Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Convergência Digital: BC contraria a política governamental de substituição do uso de softwares proprietários

“O Banco Central decidiu contrariar a política governamental de substituição do uso de softwares proprietários por sistemas de código aberto que vem sendo implementada desde o início do governo Lula. A autoridade monetária anunciou hoje (24/06) no Diário Oficial da União que adquiriu licenças de uso de software, com atualização de sistemas operacionais para estações de trabalho e servidores, ao custo de R$ 9,2 milhões. Procurados para explicar essa compra, os técnicos do Banco Central evitaram dar explicações.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Kronos
Porquê?!: Será que conseguirão achar alguma explicação plausível?!

Como diria os gaúchos:

"Bah! Tchê! Linux é pra macho!"

Brincadeiras a parte, duvido que acharão alguma desculpa... a mais certa é que há muito software legado... e tal e tal.... escrevam!

Kronos
Comentário de cesarkallas
Lamentável: Só uma palavra: Lamentável.

Quando é que será que aqui no Brasil nós teremos integridade em um governo ?
O que o dinheiro não faz, corrompe a tudo e a todos no governo.
Já não basta a humilhação de ter que assistir politicos receberem mensalão, agora ainda temos que concordar com esse tipo de gasto do NOSSO dinheiro ?

Comentário de SiBeRiaN`
Pizza!: Com tudo acabando em pizza do jeito que anda, logo logo chegaremos realmente à *fome zero*.

Comentário de Paulo Zambon
Uma boa desculpa...: Mensalão da Microsoft!
Comentário de Douglas Augusto
A política brasileira está: A política brasileira está podre. É a fraude nos Correios, Mensalão, corrupção em massa em Rondônia e agora quase 10 milhões de reais jogados fora.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de bebeto_maya
__Ah sei, o Banco central do: __Ah sei, o Banco central do Senhor Henrique Meirelles. . .Não por acaso , ex-diretor do Bank of Boston, entidade financeira que até hoje enfia Windows/I.E. goela abaixo de quem tenta usar Linux/Firefox ou qualquer outra coisa.

__SIm e não vamos esquecer que uma ''banda'' do PT é contrária ao SOftware LIvre, a começar com o senhor ministro Furlan. . .Parece-me que viajou para o exterior e voltou com excelentes impressões da tecnologia escravocrata da Microsoft...

__Mais R$10,000,000 não é nada pra compensar o ''prejuízo'' que Bill Gates está tendo com nossa máquina pública. . .Pra quem era acostumado a mamar 1,2 Bi anual, isso aí não dá nem pra merenda!

__Nós temos obrigação quase constitucional de enviar nossas divisas para is bolsos de Bill Gates...Afinal somos um país rico, não temos ninguém passando fome, nossas escolas estão ótimas, nossoas hospitais, idem. . .E além do que sempre vamos ter revistas como a veja elogiando a notícia e a Folha de São Paulo elogiando uma decisão que ''modernizou ainda mais o país''. . .Nem que seja no sentido de criar dependência e confinamento tecnológico!
Comentário de Manoel Pinho
uRL correta: A URL correta da notícia é

http://www.convergenciadigital.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=257&sid=10

Uma vergonha, ainda mais por gastar esse dinheiro todo numa atualização de produtos M$, ou seja, pagar de novo algo que já tinha sido pago e que poderia plenamente continuar a ser usado (supondo que o BC não quisesse fazer uma migração brusca para SL).

E todos sabemos que a atualização dos sistemas M$ tem um precinho camarada que esconde, na verdade, uma nova compra com um desconto irrisório. É pagar muito por upgrades cosméticos, tanto que a maioria das empresas americanas não faz isso.

Comentário de Adailton
Lamentável mesmo: Mas não confunda ... é o Banco Central ...

É o mesmo que vem mantendo os juros elevados, contrariando a opinião do governo.
E ainda querem o BC 'independente' ... independente de quem ? do governo ? isso ele já é ...
Que tal BC independente dos banqueiros ? isso eles não querem !

Adailton
Linux Registered User 107410

Comentário de Marcel
Temos que observar o seguinte: Temos que observar o seguinte: o BC deve ter uma penca de sistemas internos, muitos legados, todos provavelmente proprietários. Se a grande maioria deles rodam sobre a plataforma da micro$oft, então sairia MUITO MAIS CARO, e levariam muito tempo, se fossem reescritos para *nix. Lembrem que são sistemas críticos, que qualquer erro mínimo gera um problemão. E reescrevê-los, ou emulá-los não seria viável nem seguro.
Comentário de brain
Corrigido!: Obrigado!
Comentário de xmanun
Pra falar a verdade...: Eu vi pouca ação na prática e muita falácia... Em todos os órgãos que tenho que recorrer nada vi de efetivo em relação a utilização de softwares livres, eu sempre vejo todo mundo usando Win + MsOffice + IE, aí dizem que o processo é lento e bla,bla,bla... Mas a bem da verdade até mesmo os sites do governo adotam padrões, muitas vezes, em desacordo com o W3C, serviços ao cidadão estão indisponíveis para quem usa outros navegadores que não sejam o IE...

Ou seja, eu ainda não percebi na prática o que se fala tanto em relação a adoção de Linux/Sotwares Livres no governo...

_____________________________________
Sites incompatíveis? Coloque-os na Lista Negra Mozilla
Comentário de Ruzon
Gostaria de saber: Gostaria de saber se eles fizeram um estudo sobre isso, simplesmente falar que é mais difícil ou não dá pra fazer é cômodo demais, com o dinheiro público temos que prestar contas, se é uma empresa privada e decide assim, o dinheiro e o foco de negócio é dela.
Se comprovado em estudo que a atualização é imprescindível e melhor para o negócio temos que aceita-lo, mas do contrário fica sem legitimidade este gasto de quase 10 milhões
Comentário de bebeto_maya
___Sinceramente, eu também n: ___Sinceramente, eu também não vi nada. . .Toda essa falácia de programadores alienados pela desinformação concebida pela cúpula microsofitiana, contrária a adoção do S.L, significou apenas uma tempestade num maldito copo d´água.Não há ainda,sequer, preocupação em mudanças simples, como trocar de browser ou migrar a suíte de escritório. . .Ainda me lembro do alienado do CIFGNOLLO (me esqueci do nome correto do blog), afirmando que o governo está enfiando software livre como um rolo pressor em todo canto.Quando você vai analisar de fato, percebe que o que se usa de Linux e SL não chega a 2% no governo.Me parece que o lobby da Microsoft aliado a uma estratégia errada do ITI está dando em água!

__A melhor opção, eu ainda acho, seria usar software proprietário numa base operacional livre com uma suíte office aberta, porque aí combateria o monopólio e manteria o software proprietário nacional forte.Bastaria para os desenvolvedores migrar para Linux seus aplicativos e isso não é tão díficil como dizem!

__Seria um estratégia moderada que promete pouco, mas é bem vista aos olhos do mercado nacional. Forçaria a MS a garantir interoperabilidade com o Linux.Acho que o ideal seria inclusive chamar a MS para participar do PC Conectado, não fornecendo o SO, mas sim a suíte de escritório...Aí eu queria ver eles pirarem de fato lançando um Office para Linux!


Comentário de Patola
CFGigolô: Ainda me lembro do alienado do CIFGNOLLO (me esqueci do nome correto do blog), afirmando que o governo está enfiando software livre como um rolo pressor em todo canto.

O sítio é o CFGigolô, "Gigolô do Cold Fusion" (um treco J2EE).

E apesar de discordar em vários pontos de um dos mais vocais bloqueiros desse sítio (são vários), não acho que seja alienado. O sujeito tenta se informar bastante das idas e vindas do software livre.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de marcosalex
BC: É isso aí. O volume de softwares legados no BC é imenso e como o governo já está migrando outras áreas, não há tempo hábil pra migrar tudo ao mesmo tempo. Dessa forma, não houve muita escolha deles.
Outra: quem disse que o gasto foi somente com SO? Pode estar incluso banco de dados, sistemas de terceiros (eles podem ter contratado uma empresa para desenvolver algum software, que poderia até ser feito em Java ou em uma ferramenta livre).
Sem saber isso, não dá pra malhar o governo ainda.
Comentário de Daniel Fonseca Alves
Resposta: É somente eu que acho estranho ou este negócio de funcionário público não ser capaz de dar no mínimo uma resposta satisfatória algo que fere a nossos direitos ?
Este pessoal tem o dever de nos informar as razões.



Comentário de brain
Técnicos e instituição: Se a reportagem procurou os técnicos mesmo ("Procurados para explicar essa compra, os técnicos do Banco Central evitaram dar explicações"), não dá de chegar a essa conclusão. Se alguém deve explicações e vai fazê-lo por intermédio da imprensa, este alguém tem que ser quem possa falar em nome da instituição, e não o funcionário técnico. Em organizações de maior porte, governamentais ou não, os técnicos recebem inclusive a determinação (correta, a meu ver) de não dar declarações à imprensa, exceto quando previamente autorizados. A imprensa, aliás, sabe disso e deveria procurar quem pode dar respostas.
Comentário de Alexandre_Martins
Porque contraria tudo!: Se fosse apenas esta política governamental que o BC contrariasse seria uma surpresa, mas o que temos visto nos últimos anos é uma prática do BC diretamente oposta às demais políticas do governo na área social, tecnológica e política em geral.

O mais indignante é ver o Presidente Lula inerte diante dessa arrogância do BC que vem com política de juros mais altos do mundo em busca de superavit primário para garantir pagamento da dívida eTerna em detrimento dos interesses nacionais, inclusive o da independência em TI.

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
Comentário de Alexandre_Martins
Mas isso não é desculpa: Marcel, se tiveres oportunidade veja o exemplo do BANRISUL, até nos caixas eletrônicos eles colocaram a imagem do Tux e baixo relevo na tela de apresentação. O que o BANRISUL teve que o BC não tem? Determinação e vontade política, compromisso com a sociedade e não com os grandes conglomerados financeiros...

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
Comentário de nemesis
não está, não!: Sempre _foi_ e aparentemente sempre _será_! Não é uma condição temporária...

Enquanto que em países desenvolvidos, os ricos gostam de ter um povo instruído e bem alimentado, nossos mandantes gostam de circular por aí em meio a multidões de miseráveis e a serem subservientes capatazes para com aqueles que os mantêm no "poder".

Mentalidade atrasada da Idade Média...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de atf
BC contraria...: Estão estranhando o que?
O BC mantém os juros indecentes para cobrir a inflação que o governo provoca com suas emissões sucessivas, para financiar esmolas, caridades e, agora ficou mais claro, o "mensalão" do apoio no congresso.
Faz um discurso bonito, e fácil, de migração para SL mas na hora do "vamos ver", não possuem técnicos habilitados para isso. Claro; são todos afilhados de políticos e, também, nunca foi essa a verdadeira intenção.
O pior de tudo é que: "garotinho vem aí!"

atf
LinuxUser#142898

Comentário de CWagner
Será que esses quase R$10.00: Será que esses quase R$10.000.000,00 não seriam suficientes para uma migração?

Com certeza alguém tem que dar uma explicação.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de CWagner
E não sejamos tolos a ponto: E não sejamos tolos a ponto de pensa que técnico define compra de produtos ou contratação de serviços. Ele pode até demandar tal necessidade ao órgão ou à empresa, mas com certeza não é ele quem comanda o processo licitatório, muitas das vezes direcionado a produtos e empresas pré-determinadas.

A imprensa, caso quisesse explicações formais deveria mesmo procurar a direção do BC ou os responsáveis pela área de TI.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de stpa
O edital: O edital está disponível no sítio do BC, aqui:

O pregão:

http://www.bcb.gov.br/Adm/Pregao/port/arquivos/pDEMAP0252005.asp

O edital completo:

http://www.bcb.gov.br/Adm/Pregao/Port/arquivos/pDemap0252005.pdf


A informação sobre o que seria adiqüirido está toda lá. Vejam o Anexo 2. Mas estejam preparados...

Provavelmente, o reporter tentou obter as informações pelo telefone, como sugere o texto da notícia:"Em contatos telefônicos com funcionários do BC,...". Ou seja, sem "tirar o traseiro da cadeira", mesmo porque o traseiro dele pode estar em uma localidade distante de Brasília. Mas, não custava nada ir até a página do BC, né? E mais, se está no edital, então o BC não "esconde" o que vai comprar. Inclusive, o edital lista o número de licenças para cada item.
Comentário de vmedina
Reclamem direito.: Realmente, eu começo a achar que as coisas não estão claras na mente das pessoas. Vocês ainda acham que é obrigação do governo comprar SÓ SL? Eles compram o que eles acharem melhor, existem profissionais que trabalham e estipulam o que deve ser usado. Vocês conhecem a realidade do BC? Vocês sabem se eles conseguem dar manutenção em SL? Será que eles não tem conhecimento dessas soluções?

Quer reclamar com razão? Pergunta por que eles estão usando marcas registradas no edital. Na lei 8666, art. 7 parágrafo 5 está:

"É vedada a realização de licitação cujo objeto inclua bens e serviços sem similaridade ou de marcas, características e especificações exclusivas, salvo nos casos em que for tecnicamente justificável, ou ainda quando o fornecimento de tais materiais e serviços for feito sob o regime de administração contratada, previsto e discriminado no ato convocatório"

Se houver uma justificativa técnica para o uso só do proprietário, tá valendo.

Eu não sou advogado e não posso dar aval sobre isso, mas creio que qualquer um que quiser e achar que produtos Livres podem ter a mesmas capacidades técnicas e consegue dar o suporte de 36 meses especificados pode entrar com um recurso ou denúncia baseado na lei. Alguns dos nossos PSLs, Organizações ou empresas que usam SL podem entrar com uma denuncia, uma empresa que faça parte da licitação pode entrar com recurso conforme estipulado lá no edital, para abrangir o SL. Eu não sou um especialista nisso, mas creio que possa até que o pessoal possa impedir a licitação.

Alguém se habilita? Aproveita que até o dia 16/06 dá tempo.

Vocês estão indiguinados com a compra de SL pelo BC(e não querem fazer um processo contra isso), escrevam um artigo sobre a compra e mande para a Linux Magazine, Info, Veja, Istoé e outra publicações. Mande cartas para os seus representantes no senado e na câmara para que eles falem contra isso. Nossos PSLs podem ir a luta e falar contra. Seção de carta de jornais e revistas.

Mas façam isso contra o FATO apresentado. O suposto, até porque nem o denunciante tem provas disso, "mensalão", Corrupção nas estatais e no governo não tem nada a ver com a especificação de produtos de informática. Vamos ter foco pessoal!

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de pilgerowski
ColdFusion: Só para constar ColdFusion não é um treco J2EE. É uma linguagem de script para servidores web tal qual o JSP, ASP, PHP, ...
Comentário de Ivan Campos
Sobre o valor: O problema desse valor são os dois primeiros caracteres,uma migração deve ser medida em dolares
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004