Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Resenha - Construindo sites com CSS e (X)HTML

Recebi da Novatec Editora, há poucos dias, um exemplar do recém-lançado Construindo sites com CSS e (X)HTML, e não foi preciso mais do que a primeira rápida folheada para descobrir que eu iria gostar muito do livro: o autor, Maurício Samy Silva, já começa o livro deixando claro que não vai se prender a nenhuma ferramenta específica - a missão dele é falar sobre CSS e (X)HTML, e para isso não é necessário mais do que um editor de textos simples e um navegador. Depois cada pessoa adapta para a ferramenta que preferir, ou precisar usar.




O tema também me ajudou a gostar do livro desde a primeira página. Sites usando os padrões mais essenciais da web, conforme definidos pelo W3C, são importantes para que tenhamos a interoperabilidade na Internet, no seu melhor sentido: páginas que sejam exibidas igualmente em qualquer navegador que atenda aos padrões. Os objetivos adicionais, como separar conteúdo e apresentação, entre outros, são importantes em seus próprios contextos, mas a questão da padronização é a que mais me atrai a atenção.

Trata-se de um volume alentado, com 450 páginas bem diagramadas, complementado por um site que traz os exemplos, errata e feedback. Começa pelo começo, com definição de ferramentas, explicação sobre o que é o (X)HTML e o CSS e seus componentes essenciais.

O CSS em si recebe uma explicação bem detalhada, tanto nas questões estruturais (seletores, etc.) quanto nos estilos em si (tipografia, cores, listas, etc.). Eu gostei especialmente dos capítulos sobre formulários e sobre tabelas - e este começa com um aspecto muito importante: quando usar as tabelas, que têm seu lugar reservado, embora freqüentemente sejam abusadas, inclusive por mim. Os capítulos sobre posicionamento e layout (líquido, elástico, etc.) também foram especialmente interessante, porque para mim este é um problema bastante comum.

Estes textos são complementados por códigos de exemplo adequadamente formatados, tabelas, imagens e principalmente screenshots da página sendo exibida no navegador, de modo a facilitar a aprendizagem, o entendimento e o uso como referência.

Os dois capítulos finais vão um pouco além da questão da padronização: o 14 trata de bugs e hacks - especificamente para o Internet Explorer - e o 15 reune uma miscelânea de truques baseados em CSS, já bastante difundidos mas reapresentados para você não ter de procurar no Google a cada vez: cantos arredondados, substituição de texto por imagens, etc.

Ao final, apêndices úteis: HTML, FAQ de CSS, lista de propriedades do CSS 2.1, e mais uma tabela de referências e índice remissivo.

Certamente não se trata de uma obra voltada ao Linux ou ao software livre, mas com o crescimento das aplicações (inclusive livres) baseadas na web, os padrões web ficam sempre em voga. Eu li, reli, gostei e recomendo a quem projeta ou desenvolve websites!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de dockism
Era o que eu estava: Era o que eu estava procurando...
Pretendo comprar ele, eu já comprei dessa editora livros de programação em php e to gostando...mas to com muito dificuldade em css
Comentário de Icaro
É recomendado para: É recomendado para iniciantes? ou para quem arranha de longe programação web!!!
Comentário de Fabiano S. Coelho
Site do Maurício: No site do autor também há muito conteúdo sobre CSS, (x)HTML e WebStandards. Vale conferir: http://www.maujor.com/.
Comentário de InFog
Um outro livro muito bom é: Um outro livro muito bom é o "Use a Cabeça HTML com CSS" é uma séria americana chamada Head First, é legal e fácil de ler, recomendado para iniciantes.
InFog
Just Be Free
Comentário de Gustavo Roberto Rodrigues Gonçalves
CSS Sandbox: Olá Pessoal,

Como complemento ao livro, acharia legal vocês darem uma olhada numa ferramenta que o Aurélio Marinho Jargas ( Verde ), escreveu.

Ela está nesse link CSS Sandbox

Realmente é uma "mão-na-roda", para aqueles que estão entrando nesse mundo de CSS agora, e para aqueles que já estão, é uma excelente fonte de consulta, fica aqui a minha dica.

Atenciosamente,

Gustavo Roberto
http://www.gustavoroberto.blog.br
Comentário de chronos
Tenho e recomendo :D: Acompanho o trabalho do Maurício já a alguns anos e quando ele resolveu soltar o livro fiquei louco para comprar, comprei, e estou lendo.

Ele é fantástico na didática, tem bons exemplos, independente de plataforma, etc. Para quem quer aprender ou melhorar seus conhecimentos com um bom custo benefício eu realmente indico.

Para nosso amigo que pergunta se serve para iniciantes, eu digo sim, serve para iniciantes com boa vontade, é claro :).

Minha namorada começou a ler ele e já sabe o que é html, css e como funciona. Antes ela era totalmente aloprada ao assunto :).

Felipe 'chronos' Prenholato.
Linux User nº 405489
http://www.gentoobr.org
http://planet.gentoobr.org
http://chronosbox.org/blog

Comentário de chronos
Vai com fé.: Vai com fé que serve sim :].

Minha namorada já sabe o que é html e css graças ao livro.

Felipe 'chronos' Prenholato.
Linux User nº 405489
http://www.gentoobr.org
http://planet.gentoobr.org
http://chronosbox.org/blog

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004