Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Recursos do GNOME em qualquer gerenciador de janelas

“Usuários do GNOME conhecem bem as funcionalidades desse fantástico ambiente gráfico. Uma das características mais interessantes é que, no GNOME, qualquer alteração tem efeito no instante em que é selecionada. Não é necessário clicar em 'Aplicar' e tampouco reiniciar o ambiente gráfico, como acontece com o popular KDE, por exemplo. Isso é feito delegando o controle das configurações do ambiente gráfico para um processo: o gnome-settings-daemon. Veja, nesse artigo publicado no portal Viva o Linux como utilizar os recursos do GNOME, tais como temas do GTK e dos ícones e controle do layout de teclado e cursor do mouse, em qualquer gerenciador de janelas.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Arrout
Eu uso KDE, mas não tenho qu: Eu uso KDE, mas não tenho que ficar reinicializando ele para qualquer alteração.
Comentário de tux-br
só assim pro kde ficar melho: só assim pro kde ficar melhorzinho né :) :) :)
Comentário de Usuário
De onde tiram isso ???: Nunca precisei reinicar o KDE pra nada. Quer falar bem do Gnome, ótimo tb acho ele um ótimo desktop, mas pra que ficar comparando com o KDE ?? O KDE é incomparavel hehehe ;-)
Comentário de carlinhos cecconi
Aplicar ou não Aplicar, eis a questão!: Não creio que o post faça refer?ncia a qqr necessidade de reinicialização do KDE ou do GNOME. Refere-se sim àquele botão "aplicar" constante, por exemplo, na maioria das aplicações do KControl, o centro de controle do KDE. Parece que o artigo refere-se à ausência desse botão como uma qualidade. Estranho, pois eu gosto do KDE exatamente, dentre outras coisas, em razão da existência do botão "aplicar" para confirmar as escolhas do usuário.


Comentário de bogomolov
Reiniciar KDE: Só necessito quando coloco algum atalho na barra de tarefas e altero o seu ícone (acho q ícones no menu tb faz, mas n lembro com certeza...). Já aconteceu comigo com CL e Kurumin. Mas não concluam nada, pode ser erro na camada 8 da OSI :) (não tive curiosidade/tempo de ir atrás...)

[Off-Topic]
Alguém conhece um gerenciador de arquivos gtk2 com suporte a abas (ala konqueror) ou um plugin/extensão para o Nautilus?
Comentário de rafaelkafka
fork: O Nautilus nunca teve como objetivo ser um fork de um famoso gerenciador de arquivos que também é navegador...
Comentário de bogomolov
eu não falei em fork... só: eu não falei em fork... só perguntei se alguém conhecia algum gerenciador com abas gtk2, ou se havia possibilidade de adição deste recurso ao Nautilus...

Sem flames, ok?
Comentário de Douglas Augusto
Concordo. Embora não use KDE: Concordo. Embora não use KDE ou GNOME como desktop/wm, eu não gosto desse comportamento "apressado" do GNOME de imediatamente efetivar qualquer alteração. Isto é ruim porque o usuário não pode eventualmente estar cancelando as alterações usando um simples botão, teria que lembrar e desfazer cada ponto.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Edson
Acho que a partir do momento: Acho que a partir do momento que você , "seleciona" uma opção é porquê você quer usar , senão não selecionaria ;-)
no caso dos temas é só usar o botaõ reverter, em outros casos um check-box sempre está disponível ,marcado você usa ,desmarcado reverte simples e direto.

Comentário de ricardomoc
nautilus: O Nautilus, em uma das suas primeiras versões, possibilitava a navegação na internet sim. Inclusive utilizando o engine do Mozilla, que precisava estar instalado. Não sei agora, pois não tentei abrir nenhuma página com o Nautilus, mas que ele já teve essa funcionalidade, já sim senhor!

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de Douglas Augusto
> Acho que a partir do moment: > Acho que a partir do momento que você , "seleciona" uma opção é porquê você quer usar , senão não selecionaria ;-)

Não necessariamente. Às vezes quero apenas testá-la. O ideal então seria um botão "Aplicar" (que não grava as modificações, apenas ativa), um "Salvar" (aí torna definitivo) e outro "Cancelar" (que desfaz as mudanças correntes).

Quando digo "ideal", estou falando por mim. É provável que, assim como os projetistas do GNOME, muitas pessoas achem mais simples/vantajoso --mesmo com os inconvenientes-- apenas ter um botão de "Fechar". Na minha opinião isso é "super simplificação", de modo que o torna simplório (sentido pejorativo).

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de ano@nimo.com
Eu uso o gnome. Mas o KDE a p: Eu uso o gnome. Mas o KDE a partir da versão 3 ficou fantastico. A versão 3.3 roda redondinha no meu PC. E é visualmente belissima !

O KDE é IMPORTANTISSIMO para qualquer politica de desenvolvimento de desktop no Linux (Open source/Freesoftware). Todo apoio a ele (e ao Gnome) é pouco.

Também uso outros Windows Managers dependendo do trabalho que vou fazer no meu PC já velhinho.

Se vou editar uma imagem grande no Gimp uso o Fluxbox ou um Espanhol, que eu não lembro o nome agora, mas que libera mais memoria para o serviço do Gimp (dá para fazer no KDE/Gnome, mas o Pc é antigo e roda tudo lento).

E estou testando outros permanetemente, para usar ( personalizar) e recomendar.
Comentário de ano@nimo.com
Verifiquei: : Verifiquei:

"... uso o Fluxbox ou um Espanhol, que eu não lembro o nome agora, mas que libera mais memoria para o serviço do Gimp..."

O nome do Windows Manager Espanhol é XIGE:
http://estudiantes.univalle.edu.co/~juanjmed/xigewm/eng/charac.html

Dá uma olhada no tamanho dele! E tem ferramenta de configuração embutida,
Comentário de Davidson Paulo
Preferências, preferências...: Caraca. Até que o artiguinho deu pano pra manga hein!

Mas gente, o foco do artigo não é dizer que o GNOME ou o KDE são melhores. Apenas inclui um ponto de vista de algo no KDE que EU não gosto, e de algo no GNOME que EU gosto. A intenção nem é glorificar o GNOME, mesmo porque, se vocês prestaram atenção no artigo, eu uso fluxbox, e utilizei o gnome-settings-daemon para incorporar a ele aluguns recursos do GNOME, uma vez que ele permitia fazer isso de uma forma bastante prática. Ou seja: não totalmente contente nem com o fluxbox nem com o GNOME, juntei os dois numa coisa só.

Pra quem utiliza KDE, esse artigo não é útil, pois o KDE é auto-suficiente, e não há nada que o GNOME faça que não seja possível fazer no KDE. O que muda é apenas a forma como é feito. Também não é útil para quem utiliza o GNOME, mas pode ser sim muito útil para aqueles que usam OUTROS gerenciadores de janelas, e gostariam de, sem comprometer o desempenho do seu sistema, utilizar-se de alguns recursos de um gerenciador mais poderoso.

E, pra terminar, minha opinião sobre o assunto: eu, particularmente, detesto daquele botão Aplicar e as mensagens do tipo "As alterações só terão efeito nas janelas abertas de agora em diante". :D

Abraços,

Davidson Paulo
=======================================
Guia Bozolinux - o guia livre
http://guiabozolinux.sourceforge.net/wiki
Comentário de hamacker
-: Acho que comportamento apressado existem nos dois ambientes, o KDE (3.4) por padrão vem com aquele efeito HTML dum clique só, embora seja interessante para navegar é horrivel para gerenciar arquivos (copiar, mover, renomear,...). Pode-se desabilitar esse recurso apressado apenas para gerenciar arquivos e mante-lo para atalhos ? Infelizmente desconheço, ou tudo ou nada.

Comentário de Alexandre_Martins
Que inocência: Bem, primeiro esse teu "EU" me fez lembrar a discussão que acabo de ler sobre as declarações do cara lá do OpenBSD muito eu. No mais, se o "artiguinho" (conforme tua adjetivação) provocou debate sobre KDE e GNOME, tu mesmo adimites: "EU" gosto, "EU" não gosto, comparando os dois ambientes, e criticastes diretamente o KDE, então, não seja (ou te faças de) inocente, porque teu próprio artigo por sí só já é um flame, uma provocação, e até que os comentários dos colegas se mantiveram polidos frente a outros que já vimos por aqui. Se não queres flames, não oponha os dois ambientes gráficos, e depois de fazê-lo, não tentes dizer que não o fizeste.

Já que entrei na discussão, sou usuário KDE e de alguns aplicativos GTK/Gnome, o Nautilus tal qual o vejo hoje por "default" pelo menos no Mandriva e antes no CL 10, algo que me faz lembrar muito um tal Explorer do tempo do Windows 3.11, com janelas sobrepondo-se em cascata a cada clique. Tem quem goste, e que bom! VIVA A DIVERSIDADE

"...um gerenciador mais poderoso." Colega, no contexto do artigo se isso não é "trollar" por favor dê-me um conceito mais preciso.

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
Comentário de Patola
O que nos faz pensar...: Por que é que a opinião de alguém sobre um mero ajuste de um ambiente de janelas ofende a alguns de nós? Afinal, não é um ataque pessoal. É uma opinião expressa sobre um software. É um ataque a uma idéia.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de José Luiz
GNOME_INICIALIZAÇÃO: Olá!
Baixei uma imagem ISO do Gnome.
Ele faz o mesmo processo que o Kurumim. Mas chega um momento em que ele pede nome de usuário e senha.

O que eu faço?

Obrigado

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004