Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux Daily Log: OpenOffice.org Writer x Microsoft Word

clip“O NewsForge publicou um artigo no qual Bruce Byfield compara o OO.org Writer 2.0 Beta e o Microsoft Word 2003. O autor, que havia escrito um artigo introdutório ao OpenOffice.org, levantou uma série de características que usuários avançados tenderiam a utilizar. Com base nesta seleção, analisou os dois produtos. Foram analisadas as ferramentas para criação e manutenção de diversos itens. Além desta seleção, o autor analisou algumas características únicas existentes em cada um dos produtos.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rednaxel
Editores de Secretária: Ambos são o que eu chamo de "editores de secretária", ótimos para aqueles textos curtos, como um ofício ou uma proposta com poucas páginas. Tentar escrever um livro ou uma dissertação de mestrado num editor desses é um martírio - eu já fiz e me arrependi. A gente perde muito tempo com ajustes de paginação, parágrafos, etc e acaba não usando 100% do tempo para o mais importante: digitar nosso texto.

Para textos mais longos, mais estruturados, nada bate em qualidade o LaTeX. No entanto, pode ser pouco produtivo usá-lo na forma "pura" sem experiência; nesse casos eu recomendo o front-end LyX. Quando migrei minha dissertação de um editor de secretária para o LyX, dois meses depois de ter começado a escrevê-la, dobrei o número de páginas em uma semana. Você senta e digita, simplesmente.

Num ambiente de escritório pode ser complicado, pois o intercâmbio de documentos é intenso. Mas para livros, dissertações ou outros tipos de texto onde o número de escritores e revisores é reduzido, o ganho em produtividade e principalmente qualidade vale a pena.

Alex




Comentário de Alexandre_Martins
Editores: Pois é rednaxel, há oito anos usando o (star) OpenOffice, para mim o alheio é ter que fazer algo no word dependendo de onde estou e das condições disponíveis. Trabalhar com tabela, por exemplo, nossa, o OO.Org dá de 10.

Mas tu tocaste num tema que me interessa, antes das GUI, circulei pelos editores RDP, Fácil e Carta Certa para DOS, amava os atalhos de teclados e macros que criava (muitos ainda utilizo até hoje), e já tentei aventurar-me no LyX... um desastre. Que tal tu publicares um tutorial ou dicas de onde encontra-los em português, creio que seria de grande utilidade para muitos, para não passar pelo martírio de produzir um texto maior num "editor de secretária" (gostei do termo ;)


Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
Comentário de rednaxel
Use sua distro: Acho que a maioria das distribuições tem o LyX, no site FTP deles tem vários pacotes RPM. Eu uso o CL 10 (que vem com a versão 1.3.3; no ccl-br já tem RPM contrib da versão 1.3.5, que é a última), para instalar o LyX (em português) só fiz um:

# apt-get install lyx

Ele já vem com manuais e tutoriais que podem ser abertos nele mesmo, nem seria preciso escrever um. Sua distribuição já deve ter um pacote binário do LyX; se a distro está em português deve ser trivial.

Alex

Comentário de Kate
Pois é: Bom pessoal, devo concordar que escrever textos científicos usando qualquer um destes dois seria trágico para mim que estou escrevendo uma tese, por isso uso o latex e o editor Kate (excelente). Não dá nenhum problema de desconfiguração e seu texto fica bonito e profissional. Temos também o editor Kile (próprio para latex). Aprender a usar o latex é um investimento que a pessoa faz para si mesma. Mas para aqueles que não vão perder tempo aprendendo, o Open Office é uma segunda opção.
Comentário de toko
Complementando...: o comentário acima. Eu prefiro o Kile por usar modelos (não é esse o termo usado... mas não lembro o correto) e extensão de arquivo padrão.

O LyX (e o KLyX) inclui umas definições até interessantes, mas que deixam o usuário em apuros se precisar usar o TeX normal, e adota uma extensão própria (.lyx).

Obs.: Comecei a usar TeX com o KLyX e depois adotei o Kile justamente por causa destes problemas. Considerei que não adiantaria sair de um lock-in para entrar em outro ;-)


Evandro Guglielmeli
Comentário de Manoel Pinho
LaTeX & Lyx: Concordo que é melhor usar o LaTeX direto, mas o Lyx é interessante também para quem quer fazer pequenos documentos e de forma rápida.

Ele não gera lock-in porque é um software livre e porque, na pior hipótese, você pode exportar para LaTeX e continuar trabalhando em cima dele direto.
Comentário de nuxlli
O openoffice faz: No trabalho temos varias máquinas com Windows.
Nas máquinas dos desenvolvedores Delphi tem MS Office 97.
Nas maquinas do pessoal de documentação tem um misto de 2000 com 2003..

O mais engraçado é que nenhum dos Office consegue gerar idices automatico para os documentos que fazemos (por sinal muito grandes), todos eles (todos mesmo) geram erro de memoria...
So que meu OpenOffice 2.0 (ultra pesado para um k6 500) gera os idices numa boa.. só não consegui convencer a mudar todas as máquinas porque infelizmente no passado, o OpenOffice conrompia os arquivos de planilha que eram acessados por varios na rede..
Fazer o que ne? Vou gerando indices pro pessoal da documentação ate ve se consigo convencer de vez.

nuxlli
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004