Um artigo do Apple Matters, intitulado "
Apple is Killing Linux on the Desktop", conduz a uma série de questionamentos interessantes sobre quais são os diferenciais do Linux (e do Mac OS X) nos desktops de hoje e do futuro próximo.
O artigo parte de uma pesquisa recente mostrando que o número de usuários que acessam a web a partir de desktops Apple cresceu bastante recentemente, em números absolutos, enquanto o equivalente do Linux continua com percentuais bem menores, e crescimento absoluto consideravelmente menor. Ao assumir como premissa que ambos os sistemas operacionais são alternativas à hegemonia do Windows, o autor passa a elencar uma série de motivos pelos quais acredita que um número tão grande de usuários prefira o desktop Apple ao desktop Linux.
Não sei se os dados da pesquisa mencionada são representativos da população (sei que outras pesquisas mostram resultados bem diferentes, em decorrência da sua metodologia e amostra), mas o ponto aqui não é refutá-la - até porque, embora eu não ache que dados de pesquisas sobre acessos a sites da web possam ser extrapolados diretamente para outras conclusões sobre o desktop, acredito que as tendências possam estar corretamente identificadas.
Mas não concordo com todos os motivos a favor da Apple elencados pelo autor do artigo (até mesmo porque a minha escolha no desktop é o Linux, embora eu reconheça méritos técnicos e mercadológicos no OS X), mas ao mesmo tempo creio que é importante haver clareza dos diferenciais que levam outros usuários (que tenham estas alternativas) à escolha do Linux, especialmente no caso daqueles que estão migrando do Windows, e não os dos já entusiastas, e considerando com atenção motivos que vão além das questões ideológicas, de custo ou de compatibilidade com plataformas legadas. Mas me parece difícil organizar uma pesquisa ampla e objetiva sobre este assunto, infelizmente.
Saiba mais (applematters.com).
Veja abaixo manifestação do leitor Bebeto Maya sobre o mesmo tema.
Apple está matando Linux no Desktop?
por Bebeto Maya
“Para Chris Howard, do applematters.com , sim. A Apple e seu MacOS X estão aniquilando as chances do Linux para o usuário final. Ele cita uma pesquisa do NetApplications, onde aponta que o OS X já detém 7,31% do mercado de PCs enquanto o Linux amarga sua irrisória percentagem de 0,63%.
Segundo suas análises, não é díficil saber o porquê da minguada participação do Pingüim: A ausência do Microsoft Office, o fraco suporte, a falta da suíte da Adobe, o descaso com o usuário final.
Pessoalmente discordo do quesito suporte, alguém aqui, usuário de um produto Apple, está satisfeito com seu suporte? Nem sabemos onde pedir ajuda, quando o Mac OS X dá pau, somos apresentados ao mesmo terminal (muito mais espartano), do Linux, isso quando não aparece a bela tela do Kernel Panic do Mac...
Qualquer boa distribuição Linux roda bem na maioria do hardware oferecido pelo mercado, enquanto que o Mac só roda em hardware severamente homologado. As tentativas de hackers para converter o Mac OS X para PCs, e assim criar os famigerados Hackintoshes, são uma experiência aterradora para o usuário que adora o "Out of the box", o que comprova como o suporte da Apple para hardware de terceiros é ruim.
Não obstante, a fonte do autor, conflita com outras, e não leva em consideração que as estatísticas falam sobre máquinas e não sobre SOs, o que abre margem para uma série de variáveis, como a possibilidade de se instalar O próprio Linux no Mac. Outra estatística mas acurada, da www.w3schools.com, mostra uma pequena diferença a favor do Mac de apenas 0,6% em novembro de 2007 (3.3%-Linux, 3.9%-Mac), em muitas situações dessa pesquisa, o Linux até ganha do Mac (Julho de 2005, 3.5% para Linux contra 3.0% para Mac's). E estudos recentes apontam que o Linux superará o Mac OS em breve.
Então, por trás de uma artigo, falacioso, que mescla verdade a mentira, sendo, ao meu ver um FUD, será que se esconde o medo da Apple do Linux? Pouco a Maçã fala do Linux, e Steve Jobs, em recente conferência, reduziu o mundo dos navegadores a Internet Explorer e Safari (míopia, visto que o Firefox está muito a frente deste último?). No site oficial da Apple, Linux praticamente é inexistente em parâmetros comparativos. O que o futuro dirá? Pessoalmente vejo muito mais a Microsoft "interoperando" do que a Apple. Para ela, fenômenos como o Ubuntu, parecem ser desconhecidos...
Fontes:
http://www.applematters.com/index.php/section/comments/apple-is-killing-linux-on-the-desktop/
http://www.w3schools.com/browsers/browsers_os.asp
http://marketshare.hitslink.com/report.aspx?qprid=8
Link para o artigo em meu Blog (favor citar):
http://sognarelucido.wordpress.com/2008/01/04/apple-esta-matando-linux-no-desktop/”
Enviado por bebeto_maya (artedeagradoΘgmail·com) -
referência (applematters.com)..
Ah, sim. A história nos mostra que gigantes caem após a soberba.
=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos