Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Gentoo 2007.1 oficialmente cancelado - o que está acontecendo com o projeto?


“Depois das recentes notícias sobre problemas nos bastidores do Gentoo, passei a acompanhar os acontecimentos com atenção, pois sem dúvida é uma distribuição popular e diferenciada. E novidades não faltaram!

Primeiro as notícias oficiais: o projeto Gentoo confirmou que a Gentoo Foundation perdeu seu status legal, devido à inação dos responsáveis; propôs que a newsletter do projeto passe a ser mensal, sendo que a newsletter semanal não tem sido publicada, e esta pode ser uma solução viável; e anunciou que o Gentoo 2007.1 foi cancelado, embora muitos já tivessem percebido que no ano passado só houve uma versão (2007.0), ao contrário de anos anteriores. Segundo o texto, os trabalhos para lançar o 2007.1 começaram normalmente, mas outras tarefas importantes e os reduzidos recursos humanos disponíveis acabaram levando à decisão de cancelar a versão e passar a se dedicar ao 2008.0. Esta decisão foi tomada perto do Natal do ano passado, e foi publicada no site apenas em 12 de janeiro.



Em paralelo, Daniel Robbins, o controverso fundador do projeto, publicou mais detalhes, sempre sob o seu próprio ponto de vista. Ele informa que todos os atuais responsáveis legais pela Gentoo Foundation se afastaram dela, exceto Grant Goodyear, com quem ele conseguiu contato após algum esforço, mas ainda não teve resposta em relação a suas propostas envolvendo voltar a ser o presidente da instituição. Ele aproveita para sumarizar os problemas que vê hoje nos bastidores do Gentoo, incluindo questões relacionadas a comunicação, transparência e outras.

Para completar, Brian Profitt, usuário do Gentoo e editor do LinuxToday, escreveu em seu blog sobre seu contato com Robbins, insucesso em conseguir comunicação com os responsáveis legais pela (por enquanto extinta) Gentoo Foundation, e sua opinião sobre o que deveria ser feito.

Procurei notícias sobre o assunto nos sites nacionais da comunidade Gentoo, mas acho que não soube ir aos lugares certos. Se alguém puder oferecer links em português nos comentários, acho que será interessante.”


Enviado por Helge Panzer Kampfwagen - referência (gentoo.org)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Grobsch
Se o Gentoo vier a morrer será...: Se o Gentoo vier a morrer será uma lástima.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Xisberto
Qual Foundation está extinta???: (...) responsáveis legais pela (por enquanto extinta) Linux Foundation (...)

Acho que houve uma confusão com o nome da fundação...

No mais, é uma pena que a distribuição tenha chegado a este ponto. Eu esperava começar a experimentá-la; mas se o desenvolvimento parou, não me animo a tentar. Esperarei o desenrolar da história para ver se a distribuição não afunda de vez.

-----
?u vi ?atas liberan softvaron? Do uzu liberan lingvon!!! Aprenda esperanto!
Comentário de FlavioMachado
O desenvolvimento não: O desenvolvimento não parou. Basta ver pelo volume quase normal de atualizações que tem ocorrido.

No Gentoo não necessariamente existe o conceito de versão mas sim um "marco de referência estável". Isto porque a compilação é você quem faz, não o projeto e a cada vez que você atualiza, está na última versão (do dia). Então não ter o 2007.1 e ter o 2008.0 é só questão mais ou menos cosmética, embora mostre a existência de alguma ação ocorrendo no projeto.

Quanto ao projeto em si, anda muito parado para meu gosto, usuário bem antigo do Gentoo. Tá rolando um stress nos bastidores que ficamos pouco sabendo. Tem muita coisa para rolar no desenvolvimento que não anda porque a comunicação não está ok no projeto.

Quanto ao Daniel Robbins, o problema é que ele resolveu sair do projeto para trabalhar logo na Microsoft. Agora ninguém confia muito nele para voltar, embora talvez seja uma boa idéia. Algo tem que ser feito, ficar patinando no mesmo lugar como está, não dá.

Linux User #246886
LPI Level 1
"A fé remove montanhas mas eu ainda prefiro dinamite"
Comentário de brain
gentoo foundation: Vou corrigir. Obrigado, Xisberto!
Comentário de yamane
Que Deus o tenha...: E que Deus abençoe o Debian, Slackware, RedHat e SuSE.

Att,
Renato
Comentário de Xisberto
Menos mal então, se o: Menos mal então, se o desenvolvimento não parou de vez! :)

Mas se as coisas andam com dificuldade nos bastidores, dificulta realmente que a parte prática continue à vontade. Vou esperar sair a 2008.0, que é enquanto dá tempo de encontrar um lugar vago no HD.

-----
?u vi ?atas liberan softvaron? Do uzu liberan lingvon!!! Aprenda esperanto!
Comentário de thiagoaraujos
E então...: O Gentoo ainda é uma excelente distribuição, apesar de todos os problemas "internos", que não chegam num usuário desavisado. E funciona muito bem, talvez só precise definir um rumo no desenvolvimento.

Cansado das compilações, resolvi substituir meu Gentoo super-mega-beast otimizado (para a minha arquitetura) e costumizado pelo Arch Linux, e qual a minha surpresa ao comprovar que o Arch é ligeiramente mais rápido (de forma perceptível), mesmo numa compilação i686 genérica, e tem um ótimo nível de costumização (sem USE flags, mas OK)... sem falar no "pacman" e no "AUR" (gerenciador parecido com Portage, mas com bem menos recursos). Já satisfez minhas necessidades e me fez ficar livre das compilações.

Mesmo assim, não tiro os méritos do Gentoo, e desejo tudo de bom pra distribuição.
Comentário de Eltern
Menos é mais!: Menos é mais!
Comentário de thiagoaraujos
Não acho: No caso do Gentoo, acho que não. A flexibilidade que o Linux e outros programas open source têm permite atingir um nível de costumização extremo, e o Gentoo é uma das ferramentas ideais pra tal... por mim podem extinguir 70% das distribuições existentes, mantendo as realmente originais, nas quais o Gentoo é incluído.
Comentário de ricardomoc
E o Librix?: Estou querendo me envolver com o Librix, mais por causa do notebook que comprei da Itautec. E o comprei exatamente por ter uma distro Linux. Além do hardware ser o que eu queria, lógico. Se não me engano, o Librix, apesar de ser da Itautec, é desenvolvida por uma universidade brasileira (que não me recordo o nome agora), o que é um bom sinal.

-------------
Defenda a vida!

Comentário de tenchi
E dá-lhe gentú!: Já cheguei a usar o gentoo uma vez só. Achei uma excelente distro.
É... original. Surgiu não como uma cópia de algo que já existia; tem um sistema de "pacotes" próprio, um sistema de inicialização próprio, além de ter uma filosofia única também.
Só acho que devemos parar de pensar que quando uma pessoa de afasta de um grande projeto, este projeto está "falido". Um exemplo foi o caso do Hans Reiser. Só foi o cara ser preso e já aparece nego dizendo que não usaria mais o reiserfs! A grande sacada de uma comunidade não é o projeto não depender de uma só pessoa ou instituição!

Prova disso é que quando o nosso grande ditador Patrick Volkerding ficou doente - e quase morreu, tadinho ;-) - , o Slackware não parou; continou sendo desenvolvido pela comunidade!

Tenho percebido que o número de usuários do gentoo tem crescido muito nos últimos anos, e este é um fato q deve ser considerado. É impossível um projeto com um número tão grande de usuários acabar assim de uma hora para outra.

---------

Um homem com opinião é sempre um psicopata em potencial.
Aliene-se!
Comentário de Rodrigo
Já que você falou do: Já que você falou do Reiser, pode ler por aí que todo mundo está sugerindo utilizar o ext3 ao reiserfs, isso começou pouco antes do Hans ser preso, mas depois dele ser preso tudo se intensificou.
Comentário de Manoel Pinho
Carreira solo: "Quanto ao Daniel Robbins, o problema é que ele resolveu sair do projeto para trabalhar logo na Microsoft. Agora ninguém confia muito nele para voltar, embora talvez seja uma boa idéia."

Alguém confiaria novamente numa freira que tivesse largado o convento para tentar "para cuidar de sua própria carreira profissional" como sacerdotisa de uma seita demoníaca (se bem que no caso do Robbins está mais para um trabalho como X-9) e quisesse voltar ?

Vários hackers importantes do software livre passaram por grandes empresas de informática que vendem também softwares proprietários, mas trabalhar num laboratório, pertencente a uma empresa monopolista que é a antítese do software livre hoje e inimiga aberta do linux, onde são desenvolvidas estratégias de competir com o software livre é trair sim tudo o que ele deveria ter como valores.
Comentário de Bruno Laturner
A crise não é no release: Ao contrário de outras distribuições, cancelar um release pouco afeta o Gentoo. Ele não trabalha baseado nesse tipo de versionamento. A única coisa afetada é uma instalação sem rede, que só estaria um pouco antiga.

Se quiser instalar o Gentoo, basta pegar um Live CD de outra distro, baixar os tars do stage 3 e o portage(o próprio Daniel mantém uns atualizados), decompactá-los em um chroot, e atualizar com um emerge --sync && emerge world.

Facinho.
Comentário de kayo
O Librix é uma boa idéia,: O Librix é uma boa idéia, é baseado no Gentoo até aonde li e seria uma boa idéia ter usuários utilizando, já que, assim o desenvolvimento avança.
Comentário de MarceloAtie
Volta !!!: Apesar de ter ido pra M$, eu sou fortemente a favor do fundador do gentoo voltar a coordenar o projeto, acredito que ele trabalhando pra M$ foi só uma questão de $alario e que ele não vai trair o projeto, acredito que esse projeto pra ele seja como um filho !

já testei o gentoo + mas não reconheceu nem a pau minha placa de rede ... por fim, depois de ralar muito, desisti do gentoo, apesar de achar ele uma das melhores distros, eu vou esperar um pouco o desenvolvimento dele para que ele se torne + compativel, e ae eu vou testar.
Comentário de Vagner Rodrigues
Quem quiser experimentar: Quem quiser experimentar um Desktop Gentoo like pode baixar o Litrix Linux (não confunda com o Librix da Itautec ) a ultima versão disponível é a 7.12 lançada mês passado, é uma boa oportunidade para quem quer conhecer o Gentoo e o Litrix e não quer esperar compilar tudo ;)

-----
Vagner Rodrigues
http://www.litrixlinux.org
Comentário de timm
É...: Mais um exemplo sobre o desenvolvimento de software em comunidade...

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de tenchi
Amor e Spams: Por isso eu amo a Microsoft.

"Guerra é paz,
Liberdade é escravidão,
Ignorância é força."

http://pt.wikipedia.org/wiki/1984_(livro)

Ah, e Augusto: o que está acontecendo com o site? Nunca havia visto um spam como comentário, mas hoje já vi vários.

---------

Um homem com opinião é sempre um psicopata em potencial.
Aliene-se!
Comentário de timm
Pô, Tenchi!: Se isso foi uma indireta, vai com calma ae parceiro, eu *não* falei nada da Microsoft. Isso ficou por conta dos desprovidos de pensamento e criatividade que imperaram no tópico.

Com relação ao tópico em si:

Ahh, vai dizer que eu tô errado?

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de tenchi
Só quem quer Kill Bill: HAUAHUA, calmae.
Eu disse amor pela Microsoft.
Quem não ama o Bill?

---------

Um homem com opinião é sempre um psicopata em potencial.
Aliene-se!
Comentário de timm
(nada contra mas) Não sou: (nada contra mas) Não sou homossexual, logo... não, não amo o Bill Gates. =)

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de timm
hehe: É nessas e outras que a "comunidade" se contradiz. Veja o Kurumin mesmo, o Carlos Eduardo Morimoto tá apertado com o tempo pra poder desenvolver o Kurumin 8. Sempre tem um idiota no meio que fala daquela teoria, que a comunidade mantém as coisas muito melhor que uma pessoa só - lembro dessa frase justamente quando o Pat tava doente - e que o desenvolvimento focado em um certo alguém não vai pra frente, dá errado, e tudo e tal, é vulnerável e etc. Balela! Funciona, Slackware que o diga.

Ainda no exemplo do Kurumin 8, no FórumGDH um grupo (cuja maioria é *criança* - em idade) surgiu com iniciativa de continuarem o Kurumin. Mas como sempre, todo o alarde foi só na hora, e até agora o projeto não saiu do zero, assim como o que aconteceu com o Xavante GNU/Linux (é da época de vocês? Ainda rio bastante quando leio aqueles tópicos =P).

Novamente, o desennvolvimento em comunidade do Gentoo já foi longe demais, e precisa de um lider com braço forte para tentar colocar aquilo nos eixos novamente. Funcionava quando o Daniel Robbins era o presidente da fundação, por que não funcionaria agora?

Opinião pessoal:

Honestamente, o Daniel é louco de pedra. Mas era por essa loucura e imprevisibilidade que o projeto Gentoo funcionava. Ele tinha uma responsabilidade muito grande, e simplesmente fazia tudo dar certo. E eis que ele percebeu que "aquilo" simplesmente não dava futuro profissional (e dinheiro, claro!), pegou o caminho da roça e foi trabalhar na Microsoft. O cara seguiu o que achava que era o melhor e foi atrás, eu juro que não entendo o motivo da sua crucificação.

E passa o tempo, ele vem, ele vai, ele vem, ele vai outra vez... E, quando o projeto tá mal de verdade e o cara se oferece pra voltar e por os pingos nos Is, não o querem. Poxa, por mais imprevisível que ele seja, não acho que a fundação esteja em hora de escolher (e esnobar) a presença do fundador! (Até lembrou um pouco a Apple).

E, enquanto isso, os meros usuários do Gentoo que estão "defecando e caminhando" (como eu) para questões como essa continuam aí, querendo apenas que o projeto não pare para que a distribuição que usam continue existindo!

(Como dizem os comedores de pequi do coração do local em que moro,) "é paia".

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de mim
Volte: Volte Daniel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Aqueles incompetentes precisam de um lider !!!
Comentário de Rodrigo Caliman
Seria uma pena: Foi exatamente o Gentoo que me trouxe de volta do mundo BSD para o Linux e seria uma pena se ele morresse, o Portage é uma idéia excelente mas falta muito ainda para estar tão maduro quanto os Ports do FreeBSD, por exemplo. O Gentoo é uma distribuição diferenciada que merecia ir a frente, pode ser que a falta de versões novas não seja importante mas essas brigas políticas atrapalham e afastam desenvolvedores e usuários sim, digam o que disserem.
Comentário de Ramon Gadelha
Me desculpem a franquesa,: Me desculpem a franquesa, mas: "XIITAS DETECTED".

Ok, o cara saiu do Gentoo pra trabalhar na Microsoft, mas e daí? Se ele achou melhor na época, que iria pagar o seu sustento, estava certo em ir (eu iria, apesar de não gostar da cultura monopolista, etc...).

As pessoas precisam de $$ pra comer, ideologia não enche barriga! Mas o cara saiu, não gostou, se arrependeu e agora quer voltar e se esforçar pra colocar o projeto pra cima, aí as pessoas vem com esse xiita-fanatismo "não, vc é traídor, vc estava na MS". PELAMOR DE DEUS!

Uma empresa como essas, só contratam pessoas que tem talento, não é qualquer Zé Ruela que entra lá, ainda mais desenvolvedores de SL (que para eles são Zé Ruelas). Sinceramente, o pessoal do Gentoo deveria ficar orgulhoso dele e aceitá-lo.

Desculpem, não sou MS fanboy, uso Linux no dia-a-dia, mas não sei ser hipócrita nem xiita.


Comentário de ceti
Librix: minha experiência: Falaram do Librix aí e coincidentemente comprei um notebook Itautec com ele. Meu depoimento:

1 - Muito bonito
2 - Só logou como root (e sem senha!!!!!!!!!!!)
3 - Usuário padrão: itautec. Tentei criar um com meu nome, mas não consegui logar
4 - Travou toda hora
5 - Não consegui conexão wireless (a placa é Atheros)
6 - Liguei no suporte: sobre o wireless, o cara falou que no Linux é difícil, que fácil só no Windows; ele falou que uma outra conexão Windows na minha casa podia atrapalhar o Linux; falei que aqui todo mundo (eu, minha mulher e meu filho) só usamos Linux, **o que é verdade**. Ele ficou espantado e me pediu prá esperar; esperei 17min.; ele voltou e disse que tinha pedido prá outro cara ver; perguntei como instalava programa novo; ele falou prá clicar em LibrixUpdate; falei que no meu menu não tinha nenhum LibrixUpdate; ele ficou de ver; esperei mais uns 10min; ele voltou e disse que tavam vendo; perguntei como criar usuários novos **que funcionassem**; ele me disse que tinha de resolver um problema de cada vez e me pediu licença de novo (depois de insistir que não tava me ouvindo direito --> há, há, essa é velha!!); esperei mais uns 15min e desliguei.
7 - Peguei o DVD de Recuperação prá reinstalar o sistema; depois de mais de 2 horas, ele simplesmente **travou** nos 65,27% (time out)
8 - Reformatei todo o HD e instalei o sidux Christmas Edition, baseado no Debian unstable, uma distro maravilhosa. Wireless de cara.

That's it.

long live rock!
Comentário de dk_millares
Concordo: Concordo com o Ramon Gadelha, todo mundo tem que trabalhar e precisa de dinheiro para sobreviver. No meu dia-dia eu trabalho com windows e isto que me fez procurar um SO melhor; daí acabei encontrando o Linux e depois de num me dar bem com algumas distros, utilizei o Gentoo e curti muito, só parei de usar ele um tempo pois estava sem pc. Passo o dia todo sem Linux, ai quando chego em casa uso meu Gentoo como sempre curti.
Realmente da um medo da distribuição morrer, sumir ou ficar "vai e volta".
No meu conceito a real liberdade é fazer oque quiser: se você quer ir trabalhar na MS, IBM, HP, Sun ou qualquer outra grande corporação que desenvolva e venda softwares fechados e você está satisfeito com sua carreira e salario, não há nada de mais nisso.
Há uma petição on line para o drobbins voltar:
http://www.petitiononline.com/ebuild01/

Comentário de brain
especialista: teste
Comentário de chronos
Devs com orgulho eh foda não ...: Eu ando acompanhando meio de leve esse lance todo do Gentoo, mesmo usando ele todo dia a 4 anos.

Lembro-me quando houve a primeira guerra de egos entre os devs, qdo o Robbins saiu, e isso fez muito mal a distro, com devs importantes se retirando, instabilidade de pacotes aumentando a níveis absurdos, graças ao pouco pessoal para testar e gerenciar aos pacotes, que sairam graças a guerra de devs também. Passado o 'momento' sempre vi guerra de egos, mais leve ou não, mas sempre. Os overlays se popularizaram, como modo de testes pro Gentoo ou repo de devs próprios, e hoje mesmo eu uso pelo menos uns 4 overlays. (Overlay = outra árvore do portage, outro repositório).

Hoje eu vejo tudo, acompanho os posts e comentários no site do Robbins, li algo da lista dos devs ... sinceramente acho que o Robbins deve sim voltar, afinal, Gentoo é o filho dele, criado por ele e a comunidade, e já é gente grande.

Caso não seja ele a assumir a presidência da fundação que seja outro, com tal taco para isso, para por o Gentoo para frente.

Agora, gostaria de ressaltar uma coisa. Robbins não sugeriu voltar como gerente geral de tudo, quem leu o post dele vê que ele sugere organizar a fundação para o Gentoo ir para frente. A questão entre desenvolvedores vai ser mais complicada e tem que ser tratada para frente. Eu sugiro quem comentar em tópicos sobre o Gentoo que leia pelo menos os posts no site do Robbins e os comentários com conteúdo.

Para quem acha que Gentoo morre, está redondamente enganado. Gentoo tem seguidores fiéis, que não largam o modo de vida Gentooniano, com a facilidade do Portage por nada. E não eh questão de otimização quanto a desempenho, é questão de modelar um sistema próprio, com somente o que vc quer ou precise.

Gentoo pode vir a ficar meio sumida, como o slackware ficou no meu ver, mas sumir jamais. Coisas boas ficam para sempre :).

Vamos acompanhar o desenrolar da história, não crucificar Robbins por ir para a Microsoft, que de inimiga um dia, hoje só é concorrente, e meu voto está dado. Robbins volte.

Felipe 'chronos' Prenholato.
Linux User nº 405489
http://www.gentoobr.org
http://planet.gentoobr.org
http://chronosbox.org/blog

Comentário de tenchi
Só aceitaria com consentimento do Stallman hauahauah: Eu "desconcordo" com você.
Eu, por exemplo, nunca trabalharia na Microsoft. Nem mando meu currículo para lá porque sei que vão querer me contratar, e eu não vou ceder aos pedidos. Não me importa que ela seja consderada uma das empresas que melhor tratam seus funcionários. Isso não me importa.

Ah, e eu também nunca andaria num Fiat Punto - carro que tem um sistema computadorizado rodando Windows. Nem se me desses um de graça eu não aceitaria. Ou até aceitaria, mas instalaria Linux ;-)

(Aos sem senso de humor, foi uma piada)

---------

Um homem com opinião é sempre um psicopata em potencial.
Aliene-se!
Comentário de m0ska
Estou com o gentoo e não abro: A distro está sendo muito bem atualizada diariamente, o projeto é aberto, não vou deixar de usar o gentoo por que estão tendo um problema interno, se o gentoo continuar no mesmo rítmo não vejo problemas.
Comentário de Manoel Pinho
Xiitas: Se quiser me chamar de xiita tudo bem, mas pior do que xiita é ser fanboy sem um pingo de ideologia ou de valores.

Os bandidos e prostitutas também dizem que estão fazendo o que fazem para comer, para encher a barriga, etc. Não dá para recriminar ninguém que se recuse a aceitar de novo no grupo uma pessoa que saiu para ganhar dinheiro de forma não ética.

Garanto que a M$ contrataria o Linus Torvalds para trabalhar lá e pagando muito, mas ele não vai para não estragar a sua imagem e porque gosta de trabalhar com linux. E olha que ele acha o Stallman e muitos outros radicais demais.
Comentário de Cadu
Não é bem assim...: Tudo bem que isso se intensificou depois desses problemas pessoais do cara, mas os desenvolvedores principais do Linux nunca gostaram do código do raiserfs, e nunca recomendaram raiserfs pra ninguém.
Comentário de phess
Librix é bom: O Librix é desenvolvido em parceria com a Unicamp, em Campinas, SP.
O sistema é o próprio Gentoo, mas com uma árvore de pacotes consideravelmente mais conservadora, ou seja, com evolução mais lenta e pacotes um pouco mais antigos.

E se você quiser, é fácil "transformar" um Librix num Gentoo: basta usar um dos servidores rsync do Gentoo e atualizar os pacotes com a ferramenta do Librix ou com o comando emerge.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004