Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux para o futuro Playstation 3

“A terceira geração do vídeo game que tem feito mais sucesso no mundo terá HD (80GB e 120GB) a venda com Linux pré instalado. Se o processador Cell e a placa de vídeo forem tão potentes quanto eles estão dizendo, pode ser que daqui a um tempo valha mais a pena ter um vídeo game que um PC.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de CWagner
Venho pensando nisso há um t: Venho pensando nisso há um tempo.

Será que vale a pena ficar atualizando um PC (muitas das vezes) só para jogar?

Acho que os consoles, por sua natureza específica, têm muitas chances de sucesso como PC. Basta, para isso, que seja desenvolvidos ou adaptados, bons programas. E no caso do Linux, do BSD, ou quem sabe até mesmo do OSX, creio que haverá chances para todos desenvolverem soluções multimídia, ou quem sabe de controle doméstico baseados em um, ou talvez vários consoles domésticos.

Imaginem, um dia poder controlar os personagens de "Os Incríveis", "Madagascar", "Toy Story", "Animatrix: Final fligth of the Osiris", e outros sucessos da animação com renderização "real time" utilizando um cluster dos 5 PS3 da casa, mais dos amigos do condomínio?

Pode ser viagem minha, mas é uma possibilidade válida.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Bruno Gonçalves
Se bem aproveitado será bom até de mais: Levando em conta que um playstation 2 tem processador Sony Emotion Engine de 300MHz e 32MB de memória e a qualidade dos jogos que hoje poucos computadors conseguem igual.

O Playstation 3
Agora com uma placa de vídedoe equivalente a duas GeForce 6800 Ultra

O processador é uma arquitetura nova que ao menos pelos testes que IBM declarou é muito superior ao de qualquer PC

O processador já foi enviado para a equipe de desenvolvimento do kernel do linux e já estão criando um kernel para os processadores Cell

Memoria 256 MB do tipo XDR e mais 256 MB do tipo GDDR (freqüência de 700 MHz)

A sony também já informou que qualquer teclado ou mouse USB será suportado pelo video game, ele virá com 6 portas USB.

Placa de rede de 1 gbps

Bloototh

So falta decidirem incluir HD por padrão, de resto ele ja tem caracteristica de computador.


E a granded vantagem ded se fazer Linux para uma plataforma assim é que em todos os locais será igual, sem problemas de conflito de hardware, placas que nem sabiamos que existia, desse monte de pc ded 128 mb de ram e por ai vai...
Comentário de Douglas Augusto
As questões são: : As questões são:

1) Qual distribuição virá? Uma distribuição própria?
2) Quão fácil será a instalação de qualquer outra distribuição (claro, que suporte a arquitetura Cell)?
3) Os drivers serão abertos?

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de henrique...
E o preço: Tudo isso pela bagatela de 5,999 Reais*
* Frete não incluso.

Ou então:

Compre agora em 5 vezes de 1,200 Reais, sem juros...
Comentário de Watashi mucho crazy
Caro pra gente... : Caro pra gente...
"Nóis que é pobre", que compra PCChips e acha uma "maravilha"...

Comentário de Ricardo Carvalho
Eu ainda boto fé na PowerPC,: Eu ainda boto fé na PowerPC, apesar do incidente Apple, mas dúvido que o CELL terá este poder todo, os fabricantes de console e de chips tem o péssimo hábito de aumentar demais a capacidade de seus equipamentos.
Comentário de trbecker
O custo é de 300 dólares: Se alguém fizer uma escurssão aos states, pode comprar e trazer na bagagem na boa, não precisa nem esconder.
Bom que seja linux. Com o comprometimento de uma empresa de jogos, será mais fácil portar os jogos para linux, então, para a galera que reclama que faltam opções de jogos para linux existe uma luz no fim do túnel.
Não que seja inviável. Pela leitura do programming linux games, concluí que é mais fácil fazer jogos para SDL que para DirectX, ou pelo menos está no mesmo nível de complexidade. O problema é a mentalidade da indústria. Os únicos que tiveram coragem de faze algo contínuo foram os malucos da ID e da Bioware. O resto da indústria tem medo das vendas serem poucas para justificar a composição de um jogo para linux. Essa mentalidade deve melhorar agora, com essa agradável notícia.
Comentário de
O HD com Linux vem à parte: Para evitar dúvidas, esclareço: O HD com Linux pré-instalado não virá no Playstation 3 "default". O anúncio da Sony foi de que este HD será vendido à parte, como um opcional.
Comentário de Kid-X
O Cell é um novo "Power": Veja:
http://www-306.ibm.com/chips/techlib/techlib.nsf/products/Cell

Não vejo a hora de ver a "Instruction set" deste processador...
Comentário de alepaes
US$ 299,00: Essa é a previsão de preço para o PS3 (que saí em 2006) e para o Microsoft XBOX 360(que saí em novembro).
As empresas amargam um preju de mais de US$ 200,00 no lançamento do console e lucram com royalties.

Aliás, o XBOX 360 tem processador PowerPC de 3.2 Ghz Dual Core e uma placa ATI de dar medo...

Alexandre de Arruda Paes
Comentário de hamacker
-: "Com o comprometimento de uma empresa de jogos, será mais fácil portar os jogos para linux, então, para a galera que reclama que faltam opções de jogos para linux existe uma luz no fim do túnel."

Não é bem assim, no PS2 é linux que tá ali dentro, porém como a API da Sony é proprietária funcionando num hardware proprietário dificilmente consegue-se alguma coisa e provavelmente continuará assim...
Mas uma boa idéia para a Sony seria ela apoiar o projeto cedega e conseguir rodar os games de directx no PS.

Comentário de blood
Acho que se informando um pou: Acho que se informando um pouco sobre o Cell não se esperaria muito dele quanto a substituir o PC. Cell é um processador específico, não tem bom desempenho para aplicações gerais. Para um videogame ele vai ser revolucionário, agora não esperem um PCstation 3. =)
Comentário de hamacker
-: Não é bem assim, processadores RISCs são RISCs e podem ter uso geral.
Teve gente por aí (não lembro bem a noticia) que montaram clusters com esses videogames. Visto que os valores dos videogames são subsidiados, dependendo do caso ter um video game é mais rápido (relação custo/beneficio) do que um ou varios computadores.
Ouvi dizer que no japão (não sei se é verdade) a exportação dos playstation para paises do oriente foi proibida por causa da possibilidade de ser usado como supercomputador.

É por isso que provavelmente a sony deverá estar pensando bem nessa possibilidade, e a comodidy deverá ser bem salgada para que tal uso não seja distorcido do caminho original que é entretetimento.
Comentário de renatogdelf
Desempenho...: JB Online, 23/MAI/2005.

Entrevista: Jaime Moreno, O homem da revolução Cell

um trecho:

"Análises do Cell mostram que ele é ótimo para multimídia, mas não se compara a um Athlon 64 ou Pentium 4 em processamento geral...

– Generalidade sacrifica desempenho. O foco do Cell é em uma nova área da computação, de aplicações intensas, não apenas multimídia. Elas são possíveis com a integração de alta performance e baixo custo, como no Cell. Esse grau de desempenho requer especialização, ou não seria possível integrar tanto poder de processamento em uma área pequena e com as restrições de consumo de um eletrônico doméstico.
"
Comentário de Douglas Augusto
> Teve gente por aí (não le: > Teve gente por aí (não lembro bem a noticia) que montaram clusters com esses videogames

Aqui tem um caso: Scientific Computing on the Sony PlayStation 2.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de hamacker
-: Não entendí, voce esta concordando comigo ou não.
Alias o seu primeiro trecho é uma pergunta do jornalista que foi cortada abruptamente pelo intrevistado
"Análises do Cell mostram que ele é ótimo para multimídia, mas não se compara a um Athlon 64 ou Pentium 4 em processamento geral..."

Mas a resposta do engenheiro não foi que o Cell é um processador genérico, o contrário que athlon e pentium por serem genericos demais eles sacrificam performance.

Mas gostei muito do seu link, ali deu para ver que a IBM tem preferencia por paralelismo, outro trecho da entrevista o engenheiro diz :
"Mas o Cell também é indicado para outras aplicações caracterizadas pelo grande uso de paralelismo de dados, operações de ponto flutuante e números inteiros, como: processamento de imagem e sinais, medicina, conteúdo multimídia, segurança e indexação."

O que corrobora aquilo que eu disse de que dependendo do caso é mais compensatório ter um videogame para tarefas de alto desempenho que um computador. Não sou cientista, mas esses processadores devem ser muito melhores para se montar um cluster do que PCs athlon e p4, se tivermos linux neles.
Comentário de renatogdelf
x86 x Cell: Hamacker,

eu queria só mostrar mesmo uma opinião que eu já havia visto sobre o assunto, de alguém da IBM.
Mas concordo com seu ponto de vista.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004