Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Novo vídeo da Red Hat: "O código aberto é inevitável"

“A Red Hat lançou mais um vídeo promocional do sistema operacional GNU/Linux e dessa vez pegando mais pesado com a empresa de Redmond. O vídeo mostra notícias e citações feitas pela Microsoft e sugere uma ligação com a SCO, ao mesmo tempo em que mostra como o mercado tem absorvido, assimilado e aceitado o pingüim. Assista o novo vídeo chamado Inevitável no link a seguir

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de SS_Sputnik
Legendas.: Seria de grande utilidade se alguem se dispusesse a traduzir esses videos e os da IBM e disponibilizar num site já legendado.
Aproveito pra perguntar. Será que já legendaram o "Revolution OS"?
Comentário de Marcelo Martins
FUD da RedHat, uma pena!: Depois do excelente video "A verdade acontece" a RedHat pisou na bola feio.

A MS disponibilizou no Windows uma versão do Java incompativel com o Java da Sun, isso por anos! A sun entrou na justiça e um JUIZ decidiu que a MS deveria pagar 1.95 bilhões de dolares para a Sun para cobrir o prejuizo de muitas pessoas dizendo "eu nao uso o Java porque tem um monte de versões incompativeis".

Agora eu pergunto Porque Porque e Porque que a RedHat está se fazendo de songa monga e tentando fazer voce acreditar que a MS DEU o dinheiro sem motivo nenhum? Porque esse fato que não tem nada haver com a RedHat e com o Linux aparece assim? Será que ela quer te colocar contra a SUN?

Será que só eu sabia disso? Ou será que a RedHat ta tentando usar as mesmas armas sujas da MS? Ou será que a MS comprou a RedHat escondido e agora quer queimar ela no mercado? Bem, se é pra fazer FUD vamos todos FUDAR!!!!

Eu só pergunto uma coisa, porque?
Comentário de bebeto_maya
__Também acho que não tem n: __Também acho que não tem nada haver a Red Hat ficar trocando tapas com a SUN. A não ser é claro que, uma das condições envolvendo os dois bi de dólares, tenha sido para a SUN, homeopaticamente, deixar o Linux de lado. Se concentrar no nincho Solaris e pronto. . .o fato é que a MS só depende da SUN, porque NUNCA conseguiu e NUNCA COSEGUIR
Comentário de Patola
Foi assim mesmo?: A notícia que eu tenho não foi esta.

Pelo que sei, a Sun fez um acordo extra-judicial com a Microsoft ("settles" - olhe o verbo) para acabarem com o processo. A Microsoft paga 1,95 bilhão e a Sun esquece a bronca. Mas, mais do que isso, e acho que é isso que o vídeo da RedHat quis mostrar, é que os ferrenhos inimigos de repente falam maravilhas um do outro, como se fossem ótimos amigos. Veja o tom da reportagem cujo link passei... Fica a impressão mesmo que a Microsoft deu essa dinheirama toda pra Sun pra exigir "algo mais" dela. Pior, o acordo extra-judicial das duas envolve patentes de software, algo que prejudica muito as empresas de software livre, sabiamente.

O vídeo da RedHat, nesse ponto, me parece correto.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de SS_Sputnik
O inverso!: Desculpe-me Bebeto, geralmente concordo com suas colocações MAS basta a Microsoft querer e a SUN vai pro espaço!!! Se esta ainda não fechou as portas é por somente um motivo: tem dinheirama da MS por tras mantendo a SUN. Logo, logo teremos uma nova SCO na cola do Linux, pode esperar.
Comentário de ricarab
Sejam razoáveis!!!: Expeculam abobrinhas tiradas não sei de onde, e colocam aqui como se focem crianças da sexta série: "a Microsoft tem todo dinheiro do mundo, faz o que quiser, compra quem quiser!" Caramba eim? Sejam razoáveis!
A RedHat é uma forte contribuidora do SL, e é apenas uma empresa, como todas as outras, inclusive a própia Sun!
As vezes eu tenho a impressão que alguns que "pregam" SL acham que o mundo é um bosque cheio de flores e que tudo que não seja SL simplesmente não vale, e o pior, sempre atacando empresas, mesmo ligadas ao SL!
SL não é tudo! Seria bom se foce? Mas não é!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Dorival Boege Jr.
É isso mesmo...: é isso aí a M$ comprando que acha necessário.

Que blz em SUN.

M$$un, ou SuM$.

Belo nome para uma futura fusão.
Comentário de Oque?
Me desculpe, mas de onde voc: Me desculpe, mas de onde você tirou isto??
Deste jeito parece que Microsoft pode fechar o que quiser?
Acho que você deveria ler mais sobre a sun e seu potencial, a microsoft jamais poderia por ela mesma fechar a sun.
Concordo com o Bebeto, não existe nada ainda comparado ao Java e a microsoft sabe disto, só não sabem os macaquinhos da Grande Redmond que babam no dot.net e mono.


Comentário de Ranieri
eu tinha: eu tinha o revolution os legendado, procura na net a legenda q vc acha, e isso faz tempo pra caramba.
Comentário de SS_Sputnik
É a realidade.: Não adianta tapar o sol com a peneira. Compare os próprios numeros da NASDAQ:
http://quotes.nasdaq.com/asp/SummaryQuote.asp?selected=MSFT&symbol=MSFT
http://quotes.nasdaq.com/asp/SummaryQuote.asp?selected=SUNW&symbol=SUNW

A SUN não vale mais de 4,66% da Microsoft e vocês ainda acreditam a esta tem "medo" daquela?? A Microsoft quando fechou o "acordão" do Java provavelmente injetou grana e um monte de cláusulas contratuais que farão da Sun logo, logo um inimigo do SL... Escrevam o que eu digo!

Comentário de xxx
Fanatismo:
"o fato é que a MS só depende da SUN, porque NUNCA conseguiu e NUNCA COSEGUIR
Comentário de sri_canesh
Aposto que você nunca fez na: Aposto que você nunca fez nada além de um Hello World no .Net (ou Mono) para achar o java assim tão superior.
Abra um pouco mais a mente.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de -alectronix-
O primeiro é melhor: Acho o primeiro (A verdade acontece) muito melhor. Principalmente porque trabalha uma idéia, responde muito melhor as farpas do universo proprietário com criatividade e realizando um paralelo ao longo da história humana. Dá para se colocar no lugar de quem não conhece Linux e pensar em testá-lo. Como vemos nos comentários, o assunto do segundo (Inevitável) acabou se restringindo a nichos - brigas entre empresas, brigas entre linguagens de programação, brigas entre quem deveria se unir. A dualidade de Linux proporciona seguir caminhos sem manequeísmos - como a RedHat segue, como a IBM, também citada no vídeo como aliada do Linux. A proteção de seus respectivos espaços no mercado por empresas não pode ser a única referência a idéia da licença GNU e ao Linux, embora não possa ser negligenciada. O modelo de desenvolvimento - seja de trabalho, econômico e de software - que a idéia GNU/Linux trouxe é inevitável. Quem não se adaptar, perecerá. Acho esta a idéia que mais me chamou atenção no vídeo. Como não posso responder com propriedade o Why? de 1.92 bilhão de uma empresa para outra; também posso achar que não é necessário muito para empresas com medo se unirem - e Linux hoje mete medo até no Monopólio. Daqui para frente só vai vim coisa pior... Ratos são terríveis quando acuados.
Comentário de Tripanossoma Cruzi
Veja as coisas por outro ângulo.: O java não é nada perto do mercado que a MS controla (mais de 90% dos desktops).

É o contrário. 90% dos desktops não são nada perto do mercado que o Java controla. Java está nas aplicações de missão crítica: um mercado perto do qual o Windows e com seu .NET são só brinquedos.

O fato de a Microsoft ter mais dinheiro e blablablá não quer dizer nada. Sun atua num nicho completamente diferente da MS.
Comentário de Luc
editor wars: Se você não gosta do vai vim, pode usar o vai joe, o vai elvis ou vai emacs.
Comentário de Vandrei
O vídeo: Achei muito bom o jeito que a RedHat está respondendo a Microsoft, aqueles vários "WHY?" foi altas jogada no vídeo :P. t+
Comentário de nemesis
precisamente: Boa colocação.

O que vcs acham que é o Java Desktop System ( um Linux sem o devido reconhecimento )? E a atual dependência do OpenOffice de Java? Que tal o OpenSolaris?

Quem crê que a Sun apóia o Linux ou software livre em geral está muito enganado...

E, sim, a Sun é uma pequena empresa provedora de soluções em um nicho de mercado. Não fosse pela popularidade incrível que Java alcançou ( que não lhe rende lá grandes coisas, no entanto ), mal se conheceria a empresa fora daqueles nichos...

Bem, quanto a inevitabilidade, posso dizer isso aos baba-ovos da M$:
"Quando o estupro é inevitável..."

^_^

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Fabiano Rech
Não concordo com o colega an: Não concordo com o colega anônimo mas também não concordo com você.

O mono é sim algo muito bom, precisa amadurecer mais, mas não devemos esquecer que o mono compartilha da tecnologia da Microsoft, portanto para um patente inesperada, quem sabe não falta pouco ...
[]'s
Comentário de sri_canesh
Acho que quem trabalha com o: Acho que quem trabalha com o Mono perde mais tempo explicando o lance das "patentes" do que procurando bugs no Mono :P

Não há o mínimo perigo em patentes "escondidas" utilizadas pelo Mono. O Mono SÓ usa as especificações abertas da Microsoft, que qq um pode ir lá e copiar, pois a MS realmente liberou as especificações. O que não foi aberto, nao foi implementado.

Além do Mono existe outra máquina em desenvolvimento: http://dotgnu.org/

Abraços

Cássio R. Eskelsen

Comentário de Douglas Augusto
> O Mono SÓ usa as especific: > O Mono SÓ usa as especificações abertas da Microsoft, que qq um pode ir lá e copiar, pois a MS realmente liberou as especificações. O que não foi aberto, nao foi implementado.

O Mono até pouco tempo usava as bibliotecas do Wine para implementar o Windows.forms¹. Se usava Wine usava engenharia reversa, que implica na dependência de /especificações fechadas/.

1. Naturalmente a Microsoft não revelou essas especificações e, acredito que se tentam implementar atualmente o Windows.forms, há ainda engenharia reversa, independente se usa Wine ou não.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de -alectronix-
ok!!!: Valeu Luc. Vai vir, vai vir, ok. O vim é legal.
Comentário de xxx
Tem certeza???: "O fato de a Microsoft ter mais dinheiro e blablablá não quer dizer nada."

Tem certeza??? Eu sempre pensei que a SUN queria dinheiro... Eu devo estar enganado, então.

"É o contrário. 90% dos desktops não são nada perto do mercado que o Java controla. Java está nas aplicações de missão crítica: um mercado perto do qual o Windows e com seu .NET são só brinquedos."

O pessoal de mainframe (que defendia a IBM até a morte... E quase morreram mesmo) dizia exatamente a mesma coisa em relação ao PC. Hoje, só corporações muito grandes que ainda mantem mainframes e geralmente apenas para rodar legado, pois a migração de uma estrutura muito grande é complicado...

Repare bem, não vou defender o .NERD, mas a MS se provou muito capaz em ganhar mercados novos com um markting eficiente usando a presença massiva dela no desktop (quer exemplos? Competidores que se ferraram: Borlang, Wordstar, Novell,... até a poderosa IBM dançou com o OS/2)

Se a SUN não compete com a MS, então porque ela:

- Comprou o StarOffice?
- Distribui jvm p/ (r)Win?
- Distribui o Solaris p/Intel?

Na verdade, a SUN está mal das pernas (leia isso):

"For Scott McNealy, fixing Sun Microsystems' problems is personal.

"The chief executive has been working for years to put the server and software company back on an even keel after a period of explosive growth during the dot-com spending frenzy in the late 1990s. Although the server market once again is expanding, Sun's share of its sales continues to shrink, and the company's own revenue growth remains elusive..."

http://linuxtoday.com/news_story.php3?ltsn=2005-06-26-001-26-IN-BZ

Comentário de sri_canesh
Simples: o Mono não usa mais: Simples: o Mono não usa mais o Wine para o Windows.Forms. No momento estão sendo criadas rotinas a partir do zero, baseado nas especificações abertas.

Na prática o que está ocorrendo é o seguinte: o Windows.Forms só está sendo portado para chamar o pessoal que está usando MS.Net, pois na prática, quem está programando em Mono para valer está preferindo usar GTK.

Cássio R. Eskelsen

Comentário de vmedina
As aparências enganam...: Pessoal,

Vou ser um estraga prazer, mas o Revolution OS tem copyrights e do tipo tradicional. Ou seja, quem não comprou o DVD está "copiando ilegalmente".

É um erro que eu vejo se repetir muitas vezes é gente de todo o tipo achando que o dito filme é Copyleft. Portanto, toda exibição não autorizada da obra é crime passível de pena. Pensem duas vezes quando anunciarem que vai haver uma exibição, que estão distribuindo e etc.

[]s!

ps: Se eu estiver errado, provem e depois me mandem uma cópia tá! O filme é 10! :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de StanStyle
Transcrição do texto do vídeo.: Two bitter enemies
CAUGHT in the same desperate situation
YEARS OF HOSTILITY END in a handshake

[APR 2 2004]
Microsoft CEO Steve Ballmer & Sun CEO Scott McNealy announce broad cooperation agreement

Micosoft pays Sun $1.95 billion
Why?
$1.95 billion
Why?

The customer TOOK CHARGE (referênciando o rato do experimento)

[voltando no tempo...]
Every revolution was first a thought in one man's mind...
and when the same thought occurs in another man, it is the key to that era.
(Ralph Waldo Emerson)

[Voltando no tempo]

[AUG 25 1991]
E-mail do Linus

Hello everybody out there using minix - I'm doing a (free) operating system (just hobby won't be big and professional like gnu) for 386 (86) AT clone.

(Mostra um série de códigos do kernel do linux e o cientista fala: (...) Oh oh, well we did it again... Man what a mess. Oh well, wait a minute... May be... This. (...)
Of course! That's it! That's the answer! We donne it! After all this years we've invented. How about that?)

(Acelerando no tempo)

[OCT 31 1994]
Halloween Release
of Red Hat Linux

[Jul 30 1998]
ORACLE announces its first Linux port
[Feb 3 1998]
Term "OPEN SOURCE" is coined
[nov 19 1998]
Microsoft refutes monopoly charges by holding up a box of Red hat Linux
[FEB 17 1999]
Hewlett-Packard, Compaq, IBM announce Linux-based systems
[Apr 6 1999]
Dell is FIRST to factory-install RED HAT LINUX
[OCT 1 1999]
Sun announces plans to release Solaris source code
[DEC 12 2000]
IBM announces plans to spend nearly $1 BILLION on Linux in the next year
[JAN 8 2001]
Ballmers calls Linux the BIGGEST threat to Microsoft
[May 3 2001]
Microsoft announces "Shared Source" initiative
[Jan 23 2002]
IDC reports a 45-80% LOWER the total cost of Ownership (TCO) for Linux over Unix
[mar 26 2002]
Red Hat Enterprise linux LAUNCHED]
[nov 4 2003]
Novell acquires SuSE for $210 million
[Apr 2 2004]
Microsoft pays Sun $1.95 billion
Why?
Scott McNealy
Sun CEO

May be we have grown up.
May be they have grown up.
Who knows?
May be the customers are getting more in charge these days, which is kind of what I think is happening:
the customer is in charge.
The customer is in CHARGE

There is no good in arguing with inevitable. The only argument available with an east wind is to put on your overcoat.
James Russell Lowell (referênciando a ponte)

INEVITABLE

Acaba o filme.
Comentário de Tripanossoma Cruzi
Certeza absoluta: O pessoal de mainframe (que defendia a IBM até a morte... E quase morreram mesmo) dizia exatamente a mesma coisa em relação ao PC. Hoje, só corporações muito grandes que ainda mantem mainframes e geralmente apenas para rodar legado, pois a migração de uma estrutura muito grande é complicado...

O mercado de mainframe jamais deixou de crescer e o lugar dele sempre foi o das grandes empresas que, ao contrário do que você pensa, não o usam para "rodar legado", mas sim para rodar o que existe de mais avançado em software no mundo.

Se a SUN não compete com a MS, então porque ela:

- Comprou o StarOffice?
- Distribui jvm p/ (r)Win?
- Distribui o Solaris p/Intel?


Qual dessas aplicações é de missão crítica?
O verdadeiro concorrente da Sun é a IBM.

Na verdade, a SUN está mal das pernas (leia isso):

Essa conclusão não se sustenta pela lógica e não tem nada a ver com o o argumento original: "O java não é nada perto do mercado que a MS controla (mais de 90% dos desktops)."

Se não vejamos:

Although the server market once again is expanding, Sun's share of its sales continues to shrink,

Apenas a PARTICIPAÇÃO no mercado está encolhendo, não as vendas. Se o mercado está crescendo a 20% ao ano, por exemplo, e as vendas da Sun estiverem crescendo a 10%, obviamente sua participação no mercado de servidores estará encolhendo, apesar de as vendas estarem crescendo.

O mercado de servidores é subsegmentado, o que significa que servidor não é tudo a mesma coisa. Colocar as vendas da Sun dentro de um mercadão sem um olhar mais refinado rende essas análises de mercado meia-boca do LinuxToday. Pode ser até que os fatos confirmem tais conjecturas, mas pela qualidade da análise eu ficaria com um pé atrás.

and the company's own revenue growth remains elusive..."

Aqui a notícia diz que o crescimento dos lucros da empresa não dá muita dica para onde a empresa está indo. Então, não podemos concluir nada.

O que estamos discutindo é se o Java é nada frente ao domínio da Microsoft sobre o desktop. O Java não é só da Sun. Existe todo um mercado Java com vida própria. A Sun pode até falir, o Java continua. O fato é que o nicho da Sun, independente da sua existência, não tem nada a ver com o desktop da Microsoft. Sua afrimação portanto deveria ser corrigida para:

"O java não tem nada a ver com o mercado que a MS controla (mais de 90% dos desktops)"

Comentário de xxx
Quanta certeza:
"O mercado de mainframe jamais deixou de crescer e o lugar dele sempre foi o das grandes empresas que, ao contrário do que você pensa, não o usam para "rodar legado", mas sim para rodar o que existe de mais avançado em software no mundo."

Isso é falso:

1 - antigamente, qualquer empresa com mais de 1.000 pessoas tinha pelo menos um mainframe entry level (sim, eu peguei essa época). Por que o mercado assim (praticamente um monopólio da IBM, aquela que tantos acham "boazinha" hoje)

2 - Software avançado? Isso não era verdade nem quando os mainframes dominavam a terra. Ambiente de mainframe sempre foi conservador;

3 - "rodar legado" é uso típico de mainframes (mesmo que voce não queira). É o que ele faz várias empresas em que trabalhei ou visitei. A começar pelos próprios fornecedores desse tipo de máquina. E terminando na maior empresa do país (que está migrando tudo que é mais pesado para RISC e planeja desativar os mainframes que possui em breve)

"Qual dessas aplicações é de missão crítica?
O verdadeiro concorrente da Sun é a IBM."

Solaris e a JVM não servem para missão crítica? Então, esse mercado nâo é para a SUN tambem.

A IBM tenta concorrer em todas as faixas de merdado.

"Apenas a PARTICIPAÇÃO no mercado está encolhendo, não as vendas."

Que bom. Para os competidores.

"Pode ser até que os fatos confirmem tais conjecturas, mas pela qualidade da análise eu ficaria com um pé atrás."

Existem várias outras análises apontando que a SUN está com problemas. Basta procurar na Web. Por mim, tanto faz se ela vai bem ou mal. Não acho a SUN relevante hoje. Ela perdeu o trem. É apenas mais outra empresa UNIX tradicional que não sabe como lhe dar com o Linux. Os talentos que haviam lá (como o Bill Joy) já cairam fora a algum tempo. Até parece com a Silicon (que está pior). A JVM dela tambem poderia ter sido mais importante, se ela tivesse aberto o código a alguns anos atrás. Mas eles preferiram se fechar em um nicho. Escolha deles.

"O que estamos discutindo é se o Java é nada frente ao domínio da Microsoft sobre o desktop. O Java não é só da Sun. Existe todo um mercado Java com vida própria. A Sun pode até falir, o Java continua."

Isso é falso. O java é propriedade da SUN. Leia a licença da especificação. O mercado só tem vida própria se a SUN permitir. Estão todos na mão dela.

"O java não tem nada a ver com o mercado que a MS controla (mais de 90% dos desktops)"

Não. Essa afirmação é sua. Mas minha pode ser fundida com a sua:

"O java não significa nada para o mercado que a MS controla (mais de 90% dos desktops)"

Que é maior mercado atualmente. E é estratégico. Missão crítica é solução de nicho. Por isso, acho importante o conseguir Linux fincar o pé (pata?) no desktop, enquanto isso não acontecer, ninguem tem como concorrer com a MS e software livre é apenas um sonho. E não basta um "Java Desktop" qualquer para isso (se esse não é o mercado da SUN, então para que isso?)

Comentário de AntiGerme
Certeza!: Mainframe não esta perdendo mercado, pois conheço 2 instituições que adquiriram 1 mainframe cada. A capacidade de I/O de um montrinho daquele é lindo!!

Estou percebendo que cresceu a necessidade da "Virtualização" (não sei se é exatamente esta palavra) dos equipamentos, XEN, VMWare e etc... e o Mainframe cai como uma luva para este nicho.
Um Mainframe consegue iniciar 1.000 maquinas virtuais em questão de segundos.




Comentário de Douglas Augusto
Rotinas a partir do zero base: Rotinas a partir do zero baseado em especificações abertas para se implementar o Windows.Forms? A Microsoft abriu as especificações do Windows.Forms (não eram abertas)?

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de sri_canesh
De onde você tirou que não: De onde você tirou que não eram?
A forma como é implementado (via GDI) pode não ser, mas a especificação (por exemplo, classe Label, com uma propriedade Text, Width, etc etc ) é aberta.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de ffontouras
Eu sei...: Pegue no seguinte site:

www.michelazzo.com.br

Se não consehuir me contacte que eu passo pra vc;...

eu tenho a legenda pt_BR e o filme..

t+
Comentário de Douglas Augusto
Legenda "The Code - Linux": Aproveitando o off-topic, alguém teria a legenda *completa* do filme "The Code Linux"?

Já tentei entrar em contato com o autor da legenda parcial mas não obtive qualquer resposta.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004