22/06/05 23:35 #1133
Na semana passada a Linux Magazine causou grande polêmica ao aceitar publicar em seu site um banner da Microsoft incluindo referência à campanha 'Get the Facts', e na esteira do debate seu editor-chefe expôs em sua argumentação a raridade de anúncios de outros proponentes do Linux.
Como participante deste mesmo mercado (embora na assumida condição de não-profissional e voluntário sem fins lucrativos), posso testemunhar que é mesmo raro o surgimento de propostas comerciais - não exclusivamente no BR-Linux, onde ultimamente os banners não têm faltado, mas no conjunto dos veículos da comunidade. E diversas empresas e organizações que atuam no nosso mercado e investem em publicidade não dedicam atenção em seus planos de mídia a iniciativas comunitárias ou a veículos informativos que atuam diretamente no nosso meio, perdendo uma oportunidade não apenas de falar diretamente com seu público-alvo, como ainda de fomentar seu crescimento. Felizmente há raras e honrosas exceções (bem conhecidas, aliás), e mais felizmente ainda a maior parte das iniciativas comunitárias não depende de receita de anúncios para se manter.
Neste sentido, foi uma agradável surpresa ver hoje um novo banner de uma empresa que mantém e investe em código aberto dividindo as visualizações da Linux Magazine (revista da qual sou colaborador e assinante) com o famigerado banner 'Get the Facts'. O banner da Red Hat lembra alguns fatos importantes sobre o código aberto que não são mencionados na campanha da outra patrocinadora da revista, e surge como uma resposta positiva ao desafio da rival.
Quem sabe não se trata do início de uma tendência e veremos em breve mais anúncios de participantes deste mercado em websites nacionais? O BR-Linux resolveu investigar como funciona este tipo de anúncio na comunidade, e mesmo contando com o fluxo de caixa limitado de um website individual e voluntário, já solicitou orçamento a 2 websites nacionais para publicar neles seu banner, dar o exemplo e relatar a experiência. A conclusão preliminar é que o procedimento é simples e custa bem menos do que a maior parte das pessoas imagina. E o retorno pode ser bem maior do que é mensurado pelas tradicionais taxas de visualização e cliques! Os 2 websites que exibirão comercialmente o banner do BR-Linux já estão escolhidos, mas se você mantém um site ou outro veículo de comunicação integrante da comunidade Linux que exibe propaganda comercial e gostaria de ver incluídas na matéria as informações sobre suas ofertas, envie-as de forma detalhada para o e-mail pesquisa @ br-linux.org
(postado por
Augusto Campos)
Comentários dos leitores
Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.