Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Em podcast da LF, Torvalds volta a defender a GPLv2 para o kernel Linux

A Linux Foundation anunciou uma nova série de podcasts, chamada Open Voices. A intenção é que a organização entreviste membros notáveis das comunidades Linux e de código aberto, e a primeira edição, entrevistando Linus Torvalds, já está disponível em MP3 e em Ogg, e também como transcrição.



A entrevista inaugural trata da motivação torvaldiana para criar e continuar seu trabalho no Linux. Entre outras coisas, Linus discute o cisma entre as comunidades de código aberto e de software livre, e como a GPLv3 reflete o delta entre os dois lados.

Para ele, a GPLv3 reflete as metas da FSF, e a GPLv2 corresponde ao que ele pensa que uma licença deve fazer, e assim o kernel permanece na GPLv2. Veja também: Torvalds Still Will Not License Linux Under GPL v3 e Torvalds Puts Support Behind GPL2 Linux.

Saiba mais (linux.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Cadu
Muito boa...: Muito boa entrevista. Uma pena que quase metade do tempo que eles tiveram foi para falar sobre comunidade e licenciamento e coisas do tipo. Mas ainda assim, muito boa entrevista.

Outra coisa que ele falou foi sobre a escolha de não ter uma ABI (e mesmo API) estável no kernel, e isso é muito mais relevante do que escolha de licensa.
Comentário de The Metatron
Estou traduzindo a: Estou traduzindo a transcrição do podcast, acho que daqui 1 ou 2 dias estará pronto.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004