Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançada a versão 1.4 do KOffice

“A versão 1.4 do KOffice, o conjunto de aplicativos de escritório do KDE, foi lançada hoje (21/06/2005). A principal novidade desta versão é o uso do formato de arquivos OpenDocument da OASIS, o mesmo usado no OpenOffice 2.0 beta. Há também dois novos aplicativos, o kexi (um aplicativo de gerenciamento de dados no estilo MS Access) e o krita (edição de imagens). Mais detalhes e links com detalhes dos aplicativos incluídos na notícia original.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Wconserta1
Finalmente saiu o Koffice 1.4: Esta versão estava promentendo bastante, vou testa-la assim que tiver oportunidade, agora legal eles terem liberado o Krita , que para quem não sabe seria o Gimp para KDE , ou seja um Photoshop vindo no pacotes Office do KDE , pela fotos este promete bastante assim a aparencia dele lembra mais o photoshop do que o Gimp

http://www.koffice.org/krita/screenshots.php
Comentário de Douglas Augusto
Excelente notícia. É sempre: Excelente notícia. É sempre bem-vinda essas alternativas. Nota-se uma clara evolução nos componentes do KOffice.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de nemesis
lembrando...: ... que kexi é um aplicativo stand-alone, ou seja, não é necessário instalar a suíte inteira se não quiser. Contraste isso com as centenas de MBs necessários para baixar e instalar o OpenOffice se vc só quer usar um ou outro aplicativo...


Suítes monolíticas são coisa do passado...

*edit* putz! dêem uma olhada no site do projeto! o logo é impagável! :))

http://www.kexi-project.org/


;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de SS_Sputnik
Kennedy: Mais engraçado que isso é quando eles parafraseiam Kennedy: "Ask not what Kexi can do for you, ask what you can for Kexi" na campanha para atrair novos voluntários.
Comentário de hamacker
-: Alguem sabe como anda os filtros do MSWORD no KWrite ?
Alguns meses atras fiquei sabendo que o OpenOffice e KOffice iriam compartilhar esses filtros, estou usando o OpenOffice2 e a compatibilidade com o msword é muito boa, não chega a ser um expetaculo, mas é bom.
Comentário de nemesis
francamente...: ... eu espero que os filtros sejam um lixo e obriguem as pessoas a usar formatos abertos e nativos. Se o OO se popularizar, isso poderia se tornar norma. Ou ao menos intercambiar documentos em PDF...

pode parecer utopia, mas quando Stallman começou, também parecia...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Wconserta1
Não de seve pensar assim poi: Não de seve pensar assim pois queira o não queira temos que conviver com arquivos feito no office da M$ , e que não adota os formato aberto do OO, enfim quanto mais as importações de arquivos do M$-office(97/2000/xp) principalmente, fara o programas aberto mais usados
Comentário de rafaelkafka
Dependência de correções automáticas: O que tenho visto em relação a edição de imagens é uma dependência das pessoas daquelas ferramentas automáticas do limitado photoeditor e a cobrança de que o gimp as ofereça.

Eu espero que o kyta as tenha porque tem me enchido o saco com esse tipo de pedido, pior, determinando a qualidade do software a partir disso.

É a velha e trágica preguiça mental.

Rafael Kafka
Comentário de Wconserta1
É verdade o que dis sobre pr: É verdade o que dis sobre preguisa de se adaptar a um novo estilo de edição de foto, porem vamos ver por outro lado , uma pessoa que sempre usou photoshop, photopaint, macromedia-fireork e photo-editor e sempre se abitou a desenhar e fazer suas edições , acaba tendo um grande choque ao usar o gimp e photoshop do MAC-OS , sei disso pois ja reparei que o pessoal que usa o photoshop no windows quando vam migrar para maq-os sentem este cheque do mesmo modo quando vam usar o gimp em qualquer OS

Enfim espero que o KRITA sirva como uma opção viavel a edição de imagem
Comentário de mobral
Caro, : Caro,

você, é irmão, do wrochal ?

Vá escrever errado assim lá no LinuxIT.

Falou
Comentário de Ivan
Pacotes Debian?: Alguém sabe se já existem pacotes para o Debian/Kurumin?
Comentário de wrochall
Caro, : Caro,

o spawn sabe rsrsrsrsrs,

é verdade qaudno, eu, digo ele é meu hirmão, westraga ou wconserta, nome dele rsrsrsrsrs

falou,
Comentário de JoeFerr
A verdadeira questão dos software editores de imagem: Sou professor de Computação Gráfica em cursos de Ciência da Computação e Design Gráfico. Sou usuário do Linux (e um entusiasta) e por motivo de necessidade do Windows (apesar de gostar muito do Mac OS X, este sim é melhor que o da M$).Com relação aos comentários a respeito do Krita tenho a dizer o seguinte.
1) Ainda não usei o Krita mas fico contente com o fato dele ter sido liberado!
2)Concordo que há uma certa preguiça em adoção de novos softwares de usuários. Penso que isso na verdade é do ser humano e não necessáriamente uma questão ideológica (isso na maioria das vezes). Mas há também a pura e simples "má vontade" também, medo do novo, essas coisas.
3) O Gimp como edição de imagens bitmap trabalham em RGB e HSV (ou HSB como preferem alguns). Estes formatos é um formato que tratam a cor como uma decomposição da luz, por isso são chamados de formatos "cor luz" ou de cores aditivas; onde o a união de todas as cores resulta no branco e a ausência no preto.
4) Existem os formatos de cor chamado de "cor pigmento" onde o mais famoso é o CMYK, usado em impressoras jato de tinta e gráfica. Este formato é diametralmente o oposto do formato de RBG, ou seja, a adição de todas as cores resulta no preto e ausência no branco. Também é chamado de formato de "cor subtrativa".
5) O formato CMYK é em seu espectro de cores menor que o RGB por isso a conversão nem sempre é totalmente possível. Existe algorítmos que minimizam as perdas como o "colorímetro relativo" e o "colorímetro absoluto".
6) Existe ainda o gerenciamento da conversão de RGB para o CMYK, além do tratamento direto em CMYK bem como o controle de todos os detalhes deste processo, como por exemplo, o controle de até a expansão do ponto de tinta que incide na folha de papel no momento da impressão na gráfica.
7) O GIMP já consegue converter de RGB->CMYK mas o controle do processo ainda é deficiente. A equipe tinha prometido o controle de CMYK para a versão 2 mas não deu. Estão implementando aos poucos pelo que percebo do desenvolvimento. (Não posso afirmar qual versão estará completa)
8) O que faz o Photoshop tão bom, é o fato dele controlar todos os aspectos da conversão de RGB->CMYK evintando no mínimo as perdas, o tratamento de cores diretamente no CMYK e o controle extremamente preciso do "ganho de ponto" e níveis de tinta no momento da impressão.
9)Agora para tratamento caseiro ou mesmo profissional, quando este não envolver publicações impressas de altíssima qualidade técnica, o GIMP dá conta do recado. Uma área interessante no tratamento profissional é os setores que trabalham simplesmente com "cor luz" (RGB) como a WEB e o vídeo em geral.
10) Quanto à interface existe o "fork" do GIMP chamado GIMPShop que facilita a migração de uma interface para a outra.,0
11) Espero que tenha contribuida para discussão e para ser sincero, não vejo a hora do GIMP ter "total controle em CMYK"! Ai sim poderemos dizer sem medo de sermos repreendidos por alguns que o GIMP faz "tudo" que o Photoshop faz.
Comentário de JoeFerr
Me desculpem os Erros!: Me desculpem os erros de português (concordância e ortografia). Devia ter lido o texto antes de enviá-lo.
Aproveito para dizer reiterar que torço para o GIMP e não estou defendendo pura e simplesmente o código fechado.

Comentário de Wconserta1
Concordo com que disse, e fal: Concordo com que disse, e falou uma grande verdade sobre o Gimp, o que falta para ele é um suporte melhor do CMYK para ser adotados em grafica, a vezes eu participo das comunidades do Gimp e os proprios usuarios do mesmo admite que a deficiência do Gimp ainda é o CMYK.

Quanto a aparência do Gimp acho que isso acaba sendo o de menos, o Gimp foi feito visando a usabilidade do pessoal que usa mais mais o MAC-OS , ja cheguei a trabalhar com o Photoshop feito para MAC e a semelahnça é grande com o Gimp, o Problema mesmo acaba sendo com os usuarios do Windows acostumando com o estilo do Photoshop/PhotoPaint .

Para estes usuarios insatifeito com o Gimp, tai a resposta da comunidade o KRITA.

OBS se tiver algum erro de digitação me perdoe a quem ler meio post
Comentário de Manoel Pinho
Ninguém comentou sobre o kexi: Ninguém comentou sobre o kexi. Pelos screenshots e recursos que estão no site, parece um software muito interessante como uma alternativa ao MS Access e mesmo ao OpenOffice 2.0 (que agora vem com um banco de dados feito em Java).

http://www.kexi-project.org/

(o site foi "slashdotado" e está lento, mas quando puderem vejam esta página e os screenshots).
Comentário de stpa
Também...: Instalei aqui mas ainda não fui fundo. Por enquanto, não consegui importar um banco mdb ou o do PostgreSQL. O Kexi não lê, pelo menos por enquanto, bancos do PostgreSQL que não tenha sido criados por ele. Apenas importa, uma limitação bastante incômoda. Como tenho uma grande quantidade de dados, tanto em mdb quanto no PostgreSQL, não me dispus a criar do zero um banco no Kexi.

Tenho procurado uma alternativa ao Access que possibilite a criação de formulários com as mesmas capacidades e facilidade de uso. Já testei várias, como o Knoda e o Rekall, sempre usando o PostgreSQL como base para os dados. Os formulários mais complexos feitos no Knoda são muito lentos e um tanto rudimentares. O Rekall, na minha máquina, tem problemas com o latin-1 (iso-8895-1) do meu banco de dados. Vamos ver se o Kexi resolve meus problemas.
Comentário de wrochal
Vejam abaixo quem é o falso: Vejam abaixo quem é o falso wrochall:

De: storm detonator
Responder-A: storm detonator
Para: William da Rocha Lima
Assunto: to queimando o teu filme
Data: Tue, 21 Jun 2005

Sem comentários..
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004