimentos por segundo e até agora não perdeu para nenhum ser humano.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de André Simões
Cadê o Linux?: No site da INFO não é comentado nada sobre Linux ...

André

"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social."
-- Manuel Castells
Comentário de brain
Pois é: Eu não sei se a redação optou por deixar de fora, ou se é porque os desenvolvedores do Hydra dão mesmo pouca ênfase para a escolha do sistema operacional adotado por eles. Mas o Hydra roda sobre Linux há anos, desde quando ele era um pequeno cluster de 16 nós que vencia torneios locais ;-)
Comentário de André Simões
Pois é ...: É que vindo da INFO a gente acaba desconfiando ... talvez seja mania de perseguição ou não?

André

"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social."
-- Manuel Castells
Comentário de hamacker
pois é, Adams perdeu de novo a 6a. partida.: Já encerrou e Adams perdeu de novo para o hydra a 6a. partida.
Comentário de Unabomber
Que medo! Computadores vencen: Que medo! Computadores vencendo os humanos... Matrix!
Comentário de Marcelo Ulianov
Não esquenta...Se encherem o: Não esquenta...Se encherem o saco é só desligar da tomada...
Comentário de Patola
"Só porque é Linux": Naquela discussão sobre o GNU/Linux renderizar o Madagascar e o Windows renderizar o Guerra nas Estrelas III, tinha gente que jurava que o Madagascar era renderizado "melhor" por causa do GNU/Linux... Quanto tempo demora pra aparecer alguém dizendo que o sistema só derrotou o mestre do xadrez porque roda em cima do sistema do pingüim?
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Henrique(off)
Isso é certo: ... se fosse com o windows tinha travando no segundo movimento ...


Comentário de hamacker
-: Realmente, madagascar e senhor dos anéis em termos de recursos visuais deu 10x0 no StarWars 3. Mas a culpa talvez estivesse no cenário, uma vez que no espaço cideral há poucos elementos para trabalhar, até um amd500 renderiza um cenário como este. :)
Também fora os movimentos daquele jedi bichinho-verde yoda e alguns poucos, os extraterrestre continuam parecendo aqueles personagens japoneses do ultraman, espectromen,... isto é, homens vestindo roupas, muito diferente das criaturas mitológicas em senhor dos anéis.
Mas tudo bem, o que importa é que os filmes foram bons, acho que se george lucas quizesse ETs bem realistas não teria usado linux, teria mandado chamar Michael Jackson, este sim ! nem precisava de disfarce.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004