Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

GCompris, programa educativo para idades de 2 a 10 anos

“Sugestão para programa educativo livre para plataforma Linux e Windows, para idades de 2 a 10 anos, já traduzido para português.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Paulo Zambon
Kurumin + Instlação: No Kurumin tem um ícone mágico do GCompris e realmente o programa é legal para a faixa etária a que se destina. Eu já o testei. Para intalar nas outras distros baseadas na Debian também é fácil:

# apt-get install gcompris [TAB]

TAB porque tem mais opções.
Comentário de CWagner
Há também o TuxPaint (http:: Há também o TuxPaint (http://www.newbreedsoftware.com/tuxpaint/), um programa de desenho básico, com ferramentas máginas, carimbos diversos, recheado de sons, ótimo para escolas primárias.

A quem interessar possa, existe uma distro voltada para esse público específico, o FreEduc (http://www.ofset.org/freeduc-cd) se caracteriza pela quantidade de programas voltados para educação básica, contando, inclusive com programas de línguas, no caso o Aller (Inglês-Francês). Alguém se habilita a portar o programa para o Português do Brasil? :)

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Olivier
GCompris: Só pra cultura geral, o projeto é francês e o nome Gcompris tem os fonemas da frase "j'ai compris" i.e. "Eu entendi".
Comentário de Samuel Abreu
Projeto: Opa, nos da debian-ce iniciamos um projeto que visa estudar os aplicativos destinados a educação para a realidade brasileira, o site do projeto é: http://projetos.debian-ce.org/sabugosa e qualquer um pode convidar. Quem se interessar pode se cadastrar no wiki.
Comentário de Monica Cruz Paes
Tux Paint: Estou usando o TUX PAINT com os alunos de 3ª a 5ª serie e o resultado tem sido muito bom. Fizemos trabalhos belissimos com o tema mosaico e pontilhismo.
Os alunos adoram os carimbos e os efeitos de cores.
Mas, ainda não descobri como criar novas cores.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004