Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Vídeos da cobertura jornalística do FISL já estão no site da InfoMedia

“A cobertura completa sobre tudo que aconteceu ao longo do sexto Fórum Internacional do Software Livre. É isso o que você vai encontrar na Web TV edição inédita do InfomediaTV. Mantendo a tradicional postura crítica, analisamos os aspectos políticos, econômicos e filosóficos das soluções livres. Além disso, colocamos em foco comunidade, empresas e governo. Dos pontos de convergência ao centro das maiores polêmicas, apresentando e discutidos com os principais representantes de cada esfera as questões pujantes que pautam o atual cenário brasileiro e internacional no setor de software. Entrevistas com Maddog, Eric Raymond, entre outras celebridades. Assista agora e confira, videos streaming on demand ou download em 60 minutos de matérias.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Yoda
Eu ja assisti: Que bom que o Infoemdia fez a gravacao do evento.
Nunca tinha visto um trabalo como este. Estas acoes realmente ajudam a disseminar o movimento sl no Brasil.
Parabens!
Comentário de Roberto Bastos
Eric Raymond: A materia do Eric Raymond esta muito boa!
Muito melhor do que a palestra que ele fez no evento.
Imperdivel!
Tem tambem umas enquetes muito engracadas :)

Comentário de Keron
:

Pessoal! Não deixem de entrar e conferir a cobertura do Infomedia. Eu baixei e repassei o link porque a qualidade está muito ótima. Parabéns à equipe. Gostaria de ter mais informações sobre a equipe Infomedia. QUEM SÃO, DE ONDE SÃO? Mais uma vez, Parabéns! Software Livre levado a sério e tratado de forma clara.
Comentário de Eduardo Targehr
Debian - Slackware: Primeira vez que as comunidades Debian e Slackware aparecem em um programa de TV.
Eu adorei as enquetes sobre a existencia do Morimoto.


Comentário de Cleiton Ferraz
ASSISTAM: ASSISTAM ASSISTAM ASSISTAM ASSISTAM ASSISTAM ASSISTAM ASSISTAM

Comentário de Tomas Waldow
VCD: Já baixei os dois vídeos e converti para VCD para assistir no DVD.
Se alguem quiser posso dispor a ISO pra download...
Comentário de FabianoRech
Mas é claro :): Mas é claro :)

Disponibiliza para nós :)

Valeu!!!!

Comentário de Luc
Do luxo ao lixo: Eu gostei do primeiro vídeo, com a Sulamita falando mal do Debian.

Não gostei do segundo, com muita gente falando bem do Debian.

E eu tinha muita, mas muita esperança mesmo de nunca mais ter que ver essa palhaçada de "câmera nervosa" depois que Nova Iorque Contra o Crime saiu do ar no Brasil em 1995. A câmera nervosa está para o vídeo assim como os GIFs e separadores animados estão para a HTML. Foi uma idéia ruim desde o começo. Continua sendo. Sempre vai ser.

O resto é bem legal.

A propósito, o Yoper rodou redondinho na minha máquina. Só não vi nada de extraordinário nele. Larguei porque é muito desconhecido e acaba tendo pouco suporte.
Comentário de SemSaco
Creio que a comunidade nao me: Creio que a comunidade nao merece mesmo. Se alguem faz os videos e poe de GRACA, eh criticada! Se nao existe ninguem eh pq nao existe! Se existe eh ruim!

Bando de mal agradecidos como sempre!
Comentário de brain
Placar: Neste caso específico, no momento em que escrevo há 7 comentários positivos e apenas 2 negativos, incluindo o seu.
Comentário de Manoel Pinho
Debian: "Eu gostei do primeiro vídeo, com a Sulamita falando mal do Debian."

Eu vi o depoimento da Sulamita sobre o Debian e acho que foi bem infeliz. Ela disse que tinha instalado o Debian por influência de alguém e que na primeira dificuldade em compreender o dpkg do debian formatou a máquina e instalou o Slackware de volta. Me desculpe a Sulamita, mas isso me parece coisa de quem está começando no linux, e não coisa de quem é usuária antiga. O dselect realmente é enrolado, mas o dpkg não é tão diferente no uso de um rpm ou de outro gerenciador de pacote, fora de que mais de 90% das vezes basta você saber usar o apt, que é trivial.

É exatamente o mesmo tipo de preconceito que vemos em usuários de windows que não querem nem experimentar direito o linux e desistem na primeira dificuldade. Acho que tem muito usuário de Slackware que conheceu essa distribuição de linux primeiro (até por razões históricas) e nem chega a tentar direito outras distribuições. Eu respeito também quem gosta de Slackware e a prefere por algum motivo qualquer, mas usar argumentos tão frágeis para falar mal de outras distribuições é dose.

Vamos parar com esses bairrismos de distribuições. Usem as que melhor se adaptem a cada caso (e nenhuma delas é perfeita para todas as situações) e as que vocês dominem melhor, mas não falem mal das distribuições que vocês não experimentaram ou não dedicaram tempo suficiente para usar direito. Ninguém sabe usar 100% todas as distribuições, mas todos deveriam saber usar mais de uma.

Comentário de Luc
Sem saco: Não seja tão ranzinza.

- O que é gratuito não é imune a críticas.

- Eu só critiquei um aspecto muito específico.

- Era o tipo de coisa que implora para ser criticada. Como usar pochete e calça de moleton.

- Eu disse que o resto era bom.
Comentário de Luc
Opinião é coisa feia: Não. Ela também disse que não gosta "da forma e da filosofia" do Debian.

Eu acho que Debian e Fedora complicam o que era simples e com muito pouco benefício.

Que seja. Tanto faz.

Espero nunca ter que ir ao cinema com você, que acha pecado se divertir comentando o que gostou e o que não gostou no filme. 8-P
Comentário de Toskinha
1 - Eu disse "a primeira vez: 1 - Eu disse "a primeira vez que eu instalei o Debian"...
2 - Ela me perguntou minha opinião pessoal, não o que eu recomendaria para um iniciante, ou para empresas, ou para a Prefeitura de Piraporinha. Eu tenho direito a opinião pessoal, não acha?
3 - Eu comecei com Conectiva, na época que ainda era só o RedHat traduzido.
4 - Acho que vocês deviam era parar de ficar se doendo por estas coisas e começar a respeitar opinião alheia, e saber sobreviver com elas... depois nós mulheres é que somos "ultra sensíveis"...
Comentário de Manoel Pinho
@Toskinha: "1 - Eu disse "a primeira vez que eu instalei o Debian..."

Realmente não notei o "primeira vez" no filme.

"2 - Ela me perguntou minha opinião pessoal, não o que eu recomendaria para um iniciante, ou para empresas, ou para a Prefeitura de Piraporinha. Eu tenho direito a opinião pessoal, não acha?"

Sim, então diga somente "eu prefiro o Slackware", sem dizer que a distribuição A ou B é ruim ou pior. É a mesma coisa que responder que você é crente, falar mal dos católicos ou dos ubandistas e chutar santas ou pratos de macumba.

Por favor entenda que não estou te atacando, Sulamita, até porque você não foi a única que falou mal de alguma distribuição no vídeo, mas usando o fato como uma maneira de alertar quanto a posturas que deveríamos ter, Eu mesmo já falei mal de outras distribuições sem querer e estou tentando me policiar.


"3 - Eu comecei com Conectiva, na época que ainda era só o RedHat traduzido."

E eu comecei com o FreeBSD, depois com o Slackware e hoje uso umas 3 distribuições diariamente e ainda fuço umas outras de vez em quando para conhecer.

Acho que todos precisamos respeitar as diferenças de pensamentos e nos unirmos contra os reais inimigos, que a todo dia lançam investidas contra o software livre, e os falsos amigos, alguns que usam o SL como propaganda e por baixo do pano fazem alianças que nos prejudicam.


"4 - Acho que vocês deviam era parar de ficar se doendo por estas coisas e começar a respeitar opinião alheia, e saber sobreviver com elas... depois nós mulheres é que somos "ultra sensíveis"..."

Desculpe-me pelo seu nome entrar no que eu disse, não foi pessoal. Por favor encare como uma crítica contrutiva vinda de alguém que não se julga perfeito e que eventualmente também tem preconceitos.


Comentário de zca
Mas foi a repórter perguntou: Mas foi a repórter perguntou a ela qual considerava a pior. Sulamita apenas respondeu o que achava.
Comentário de Manoel Pinho
Pior distribuição: Sim, você tem razão. Perguntar a pior distribuição foi provavelmente ingenuidade da repórter e em nada contribuiu para o vídeo ou o FISL. Mas várias pessoas deram respostas mais "politicamente corretas", não citando uma pior ou usando frases do tipo "a melhor é aquela que você sabe mecher".

Resumindo, foi uma pena uma pergunta tão infeliz ter ocupado tanto espaço nos vídeos com tanta coisa mais importante que aconteceu no FISL ou que poderia ser perguntada para as pessoas.


Comentário de Douglas Augusto
Mesmo porque citar a distribu: Mesmo porque citar a distribuição Debian como pior dentre todas outras distribuições é completa alienação. Sendo assim, por mais que a pergunta tenha sido infeliz, a resposta da Sulamita embora trajada de "opinião" foi insensata e carregada de preconceito/fanatismo --sim, ela não é nenhuma ignorante a ponto de desconhecer o valor e qualidades da Debian.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Luc
Receita: Cara, que exagero. Sua analogia com crentes e umbanda deixa claro que esse assunto é uma religião para você. Assim a vida fica muito mais difícil.

O vídeo não pode ser só informação crua e seca. Tem que ter um pouco de entretenimento. Eu me amarrei no cara de pijama. E a enquete diverte porque mostra opiniões e reações diversas, incluindo gente que nem sabia o que dizer a respeito. E poderia desfazer justamente esse mito que você está tentando defender, de que é proibido criticar outras distros porque prejudica a luta contra o Grande Satã. Credo, parece até discurso do Bin Laden.

"Politicamente correto" é uma contradição em termos. Política implica interesse, inclinação ou preferência. Qualquer política (interesse, inclinação ou preferência) é "correta" sob seu próprio ponto de vista e "incorreta" sob o ponto de vista de seus antagonistas. Política jamais pode ser "correta" ou "incorreta" em termos absolutos. Você está dando outro nome ao silêncio e à omissão e gente que fica em cima do muro. O "politicamente correto" é uma idéia infeliz, que nem a câmera nervosa.

Sua reação à "ingenuidade da repórter" pode levantar uma questão interessante. Certas pessoas inconvenientes (como eu) precisam aprender a respeitar melhor a religião dos outros ou certos devotos de Santa Distro precisam aprender a encarar esse tipo de debate com mais humor e menos ressentimento?

Eu sempre vi as distros como times de futebol. De vez em quando eu sacaneio amigos corinthianos, que sacaneiam amigos palmeirenses, que sacaneiam amigos flamenguistas, e ninguém é inimigo por causa disso, a não ser os imbecis que vão aos estádios para brigar.

Recomendo ir à farmácia mais próxima e comprar Senso de Humor (gotas). É um ótimo remedinho.
Comentário de Toskinha
Olha, se você parar pra nota: Olha, se você parar pra notar, a reporter sempre perguntava porque... mas querem fazer flame, vão em frente...
Comentário de Douglas Augusto
> E poderia desfazer justamen: > E poderia desfazer justamente esse mito que você está tentando defender, de que é proibido criticar outras distros porque prejudica a luta contra o Grande Satã. Credo, parece até discurso do Bin Laden.

Existe um abismo entre criticar e qualificar como pior. A pergunta foi "Qual a pior distribuição Linux?" e não "Que críticas você faz à Debian?" ou até mesmo "Quais os pontos fracos da Debian?".

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de MinhaOpinião
Minha Opinhião: Respeito a opinião da Sulamita, e espero que todos respeitem a minha.

Uma pessoa com o conhecimento que ela tem em Linux ter dificuldade de usar o dpkg, só pode ser uma coisa:
Má vontade.


Comentário de Toskinha
Uma das coisas que sempre me: Uma das coisas que sempre me desanimou no Debian foi a comunidade dele e a reação das pessoas.
Por exemplo, obvio que o dpkg era uma péssima maneira de apresentar o Debian a alguem, e deixou uma péssima primeira impressão. Mas ao invés de vocês notarem isto e notarem que a abordagem de quem me apresentou foi errada, vocês preferem me atacar. Se tivessem visto que quem me apresentou não o fez da maneira correta, seria muito mais produtivo. Na época eu não tinha tanta experiência, e ao invés de isto servir de lição para melhorarem, continuam tapando o sol com a peneira e me atacando. Bom, se quer achar que é má vontade, você tem direito a sua opinião. Eu prefiro atitudes mais construtivas, como por exemplo ver uma amiga que estava odiando o Slackware que um outro amigo nosso tinha instalado na máquina dela, e instalei o Suse no lugar. Ao invés de uma usuária retornando ao Windows com uma péssima impressão de Linux, agora ela é uma feliz e entusiasta usuária de Suse e com uma ótima opinião sobre Linux... Talk is cheap...
Comentário de Toskinha
Luc, nada a acrescentar, a n: Luc, nada a acrescentar, a não ser minha assinatura embaixo. Ótimo ver gente "com noção" ainda.
Comentário de anon
Uma coisa que não entendi. : Uma coisa que não entendi.

Alguém pode me explicar o que o Governador do Paraná disse.

Nós não adimitimos que vendam nosso software.

Qual licensa eles usaram gpl ?


Comentário de Manoel Pinho
Religião => futebol: "Cara, que exagero. Sua analogia com crentes e umbanda deixa claro que esse assunto é uma religião para você. Assim a vida fica muito mais difícil."

Não acho que software livre é religião não e inclusive sou ateu, mas não chuto nenhum santo nem prato de macumba porque respeito quem acredita. O Software Livre, pelo menos para mim, é uma CAUSA a ser defendida e eu acredito no seu sucesso. Acreditar em causas não tem nada a ver com religião, mas muito mais com idealismo. Se querem me rotular, me chamem de idealista, não de "crente" (no sentido de alguém que acredita numa religião).

Vamos trocar então a analogia para futebol. Se alguém perguntar qual é o melhor e o pior time de futebol, vocês achariam legal alguém responder que o melhor time é o flamengo e o pior é o coríntians porque em 5 jogos que vc foi assistir do flamengo ele ganhou 3 partidas e na ÚNICA partida que você foi ver do Coríntians (e saiu antes porque não estava passando bem) ele perdeu ?

Bem, antes que me taquem pedras, as analogias do SL com qualquer coisa nunca são perfeitas, mas o que eu quero dizer é que devemos respeitar as opiniões. Quando perguntaram ao Linus Torvalds o que ele achava dos BSDs ele disse que não tinha muito conhecimento sobre isso, não participava do projeto e, portanto, não iria opinar.


"O vídeo não pode ser só informação crua e seca. Tem que ter um pouco de entretenimento. Eu me amarrei no cara de pijama. E a enquete diverte porque mostra opiniões e reações diversas, incluindo gente que nem sabia o que dizer a respeito. E poderia desfazer justamente esse mito que você está tentando defender, de que é proibido criticar outras distros porque prejudica a luta contra o Grande Satã. Credo, parece até discurso do Bin Laden."

Só sei que isso não contribui em NADA para o sucesso do software livre. Já somos uma minoria e ainda por cima brigamos entre si.

Como poderemos convencer alguém a usar linux se nós próprios difamamos algumas distribuições ? Muitos rotulam as pessoas pela distribuição que usam e acho isso errado. Cadê a liberdade de escolha ?

Vejam o caso do Morimoto. Até entre os usuários de Debian há aqueles que falam mal do Kurumin, que rotulam os seus usuários como X ou Y, etc. No entanto, o kurumin atende a uma boa parte de pessoas e rotular a distribuição como lixo ou "colcha de retalhos" (acho que foi isso que apareceu no vídeo) é uma simplificação excessiva, preconceituosa e anti-ética. No entanto, vejo como saudável qualquer um falar que não recomendaria o kurumin (ou outra distribuição) para um determinado uso citando algum motivo técnico ou mesmo um pessoal, como não ter conhecimento ou tempo suficiente para aprender a usá-la.


"Politicamente correto" é uma contradição em termos. Política implica interesse, inclinação ou preferência. Qualquer política (interesse, inclinação ou preferência) é "correta" sob seu próprio ponto de vista e "incorreta" sob o ponto de vista de seus antagonistas. Política jamais pode ser "correta" ou "incorreta" em termos absolutos. Você está dando outro nome ao silêncio e à omissão e gente que fica em cima do muro. O "politicamente correto" é uma idéia infeliz, que nem a câmera nervosa.


Isso não é omissão. Falar tudo o que se pensa sem pesar as conseqüências não é uma atitude inteligente.

Veja se o Linus Torvalds fala que uma distribuição A ou B é uma m***. Ele pode falar que usa SuSe e que gosta muito dela, mas não seria inteligente nem elegante falar mal de outra,


"Sua reação à "ingenuidade da repórter" pode levantar uma questão interessante. Certas pessoas inconvenientes (como eu) precisam aprender a respeitar melhor a religião dos outros ou certos devotos de Santa Distro precisam aprender a encarar esse tipo de debate com mais humor e menos ressentimento?"


Eu não sou ressentido com ninguém, mas fico muito preocupado com essas intolerâncias dentro de um agrupamento de pessoas que serviriam muito mais à causa do SL se estivessem trocando experiências e código em vez de insultos.



"Recomendo ir à farmácia mais próxima e comprar Senso de Humor (gotas). É um ótimo remedinho."

Falar seriamente sobre coisas que deveriam ser mais refletidas por todos nós não significa que estou com TPM como insinuaram acima ou que seja sisudo ou sem senso de humor.


Comentário de Luc
Pra variar: Não contribui com o SL, mas diverte. Como eu já disse, o vídeo não pode ser só "educativo" o tempo todo como você está querendo. Uma proposta dessas seria enfadonha.

Mas vamos falar sério, como você gosta. Se sua preocupação é com a divulgação e imagem, acho que você subestima a inteligência das pessoas. O santo desconfia.

Com mais de 200 distros no mundo, se mantivermos sempre essa atmosfera em que ninguém nunca critica distro nenhuma, qualquer novato inteligente só vai pensar duas coisas: ou essas 200 distros são todas iguais (o que é mentira) ou essa turma inteira está mentindo para me seduzir (o que é verdade). E ninguém gosta de ser seduzido com mentiras, porque a decepção é certa.

Essa atitude "chapa branca" acaba sendo a troca da divulgação de uma virtude verdadeira (a diversidade) por um defeito inexistente (pulverização injustificada, sem diversidade).

Mas se várias pessoas disserem que adoram uma distro e detestam outra enquanto várias outras pessoas dizem que adoram a outra e detestam a uma, o novato é confrontado com a verdade: que há distros para muitos gostos e necessidades. Quinem carro, sapato ou cueca.

Enquanto isso, Aple e Microsfot só vendem a mesma perua multiuso, o mesmo social preto de bico fino e a mesma Zorba branca para todo mundo.
Comentário de Tomas Waldow
Sou um leitor assíduo do br-: Sou um leitor assíduo do br-linux e sempre vejo isso nos comentários.
Onde fica a liberdade de expressão? Se a Sulamita acha isso é uma opinião dela. Podemos concordar ou não, mas chegar ao ponto de dizer que é má vontade ou coisa do gênero, é exagero.
Como foi dito, temos que aprender a respeitar as opiniões.

Comentário de theneus
Muito Muito Muito Bom...adore: Muito Muito Muito Bom...adorei essa cobertura....
Comentário de keron
Elelele, o pessoal arrebentou: Elelele, o pessoal arrebentou e não adianta vocês esperniarem! Aposto que o Infomedia já esperava toda essa repercussão. Vocês só estão cumprindo com o previsível. Que diversão! Software Livre ganha com as discussões e é ótimo que vcs continuem assim, sempre brigando mas unidos.
Comentário de Pierre Freire
Bela cobertura: Não tive a oportunidade de ir ao forúm, acabei de assistir ao video e achei maravilhoso.
Parabéns pela cobertura do FISL, o video muito instrutivo, a enquete como sempre causando "flames" afinal consenso não é o forte da comunidade (risos).
Gostei do Mall Dog, a pior distribuição Linux é a "Microsoft Windows", enfim foi maravilhoso.
Estes videos serão os que sairao com a Linux Magazine? Ou serão novos videos?
Meus parabéns pela cobertura.

Comentário de Patola
Exatamente isso que você advoga: Com mais de 200 distros no mundo, se mantivermos sempre essa atmosfera em que ninguém nunca critica distro nenhuma, qualquer novato inteligente só vai pensar duas coisas: ou essas 200 distros são todas iguais (o que é mentira) ou essa turma inteira está mentindo para me seduzir (o que é verdade). E ninguém gosta de ser seduzido com mentiras, porque a decepção é certa.

Que bom. Então ela deveria ter usado argumentos de verdade, não jogar a culpa em um detalhe como o do dpkg. Que tal falar da política demorada do Stable, da qual ela já manifestou discordar, ou então, sei lá, da falta de um instalador gráfico? Pegar em detalhes de "picuinhas" que inclusive não diferem em número e qualidade de uma distribuição da outra é pedir pra ser pichada mesmo!

Eu também sou totalmente a favor da comparação de distribuições - quando são feitas de modo racional e relevante.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de AntiSlack
Ó quem fala!: > Uma das coisas que sempre me desanimou no Debian foi a comunidade dele e a reação das pessoas.

CLARO!!!! A Comunidade SLACKWARE é conhecida por ser a comunidade mais SÓBRIA e DESAPEGADA emocionalmente distribuição! Se vc faz uma crítica à distribuição, pode ter certeza que todo mundo reagirá serenamente, não é não, Dona Sulamita? Que hipocrisia dizer isso! Mais valeria dizer "eu sou contra a comunidade do Debian porque eles não seguem os preceitos religiosos da minha Al-Slaqaeda..."
Comentário de Metatron
Depois de tudo o que li...: ..uma frase resume o que penso a respeito:

"Bill Gates gargalha no inferno"

Preconceitos infelizes, no longo prazo podem nos destruir...=(
Comentário de Marcelo Ulianov
Tem algum link pra baixar os: Tem algum link pra baixar os 50 Mb de uma única vez ? Procurei e não achei..Será que o nível de sangue no meu álcool está muito alto ? ;)
Comentário de CWagner
Em cada notícia tem um link: Em cada notícia tem um link salvar.

Botão direito no dito cujo, salvar link como....

Às vezes acontece comigo, tenho que "reabastecer" e voltar pro micro.

:P

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Juliana
Lamentável a postura da Sulamita.: Como mulher e usuária de linux desde 1998 fiquei muito decepcionada com a postura da Sulamita. Sim, ela tem o direito de dar a opinião dela, o problema é que não estavam entrevistando apenas a Sulamita individuo, estavam entrevistando a Coordenadora do LinuxChix ...

Quando se coordena projetos, como os do porte da LinuxChix é necessário ter muita cautela ao lidar com a imprensa. Ela poderia ter simplesmente fugido da pergunta bairrista, como fez o maddog, ou ter dado sua opinião de uma maneira mais elegante ... "Não gosto do Debian." não ter a postura anti-ética de afirmar que o "pessoal do debian fala D+".

Ora a quem fala d+ ? Os desenvolvedores tem um trabalho sério e reconhecido mundialmente ... Os usuários são bem unidos, estão sempre presentes em qualquer reunião, organizam Dia-D, se reunem em comunidades locais, são bastante prestativos, documentam, reportam bug, auxiliam qualquer usuário que pedir ajuda. Quem participa de qualquer comunidade Debian sabe o que estou falando.
Comentário de wrochall
Caros, : Caros,
Por está, que eu, vejo que acomunidade linxu é sim infantil, e imatuera,
rsrsrsrs, não adianta, comunidade linux de verdade é o vivaolinux, rsrsrsrs
o resto é só picuinha.



falou,

Willian Da Rocha lima
Comentário de Toskinha
Então vamos esclarecer uma c: Então vamos esclarecer uma coisa, eu não fico em cima do muro, eu não tenho pretensão de falar só o que agrada a todo mundo, e não me sinto obrigada a mudar minha personalidade porque eu coordeno alguma coisa. Eu tenho minhas opiniões, não vou deixar de dizê-las porque vocês não gostam. Minha ética é ser verdadeira e dizer o que eu penso, anti-ético é achar que maquiar minha opnião porque vocês não concordam. Esta história de "fugir da pergunta" com certeza não é pra mim. Os usuários de Debian falam demais, como vocês mesmos acabam de comprovar. E pra variar, nada de útil. Verdadeiro, ético, para vocês parece ser apenas o que concordam e reconhecem o grande Deus Gnu. Bom, sinto muito, vocês só fortalecem minhas opiniões. Fugir da pergunta, esta foi boa...
Comentário de Marcelo Ulianov
e num é que tem mesmo... : e num é que tem mesmo...
Valeu...
Comentário de putz
Por favor alguêm pode exclui: Por favor alguêm pode excluir o Wrochal ???

Porque ele não vai cuidar do seu querido e amado linuxit???


Comentário de Juliana
Sinceramente quem esta faland: Sinceramente quem esta falando d+ é você, Sulamita ... visto que dentre as representadas na LinuxChix existem usuárias Debian "que falam D+" ... uma coordenadora que não respeita nem os integrantes da sua entidade .... não merece respeito.

O que ficou claro aqui é que você não aceita nenhum tipo de crítica ... é intocável ... quando alguém lhe diz algo que não lhe agrada você parte para cima com pau e pedras nas mãos ... Deusa-Sulamita.



Comentário de Toskinha
Acho que você esta confundin: Acho que você esta confundindo respeito com direito de defender minha opnião. Você veio julgar o que eu deveria ou não deveria dizer. Se você acha que eu não mereço seu respeito, é um direito seu. Agora querer dizer o que eu devo ou não devo dizer é um direito meu de rejeitar. Se você se sente atacada por isto, devia rever seus conceitos.
Comentário de renata
Definição de Politicamente Correto: "politicamente correto" pra mim é um nome "politicamente correto" pra "hipócrita".

Cara, que deprimente ver esse tipo de atitude vindo de pessoas que deveriam defender com unhas e dentes a liberdade de expressão e opinião. Eu sou apaixonada pelo Gentoo mas não vou ter convulsões e surtos psicóticos se alguém falar que é a pior distribuição que já usou, por favor...
Comentário de Juliana
o problema não é falar mal do debian: O probleman não é falar mal do debian ... o problema é quando se ofende publicamente todos os usuários e desenvolvedores ... "eles falam d+" ... etc etc.

Comentário de Patola
*NÃO* é o wrochal: É um engraçadinho se passando por ele. Até agora não percebeu?

Além do mais, ele posta como usuário não-registrado. Como excluí-lo?
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de renata
De novo: Cara, que deprimente ver esse tipo de atitude vindo de pessoas que deveriam defender com unhas e dentes a liberdade de expressão e opinião.
Comentário de Marcelo Ulianov
Caramba..: isso é o que vcs chamam de "comunidade" ??? Fala sério...
Respeito tds aqui, pois sei que detenho MUUUUUIITO menos conhecimento em Linux do que vcs. Mas essa discussão td ficou parecendo lavagem de roupa suja. A Sulamita tem td o direito de falar mau da Debian, assim como eu tenho td direito de achar o Slack arcaico, e o Gentoo perda de tempo. Ainda uso Kurumin (óooohhh) e ele me atende muito bem. Se eu apresentasse o Linux para alguém com o Debian puro,o Slack ou o gentoo, com certeza essa pessoa fugiria pra baixo do "janelas'. Sempre que mostro o Kuruma fica td mundo boquiaberto, em como cabe tanta coisa no cd e tal e coisa...Enfim, usem seus sistemas, suas distros, e bebam uma cerveja. relaxem, não esquentem...
off-topic : não conhecia a Sulamita. Maior gata. E ainda por cima é linuxer...Uau...
Comentário de geekslack
E laiááá: Caramba, o povo briga por liberdade mas censuram o que as pessoas dizem...

Por isso que eu não curto muito a comunidade Debian, e é por isso que muitas pessoas que entram na comunidade do Gentoo por exemplo, dizem que desistiram do Debian por causa da comunidade.

Gente, sinceramente eu acho que vocês deviam se preocupar em tornar a coisa mais intuitiva para o usuário iniciante em vez de criticar o que um ou outro disse.
Porque o Ubuntu está fazendo tanto sucesso? Porque é fácil de instalar...
Pow pessoal não sejam hipócritas!!!!
Encher a boca e dizer que o Debian é totalmente livre e ficar metendo o pau em alguém q expressa a própria opinião é pura hipocrisia!!!
Como citado anteriormente "Cade a LIBERDADE de expressão?"
Se a comunidade Debian se considera tão livre porque não se dignifica a respeitar a opinião alheia? Não se dignifica a respeitar a liberdade de outra pessoa em dizer o que pensa?
Se gostam ou não de determinada distro é problema de cada um...
Eu sou usuário do Gentoo hoje, comecei com o Slack, uso Debian nos servidores da empresa onde trabalho, mas não fico criando flame porque determinado usuário diz q não gosta do Gentoo, ou do Slack... tão pouco porque não gosta de Debian.
Sejamos pessoas consciente... Todas as distros tem suas deficiencias e se determinada pessoa não gosta da distro por causa desta deficiencia não vai influenciar em nada no meu dia-a-dia.
Comentário de wrochall
Caro patrola, : Caro patrola,
Como, sabe que não sou o Verdadeiro wrochal ?

está namorando com algum deles?

porque agora está puchando o meu saco? porque ta me defedendo?
se, táprecisando de dinheiro procura um banco,
ou voce se juntou a turma dos plagiadores ?

falou,
Willian da Rocha Lima
Comentário de Crocodilo do Nilo
É impressão minha, ou a "co: É impressão minha, ou a "comunidade" dos GNUs e daqueles que consideram software (que nada mais é do que uma FERRAMENTA) uma religião se parece a cada dia mais com um estado fascista?

Estas são as diretrizes básicas do GIG, o Glorioso Império GNU:

1) Todos tem liberade de escolha, desde que esta escolha não vá contra a opinião do império.
2) A política pode, e deve, se meter em todos os aspectos da sociedade.
3) Opiniões contrárias serão ignoradas, quem as emite é um inimigo do estado e merece ser punido.

Liberdade de expressão pra que? Viva 1964!
Comentário de Marcelo Ulianov
100 %: Concordo 100 % !!! E ainda falam do Big brother...
Comentário de Patola
Tsc: Que exagero. Não há dados suficientes para você concluir isto, meu caro. Ninguém está sendo amordaçado e impedido de se expressar. E seu falso dilema não procede: software não é "ou ferramenta ou religião", existem outras possibilidades.

Além disso, em minha opinião, quem chama o movimento do software livre de religião é porque não conhece outra coisa que envolva aspectos morais. O que mostra muito bem quais são suas prioridades...
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de geekslack
tsc: Ahhh Patola... não seja hipócrita... basta olhar a discussão q vc vai ver que o que tá acontecendo é exatamente isso...
o povo tá malhando a Toskinha porque ele expressou a opinião dela...
Os usuários Debian estão tratando a isso como se fosse um pecado capital...
fala sério meo...
Comentário de Paulo Zambon
Licença de Software - Governo do Paraná: anon disse:

"Uma coisa que não entendi.

Alguém pode me explicar o que o Governador do Paraná disse.

Nós não adimitimos que vendam nosso software.

Qual licensa eles usaram gpl ?"



Bom, anon, eu não sei exatamente, mas em uma palestra que participei em Maringá do pessoal da Celepar (órgão que é responsável pela parte tecnológica/informática do Paraná) eu fiz esta pergunta para ele, isto é, se o Governo iria "devolver" a sua tecnologia para a comunidade disponibilizando seus softwares e ele me disse que sim. Eu creio que a preocupação do Sr. Roberto Requião (governador do Paraná, caso não seja do meu Estado) é de propriedade legal, isto é, eu penso que ele se precupa da seguinte maneira: o Estado desenvolveu/aperfeiçoou o software, mas tem a preocupação legal de como irá fazer isso, ou seja, devolvê-lo. Realmente ficou uma certa dúvida no ar, mas é só preocupação mesmo. É que o nosso governador é formado em direito, não sei se é advogado ou só bacharel, mas ele sabe das leis, heheh.... Esse governador realmente está dando uma força espetacular para o Software Livre aqui no meu Estado. Graças a Deus ele tem uma visão muito boa para o nosso futuro.

Comentário de Patola
Bom: E você não está fazendo justamente o mesmo?

Malhando o "pessoal do debian" porque eles estão malhando a Toskinha... =)

Só pra deixar bem claro: eu não concordo com essa categoria "pessoal do debian".
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Fabiana Iglesias
Agradecimentos!: Gostariamos de agradecer a todos que assistiram os videos.
Mesmo sendo videos grandes, totalizando mais de 400MB, obtivemos uma grande procura em nossos servidores.

O Infomedia TV ocorre em mais de 13 capitais via meio televisivo, e tambem disponibiliza todo seu material via web, para aqueles que nao detem TV por assinatura.

Em nossa TVWeb, tambem vcs poderao videos armazenados de mais de 2 anos de conteudo focado de forma segmentada para Tecnologia da Informacao, em especial as de codigo aberto. Na deixem de ver ainda entrevistas com: Sergio Amadeu, Sandro Nunes, Ricardo Bimbo, Richard Stallman, Morimoto, entre outras personalidades. Materias exclusivas sobre projetos de inclusao digital, Telecom, Politica e legislacao.

Alem de veiculos como LM e BR-Linux, agora a comunidade, empresas e governo tambem podem se expressar por veiculo de comunicacao UNICO para este segmento na TV, para o Brasil e mundo.

Muito obrigada!

Maiores informacoes fale conosco:

fabiana@infomediatv.com.br
helgakern@infomediatv.com.br
josi@infomediatv.com.br

Fabiana Iglesias
CEO Commercial
Infomedia TV
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004