Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Análise do CentOS 5


“Uma análise clara e objetiva da última versão do CentOS, que também introduz alguns conceitos importantes desta distribuição. "Desenvolvido a partir dos códigos-fonte do sistema operacional Red Hat Enterprise Linux (RHEL), o CentOS - acrônimo para Community ENTerprise Operating System - é uma distribuição Linux gratuita, voltada ao ambiente corporativo, e que agrega as vantagens técnicas da distribuição na qual se baseia: segurança, estabilidade e compatibilidade com diversos hardwares e pacotes criados especificamente para o RHEL."”


Enviado por Heitor Augusto Murari Cardozo (heitor·augustoΘgmail·com) - referência (ha-mc.org)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Magno K
CentOS e Red Hat: Eu já usei o CentOS e ele é igual ao Red Hat. A Red Hat, um tempo atrás, deixou de fornecer os códigos compilados e empacotados, deixando apenas os fontes nos repositórios. A alegação era de que a GPL não obriga ao fornecimento dos pacotes prontos, mas apenas à liberação do código - no que estão certos. O pessoal do CentOS, então, passou a pegar esses códigos-fontes, compilá-os e empacotá-los, disponibilizando ao público aquilo que a Red Hat só disponibiliza aos seus clientes. No frigir dos ovos, há um lapso de tempo de uns 2 dias entre a disponibilização do código-fonte pela RH e dos pacotes prontos do CentOS.

Acredito que essa seja uma distribuição que deva ser estudada com carinho por quem quer profissionalizar-se no Linux. Você pode fornecer o melhor que a Red Hat tem (sem usar a marca) por um custo realmente baixo (o que vale muito a pena).
---
Magno K - LinUser # 142.324
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004