Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais sobre a adoção de Software Livre nas Forças Armadas

“No final de junho, a Marinha e a Aeronáutica apresentarão ao Ministério da Defesa seus planos formais para a adoção de software livre - programas de computador que podem ser instalados, copiados e modificados sem o pagamento de licença de uso - em todas as suas unidades. Com isso, seguirão o Exército, cujo projeto de migração foi aprovado em 22 de outubro de 2004 e se encontra em estágio avançado de execução. Cerca de metade dos mais de 30 mil computadores do Exército já mudou para sistemas livres. A expectativa é de que até o fim do ano a migração seja concluída. Segundo o gerente de informática e telecomunicações da administração central do Ministério da Defesa, Luiz Roberto Amaral Varreto, o objetivo é de que, em um futuro não muito distante, as Forças Armadas do Brasil operem quase totalmente baseadas em software livre. A migração será gradual, mas a idéia é de que em médio prazo somente alguns poucos softwares específicos que não apresentam similares em plataforma de código aberto sejam preservados. (...) Outro ponto favorável, segundo Gil, será a possibilidade de atender a uma demanda reprimida de R$ 11 milhões em licenças de programas de computador que o Exército não teve recursos para comprar. 'O que estamos objetivando é diminuir o gastos', diz. Além da economia, o plano de migração visa a uma independência de fornecedores privados de tecnologia. 'É uma questão técnica e econômica e, portanto, estratégica para o Exército. Também entra no critério de independência tecnológica e independência de um fornecedor único', diz.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de mpiffer
Sou piloto da Aviação do Ex: Sou piloto da Aviação do Exército e o meu batalhão está uma das primeiras unidades a empregar o soft livre.
O processo começou trocando o Outlook Express pelo Thuderbird. Depois o MS Office foi trocado pelo OO, mas os documentos ainda são gravados nos formatos da MS, pois a imensa maioria dos computadores ainda não tem o OO instalado.
A última fase, que irá encontrar a maior resistência (acho eu), é a da troca do Win 98 pelo Kurumin.
Comentário de nemesis
win98?!: Depois que porem as mãos em um sistema moderno como o Kurumin, a resistência passa... mas, estou equivocado ou o Kurumin não é apenas em Live-CD? é possível instalá-lo em HD? caso contrário, duvido que se popularize no mesmo hardware que esteja rodando a velharia do win98...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de brain
Instalar em HD: Sim, é possível e até relativamente fácil instalar a maior parte dos Live CDs no HD e usá-los (em maior ou menor grau) como uma distribuição comum. A maior parte deles traz ferramentas de instalação - é o caso do Kurumin.
Comentário de evolverzilla
Problema com adoção? Acho que não: Acho que na verdade não teriam grandes problemas de adoção pelos usuários tendo em vistas os diversos gerenciadores de janelas existentes. Muitos deles com aparência similar ao windows. Pode até ser que o usuário no começo note a diferença mas facilmente acostuma. O problema mesmo seria o treinamento do pessoal de suporte e instalação.
Comentário de mpiffer
Eu não sou profissional de i: Eu não sou profissional de informática. Uso o Slack em casa desde 99, mas, tenho contato com o computador no trabalho uma ou duas vezes por dia. Os softs que eu citei (e está escrito no artigo, SNME) são apenas para os usuários finais.
Os servidores estarão usando o Debian e os Exército está ministrando cursos para os que trabalharão com eles.
Comentário de Luc
Win 98: Eu uso Win 98 todos os dias e sou muito produtivo com ele. Até faço muito mais coisas que a maioria das pessoas nem pensa em fazer com XP ou com Linux. Ademais, meu trabalho exige uso de programas que não têm similar em Linux e os que eu uso não funcionam com o Wine (eu já tentei).

Eu pediria baixa das forças armadas se fosse *obrigado* a trocar meu Win 98 por um Linux e fazer o trabalho que eu faço. Ainda mais um Debian.

Nemesis, diz aí alguma coisa que você faça com o Linux que eu não seja capaz de fazer com "a velharia" do Win 98. Diz aí. Para você não perder seu tempo, já vou avisando que tenho Cygwin e sete linguagens de programação instaladas, sem contar o Bash e o WSH. Então, vamos lá. Eu truco!

Estou esperando.
Comentário de mpiffer
Desculpem pelos erros de port: Desculpem pelos erros de português. Estou meio dormindo ainda...
Comentário de Wconserta1
Do modo que usa vejo que aten: Do modo que usa vejo que atende suas nescessidades a mistuda de win98 com os programas gnu via Cygwin, porem me diz uma a coisa, e a estabilidade como fica ? , eu tambem convivo com maquina com win98 e sei como é instavel usar o win98 mesmo com windows update e troncando IE pelo firefox.
Comentário de hamacker
-: A segurança nacional se desfazer de software proprietário acho que não é apenas uma questão de economia, mas também de soberania. Significa produzir suas próprias tecnologias (provavelmente proprietárias) usando Softwares livres e padroes livres.
É claro que ninguem é inocente, códigos livres podem ser usadas para *matar* ou para produzir algo ainda pior, mas até aí nada de novo na terra dos humanos. Dizem que Santos Dumont suicidou-se depois de ver sua invenção ser usada para o mal, se esse mal pegar, já imaginou a lista dos nomes do software livre ?


Comentário de brain
resistência: Eu concordo com o mpiffer, acredito que vá haver muita resistência a mudanças, de forma até apaixonada, por usuários que não têm nenhuma dúvida de que o Windows 98 é mais vantajoso para eles, e que ameaçarão até mesmo pedir baixa se forem obrigados a usar alguma outra coisa fora de seus paradigmas pré-existentes. Alguns deles aceitarão considerar em sua argumentação as vantagens apontadas pela corporação ou a decisão estratégica traçada, outros terão atitudes de pura birra, desafio e confronto. Como ocorre em qualquer mudança de paradigma.
Comentário de nemesis
Linux: "Eu pediria baixa das forças armadas se fosse *obrigado* a trocar meu Win 98 por um Linux e fazer o trabalho que eu faço."

Bom saber que suas necessidades são as mesmas do Exército. Bom saber que você acha que o Exército é tão bagunçado que não deve ter feito uma pesquisa séria sobre suas necessidades de aplicação e sobre impactos de transição.

"Ainda mais um Debian."

Ele disse Kurumin. Debian seria para servidores, embora o que tem de errado numa distribuição tão estável e com porrilhões de pacotes de software?

"Nemesis, diz aí alguma coisa que você faça com o Linux que eu não seja capaz de fazer com "a velharia" do Win 98. Diz aí. Para você não perder seu tempo, já vou avisando que tenho Cygwin e sete linguagens de programação instaladas, sem contar o Bash e o WSH. Então, vamos lá. "

bem, se você tem o Cygwin instalado, realmente não há nada que você não possa fazer no Win 98 que possa no Linux. Mas isso não é mérito do sistema obsoleto, mas sim do Cygwin, que nada mais é que um ambiente *nix no Windows. Lembrando que possíveis instabilidades, bugs e a insegurança do sistema base ( Win 98 ) vai prejudicar a experiência, claro. Ou seja, com Cygwin você ganha toda a facilidade de uso do *nix com a estabilidade de infraestrutura do Win*. :)

De qualquer forma, vou dizer não o que um usuário final como você pode fazer, mas sim o que o Exército pode fazer com o Linux, que é vantajoso para eles, e não pode fazer com Win*: customizá-lo às suas necessidades de todas as formas possíveis sem ter que gastar um tostão em upgrades tampão fajutos e compulsórios.

ei, ter 7 linguagens instaladas e não usar nenhuma é desperdício, hein? ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de CWagner
HEHEHEHE... se pedirem baixa: HEHEHEHE... se pedirem baixa eu me alisto novamente só pra usar Linux no trabalho.

Sei que é besteira, já passei da idade, mas se uma pessoa que mudou o modo de vida de uma sociedade civil para um regime militar não conseguir mudar de sistema operacional, mesmo por ordem superior, a ponto de pedir baixa, talvez tenha que repensar um pouco a sua vida em geral. Talvez não esteja fazendo o que realmente gostaria de fazer, e por isso talvez, eu disse talvez, não esteja fazendo o melhor na sua profissão.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Patola
Coisas pra tentar: Nemesis, diz aí alguma coisa que você faça com o Linux que eu não seja capaz de fazer com "a velharia" do Win 98

Usar o Evolution?

--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Luc
Méritos: Lamento, Nemesis, mas você disse bobagem. O Cygwin faz parte do Windows tanto quanto o GNU faz parte do Linux, que é só um kernel. Isto é, estão no sistema porque alguém instalou. Cada distro ou usuário põe o que quiser no sistema, e usuário de Windows também. Não constitui nenhuma trapaça ou falta de mérito eu ter o Cygwin.

A moral da história, que deveria ser óbvia, é que uma ferramenta não é nem mais nem menos do que o que fazemos dela. E que suas capacidades e limitações dependem muito das capacidades e limitações que quem a usa. E esse conceito de "ferramenta" encaixa-se muito bem nas propostas do software livre.

Windows 98 seria "velharia" e "obsoleto" se tivesse cumprido as tarefas e sido útil outrora e não cumprisse mais as tarefas e não fosse mais útil agora. Mas quase nada mudou. Eu continuo navegando, trocando e-mail, usando Office, trabalhando, programando, chateando no ICQ, ouvindo música e até arriscando umas garatujas no The Gimp. Então, por que o Win 98 há de ser chamado de "velharia" ou "obsoleto"? Na verdade, eu vi no ano 2000 um escritório com 3 máquinas que faziam quase tudo isso com Windows 3.11. Juro!

E se fosse um Linux bem antigo fazendo tudo isso, será que você chamaria de velharia?

Na verdade, você foi preconceituoso, assim como tanta gente é preconceituosa quando ouve falar em Linux.
Comentário de Luc
Outlook: 1) O Outlook é tão bom quanto o Evolution. Eu já experimentei os dois. Sim, o Outlook tem defeitos. O Evolution também.

2) Tirando a função de calendário do Evolution, o Pegasus, o Calypso e o TheBat! dão um banho em qualquer programa de e-mail livre. O Eudora também não pode ser desprezado.

3) Muito fraco esse argumento do tipo "usar programa tal". Usários de Linux também não podem rodar vários programas que rodam no Win 98 (e não rodam no Wine). Seu argumento deveria ser "enviar e receber e-mail e anotar compromissos no calendário". Acho que você não argumentou desse jeito porque sabia que seria fácil demais para eu rebater.

Próxima!
Comentário de Luc
Estabilidade: A estabilidade poderia ser melhor. Tenho que reiniciar a cada dois dias, senão tudo começa a "esfarelar". Mas eu também não tenho mais idade para ficar dois dias sem dormir. E isso aqui é uma estação desktop, não um servidor.

Taí, servidor. Uma coisa que o Win 98 até faz, mas muito mal.

Mesmo assim, faz. :-)
Comentário de
Felicidade e saúde: Eu acho que você deve continuar usando o sistema que prefere, se esta opção lhe é oferecida e as alternativas propostas o perturbam a ponto de levantar a hipótese de pedir demissão se a organização o obrigasse a mudar. Acredito ainda que este tipo de reação deve ocorrer com alguns funcionários em todas as organizações que decide mudar de plataforma, e cada uma delas tem uma maneira de lidar com a situação.

Acredito que haja aplicações a que você tem acesso hoje que não teria se rodasse outro ambiente qualquer, assim como acredito também que usuários de outros ambientes têm acesso a recursos que para você podem não estar disponíveis, embora talvez eles não lhe façam falta.
Comentário de Luc
Demissão: Até você, brain?

Quando eu falei em "pedir baixa", falei de brincadeira ou exagero. Só quis dizer que iria me aborrecer muito. Muito mesmo.

Principalmente se for Debian. :-)
Comentário de Manoel Pinho
"Eu uso Win 98 todos os dias: "Eu uso Win 98 todos os dias e sou muito produtivo com ele. Até faço muito mais coisas que a maioria das pessoas nem pensa em fazer com XP ou com Linux. Ademais, meu trabalho exige uso de programas que não têm similar em Linux e os que eu uso não funcionam com o Wine (eu já tentei)."

Você não é produtivo por causa do win98, mas por estar usando programas apropriados para o seu trabalho e por estar treinado na operação deles.

Eu sou mais produtivo no linux e se usasse windows não teria a mesma produtividade porque não teria como comprar (um verbo não muito conhecido pela maioria dos usuários de windows) os programas que uso.


"Eu pediria baixa das forças armadas se fosse *obrigado* a trocar meu Win 98 por um Linux e fazer o trabalho que eu faço. Ainda mais um Debian."

Ainda bem que você não serviu/serve na minha OM, senão ia pegar uma cadeia antes de dar baixa nas forças armadas por desacatar ORDENS superiores, porque usar software livre sempre que possível é uma determinação do Ministério da Defesa :-)


"Nemesis, diz aí alguma coisa que você faça com o Linux que eu não seja capaz de fazer com "a velharia" do Win 98. Diz aí. Para você não perder seu tempo, já vou avisando que tenho Cygwin e sete linguagens de programação instaladas, sem contar o Bash e o WSH. Então, vamos lá. Eu truco!"


O cygwin é um quebra-galho para tornar o windows mais "amigável" para os geeks, mas o desempenho é sofrível quando comparado ao linux e tem muito menos pacotes do que qualquer distribuição linux de uso geral.

Realmente tem algumas coisas que não consigo fazer no linux que os usuários de windows 98: pegar vírus, worms, spywares, ter um péssimo gerenciamento de memória (o win98 não lida muito bem com muita RAM, veja http://www.bpiropo.com.br/memo20020304.htm ), monopolizar o uso da máquina com um único usuário (enquanto que com linux eu coloco vários terminais gráficos numa única máquina), etc.


"Tirando a função de calendário do Evolution, o Pegasus, o Calypso e o TheBat! dão um banho em qualquer programa de e-mail livre. O Eudora também não pode ser desprezado."

Eu também não gosto muito do Evolution, mas dizer que o Eudora e Pegasus é melhor do que o Mozilla Thunderbird (tanto no windows quanto no linux) é demais. Eu adoro o tratamento anti-spam do Thunderbird.

Comentário de Patola
Próxima!: Ok, segunda tentativa: gravar CD e assistir DivX ao mesmo tempo?
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Luc
Liberdade: "Ainda bem que você não serviu/serve na minha OM, senão ia pegar uma cadeia antes de dar baixa nas forças armadas por desacatar ORDENS superiores, porque usar software livre sempre que possível é uma determinação do Ministério da Defesa"

Excelente observação! Pegar uma cadeia! O ambiente e a cultura das forças armadas são prova cabal de que não é o software que faz alguém livre. Obrigado. Eu jamais teria me dado conta disso se você não dissesse isso.

mas dizer que o Eudora e Pegasus é melhor do que o Mozilla Thunderbird é demais.

Então eu aposto 10 real e uma cocada que você não tem conhecimento de nem da metade do que faz o Pegasus. Principalmente aquela metade que o Thunderbird *não* faz. Mas ele roda no Wine. Experimenta.
Comentário de nemesis
velharia: estão no sistema porque alguém instalou...Não constitui nenhuma trapaça ou falta de mérito eu ter o Cygwin.

Tudo bem, mas veja, o que eu quis dizer é que o Win 98 por si próprio parece ter pouco a oferecer. É velho, obsoleto, instável e inseguro. Você parece estar feliz por causa do Cygwin, Gimp e outros, não por causa do Win98, que continua sem méritos...

o fato dele ter capacidade para rodar Cygwin não nos diz muito, quando percebemos que roda, mas porcamente e sem dar uma infraestrutura adequada...

Windows 98 seria "velharia" e "obsoleto" se tivesse cumprido as tarefas e sido útil outrora e não cumprisse mais as tarefas e não fosse mais útil agora.

Não, ele continua sendo velharia e obsoleto. Isso pouco tem a ver com usuários insistentes e acomodados.

Na verdade, eu vi no ano 2000 um escritório com 3 máquinas que faziam quase tudo isso com Windows 3.11. Juro!

Tem gente que continua usando aplicativos em Clipper!! o que isso tem a ver?!

E se fosse um Linux bem antigo fazendo tudo isso, será que você chamaria de velharia?

sem a menor sombra de dúvidas.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
vc está muito tenso: calma, amiguinho. vão te treinar para usá-lo adequadamente... ^_^

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Luc
Seis! Seis!: gravar CD e assistir DivX ao mesmo tempo


Hmmm... Tem que ser DivX? Eu nunca sei qual é o codec de um vídeo. Acabei de gravar um CD enquanto via o episódio 9 de The Scene. Não tive nenhum problema. Esse vídeo está gravado em DivX?

Truco! Truco!
Comentário de Luc
mais velharia: "o que eu quis dizer é que o Win 98 por si próprio parece ter pouco a oferecer"

Ué. E o Linux, sem as ferramentas GNU, menos ainda. Nem os programas, já que a maioria depende do GNU e/ou de bibliotecas que dependem do GNU. Estou desconfiado que você vê o GNU/Cygwin como uma coisa exclusiva do Linux, que roda no Windows de intrometido. Não é. É software. E roda no Windows 98. Então não é obsoleto. O Windows 98 seria desclassificado se não rodasse.

E esse papo de Cygwin já se prolongou demais. Mesmo sem ele, eu faço de tudo. Basta ter Perl, por exemplo. Eu prefiro fazer em Bash, mas que seja, tiramos o Cygwin só pra você ficar contente.

"o fato dele ter capacidade para rodar Cygwin não nos diz muito"

Diz que ele tem capacidade, ué. Você mesmo disse. Para mim, também diz que ele ainda tem muito a oferecer. E terá por muito mais tempo se não for abandonado por programadores preguiçosos que só desenvolvem para 2K/XP.

"ele continua sendo velharia e obsoleto. Isso pouco tem a ver com usuários insistentes e acomodados."

Não tem NADA a ver com usuários acomodados. E insistência pode ser a única atitude sensata em muitas situações. Por exemplo, é pela insistência que o software livre está conquistando terreno.

Você ainda não demonstrou o que eu não seria capaz de fazer com ele. Então não tem fundamento. Só está chamando-o de obsoleto para me provocar e fazer de bobo. Ainda transforma em insulto minha serenidade diante da total ausência de necessidade de upgrade. Estragou a discussão com falta de respeito.
Comentário de hamacker
-: 2) Tirando a função de calendário do Evolution, o Pegasus, o Calypso e o TheBat! dão um banho em qualquer programa de e-mail livre. O Eudora também não pode ser desprezado

Voce onfendeu o meu thunderbird, que traz extensões muito boas e um suporte anti-spam muito bom.
A proposito já usei Pegasus, era muito bom, mas tambem complexo para uma pessoa simples. O Calypso capota quando começa a chegar > 100MB e passa aquele irritante scandisk dele próprio, fora que é cheio de limitações e foi descontinuado, o TheBat já foi melhor, mas não tem como transportar os dados dum micro para o outro de forma facil como no thunderbird.

Alias eu compreendo que voce goste muito do win98, mas eu faço o contrário de voce, faço tudo no meu linux e muitas coisas que são irritantes de fazer no win é dois palitos no shell do linux.
Mas o chato de ter win98, é que é impossivel fazer tudo que o linux faz sem cair na pirataria. Mas aceito o desafio de mostrar coisas que o win98 não faz, vou citar as que lembro de bate-pronto : livecd. Já fez um livecd com win98 ? não dá né ? Ops! SSH Server, ops! Exportar NFS, ops! Suportar + de 1 filesystem além do fat32, ops! desligar o computador sem ficar com aquela famigerada mensagem "aguarde enquanto seu computador está sendo desligado" eternamente, desculpa mas é que tá dando soluços de ops! ops! travar o login sem ter que bater ESC e ter acesso ao disco local.
Como voce pode ver não consigo controlar o soluço, ops!Montar cluster, ops!, raid5 por software, ops! suporte a SATA,...ops! não dá para controlar o soluço.

Claro que para algumas soluções acima voce irá contrabalancer com softwares proprietários, mas aí eu perco, pois sei que não dá para rodar muitos games no linux e que ainda são jogaveis no win98.

[]'s
Comentário de nemesis
ok: "Você ainda não demonstrou o que eu não seria capaz de fazer com ele."

Veja, vc pode fazer qualquer coisa em máquinas Turing-compatíveis, pois são todas equivalentes em termos do que se pode computar. Por exemplo, em princípio, vc poderia recriar os gráficos de SWIII em um velho Atari 2600. Se não se incomodar com o tempo que levará para ver os resultados de mesmo um único frame, claro.

Enfim, a diferença entre uma tecnologia obsoleta como o Win98 e uma moderna como um Linux dos dias de hoje ou um WinXP não é o que você pode ou não fazer com elas, mas sim o quão melhor e mais fácil a experiência vai ser com a tecnologia mais recente.

Ninguém vai te impedir de programar aplicativos comerciais em assembly. Apenas seus concorrentes muito provavelmente te deixarão na poeira e vão ganhar seus clientes...

"E o Linux, sem as ferramentas GNU, menos ainda."

mas não é Linux, é GNU/Linux. ;)

e não, GNU não surgiu para suprir suas necessidades como usuário de Windows obsoleto: ele surgiu para criar um sistema operacional completo e livre. Algumas mentes deturpadas e doentias o portaram para ambientes deficientes, no entanto. Fazer o que, né? Liberdade e democracia significa dar voz a loucos também...

O fato é, vc pode rodar o GNU no Win98, mas isso não é muito sensato nem recomendável, visto que vai estar deixando de lado a estabilidade de um kernel *nix de lado e usando apenas as ferramentas a nível de usuário, que muitas vezes dependem de uma infraestrutura adequada para funcionarem corretamente.

"Só está chamando-o de obsoleto para me provocar e fazer de bobo."

Pelamordedeus!! olha o número lá: 98!! estamos em que ano, mesmo??!

Mas, pra mim chega dessa discussão. Com louco não se discute.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Manoel Pinho
"Excelente observação! Pega: "Excelente observação! Pegar uma cadeia! O ambiente e a cultura das forças armadas são prova cabal de que não é o software que faz alguém livre. Obrigado. Eu jamais teria me dado conta disso se você não dissesse isso."

Rapaz, você deve ser muito novo e ainda estar estudando, porque se fosse em uma empresa privada a punição para uma insubordinação dessas seria uma demissão, que em certas horas pode ser muito pior do que uma punição.

Eu falei brincando e você veio dando logo uma de pseudo-intelectual-que-não gosta-de-forças-armadas. A realidade é cruel, guerras existem e alguém tem que fazer esse trabalho, assim como existem legistas, funerárias, polícia e outras profissões. E muitos de vocês esquecem que forças armadas também servem para defesa. Se o Brasil tivesse sofrido o que uma França ou Polônia sofreram quando foram ocupadas pelos nazistas talvez dessem mais valor à Pátria e às forças armadas.


"Então eu aposto 10 real e uma cocada que você não tem conhecimento de nem da metade do que faz o Pegasus. Principalmente aquela metade que o Thunderbird *não* faz. Mas ele roda no Wine. Experimenta."

Eu não uso o Pegasus desde o windows 3.1 e não sei como ele está agora, mas se a idéia for ter um cliente de email moderno, que faz tudo o que um cliente de email deve fazer, então o Thunderbird me satisfaz.

Nssa página

http://www.pmail.com/overviews/ovw_winpmail.htm

não vi nada de diferente. Outras funcionalidades como baixar mensagens por POP3 seletivamente podem ser implementadas externamente com vários softwares livres.

Por que você não diz o que o Pegasus tem a mais ?
Comentário de Luc
Finalmente!: Finalmente alguém encontrou algo que o Win 98 não faz! Puxa, foi difícil, hein?

"SSH Server"

Resposta 1: Não sei. Não pesquisei. O que não significa que seja impossível. E isso é coisa de servidor. Não é a proposta do Win 98. Eu estava me referindo ao uso de estação desktop. Como usuário de desktop doméstico/SOHO, nunca precisei disso.

"livecd. Já fez um livecd com win98 ? não dá né ?"

Dá sim. Já vi a receita e quase me animei a fazer. É trabalhoso, mas possível. E eu só consigo ver os live CDs como demonstração. Utilidade muito limitada. E se for para fazer CD de recuperação, tenho um CD de boot em DOS que faz muita coisa. Não, não, não, não enxerga ext2, ext3 ou reiser e não faz muitas outras coisas, mas em se considerando uma máquina só Windows, cansei de resolver problemas meus e dos outros com ele.

"Exportar NFS"

Idem à resposta 1.

"Suportar + de 1 filesystem além do fat32"

Aleluia! Isso sim, o Win 98 não faz mesmo! Se bem que não me faz falta.

desligar o computador sem ficar com aquela famigerada mensagem "aguarde enquanto seu computador está sendo desligado" eternamente

Eu tinha esse problema com o Win 95. Não com o Win 98.

travar o login sem ter que bater ESC e ter acesso ao disco local.

Nunca vi nem ouvi falar nisso.

Montar cluster

Idem à resposta 1.

raid5 por software

Então faça-se por hardware, ué. Não é nenhum problema sério.

suporte a SATA

Não sei. Não pesquisei.

Mas o chato de ter win98, é que é impossivel fazer tudo que o linux faz sem cair na pirataria.

Aí você estragou sua resposta (além do seu "soluço" debochado e imbecil). Você pressupõe que todo usuário de Windows só recorre à pirataria. Eu só comprei 7 programas até hoje (além do Windows) e todo o resto eu encontro de graça. Todos valeram muito a pena. Uso muito até hoje e são de muito boa qualidade. Meu Office 97 custou caro na época (98), até passei fome (literalmente), mas com ele eu entrei em um mercado de trabalho e ele continua funcionando sem nenhum problema até hoje. Já são 7 anos pagando as minhas contas. Foi um ótimo investimento. Um outro programa me custou quase 1.000 (mil) dólares, uma tijolada, mas me abriu várias outras portas. E ainda não tem similar livre. E não roda no Wine.

BEM QUE EU QUERIA usar o OpenOffice, mas ele ainda perde muito para o Office. Muita gente tem necessidades muito limitadas e acha que ele é suficiente, mas tem gente no mundo ganhando dinheiro com o Office e usando recursos avançados que o OOo não tem. E como hoje eu ganho o equivalente a uns 3 ou 4 Offices por mês, não tem sentido eu ficar me martirizando com o OOo em vez de comprar logo a ferramenta certa, que no meu caso já está durando 7 anos. Isso seria uma enorme burrice. Dos outros programas que eu comprei, só um (Quicken) tem similar livre realmente à altura. Mas há 5 anos, quando o comprei, não havia similar à altura. E pela utilidade que ele tem, valeu a pena.

Nem todo mundo acha que PAGAR por software é um absurdo, pecado, ofensa ou humilhação. Um profissional sério e que conhece seu trabalho paga e sabe que vale a pena. E muitos linuxistas não gostam de encarar o fato de que o Windows é cheio de defeitos, mas é apoiado por uma gama muito grande de programas que são muito bons e ajudam muito e por isso é tão difícil convencer o povo a trocar. E você reforça a visão que muitas empresas têm, de que o Linux é um mercado inexistente, onde todo mundo só quer tudo de graça, e que nem vale a pena investir para fazer versões Linux porque dificilmente haverá algum retorno. Por isso até o Mac, que tem muito menos usuários que Linux, tem algum suporte oficial (com selo na caixinha) de muitos vendedores de software e hardware, enquanto o Linux é sempre tratado como marginal.

Mas todo o sentido de toda essa minha longa discussão não é travar disputa entre o Windows e software livre. Só estou dizendo que Win 98 não é obsoleto, pois tudo isso que eu comprei continua funcionando e facilitando muito a minha vida e pagando as minhas contas. Nenhum de vocês, com toda essa conversa, vai pagar sequer minha taxa do lixo, muito menos as minhas contas. Quem está pagando todas as minhas contas há anos somos eu e o Windows 98. Por isso, ele não é obsoleto. O ponto em questão era só esse, mas também se perdeu porque começou entre mim e o Nemesis, que também não discute de forma muito interessante.

"Uma ferramenta é nada mais e nada menos do que o uso que fazemos dela." Só maluco contesta isso.
Comentário de Luc
Algo a mais: Eu não percebi que você estava brincando. Por isso me pareceu absurdo alguém ir para a cadeia por pedir baixa, que é o equivalente a pedir demissão. Já pensou se a moda pega?!!!

Por que você não diz o que o Pegasus tem a mais ?

Digo. Ele tem um sistema de filtros bem melhor que o do Thunderbird, capaz de acionar muitas "ações" variadas e programáveis. Chega perto do TheBat! Isso ajuda muito em um método de seleção e/ou arquivamento das mensagens.

Também tem um sistema de modelos e respostas padronizadas (que podem ser ligadas aos filtros), que facilitam muito na hora de responder e/ou reutilizar coisas muito freqüentes.

Também permite modificar os atalhos de teclado.

E tem sistema idêntico à "Auto Correção" do MS Office, que permite digitar palavras de forma muito mais rápida. Você escreve abreviando e ele transforma automaticamente: "muas fms d s escr o q v quer" = "muitas formas de se escrever o que você quer".

Verifiquei o Thunderbird pela última vez em fevereiro e não tinha nada disso. Foi logo depois dele implementar várias contas POP em uma só pasta, coisa que qualquer programa de e-mail do Windows faz há anos.

Todos esses recursos do Pegasus estão lá há pelo menos 5 anos. Ele sempre foi muito avançado. E gratuito.

E a estrutura de armazenamento de mensagens do Thunderbird é uma bela porcaria. Migrar aquilo para outro programa ou sistema de administração de dados poderia ser implantado como castigo em qualquer prisão.

Existe um programa totalmente livre chamado Mahogany que pretende ser mais poderoso que tudo que existe. Mas está muito verde, trava demais e tem progredido a passos muito lentos.
Comentário de nemesis
"não discute de forma muito: "não discute de forma muito interessante"

imagino que sua idéia de discutir de forma interessante seja concordar que um sistema de 1998 não é obsoleto em 2005...

"Uma ferramenta é nada mais e nada menos do que o uso que fazemos dela."

sim, pq obviamente eu prego quadros na parede com um martelo, lavo louças com um martelo, desenho com um martelo e pago contas com um martelo. e não é um martelo qualquer, não! é um legítimo modelo 1998! :))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de hamacker
-: "E a estrutura de armazenamento de mensagens do Thunderbird é uma bela porcaria. Migrar aquilo para outro programa ou sistema de administração de dados poderia ser implantado como castigo em qualquer prisão."

antes de dizer que é uma bela porcaria, o formato de arquivo do thunderbird é mailbox, o mesmo usado nos provedores de internet. voce pode levar dum lado para o outro e importar para qualquer outro mail.
O que voce descreveu no pegasus eu uso no thunder, voce se precipitou, e não vejo nada melhor que os filtros do thunder e o sistema antispam.
Configurar teclas de atalho e ter sistema de troca de palavras, é infimo comparado ao que um software de email deve realmente fazer, muitos usam o mutt e se dão muito bem porque o que interessa é realmente funcionalidades de email.
Não me leve a mal, o pegasus eu já usei ele por muito tempo, ele é muito bom, complexo para um iniciante, tentei coloca-lo na empresa aqui, mas ninguém gostou dele senão a area de TI. Porém, não precisa voce ridicularizar outros programas para fazer "parecer" que o seu é melhor.
Comentário de hamacker
-: Uai, seu windows98 não compartilha arquivos e impressoras ? Não dá para instalar um banco de dados robusto como o Firebird ? Se ele pode ter servicos de servidor, porque não pode exportar SSH, NFS, RAID, ...
SSH eu pesquisei e há como instalar SSH Server nele, mas vai ter que comprar.
RAID por hardware, voce é louco, se não faz nem por software.
A microsoft lançou um win livecd ? acho que não né. O que voce dever ter vistos são imagens com MSDOS, isso não vale porque senão vamos chamar disquetes de boot de disquetes livecd, mesmo assim isto não é um livecd, livecd significa detectar monitor, teclado, video, portas seriais, paralelas, usb, ter serviços de SSH, NFS,... exatamente como um linux instalado faria, porém rodando dum CDROM. Nos livecds atuais se for uma mídia CDRW voce ainda grava seus arquivos/programas pessoais na mesma.

O pessoal daqui da area de projetos, usa muito o word por causa dos documentos de terceiros, mas quando criam laudos e manuais e estes vão passar de 200paginas então usam OOo (ou tentei com latex mas foi dificil até para mim) porque o word97 tem problemas sérios com arquivos grandes. Claro que dá para usar um Office2003, mas as licencas são caras e teriam de ser muitas. Como disse, OOo tem um custo/beneficio razoável se voce trocar tempo de aprendizado vs. dinheiro.

Da mesma forma como voce disse que investiu para aprender win98 e até passou fome, não vejo porque com o linux podendo até mesmo não investir nada em $$$ (talvez um curso básico) não pudesse fazer melhor o que já fazia.
Ok. se tem programas legados que lhe amarram ao win98 eu compreendo, se voce disser que não precisa mais do que o win98 também compreendo, conheco colegas que preferem o win98 para jogar, um deles tem um disco particionado winxp,win98 e boota com 98 para as tarefas gamemaniacas dele e isso eu compreendo, mas dizer e afirmar, e repetir que o win98 é atual e que pode fazer qualquer coisa que um XP/Linux faria, mesmo com o "98" como sufixo no nome é mentir demais, não ?

No final das contas eu acho o seguite, veja é *achismo* que não é uma ciência exata :), voce está no que os médicos chamam de "zona de segurança", uma linha imaginária que lhe dá conforto e autoafirmação, voce passou duma idade onde novas desbravaçoes e pioneirismos não lhe são atrativos, mas lhe incomoda quando joguem pedras imaginárias no seu lado da linha. Voce pode até chegar longe no que está fazendo e alcançar grandes objetivos e ser feliz, porém sempre deste lado da linha o paradigma nunca poderá ser quebrado.

[]'s e felicidade.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004