Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Favoritos 2007 (4/4): Resultados das Distribuições



Estes são os vencedores nas categorias relacionadas a distribuições de Linux. Todos os percentuais são calculados a partir do número de votos válidos na categoria, e não a partir do total de 3.122 votantes na escolha dos Favoritos da Comunidade Linux brasileira 2007.

O resultado abaixo expressa a popularidade e capacidade de mobilização de cada vencedor em sua categoria, na maior pesquisa anual da comunidade brasileira de código aberto.






  • Distribuição para desktop: Ubuntu (51%), seguido de Debian (8%), Slackware (6%), Kurumin (5%), Kubuntu (5%), Mandriva (5%)
  • Distribuição para servidor: Debian (37%), seguido de Slackware (15%), Ubuntu (14%), Fedora (5%), Gentoo (3%)
  • Distribuição Live CD: Ubuntu (47%), seguido de Kurumin (18%), Slax (4%), Kubuntu (4%)



  • Distribuição nacional: Kurumin (66%), seguido de Mandriva, Ubuntu, Debian-BR CDD,


Tenha em mente que a pesquisa não emprega metodologia científica, e que extrapolações e interpretações adicionais de seus dados devem considerar este fato.

O BR-Linux agradece aos parceiros e patrocinadores na promoção, a saber: Associação Python Brasil, Intel, ITI, Novatec Editora, Ruby on Rails Brasil, Savant, SOCIESC e IST, Livraria Tempo Real, Three Points Web, Linuxchix BR, GDH Press, Panda Security Brasil, ArchLinux BR, Linux Magazine, Spirit Linux.



Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de LKRaider
número de votos: Seria interessante saber o total de votos em cada categoria, para poder calcular o valor dos percentuais apresentados e inclusive saber quais categorias receberam mais votação.
Comentário de Gabriel.goc
Nenhuma Surpresa...: Nenhuma Surpresa...

Ubuntu despontando.
=]

Eu uso Arch, mas tenho consciência que Ubuntu, no que diz respeito aos desktops pessoais, é muitos mais "prático".

Só que eu prezo por velocidade e customização, coisas que não são o foco do ubuntu, a priori.

Mas enfim, parabéns para a Canonical. E tomara que o Ubuntu venha nos "pcs populares" a partir de agora - com a chegada da empresa ao Brasil.
Comentário de timm
Já tive orgulho de usar: Já tive orgulho de usar Linux.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de miranda
E porque não tem: E porque não tem mais??

http://mirandamaster.blogspot.com
Comentário de Marcos Vieira
E bom ver isso...: É bom ver que o gentoo ainda aparece, em uma pesquisa de opinioes de usuarios brasileiros, ainda mais quando se trata do quesito Distribuicao para servidores.

Porém acredito que falta mobilizacão dos usuarios de Gentoo em nosso pais.

Att.

Minemonics
Comentário de igod
Kurumin ainda vive: Fico feliz ver que kurumin ainda está nos corações da galera.
Pode não ser a melhor distribuição, a mais rápida, a mais segura (aspeto mais criticado); mas sempre foi a distribuição que se destacava pelo aprendizado, que captava as atenções de novos usuários linux e orientada ao povo brasileiro.
Fico triste ver que o kurumin corre o risco de ser descontinuado, mas tudo o nasce um dia morre.



Comentário de cenoura
Ubuntu citada como: Ubuntu citada como distribuição nacional?


Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de tenchi
Esqueceu?: É que o Ubuntu é inicialmente direcionada para o usuário leigo. Aquele que não precisa nem sequer saber direito o que é (GNU/)Linux, e só quer ligar e usar o computador. Esqueceu? hauahau

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de brain
significativo: Eu considero significativo o fato de tanta gente ver o Ubuntu (com sua forte comunidade nacional, e tradução sempre avançando) como distribuição nacional favorita, ainda mais quando se avalia que este número é superior ao de várias outras distribuições que são mais freqüentemente classificadas como brasileiras.
Comentário de Xis
Parece que a comunidade: Parece que a comunidade boicotou mesmo a Novell. O openSUSE nem apareceu p/ festa.
Comentário de brain
Boicote é palavra forte: Eu não classificaria como boicote. Diversas distribuições conhecidas ficaram fora do pódio, mas obtiveram votações expressivas.
Comentário de Grobsch
Ubuntu como distribuição: Ubuntu como distribuição nacional e como livecd... é o fim...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Wallacy
Vale ressaltar também que: Vale ressaltar também que na categoria "Ferramenta de Administração do sistema" o Yast ficou em segundo, o que demonstra uma base grande de usuários de openSUSE/SUSE.

Acredito que o "boicote" maior está em relação as contribuições da comunidade para com a distribuição, tanto nas listas de discussões, quando nas Bugs lists.

E também vejo isso mais como uma coisa momentânea, ou "birra temporária", já que a Novell continua contribuindo com a comunidade, como por exemplo o recente driver da ATI. E enquanto o Compiz tiver em alta a Novell sempre vai ter o do que se "gabar", repare também que o AppArmor da Novell também foi adotado pelo Ubuntu 7.10, o que mostra que isso é mais um efeito de exaltação de animo que repudia à empresa.


------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de thotypous
ubuntu livecd: Concordo que simplesmente não dá pra usar o Ubuntu como LiveCD. Não vem nada do que geralmente se necessita. Acho que isso ocorreu porque grande parte do povo que votou no Ubuntu deve ter colocado "Ubuntu" em todas as categorias sem nem ao menos pensar duas vezes (fanatismo?).
Comentário de tenchi
/bin/laden (vi isso na assinatura de um cara ;-)): Não não. Fanáticos são os slackers.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Etori
Foi Justa!: A vitória do UBUNTU foi justa. Já não era hora de aparecer uma distribuição que pensasse em inclusão e deixasse de lado aquela velha idéia de que usar Linux era para quem entendesse de sistema. E depois nos questionávamos porque as pessoas preferiam SO pagos, mesmo que piratas.

Deve existir o sistema enxuto, seguro, rápido, e que responda a um simples comando no terminal... E eles são importantes para nós que temos necessidade disso... Mas não podemos reclamar se ele não aparecer no topo da lista dos favoritos.

Minha reverência ao Kurumin e ao Ubuntu.

Obrigado, Br-linux.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004