Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

UOL Tecnologia: Uma comparação entre Internet Explorer, Firefox e Opera

“Conforme essa noticia publicada no Uol foi realizada uma comparação entre 3 navegadores com suas vantagens e desvantagens: Internet Explorer; Firefox e Opera. Trecho: ' Uma certeza é que, desde novembro do ano passado, a Microsoft viu a fatia do Internet Explorer diminuir de 97% para cerca de 87% no uso dos navegadores de internet. O Firefox está com cerca de 8%, e o Opera, com menos de 1%. Para tentar reagir, a Microsoft desenvolve uma nova versão do Internet Explorer, mas seu lançamento ainda não tem data prevista. '

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Mario
Interessante!: muito interessante a materia, bem explicativa, quase neutra.....

Mas uma coisa que me deixou maravilhado, foi usarem a palavra Cracker, tao esquecida pelos reporteres.....sempre confundem com hackers!!!


muito legal a materia...
Comentário de StanStyle
Instável?: Classificar com a palavra "Instável" a navegação em sites de banco não deixa claro a que ele se refere.
Instável porque ele "dá pau"? Mal exibição? O que ele se refere?
Sites de banco em muitos casos usam applets - que não foram criados pela W3C - ou possuem java-scripts fora do "padrão" (ou como ele diz "mal feitos"). O certo então é afirmar que o site do banco que é instável e não o navagador, ou melhor, o web designer que criou o site é metalmente instável :]

Comentário de ano@nimo.com
"... FOI USAREM A PALAVRA CRA: "... FOI USAREM A PALAVRA CRACKER, TAO ESQUECIDA PELOS REPORTERES.....SEMPRE CONFUNDEM COM HACKERS!!!

muito legal a materia..."

Perfeitamente bem colocado !!!!!
Comentário de Hugo
hmmm: O artigo possui alguns erros:
ex.:

Ele fala dos defeitos do Opera:

"Não incorpora teclas de atalho do Internet Explorer"
Ei! isso é um navegador e não um clone do IE!!!

"Incompatibilidade" (javascript)
Como todo mundo aqui sabe 95% dos casos esse problema é do javascript que utiliza extensões proprietárias, por isso o incompativel no caso é o site.

"Abas.." quem colocou abas primeiro? Opera ou Netscape/Mozila ? não sei mas tenho dúvidas se foi realmente o Mozila

Sobre as qualidades do IE:

"Agilidade nas correções"
Bem.. se o autor quiser eu mostro a ele 20 bugs de renderização de CSS1 (o qual o IE diz suportar) que existem e são conhecidos por todos a anos.

Apesar disso ainda é o texto melhorzim que vi por ai sobre comparação de navegadores.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de hamacker
-: Estou esperando que alguns internetbanking saia do "IE-Only" e o jornalista (ou seria comentarista) me vem com essa de "instavel para uso com bancos". Estou indignado. Onde os internetbankings são compátiveis com os padroes abertos, todos os browsers funcionam 100% perfeitos.

Onde os internetbankings só funcionam com o IE é porque os bancos adotaram extensões proprietária da microsoft como o famigerado e inseguro ActiveX. A maior parte dos virus vem por causa desses ActiveX's que devem ficar ativado no IE porque o internauta precisa acessar bancos.

Os profissionais responsáveis por fazer esses internetbanking frajutos vão olhar a matéria e concluir que "- É, fazer o internetbanking só para IE foi uma decisão acertada, voce viu a materia do UOL que diz que os outros navegadores são instáveis para usar o internetbanking ?"

Quando na realidade o problema está com os bancos e não nos softwares que se adequam 100% a protocolos abertos.


Comentário de danielmrj
Devemos lembrar de quem faz c: Devemos lembrar de quem faz coisas boas, e eu posso dizer que o site do itau funciona perfeitamente no firefox e konkeror, ja o site da caixa... tsc tsc tsc lámentável
Comentário de dmorales777
Não tão bom assim: Para mim, o artigo peca quando deixa de listar várias vantagens do Firefox, e as menciona nas vantagens do Ópera. Se é uma vantagem de um, significa que não é vantagem para o outro??? E dá a impressão que o Firefox não possui esses recursos (do Ópera), o que não é verdade.
Tem muito chão pela frente!
Comentário de Daniel Dantas
Funciona no site da Caixa: Uai, o meu mozilla funciona perfeitamente no site da caixa. A gente poderia fazer uma lista dos sites dos bancos que funcionam bem nos navegadores. A minha está aqui:

konqueror(3.4.1): banco do brasil (não funciona com o da caixa)
mozilla(1.7.7): banco do brasil e caixa

A única ressalva que tenho que fazer é que os applets java desses sites só funcionam com o java da sun. O blackdown não funciona e o da ibm não testei.
Pior, o artigo dá a entender que o problema é do navegador mesmo. Se bem que a evolução dos jornalistas é considerável. Imagina um artigo desses há 1 ou 2 anos atrás. Com certeza, ele falaria que o opera e o firefox são os piores navegadores só porque não funcionam no site do banco do brasil, mesmo que ele tenha se esquecido de instalar o java. O artigo não é 100%, mas já é uma grande evolução.
Comentário de lordello
Comparação Falha, normal ;-): É gente, depois de ler esse artigo, começo a ver um luz no fim do túnel. Aparentemente a cegueira dos usuários do IE está se dissipando.
Eu sempre escuto das pessoas as seguintes frases:

"Não uso outros navegadores porque eles não funcionam em determinadas páginas. Porque eles não se adequam às páginas?"

Acho que é assim que pensa os 87% de usuários do IE. Pelo menos esse repórter deixou bem claro duas coisas:

- Nem todo hacker é cracker.
- As páginas tem problemas e não o navegador.

Uma coisa bem falha do artigo é quanto à atualizações automáticas. Quando é encontrada uma falha no Firefox, no máximo 24horas o problema já foi resolvido. No IE o prazo já é de uma semana (ou mais).
Agora, não adianta muito ter atualizações se o usuário não as baixa. Nisso o Firefox leva uma grande vantagem, pois ninguém em sua consciência plena iria ignorar uma caixa de diálogo do tipo "Atualizações disponíveis, Deseja instalar? (Sim) (Não)" e um ícone vermelho no topo da tela. Coisa que só o Windows XP faz, o Win98 só póssui isso se o usuário instalar, a instalação desse utilitário não é automática, nem mesmo faz parte das atuali8zações de segurança. Eu ainda acredito que 70% dos usuários do Windows ainda usem o Win98, somente máquinas mais novas tem Windows XP.

Eu não ligo se páginas não abrem no Firefox ou no Opera, se não abre eu simplesmente ignoro. O grande problema são os bancos. O itaú não tem uma tecnologia 100% compatível, eu tentei entrar no Itaucard, mas eles usam um javascript safado que não aceita a minha senha, diz que eu ainda não a digitei -.-
Um banco no qual não tenho muitos problemas é o Bradesco. Na página de Consórcios é preciso usar o Mozilão, pois não aceita digitar a senha no Firefox, mas fica tudo em família ;-)
Longa vida ao Firefox.

Gentoo 2005.0 AthlonXP GNU/Linux-2.6.12
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello
/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
X ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
/ \
Comentário de Pikachu
As abas existem no Ópera ant: As abas existem no Ópera antes mesmo do Mozilla existir.
Comentário de Domus
Gente ninguem aqui é corrent: Gente ninguem aqui é correntista do HSBC não? eu nunca vi banco para abrir tao perfeito quanto ele no gecko, nao depende de java, e nem mesmo applet, nao sei que tecnologia eles usam, pois o sites deles é muito leve, e as fontes que sao usadas no portal, nao distorcem, quando exibidas no gecko do linux ou gecko do windows, simplesmente o aspecto das fontes ficam perfeitamente identicas, o portal ultimamente, se reformulou, mas o internet banking ainda é o mesmo para os correntistas, observem na parte inferior a direita do site "ferramentas uteis" alguem sabe dizer se aquele recurso de aumentar e diminuir texto está de acordo com a W3C? pra mim o HSBC é um bom exemplo de banco, que nao amarra um padrao fechado na abertura
Comentário de adilson
Eu sou: E ia mesmo citar isso.
Sou cliente do banco a muitos anos e logo que eles lançaram o internet banking não funcionava bem com outros browsers. Eu fiz um relatório de problemas, mandei para eles, recebi retorno perguntando mais alguns detalhes e eles corrigiram os problemas. Foi muito tranquilo e eles ainda ficaram agradecidos.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de TiagoW
Uso o Firefox 1.0.4 e ele abr: Uso o Firefox 1.0.4 e ele abre perfeitamente o home banking do Banrisul. Porém apresenta problemas ao no site da Banrisul Corretora (não abre algumas paginas).
Vale lembrar que o Banrisul é um grande incentivador e um grande case de sucesso do Linux, tendo sido um dos primeiros a adotar o S.O. em todos os seus caixas eletronicos.

http://www.linux.org/people/banrisul_portugues.html

Agora chega pq eu não estou ganhando nada com essa propaganda! ;)

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004