Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

MEC anuncia que comprará mais 3000 pc multiterminais com Debian GNU / Linux


“O Ministério da Educação do Brasil realizará dia 30 novembro 2007 mais um pregão eletrônico, o 51/2007 com um edital detalhado de 78 páginas. Desta vez, para adquirir 3000 computadores com 4 terminais multimídia cada e uma impressora, com suporte contratual de 36 meses. Todos deverão demonstrar compatibilidade total com Debian GNU / Linux 4.0 Etch através de declarações preliminares e testes realizados pelo próprio Ministério.
Semelhante ao pregão 45/2007.”


Enviado por Andre Felipe Machado (andremachadoΘtechforce·com·br) - referência (techforce.com.br)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bruno Laturner
Windows:
3.2.1.3 - Benchmark
- Como procedimento de aferição do desempenho e da qualidade do equipamento ofertado, esse deve possuir no software Bapco SYSmark® 2004, pontuação igual ou superior a 190 no índice “SYSmark® 2004 Rating” do cenário Official Run”, conforme os procedimentos descritos o item 8 - SOBRE PROCEDIMENTOS PARA OS TESTES DE DESEMPENHO DE MICROCOMPUTADORES E ESTABILIZADORES, garantindo assim a qualidade da arquitetura e velocidades de processamento do mesmo e de seus dispositivos, compatíveis com a qualidade exigida para a boa execução do PROINFO.


Instalação é "Padrão de Instalação MEC Linux Educacional (versão Debian GNU/Linux na distribuição Debian 4, Kernel 2.6 ou superior, customizado para o equipamento ofertado com aplicativos de edição de texto, apresentação e planilha eletrônica a serem definidos)" mas o benchmark é em Windows XP.

Não tem uma suite de benchmark em Linux para aferir a qualidade do equipamento?
Comentário de cenoura
é fácil: Fácil, eles instalam o Windows, fazem o teste, aprovam (ou não) a máquina, reformatam e colocam Linux. Simples assim :)



Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de emanuelsan
Eis uma página sobre: Eis uma página sobre Benchmarks para Linux:

http://lbs.sourceforge.net/

Quanto ao SYSmark executar só em ruindows, acho que basta o fornecedor instalar num computador modelo para provar que o todos os outros computadores iguais ao modelo atendem os requisitos.

É claro que seria melhor que houvesse um software de teste bem conhecido para Linux e que fizesse os mais diversos testes de forma integrada. Ou ao menos um que rodasse antes do boot, tipo aquele memtest86 (que roda a partir do Grub/Lilo), seria ótimo para testar a CPU também, sem interferência do S.O.

Por enquanto cabe a nós usarmos os softwares e divulgarmos os melhores. De modo a fazer o Governo adotar outro medidor de "qualidade" do micro, que não necessite de ruindows.

Enquanto estava redigindo este post testei o bonnie++ (para disco), o dbench (cpu), tiobench (disco), iozone (disco) (todos vêm no meu Fedora 8).
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004