Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Cadastro de Computadores - Internet Banking Caixa


“A Caixa Econômica Federal está adotando o cadastro de computadores para acessar o seu internet banking. Trata-se de um cadastro adicional feito junto à instituição onde é identificado a máquina através de informações do seu hardware. Isso é feito, claro, com o consentimento do cliente. Alguns podem ser contra, mas segundo a empresa tem por objetivo a segurança ao acesso das suas informações pela internet.

Isso gera alguns inconvenientes, como o que aconteceu comigo. Em minha casa tenho dois desktops, um deles com dual boot e o outro (o que utilizo com mais frequência) só com Linux instalado. A minha esposa ao acessar o internet banking utilizando-se do Windows, consentiu com o cadastramento. Porém, ela afirma que não se lembra de tê-lo feito. Ao tentar se utilizar da outra máquina, onde só tem linux instalado, obviamente que não conseguiu acessar a sua conta no banco. Ligou para o 0800 mencionado no site para solicitar o descadastramento, e depois de se identificar, foi solicitada pelo atendente a informar o sistema operacional que estava utilizando na outra máquina.

Aí,surpresa! O linux não tem suporte no tal cadastramento. Aliás, pelo fato de não ter o tal cadastramento, o atendente insistiu que o Internet Explorer no Windows é mais seguro. Eu sei que minha esposa teve que insistir muito para remover o tal cadastramento e ter novamente a liberdade de acessar o site do internet banking da Caixa através da máquina com o tal sistema inseguro...”


Enviado por Ricardo R. Mota (ricardorrmΘibest·com·br) - referência (caixa.com.br)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de InFog
De novo isso?: Há um tempo atrás foi o banco real com o tal módulo de segurança, agora a caixa também quer obrigar a utilizar o windows?
Aiaiai onde esse mundo vai parar?

InFog
Just Be Free
Comentário de Melo
Mas logo a caixa ?: Mas a caixa não é uma grande apoiadora do Linux e do Software Livre ?
Comentário de Thiago L
Esses sistemas de segurança: Esses sistemas de segurança são complicados... o pessoal faz primeiro um algoritmo específico e depois, de muita reclamação, um genérico.

Neste ponto tenho que elogiar o BB. Teve um tempo que era complicado acessar o site pelo Linux (quando eles usavam a JVM da microsoft), mas agora não enfrento problemas (nem com os JavaScript's das páginas). Eu não sei que informações o sistema de identificação de computador deles coleta (só o MAC?), mas sei que a minha máquina em casa já passou por várias formatações e troca de hd. E o computador continuou sendo reconhecido. (uma vez a identificação caiu, mas foi um caso maluco que eu tive todas as senhas bloqueadas não sei pq).

No Bradesco eu enfrento problemas com JavaScript. Tem coisas que só dá para fazer pelo ie.

Obrigado pelo aviso!!, vou passar longe do cadastramento de micro da CEF =D
Comentário de viniciusfs
O BB cadastra computadores: O BB cadastra computadores mas funciona sem problema algum no Linux.
Comentário de glaydsonlima
A identificação do BB pega: A identificação do BB pega algumas características da máquina. Já notei que se mudar a placa de rede de conexão dá problema.

O mais engraçado da identificação do BB é se você colocar um CD de música e tentar acessar, ele não identifica o micro. Linux em outra partição também não identifica.
Comentário de thomas
Passo atrás...: Minha mãe tem o mesmo problema. Ela habilitou o cadastro de máquina e agora só pode utilizar o Windows para acessar o home banking. E justo agora, que ela estava utilizando apenas o linux para efetuar estas operações com dados sensíveis.
Mas no site diz: "Em breve a CAIXA colocará o Cadastramento de Computadores à disposição de todos os seus usuários, independente da configuração dos equipamentos utilizados."
Veremos...
Comentário de Bernd Siegel
Segurança: Independente se é Linux ou Windows ou MacOS. Quero ver o banco que após a instalação dos tais dispositivos de segurança assumir caso aconteça qualquer fraude na conta corrente.
Se tiver duvida sobre a segurança melhor não usar o Internet Banking até garantir que sua máquina está sem problemas.
Comentário de Aldemari Borges
Banco do Brasil funciona 100% no Linux: Banco do Brasil funciona 100% no Linux, com todas as funcionalidades de segurança. Recomendo.
Comentário de hpoyatos
Sim, o do BB funciona bem em: Sim, o do BB funciona bem em ambos os sistemas operacionais, é o que pude testar.
Também tenho Caixa Ec. Federal, e percebi a implantação deste sistema, que é recente. Tá bem claro na tela que só funciona em Windows, seja em Firefox ou IE. Acho um desrespeito enorme mas, só a título de curiosidade, vou tentar entrar na minha conta usando um Firefox e IE instalados sob Wine.
Comentário de cenoura
Mas a idéia é exatamente: Mas a idéia é exatamente essa.
Você só vai conseguir usar o home banking através de um pc cadastrado. Se você cadastra somente o seu PC e por acaso alguém obtem sua senha, a máquina que ele for usar para fazer a fraude não vai estar autorizada e, com isso, não vai conseguir fazer transferências/pagamentos/etc usando seus dados.

Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Alexandre Campos
BB Windows e Linux: Utilizo em casa um notebook com dualboot (Windows XP e Ubuntu 7.10), o BB funciona muito bem em ambos, mas tive que cadastrar como se fosse 2 computadores, um cadastro para cada sistema operacional, mas nunca tive problemas de acesso.

Alexandre A.D. Campos
http://blogestudos.blogspot.com/

Comentário de JMarcelo
Falta de Uniformidade: Muito estranha esta atitude da Caixa, afinal o Banco do Brasil utiliza o mesmo cadastramento e nunca tive problemas com o Linux. Agora afirmar que o IE é mais seguro é sacanagem.
Comentário de baza
INTERNET BANKING: Neste ponto tenho que elogiar o BANCO ITAÚ. O Sistema é absolutamente seguro e já identifica de cara o Sistema Operacional, seja qual for. Também trabalho com o BRADESCO NET EMPRESA e aí a coisa fica complicada. Só aceita o Internet Explorer. Felizmente temos o pessoal do IEs4LINUX que permite a instalação desse browser no LINUX. Senhores de TI da rede bancária: tenham uma visão melhor!
Comentário de Luciano
Para Linux não é exigido - CAIXA: Pessoal,

Acho que tem alguma informação que não está batendo...

Pelo que sei, a exigência de cadastramento é SÓ para windows.

Para Linux, NÃO PRECISA.

[]'s

Luciano
Comentário de Kamerom
O cadastramento NÃO é obrigatório.: O cadastramento NÃO é obrigatório.

No momento do cadastramento fica claro que não existe suporte para o Linux, logo, se você precisa utilizar o Internet Banking através do Linux você deve simplesmente não aceitar a opção de Cadastramento de Computadores.
Comentário de edempoa
ATENÇÂO: Pessoal vamos ficar atentos, quando você faz o cadastro em uma das telas existe uma opção bem embaixo (onde ninguém vê) perguntando se você quer restringir o acesso àquele computador, e por default ela vem marcada.
Comentário de alepaes
Itaú: Realmente o Itaú dá um pau nos outros bancos nesse quesito.
Além do site ser 'limpo', as funcionalidades são muito boas, sem precisar de nada mirabolante.

Com o token eletrônico (que fica mudando a numeração a cada minuto), acho que a segurança melhora mais ainda.

Alexandre de Arruda Paes
Comentário de douglascrp
Sem problemas pra mim: Eu utilizo aqui com o slackware e funciona normalmente... testei no computador da empresa e no de casa...

Douglas C. R. Paes
http://douglascrp.blogspot.com
douglascrp@gmail.com
Comentário de Paranóico
Não usem o banco: VOCÊS são os culpados disso, simplesmente parem de usar o maldito banco, coloquem o dinheiro debaixo do colchão. É melhor, mais seguro, prático e mais rentável (?)

Afinal de contas pra quê usar banco? Cartões de crédito? Pra pagar impostos pro governo (CPMF, IOF), enriquecer ainda mais os banqueiros, ser extorquido por elevados juros (no caso do Brasil um dos mais altos do mundo) e ter toda sua vida financeira monitorada e devassada? Há algumas exceções como no caso do seu salário, infelizmente a grande maioria das empresas hoje deposita seu salário numa conta aberta pela própria empresa e no seu nome, mas aí é outra estória. Mas digo isso por experiência própria: tirem o seu dinheiro do(s) banco(s) o mais rápido possível, não abram nenhum tipo de conta apenas usem os serviços que forem estritamente necessários. Mas claro que isso é apenas uma opinião, cada um faz do seu dinheiro o que bem entender.

Depois não digam que não foram avisados.
Comentário de Bernd Siegel
No Unibanco não é assim.: No Unibanco não é assim. Ele instala um ActiveX que permite o acesso através de uma assinatura eletrônica, mas eu posso usar em varias computadores pois acesso no serviço em casa e do meu Laptop. Basta deixar instalar o ActiveX, tanto faz se for IE ou Firefox, não sei como está no Linux. Agora duvido que o banco assume qualquer responsabilidade. Se for através de cadastro do MacAdress ai talvez até faria algum sentido, mas o restante me poupe.
Comentário de pksato
Não tem muito haver...: Mas, hoje fui a um dos poucos caixas eletronicos da CEF que tem aqui no bairro fazer uma movimentação, e me deparo com uma Tela Azul do windows.
http://img170.imageshack.us/my.php?image=071213140056pz1.jpg
Deprimente isso.

Comentário de lxoliva
Re: mas não funciona com Software Livre: O do BB só funciona se você instalar Software não-Livre, como a máquina virtual Java da Sun, que ainda não está completamente LIvre.

Já sobre a Caixa, olha o que eu tenho a dizer...
http://fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/2007-12-13-nova-loteria-da-caixa.pt.html
Comentário de ricardomoc
Realmente: Esta opção a que você se refere diz respeito a utilização do internet banking "somente" em máquinas que são cadastradas. Me parece que foi isso o que aconteceu com minha esposa. Se ela tivesse desmarcado essa opção, não teria dado problema.

-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de Santana
Sim a CAIXA é uma apoidaroa do software LIVRE: Sim a CAIXA é uma apoiadora do software LIVRE esperamos em breve uma solução para está questão e com certeza a área técnica da CAIXA está acompanhando o caso.
Comentário de Aldemari Borges
CAIXA NÃO FUNCIONA NO LINUX: Nunca consigo nem acessar minha conta da CAIXA pelo LINUX. Dá problema para digitar a senha, o teclado virtual fica doido. Sem condições.
Recomendo o BANCO do BRASIL, que funcina 100% no Linux.
Comentário de cenoura
Estranho, eu SEMPRE acesso a: Estranho, eu SEMPRE acesso a Caixa pelo Linux, sem problema algum.


Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de edempoa
Idem.: Idem.
Comentário de j
cadastro de computadores pelos bancos: É UM ATENTADO CONTRA AS NOSSAS LIBERDADES INDIVIDUAIS....MUITA COISA ESTA EM JOGO.............ÍSTO É COVARDIA !
SERÁ MUITO FACIL PEGAR O CIDADÃO CONTRÁRIO A CÉRTOS SISTEMAS DE GOVÊRNO.....................
Comentário de Allex
Doido é quem acessa banco: Doido é quem acessa banco via windows e via o browser "seguro" na MS.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004