Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ubuntu Gutsy consumindo muita CPU? Pode ser o Tracker


“"Esta semana tive problemas com o Ubuntu Gutsy, o mesmo estava consumindo 99% do meu CPU constantemente. Verificando os processos ativos notei que o culpado era um processo chamado trackerd. Este processo é responsável por indexar os arquivos do HD, emails, etc., tornando as consultas mais rápidas. Sempre que você mover uma quantidade grande de arquivos este processo vai a loucura e começa a consumir todos os recursos da sua máquina, ao menos da minha que não é lá grandes coisas. O pior é quando um novo HD com arquivos é adicionado. Uma possível solução é desabilitar a indexação do Ubuntu, o que, ao menos até agora, não senti falta."”


Enviado por José Ricardo Coelho (zecamaradaΘgmail·com) - referência (zecamarada.motivacao.org)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tiaggs
+-: Vale a pena lembrar que existe uma coisa chamada prioridade de processos, e o tracker roda em uma prioridade muito baixa logo não eh preciso parar e esperar a indexação como diz o autor, mas no caso dele que não faz quase nenhuma busca cortar o tracker foi uma boa.....
Comentário de Elessar
Na verdade a questão não: Na verdade a questão não é ter de "esperar a indexação". O complicado é que realmente o PC vira uma CARROÇA nestes casos.

Eu [graças a Deus] já me livrei do Windows inclusive pra jogar. Anteontem instalei o Ubuntu no PC do meu irmão e fui copiar o World of Warcraft no computador dele colocando meu HD como slave (instalei o Ubuntu pra ele, por isso sei da veracidade deste relato).
Era impossível usar o computador para outros fins. Como já aconteceu comigo antes, eu sabia que o culpado era o Tracker (na verdade era o Beagle na época, mesmo problema). O desabilitei e tudo segiu maravilhosamente bem.
Comentário de mim
Isso mesmo: Isso ocorre mesmo!!!

Tenho um AMD64 com 1GB de memoria, e ele ficou lentão com esse tal de trackerd.. até pra matar na mão foi osso, pq tava lento pra abrir um shell..

pra mim isso é erro feio.
Comentário de wagnerluis1982
Ao menos para mim, as: Ao menos para mim, as soluções de indexação de pesquisas em código aberto, beagle e tracker, ainda são muito fracas, tanto em resultados, quanto em funcionamento. Dos dois, eu prefiro o Beagle, mas utilizo em meu computador a solução proprietária Google Desktop, funciona muito bem.
Comentário de tenchi
À moda antiga: Não se é por eu não ser muito adepto à estes novos recursos, mas para mim, indexação de arquivos é "updatedb" e "locate -i" ;-)

Ainda não vi muita utilidade nestes sistemas q indexam cada coisa q vc faz...
---------

Um homem com opinião é sempre um psicopata em potencial.
Aliene-se!
Comentário de laurocesar
Fraca em resultados?: Desculpe perguntar, mas fraca em que sentido? Não acha alguns arquivos ou algo assim? Pergunto porque pra mim pelo menos até agora não notei esse problema. Estou usando o tracker no Fedora 8. Também não notei problema com excesso de exigência de processamento ou acesso a HD até agora...

Um abraço.

=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de cenoura
Vai encontrar utilidade: Vai encontrar utilidade quando tiver um diretório (ou conjunto deles) com mais de 1000 arquivos pdf/doc/txt e precisar encontrar um que tem determinado texto dentro. Ou encontrar todos emails/mensagens com determinado texto ... vai ver que grep+find não vai ajudar tanto assim :)

Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Mário Germiniano
Voltando ao assunto lentidão...: Independentemente do tracker, tenho encontrado lentidão para rodar até o joguinhos como "Brutal Chess" "Secret Mario" e outros. Será que é porque uso o Ubuntu em um segundo HD. Vá lá que minha máquinas tem apenas 756 mb, mas acho que teria que aguentar...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004