“Em rede Nacional foi anunciado o lançamento da TV Digital dando ênfase à Inclusão Social, ao Software Livre e ao GINGA. Foi de dar arrepio a sensação de fazer parte dessas mudanças e de poder contribuir para o mundo do Software Livre.
"O Ginga, que foi desenvolvido em parceria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vai permitir que os usuários usem o controle remoto, por exemplo, para participar em pesquisas, responder a testes, acessar mais informações sobre os programas e, futuramente, até comprar produtos anunciados na televisão. O Ginga ainda está em fase de testes deve estar disponível a partir do próximo ano."”
Por outro lado, conhecendo nossas redes de TV como eu conheço, acho que interatividade mesmo o telespectador só vai conhecer na parte de consumir produtos. Tirando a melhoria na imagem (em condições ideais, diga-se), o resto continua na mesma: as redes são as mesmas, a qualidade (falta de) da programação continua a mesma, a grande possibilidade de não se poder tirar cópia dos programas continua a mesma, as pessoas serem tratadas como meras consumidoras e não como cidadãs continua a mesma e por aí vai...
long live rock!