Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ambiente de Desenvolvimento Java no Kubuntu


“Bem pessoal neste artigo, pretendo elucidar sobre a construção de um ambiente totalmente opensource para desenvolvimento de aplicações Java (J2SE, J2EE), logo podemos falar que este nosso material irá tratar dos seguintes assuntos:

1. Obtenção e instalação do Kubuntu
2. Instalação do Interpretador e compilador de Java
3. Obtenção e instalação do Netbeans 6.0
4. Obtenção e instalação do Eclipse 3.3.1
5. Instalação do Servidor de Banco de dados PostgreSQL
6. Obtenção e preparação do Hibernate
7. Mozilla Firefox e seus ajudantes
8. Fonte bibliográfica

Cada assunto deste ainda vai ser detalhado para uma maior liberdade, uma vez que esta preparação pode ter várias caracteristicas podendo assim oferecer uma gama maior de recursos.”


Enviado por Rodrigo Pinheiro Matias (rodrigopmatiasΘyahoo·com·br) - referência (rodrigopmatias.wordpress.com)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Douglas Augusto
Incoerência: Primeiro é dito que o ambiente será *totalmente* Open Source:

(...) elucidar sobre a construção de um ambiente totalmente opensource para desenvolvimento de aplicações Java (...)

Mas adiante dizem que usarão o *proprietário* Java da Sun:

(...) vamos optar pela versão 1.6 ou 6.0 do java da SUN (...)
Comentário de mr payback
Proprietário? Acho que: Proprietário? Acho que está meio desatualizado em relação à notícias sobre software livre hein amigo?

http://www.fsf.org/news/fsf-welcomes-gpl-java.html
Comentário de Dragon
Incoerência??: Java não é mais proprietário há dois anos. É controlado, como qualquer projeto opensource, pra que não vire bagunça. Atualize-se!
Comentário de Douglas Augusto
Ai ai ai...: O Java da Sun *ainda* é proprietário sim. Atualmente a única versão funcional livre do Java Sun vem do projeto IcedTea[1] --basicamente OpenJDK + Classpath. Neste momento, no entanto, ele é um projeto incompleto, imaturo e em muitos pontos incompatível com as especificações do Java da Sun.

Se o autor tivesse instalado o IcedTea --ou mesmo insistido com o GCJ-- poderia sim dizer tratar-se de um ambiente Open Source para desenvolvimento em Java. Mas em vez ele preferiu usar uma versão proprietária do Java[2], tornando seu ambiente, ao contrário da expectativa inicial, não totalmente Open Source.

1. http://fedoraproject.org/wiki/Features/IcedTea
2. http://java.sun.com/javase/6/jdk-6u3-license.txt

Comentário de Douglas Augusto
Ai ai ai...: Por que você acha que o pacote sun-java6-jdk[1], o pacote instalado pelo autor do artigo, é hospedado no repositório multiverse do Ubuntu, que é uma seção destinada a pacotes não-livres[2]? Oras, porque ele é proprietário[3], logo não é Open Source. Se um componente do ambiente não é Open Source, o ambiente em si, obviamente, não é totalmente Open Source, o que portanto expõe a incoerência do autor.

1. http://packages.ubuntu.com/gutsy/devel/sun-java6-jdk
2. http://www.ubuntu.com/community/ubuntustory/components
3. http://changelogs.ubuntu.com/changelogs/pool/multiverse/s/sun-java6/sun-java6_6-03-0ubuntu2/sun-java6-jdk.copyright
Comentário de mr. payback
Sem dores agora, ok?: http://www.sun.com/software/opensource/java/index.jsp
http://www.sun.com/2006-1113/feature/index.jsp
Comentário de Douglas Augusto
Não entendi o que links: Não entendi o que links sobre anúncios da liberação do Java da Sun, um projeto atualmente em progresso (OpenJDK), poderiam refutar o fato de que o autor usou em seu ambiente "totalmente" Open Source uma versão ainda proprietária do JDK da Sun. E se ele constrói um ambiente com uma versão proprietária de um de seus componentes --e crucial, diga-se de passagem--, é óbvio que o ambiente não pode ser chamado de totalmente Open Source. Esta foi minha crítica.

Nos comentários anteriores apontei inclusive para a licença (proprietária) de distribuição do sun-java6-jdk utilizada pelo autor. Como se não bastasse, curiosamente, o pacote encontra-se categorizado em uma seção não-livre do K/Ubuntu. Esclarecido?
Comentário de chun
...: mas tu é chato hein ?

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004