Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Fedora 8: um assalto ao Ubuntu?

Talvez como um precursor da onda de polarização, na imprensa, entre Fedora e Ubuntu que a ZDNet prevê para 2008, este curioso artigo do madpenguin levanta algumas razões pelas quais seu autor acredita que o Fedora 8 talvez possa ter melhor desempenho que o Ubuntu para usuários casuais.

Eu não aprecio o ponto de vista dele, inclusive porque ao fazê-lo ele coloca o Ubuntu e o Fedora como se fossem adversários competindo entre si, e especialmente porque ele certamente assume que hoje o Ubuntu seria o paradigma de Linux para estes novos usuários, de tal forma que as novidades do Fedora talvez tenham chance de superá-lo.

Sob o meu ponto de vista, Fedora e Ubuntu são ótimas distribuições, e ambas oferecem valor para os usuários que optam por elas. Colocá-las como se fossem adversárias entre si, ou assumir que a popularidade maior do Ubuntu o torna um alvo a ser vencido pelas demais distribuições, não me parece uma atitude favorável ao objetivo de crescimento da comunidade, e nem mesmo me parece refletir a atitude da própria comunidade.

Especialmente, considerando o recente resultado dos Favoritos da Comunidade BR-Linux, me parece que por aqui a polarização entre Fedora e Ubuntu no desktop é ainda mais improvável, considerando que a popularidade de várias outras distribuições é superior à do Fedora. Polarização não é bom, e forçada é ainda pior.

Saiba mais (madpenguin.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manga
ubuntu x fedora: na minha opinião, essa competitividade não faz mal ja que eh tudo livre
isso vai gerar um empenho maior nas equipas da suas respequitivas distribuições em trazer mais recursos e facilidades que atraim mais usuarios, em comtrapartida esse benifica a todos ja que o codigo é livre e pode ser adaptado as outras distruibuições fora do contexto que poderão crescer tanto como estas...
Comentário de Grobsch
Eu considero a popularidade: Eu considero a popularidade do Ubuntu prejudicial, vide que votaram nele como distro nacional... etc...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de bruxo
Sugestão a todos...: ...Inclusive ao BR-Linux: sei que mtos não vão gostar, mas seria bom que ninguem divulgasse links e artigos sobre essa suposta guerra que querem criar. Gosto das 2 distros, mas já vejo movimentações em fóruns para divulgar e concretizar essa "guerra", e quem vai sair perdendo com isso é o mundo Linux. A melhor maneira de evitar essa "guerra" inventada por esta mídia cretina a que já estamos acostumados, seria simplesmente ignorar qualquer menção a ela a partir de agora. Por maior que seja essa mentira, sabemos que na internet tem gente que se alimenta disso e gosta de incitar discórdia entre usuários. É melhor virar a cara pra esses boatos antes que alguns grupinhos infantis que possam usar uma das 2 distros comecem a se organizar e iniciar ataques uns contra os outros...
Essa guerra só vai criar instabilidade no Linux e afastar novos possíveis usuários.....que irão preferir a "estabilidade" do Windows e outros softwares proprietários..
Abraço a todos!
Parabéns pelo site Augusto!
Comentário de cenoura
Competição saudável é: Competição saudável é ótimo para Fedora, Ubuntu ou qualquer outra distribuição.

Sem competição, uma distribuição iria "congelar" e não ter nenhuma novidade ou correção (pra que? somos os únicos mesmo).

Entenda saudável como corrigir deficiências de uma ou outra distro para melhor atender ao seu público alvo. Um exemplo é o yum que nas primeiras versões do Fedora era absurdamente lento, pesado e instável e hoje compete praticamente de igual para igual com o apt do Debian e derivados. É uma deficiência que foi e está sendo corrigida.

Se for uma "guerra" de distros nestes moldes, só temos a ganhar ... mas se virar uma "guerra santa", só teremos a perder.

Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de bruxo
Esse é....: o meu medo, que vire uma "guerra santa". O pior é que sabemos que existem MTOS usuários que gostam disso pra chamar atenção.
Sou a favor, como você disse, de uma competição saudável. Mas isso já acontece desde o princípio do linux e tem dado certo....então, pra que inventarem essa "mudança"?!?
Comentário de Marllon
isso pode ser bom...: Não cheguei a ler o artigo original.. mas tenho uma opinião "meio" formada sobre o assunto de competir.. principalmente com erlação ao SL e projetos open como é o caso.. distros linux não competem, elas evoluem o que a outra tem de melhor ou pior.. acho que em 2008, como já vi em vários blogs e rss que assino, será o ano opensource, e acredito que será por causa desta competitividade entre distros, linguagens, ferramentas e afins... quer um exemplo? se o fedora deixar o YUM como o apt-get, com certeza muita gente vai usar o fedora por causa desta facilidade, que é tão aclamada no ubuntu. o compiz, ambos tem... ferramentas de desenvolvimento ambas tem, gerenciadores de pacotes, KDE, GNOME, e distros variadas ou spins (vide similares do fedora como a de desenvolvimento e games e derivados do ubuntu como o ubuntustudio, gobunto e afins...) imagine interoperar entre as duas distros.. acho que no final as coisas serão como no começo.. uma ou duas distros comandando o mercado, o windows finalmente indo pra onde tem que ir e o macOS X na mesma.. nem fede nem cheira.. concorda ou só falei besteira???

té mais...
Comentário de rmenezes
Estes post é repetido...: http://br-linux.org/linux/zdnet-preve-em-2008-a-midia-vai-inventar-uma-guerra-entre-fedora-e-ubuntu

Aproveitando vou repetir o que escrevi no outro post:

"Já repararam que não tem nenhuma novidade no artigo? Só conversa fiada...

O Fedora continua com o seu projeto como sempre fez, trazer o máximo de inovações possíveis em suas versões. Manter o sistema estável e completo para todos os usuários, mantendo sempre a sua filosofia de sistema livre."

Rodrigo Menezes
Embaixador do Projeto Fedora
http://rmenezes.orgfree.com
http://www.projetofedora.org
http://fedoraproject.org/wiki/RodrigoMenezes
Comentário de brain
não: não, não é repetido
Comentário de gianrubio
ta ai o que eu ia: ta ai o que eu ia dizer
"prever que havera uma guerra entre ubuntu x fedora" os kras ja criaram a propria guerra que nem se quer existiu.
Comentário de tenchi
"nem fede nem cheira.. concorda ou só falei besteira???": Se falou besteira não sei, mas que rimou, rimou.. HAUHAAUHUA

Este texto é o típico caso da profecia que se cumpre. Aliás, que fazem questão de cumprir.

Bom tempos eram aqueles da Divina Trinidade: Debian, Red Hat e Slackware... (se colocar o Gentoo no meio fica um quarteto ;-)).

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Wallacy
Guerra....: Assalto...., estrupro..., par-ou-impar...? O que mais vai vir, que coisa mais tosca......

Aposto que quem ta gostando mais disso é o pessoal do Ubuntu, já que geralmente são os mais "animadinhos"....

------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi
Comentário de Manoel Pinho
artigo: Li o artigo e não vi muita razão para o fedora 8 ser uma ameaça para nenhuma distribuição. Pelo que está no artigo e a gente l em outros lugares, a principal novidade do Fedora 8 é o novo sistema de som Pulseaudio. Mas assim como outras boas tecnologias que foram desenvolvidas pela Red Hat e primeiro disponibilizadas no fedora rapidamente elas foram incorporadas em todas ou pelo menos a grande maioria das principais distribuições, como aconteceu com o AIGLX. Por exemplo, a próxima versão do Mandriva Linux sairá também com o Pulseaudio

http://wiki.mandriva.com/en/2008.1_Alpha_1#PulseAudio

Essa que é uma das principais vantagens de não termos uma única distribuição e uma única empresa desenvolvendo o sistema, a "polinização cruzada", com as boas idéias de uma distribuição podendo ser adotadas por outras.

Ainda não testei o Pulseaudio, mas se houver realmente uma vantagem e a implementação for boa tenho certeza de que o Ubuntu e outras seguirão o caminho.

Comentário de vini_bill
Noticia Tosca: FUD começa assim.

Daqui a pouco começam a pipocar vários "artigos" e "reviews" de "especialistas na área há anos" ( substitua pela quantidade de anos desejada ) com distorções consideraveis sobre o que foi inicialmente dito, por fim, temos duas comunidades que degladeiam em troca de mérito ( inutil ) e no fim o resultado é um só: um terceiro ( ¿sun? ¿ibm? ¿microsoft? ¿oracle? ¿novell? ¿apple? ) se beneficiando da mutilação alheia.

"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
Comentário de Dm7
Não é irrelevante esse: Não é irrelevante esse tipo de questão no modelo do software livre? Eu penso que sim!
Comentário de HAmc
Não é FUD, muito menos profecia.: Confesso que havia lido este Review do Fedora 8 antes mesmo da notícia da ZDNet, inclusive as datas dos artigos mostram isso. O review não é uma consequência desta polêmica profecia, pelo contrário, o artigo da ZDnet que claramente buscou seu fundamento neste e outros artigos comparando as duas distribuições.
Comentário de HAmc
Não é FUD, muito menos profecia.: Confesso que havia lido este Review do Fedora 8 antes mesmo da notícia da ZDNet, inclusive as datas dos artigos mostram isso. O review não é uma consequência desta polêmica profecia, pelo contrário, o artigo da ZDnet que claramente buscou seu fundamento neste e outros artigos comparando as duas distribuições.
Comentário de Paradigma
Ubunto e Fedora são duas: Ubunto e Fedora são duas merdas fedorentas...uma superando a outra pra ver qual fede mais
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004