O BR-Linux ativou no início de 2005 o recurso de moderação comunitária de comentários, conceito que pessoalmente me desagrada mas foi pedido tão insistentemente pelos usuários que acabei optando por atender, considerando que seu uso (e a sujeição a seus efeitos) é opcional.
Mas a moderação pela comunidade é um recurso que traz consigo uma responsabilidade que recai sobre aqueles que a solicitaram: o sistema só funciona bem se um número suficiente de pessoas moderar. Se as próprias pessoas que exigiam este recurso agora esperarem que os outros moderem por elas, ou se a tendência geral for usar a moderação apenas para rebaixar a classificação de determinados comentários, e não para classificar as mensagens importantes, interessantes ou informativas, o sistema não vai ter sucesso, e fica vulnerável à opinião do primeiro que se dispuser a moderar incorretamente. Mais frequentemente, a ausência de pessoas suficientes interessadas em moderar faz com que baste um número extremamente reduzido de moderadores para tirar o destaque de um comentário qualquer.
Portanto, aqui vai o chamado à ação: se você gosta de moderação, modere! E sempre que você encontrar alguma moderação da qual você discorde, não hesite em moderar em sentido contrário. Se eu for agir como fiscal ou juiz da moderação, vamos entrar na categoria de problemas que se busca evitar quando se adota a moderação comunitária - vão reclamar que há abuso de poder, injustiças, prevalecimento da minha opinião, etc.
Se cada um moderar os comentários que lhe chamarem a atenção, a moderação vai funcionar bem, e nenhum usuário sozinho vai conseguir influenciar a média. Mas se as pessoas que demandavam moderação agora esperarem que os outros moderem, a inércia vai fazer com que o sistema não funcione, e vão prevalecer os abusos.
Para os que não conhecem o sistema de moderação, o documento abaixo busca explicar como e quando usá-lo, e quais seus efeitos.
O que a moderação faz?
O BR-Linux registra em média 10.000 comentários dos leitores a cada 4 meses, e em meio a muito material interessante, há também uma parcela de ruído. Mas separar o que é ruído e o que é comunicação é um processo complicado, subjetivo e dependente de muitras variáveis. Há algum tempo os sites que permitem discussão tendem a recorrer a sistemas em que os próprios leitores classificam, geralmente via voto individual e secreto, cada comentário, e a classificação dada pelo conjunto dos leitores é o principal fator para determinar o tratamento que cada comentário recebe.
No BR-Linux, o voto de moderação é permitido a todos os usuários cadastrados, e a diferença de tratamento dada às mensagens é bastante simples: comentários que ultrapassam um determinado limite de votos negativos são movidos das páginas principais de discussão e substituídos por links contendo apenas seu título e autor, permitindo que eventuais interessados cliquem para ler sua íntegra.
A imagem acima mostra dois comentários moderados negativamente (substituídos por links), e entre eles um comentário em situação normal.
O que a moderação não faz?
Muitas coisas. Não faz nascer cabelo, por exemplo. Nem aumenta o número de comentários inteligentes, pertinentes e importantes. A qualidade dos comentários depende de cada um, mas não é a moderação que dá condições ao seu surgimento.
Outra coisa que a moderação não faz é censurar. Nenhum comentário é removido por intermédio da moderação, embora muitos tenham a sua visibilidade diminuída por força do voto da maioria dos que se manifestarem.
Quando você discordar da moderação dada a algum comentário, não deixe de acessar o comentário em questão e moderá-lo em sentido contrário, conforme explicado abaixo.
E se eu não gostar de moderação?
Se você quer ter acesso a todos os comentários na íntegra, sem ser influenciado pelas decisões de moderação alheias, esta opção está a seu alcance. Basta localizar o quadro "Visualização de comentários" (disponível ao final de todas as páginas de comentários) e configurar de acordo com seu interesse.
A imagem acima exibe as configurações iniciais do quadro de visualização. Para que a moderação não mais influencie seu acesso, basta trocar a opção "Anônimo ou superior" por "Todos os comentários".
E se você prefere acessar um website que não dê aos leitores a opção de influenciar na visibilidade dos comentários uns dos outros (e não há nada errado em adotar esta posição, que já foi a do BR-Linux por muitos anos), a comunidade brasileira oferece diversas opções. Algumas delas constam como sugestões na barra lateral do site.
Como faço para moderar?
A moderação de comentários é um procedimento bastante simples, mas está disponível apenas aos usuários registrados. Para moderar os comentários de uma notícia no BR-Linux, siga os seguintes passos:
1) Localize a caixa de moderação abaixo do comentário, como na figura acima, e clique nela.
2) Entre as opções de moderação existentes, como no exemplo acima, selecione a que mais se aproxima da sua opinião sobre a qualidade da mensagem. Atualmente há 4 opções positivas (Informativo, Importante, Interessante e Divertido) e 5 opções negativas (Redundante, Desinformado, Fora do Tema, Flame e Troll), além de uma neutra (Normal) - que mesmo assim influencia a média, como é fácil perceber. O ideal é você se orientar pela sua própria opinião, mas se desejar ver exemplos de mensagens tipicamente associadas a flames ou trolls, veja nosso
Flame FAQ - com a necessária ressalva de que nem toda atitude de confronto ou desafio é negativa, e nem toda discussão é flame.
3)
Importante: após terminar de definir seu voto sobre todos os comentários que desejar classificar em uma notícia neste momento, localize e pressione o botão
Moderar comentários, na base da página. Os seus votos só são computados a partir deste momento.
E boa moderação!
Use bem a moderação
O cálculo do score de moderação de cada comentário leva em conta diversos critérios, incluindo se os usuários moderadores já moderaram anteriormente vários outros comentários deste mesmo autor em um curto intervalo de tempo, se já moderaram múltiplos comentários em uma mesma discussão, se responderam a comentários moderados negativamente, e até mesmo se os seus próprios comentários têm sido avaliados positivamente pelos demais leitores ou não. Use bem o seu poder de moderar os comentários dos demais integrantes da comunidade!
Atualização - Janeiro/2006: Comentários de usuários não autenticados
Alterei
em fevereiro de 2006 a configuração padrão da visualização de comentários para exibir na íntegra apenas os comentários de usuários identificados no site. Os comentários de usuários não identificados passarão a ser exibidos apenas como um link para o seu texto, como acontece com os comentários moderados negativamente pelos leitores.
Para alterar esta opção, retornando ao padrão antigo, basta selecionar a opção "Anônimo ou superior" no quadro "Visualização de comentários" e depois clicar em "Salvar configuração", conforme a imagem abaixo.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca