Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

PDF agora é o padrão ISO 32000, por 13 votos a 1


“Segundo o IDG Now, o formato Portable Document Format (PDF) 1.7, da Adobe, foi aprovado como padrão internacional pela Organização Internacional de Padrões (da sigla em inglês, ISO), de acordo com um executivo da empresa.

"A Adobe recebeu confirmação que a votação da aprovação do PDF 1.7 como padrão ISO 32000 ganhou por 13 votos contra 1", escreveu Jim King, cientista-sênior e arquiteto do PDF dentro da Adobe, em post no seu blog nesta terça-feira (04/12).

Após anunciar sua intenção de fazer o PDF um padrão em janeiro, a Adobe submeteu o formato ao Comitê Técnico da ISO em julho.



Anteriormente, trechos especializados do PDF, como PDF/Archive e PDF/Exchange, foram aprovados como padrões pela ISO. A aprovação do PDF 1.7 servirá como um "padrão guarda-chuva" que ajudará a unificar todas as funções certificadas anteriormente.

A ratificação do PDF como padrão ISO significa que a Adobe dá um pouco do seu controle sobre o desenvolvimento de versões futuras. Ao invés de definir o caminho futuro do PDF sozinha, a empresa será apenas mais uma das envolvidas nas decisões de como um padrão se desenvolve.”


Enviado por André Cruz - referência (idgnow.uol.com.br)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de andremachado
Será que, agora, o PDF vai: Será que, agora, o PDF vai se tornar um padrão aberto?
Comentário de wagnerluis1982
Sendo o padrão ISO não que: Sendo o padrão ISO não que dizer que é aberto?
Comentário de albrecht
Já..: As especificações já não eram abertas?
http://www.adobe.com/devnet/pdf/pdf_reference.html
--------------------------------------------------------
Pih is All!
Comentário de zago
Re: Já..: O que eu sabia é que o padrão PDF em si é aberto, porém ele permite o uso de extensões proprietárias. Qualquer semelhança com o OOXML não é mera coincidência...

Comentário de silveira
olha só: E por aqui o senado também inocentou o Renan Calheiros e arquivou 2 processos contra ele, também numa votação com ampla vantagem.

Será uma crise da democracia representativa?

--
Silveira Neto
silveiraneto.net
eupodiatamatando.com
Comentário de andremachado
Re: Re: Já...: Isso explica muita coisa...

Em outras palavras, enquanto a comunidade livre terá o PDF básico, a Adobe terá um PDF melhor devido às suas extensões... seria isso?
Comentário de Wallacy
Isso era como era antes,: Isso era como era antes, não mais, já que o desenvolvimento não depende mais só da adobe, poderão adicionar as extensões proprietárias no "PDF da comunidade" também....

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Douglas Augusto
Críticas?!?: Alguém tem alguma referência dos comentários que foram feitos pelos membros do comitê, tanto dos que aprovaram como o do que reprovou?
Comentário de SaOlCe
Democracia representativa: Com certeza, há muito tempo em crise.
O problema da nossa democracia é que ela é sim representativa, mas representativa dos interesses dos próprios parlamentares.
Você vota no cara com base no que ele disse na campanha. Depois descobre que tudo que foi dito foi escrito e editado por uma empresa de publicidade, com patrocínio de particulares. Esses sim, terão seus interesses atendidos, quando forem cobrar a dívida.

PALHAÇADA!
Comentário de Bruno Laturner
Depende do que você: Depende do que você considera aberto...

Na ISO, assim como todos os órgãos nacionais, como a ABNT, você pode conseguir a especificação completa de seus padrões. Basta que pague uma módica quantia de, pelo menos, 3 ou 4 dígitos pelos papéis.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004