Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Coleta 10 da Capes, software Java monoplataforma. Por que?


“Lendo o manual. do software Coleta 10.0 da Capes, verifiquei que apesar deste software ter sido desenvolvido em Java, o qual foi criado com o objetivo de ser multiplataforma, está explícíto no manual que o respectivo software só funciona em Windows. Considerando que a Capes é uma instituição de fomento a Ciência e desenvolvimento Tecnológico, é no mínimo lamentável que um software desenvolvido pela mesma atue de modo a restringir o desenvolvimento tecnológico e científico.

A imposição para uso exclusivo da plataforma Windows, impõe os usuários a custos altos de máquinas, softwares e principalmente suporte. Fica aqui meu relato de indignação e ao mesmo tempo surpresa, pois apesar do software Coleta da Capes, ser desenvolvido em Java (ambiente multiplataforma), optou-se em prender o usuário. Remeto este relato a Capes e a Comunidade em Geral, na expectativa de que ações sejam tomadas no intuito de libertar as intituições de ciência nacionais.”


Enviado por Job D. R. Borges (jobdrbΘgmail·com·br) - referência (capes.gov.br)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Coleta CAPES: Tirado do manual:

"Não é possível utilizar a aplicação Coleta de Dados em ambiente Linux. O Coleta é organizado de
forma semelhante aos programas e aplicativos computacionais que adotam o padrão de interfaces
gráficas, procedimentos e terminologia do ambiente operacional Windows NT, 2000 ou XP. Ainda
não foi testado no Windows Vista."

Esse software suck mesmo. Onde trabalho tenho que instalar num servidor windows 2003 com terminal services só para os coordenadores poderem usá-lo a partir de máquinas linux via rdesktop (RDP). Aí uns acabam instalando nos seus notebooks com windows OEM e desistem do uso remoto.

É o cúmulo desenvolver um programa em java para ser monoplataforma... É o que eu digo, faltam no Brasil programadores habilitados a programar para linux, unix ou qualquer outro sistema não windows, isso em qualquer linguagem de programação.
Comentário de jpetrucci
Infelizmente é muito comum isso...: Não sei o software citado, mas digo o que aconteceu comigo na empresa recentemente.

Somos cliente Datasul, e eles têm umas soluções mistas (que dizem que funciona), sendo uma delas (CRM) que estamos vendo agora: cliente em Delphi, que utiliza webservices em Java, armazena os dados num MSSQL, e os extrai de um banco Progress.

Focando no Java: funciona só no Windows. E tiveram a coragem de dizer que, caso quisesse rodar o JBoss no Linux/BSD, deveria instalar então uma VM com o Windows e o JBoss nela... Pode?

O único motivo *real* que pode trancar um software Java num único SO é o uso de JNI -- que não é o caso no CRM Datasul. Ou então o software é mal feito mesmo, aí não tem jeito.

Concordo plenamente com seu último parágrafo: faltam programadores habilitados. Ou mesmo, eles estão disponíveis, mas as empresas não querem pagar para tê-los...
Comentário de Marco
Isso é mal uso do dinheiro público: E depois disso nosso governo diz que apóia o software livre.
Comentário de Carlos Daniel de Mattos Mercer
Java em GNU/Linux: Não é difícil fazer um software neutro de plataforma em Java, mas exige um mínimo de conhecimento de sistemas operacionais (não só de Microsoft Windows). O problema é que o cara não conhece sistema de arquivos, ele conhece o Drive C:, ele não conhece planilha eletrônica ele conhece o MS/Excel, ele não conhece bem Java ele conhece VB/Delphi e aprendeu a sintaxe de Java, mas não a plataforma, é triste mas é a realidade de programadores incompletos.
Comentário de silveira
mas é livre: Eu acho pouco provável que essa decisão tenha sido tomada por caráter técnico.
No Java você pode escrever código multiplataforma e existe todo um framework pra isso. Acho que no pacote java.io.File tem o método separator, por exemplo para pegar o tipo de barra que divide os diretórios (barra / ou \).

Bem, é ruim que o software seja apenas para Windows, mas isso é fácil de resolver. Onde estão os fontes? Esse software é livre? Se sim, basta a comunidade se mobilizar e resolver o problema. :D


--
Silveira Neto
silveiraneto.net
eupodiatamatando.com
Comentário de Manoel Pinho
C:\: O problema da área de informática é que tem gente de tudo que é origem e formação. Não são raros os cursos em que ou o aluno nunca tem contato com um sistema operacional não windows e computadores que não o PC. Quando muito o aluno vê o unix em teoria ou em algumas poucas horas de contato superficial em algum trabalho das disciplinas de sistemas operacionais. E isso quando o cara tem alguma formação na área pois muita gente trabalha somente com aprendizado autodidata, que em 99,99% das vezes foi feito num PC com windows e uns VVBs e Delphis da vida.

Já vi programas feitos em java procurando arquivos em caminhos começando por C:\ ...

Comentário de OneBerto
Citação obrigatória:: "Nunca atribua à malícia o quê pode ser perfeitamente explicado pela incompetência"
Comentário de Emerson Gomes
Quer outro exemplo?: Quem já foi obrigado a usar o HP Openview Service Desk passa pelo mesmo desgosto.
O software foi feito em Java (Eclipse, para ser mais exato), mas só roda em Windows.

O motivo? Aparentemente existem chamadas diretas a APIs do Windows dentro a aplicação.
Por que? Eu realmente gostaria de saber.

Aí você vai puxar um pacote dum programa desses com 200, 300MB.. Vai ver, ele vem com uma VM inteira embutida. (Sempre em uma versão específica, antiga... Se não for com essa, também não funciona)

Esses programadores trairam o movimento Java completamente.

-----------------------
http://chita.com.br
Comentário de ildeu
O setor público precisa qualificar seus profissionais da ponta: Já faz tempo que o Coleta possui esse problema. No fim de 2006 tive a oportunidade de pegar um projeto de uma IFES onde o objetivo era gerar um software complementar ao Coleta. Pois, apesar de ser desenvolvido em Java, os paradigmas utilizados na época (e pelo visto utilizados ainda) eram de séculos atrás! Na oportunidade, fiz uma decompilação do código e entendi por quais motivos só funcionava no windows. Por exemplo, 'C:\CAPES' era hard coded em arquivos de propriedades do programa. Do Coleta 8 para o Coleta 9, surgiu uma esperança. Alguém deixou um comentário no código dizendo que aquele trecho era parte da preparação para tornar o coleta compatível com Windows. O que pelo visto não aconteceu ainda.

Bem, há de se lembrar, que embora Java seja cross-platform, como qualquer outra tecnologia desse tipo ela precisa de profissionais cross-platform também. Algumas práticas de programação podem gratuitamente dissolver a compatibilidade do software com outros sistemas. Más práticas, sobretudo.

ildeu fernandes
Sun Certified Java Programmer
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004