Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ajuda para desenvolvimento de e-book "Gnu/Linux para Newbies"


“Venho pedir ajuda para ampliarmos um e-book que estou desenvolvendo chamado: Gnu/Linux para Newbies. A idéia é formar um e-book para usuários iniciantes no sistema pinguim, baseado nas principais distribuições; de linguagem fácil e acessivel. È verdade que já existem vários livros sobre este tema; no entanto, a maioria deles é desatualizado ou abrangente demais, deixando o usuário novato muito perdido, além do fato de poucos deles serem gratuitos e de desenvolvimento colaborativo.

Já estou disponibilizando uma prévia do e-book para download, que já trata de alguns temas atuais como o KDE 4, no entanto, espero ajuda para a continuação deste e-book. Este e-book já está sendo utilizado por alguns programas de inclusão digital, e pôr alguns professores universitários.
Conto com a ajuda de todos; obrigado!”


Enviado por Juliano Ramos de Oliveira (grubeliloΘgmail·com) - referência (grubelilo.blogspot.com)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de chemonz
só tem um problema:: só tem um problema:

gnu///LINUX??????

até torvalds diz que isso é ridículo, e vc ainda faz isso?? isso somente confunde e atrasa a aceitação pelos usuários.


dá um $ man init e veja se tem GNU.... rs
Comentário de Juliano Ramos
Até torvalds?: Na verdade não idealizo muito com Linus Torvalds e sim com Stallman o pai do movimento software livre.
Mas; ainda acredito que devemos chamar o sistema como quisermos "linux" ou "Gnu/Linux"; e não creio que isto atrasa a aceitação dos usuários iniciantes.

Na verdade quando algum usuário iniciante me pergunta o por quê do GNU? ele acaba aprendendo não só sobre ele; mas também sobre a GPL e o movimento do software livre; liderado pelo Stallman.

Sendo assim, mesmo que não queira usar "Linux" acabam aprendendo a diferença entre software proprietário e livre.

Pode parecer ridiculo; mas esta pequena sigla: "GNU" é para mim; a semente de quase tudo que existe hoje no mundo livre; e esquecer de pronunciá-la, é o mesmo que esquecer da filosofia e da ideologia do software aberto.
Comentário de Gabriel
Fonte:: Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux

"Richard M. Stallman, criador e líder do projeto GNU,solicita aos usuários e programadores que se refiram a sistemas baseados no Linux como GNU/Linux pois vários sistemas operacionais Linux construídos em torno do seu núcleo ou kernel utilizam como base, os programas do projeto GNU, que oferecem interpretador de comandos,utilitários,bibliotecas de software bibliotecas,compiladores,etc. Contudo não é necessário utilizar os programas desenvolvidos pelo projeto GNU para o funcionamento de um sistema operacional Linux, podemos utilizar outros programas desenvolvidos por outros grupos ou indivíduos, e mesmo criarmos nossa própria distribuição Linux sem usar qualquer programa desenvolvido pelo projeto GNU. Esta é uma das razões responsáveis pela controvérsia da nomenclatura Linux e GNU/Linux. A princípio os programas livres vinham em sua grande maioria do projeto GNU, hoje em dia, isto já é não é mais verdade e existem diversos grupos de desenvolvedores atuando no universo dos sistemas Linux, entre eles: Apache, Mozilla, OpenOffice, KDE, wine, mySQL, PostGreSQL, etc, Logo há vários programadores que discordam da visão de Stallman, assim como aqueles que concordam."

Então vai com calma, o cara não tá certo nem errado amigo, tente se informar melhor :P
Comentário de cenoura
hehehe no computador do: hehehe no computador do trampo eu uso o "GNU/Windows" ... sistema proprietário (devido a contratos com a empresa que trabalho) mas tendo tudo o que é possível usar de software livre instalado nele :)

Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Freedom
Informar melhor:
"Então vai com calma, o cara não tá certo nem errado amigo, tente se informar melhor :P"


Quem tem que se informar melhor aqui é você meu chapa ;-) estamos falando de um sistema operacional completo pois para que o *KERNEL* Linux seja completo você precisa da userland que vem do projeto GNU - quer você goste ou não - essa é a verdade. Tire a GLIBC, o GCC, o Bash e vc tem o quê? Só o Kernel. Você faz alguma coisa com o Kernel somente??? Até o Kernel em si deve sua existência em parte ao projeto GNU. Apache, Mozilla, OpenOffice, KDE, wine, mySQL, PostGreSQL *NÃO SÃO NECESSÁRIOS* para se ter um sistema operacional completo. Pare de espalhar conceitos distorcidos e desinformar as pessoas ao invés de esclarecê-las informando os FATOS. Parabéns Juliano pelo bom trabalho, continue assim e não ligue para esse pessoal que não sabe/não quer/ou finge não saber sobre a verdadeira história e fundamentos da nossa ideologia, pois afinal eles usam o "Sistema Operacional Linux" porque é "di grátis" e não querem ou não podem pagar por uma cópia legítima do "Winbl0ws".

[ ]'s

Freedom
Comentário de Paulo Pontes
mais ou menos.: mais ou menos.

Quando eu te pergunto qual a marca do seu carro, vc não diz a marca de cada peça. Essa simplificação não incomoda a ninguém e torna a comunicação mais eficiente.

dessa forma chamar o GNU\LINUX de Linux é uma boa iniciativa, simplifica a comunicação, o que é fundamental para o newbie.

Não quero tirar o mérito do GNU, mas a discussão sobre o nome do sistema como um todo beira a irrelevância.

[]'s
Paulo
Comentário de edempoa
Hum?: Eu uso Linux porque é muito mais estável e tem interfaces gráficas muito mais completas do que o Windows.
Comentário de ascsfasf
Lixo: Parem de perder tempo. Linux é lixo!!!!
Comentário de Koolosh
aonde tem linux nisso?: Edempoa, você utiliza interfaces gráficas (presumo Gnome ou KDE) que não dependem do kernel linux para rodar, ambas podem rodar nos BSD's, e há projetos para rodar pelo menos o KDE em ambientes Mac/OSX e windows.

Portanto não é o linux que é bom para você e sim a interface gráfica, ahhh sim o kernel juntamente com todos os aplicativos que fazem um sistema operacional dão o suporte para o uso do seu ambiente gráfico.
Comentário de Koolosh
apoiado: Freedom,

Vou me inspirar nesses políticos por ai, e pedir para incluir meu nick a suas palasvras, pois concordo plenamente com o que disse.



BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004