Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Reuters: Brasil muda a forma do debate sobre propriedade intelectual

Halley Pacheco de Oliveira (halleypo@yahoo.com.br) enviou este link da Reuters e acrescentou: "Artigo da Reuters dizendo que embora o Presidente do Brasil seja criticado por seus antigos amigos de esquerda que o consideram muito conservador, o Lula em dois anos fez a ONU mudar seu sistema global de patentes e irritou a Microsoft criticando seu software proprietário."

Segundo o artigo, que também menciona o Ministro da Cultura que usa dreadlocks e participou de um CD distribuído online gratuitamente, "Lula acredita que softwares, artes e ciências deveriam ser regidos por leis 'open-source' que flexibilizariam os padrões atuais"

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Tango
Sem ufanismo...: Na boa, sem soar ufanista, demagogo ou alienado: em certos aspectos dá um pusta orgulho de ser brasileiro. Todos os bem-informados deverão concordar comigo que o Brasil avança a passos largos política de desenvolvimento de softwares e comprar de licensas.

Se aceitasse img src aqui eu juro que colocava a fitinha da campanha "O melhor do Brasil é o brasileiro"...


--
Meu cérebro funciona como um raio: um flash brilhante e já era.
Comentário de bebeto_maya
O melhor do BRASIl é . . .: __Bom o melhor do Brasil, ao meu ver, é a Finlândia e o seu rebento ilustre:Linus Torvalds...
Comentário de Morvan
Lula governa faz dois anos: Lula governa faz dois anos - as pessoas não entendem, ou forçam o não entender, por pura birra! - que o Nosso País tem mais de 500 anos de opressão. O Lula não pode mudar isto tudo da noite para o dia, malgrado queiram - inocentemente - alguns. Que o Governo Lula apresenta incongruências e ou contradições, é fático. Vide a maneira covarde, a meu ver, de lidar com os poderosos (?) banqueiros, daqui e d'alhures! Mas uma coisa precisa ser vista com criticismo: um grupo político, num país (aqui, minúsculo mesmo - não me refiro ao termo 'país' enaltecidamente!!!!) capitalista periférico, como o Meu Amadíssimo Brasil, por exemplo, por mais à esquerda que este se nos apresente, não poderia jamais ser sequer eleito sem um arco (amplo demais, às vezes) de alianças. Num cenário como 2002, Lula X Serra (da Turma do Primário Mal-Feito, "apud" José Simão, da Folha), quem tu escolherias? Então, porque a surpresa? Querias tudo de uma vez?
Não me posso afirmar satisfeito; isto seria pouco-honesto! Mas, que o Brasil estaria bem pior com "aqueles", ah! Isto Sim.
No tocante à nossa SOBERANIA, o Lula e o Itamaraty são 1000. Tem que mostrar aos americanos (desculpem o palavrão!) que o Brasil mudou. 1964 é passado; no tocante à questão específica do software livre, mais estradas, mais remédios nos postos públicos, mais saúde, menos opressão. VIVA O BRASIL. Viva Lula. Viva o meu Povo. Abaixo o PFL (desculpem - mais palavrões - sic!), o PSDB (sic!) e todos os genuflexos. Viva a Liberdade.
Comentário de PEB
Salve as mudanças: Política a parte, na parte tecnológica eu confio no Sergio Amadeu e acredito que o governo está no caminho certo. Acompanhei o governo do PT no RS com a inclusão do software livre no estado e queria muito que o mesmo comportamento fosse adotado no governo federal. Espero que esse movimento continue e que outros setores adotem a mesma política.
O Brasil precisa de mais ação e não de omissão !
Comentário de vmedina
Esse é o meu presidente: Minha família, quase toda, sempre foi voltada aos candidatos do PT. Na minha primeira eleição eu tive o PRAZER de exercer minha cidadânia e votar no Lula para presidente, derrotando o "Molequinho" e o candidato do do medo.
Acho que sempre os nosso presidentes eram menos povo do que o atual. O Lula é a imagem do povo brasileiro: infância difícil, juventude de luta e agora está colhendo os frutos que plantou durante toda a sua carreira política.
Todo o trabalho, não só na nossa área, do governo está sendo primoroso em comparação dos antigos presidentes. A quanto tempo não temos que bater na porta do FMI e mendigar prazos? É maravilhoso viver em um país que está começando a andar com as próprias pernas!
O Software Livre também ajuda a isso. Quantas empresas não existem por aí que trabalham com software livre? A nossa área tecnológica não dependerá tanto dos estrangeiros se continuarmos neste ritmo!

[]s!

Comentário de sri_canesh
Patentes: Só não podemos esquecer que a afronta às patentes começou no governo FHC, com o Serra peitando os laboratórios internacionais na questão das patentes de coquetéis anti-hiv.

Acho meio perigoso falar em quebras de patentes e dominio publico em ciências sem uma política de investimento público em pesquisa e desenvolvimento, afinal, pesquisas farmacêuticas chegam a custar milhões de dólares e até agora não vi nenhuma forma de amortizar esse custo sem o direito dos laboratórios explorar o medicamento de forma exclusiva por X anos.

Mas claro que concordo que a cura de doenças não pode ficar na mão de alguns poucos. Deve ser um direito público, mas para isso vai ter que rolar investimento governamental PESADO.

Cássio R. Eskelsen
cassio@br-mono.org
Comentário de dudanogueira
Serra e genéricos: Eita.

Meu dedo coçou.

O Serra só se interessou pelas patentes e principalmente pelos genéricos porque ele é o maior acionista da Teuto, uma das maiores fabricantes (senão A maior) de genéricos do Brasil. Engana-se quem acha que o Serra é bonzinho e queria mesmo era baratear a oferta de remédios.

Aí entra uma grande diferença. O governo do PT não tem participação no linux (dã!) e parece rejeitar os lobbies e o tutu gordo que a Microsoft deve oferecer.

O Governo FHC e a maioria dos PSDB e PDMB assim omo PL não dão a mínima com tencnologia aberta. Muito pelo contrário são amigos do Bill Windows.
Comentário de Tango
Re: O melhor do BRASIL é . . .: O que prova que você não sabe muito do país onde supostamente vive.


--
Meu cérebro funciona como um raio: um flash brilhante e já era.
Comentário de sri_canesh
[OT] Serra X teuto: Duda,

De onde você tirou a informação de que o Serra é sócio do Teuto? Dei uma procurada ((por cima) no Google e a única relação que eu vi entre os dois foi esse texto:

"(...)Serra determinou, segundo a Folha de S. Paulo, a emissão de auto de infração contra o laboratório Teuto, que oferece similares como se fossem genéricos. A empresa tem 15 dias para se defender.

Folha de S. Paulo, O Globo, 07.10.99. (..)"
http://www.muitomais.brasilnews.com.br/brasilnews/saude/noticias/0710997.htm

abraços


Cássio R. Eskelsen
cassio@br-mono.org
Comentário de vmedina
Isso aí! Ë o Serra...: Eu já ouví falar que ele, ou familiares/amigos, eram acionistas em uma empresa de genéricos. Claro que PODE SER BOATO.

Acho que na parte que nos interessa, o governo do FHC foi praticamente NULO no que diz ao Software Livre. O Atual vice -governador do Rio Grande do Sul é do PSDB e lá a Procergs, pelo que li e ouvi falar, retrocedeu para Windows e poucos ainda usam ESCONDIDOS o Linux em suas máquinas.

Pergunta contudente: O que Será que o Serra vai fazer pelos telecentros?
a) Deixar a mingua até que eles se acabem
b) Migra tudo pra Software Proprietário e no processo fechar 2 telecentros com SL para cada 1 com SP
d) Fecha todos dizendo que não tem como manter
e) Mantem o programa intocado

Vejamos a resposta e tomara que eu seja surpreendido pelo Serra!
Comentário de André Simões
Não sei quanto aos Telecentros...: ... mas na administração da prefeitura o senhor secretário responsável por informática já declarou que acha os softwares livre uma porcaria e não quer mais isso em nenhuma repartição pública municipal.

Daí para deixar os Telecentros à mingua e depois implantar software proprietário vai ser um pulinho.

André Simões -- alsimoes arroba gmail com

"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social." -- Manuel Castells

"O melhor do Brasil é o brasileiro"

Comentário de dudanogueira
[OT] Nem tudo está no Google...: Cássio, Isso é conhecido e notório, óbvio ululante no meio farmacêutico, onde tenho alguns parentes/amigos em altos cargos excutivos e de desenvolvimento de uma multinacional e outra nacional.

Nem tudo está no Google, meu caro amigo. ;)
Como disseram aí pra cima, pode ser boato. Mas creio que não.
Uma das fontes (cargo executivo) tem absoluta certza, pois está há mais de 20 anos nesse mercado e o conhece (assim como é conhecido) como poucos.

É fato! PSDB, PMDB e PL não gostam de Software Livre. Gostam do Windows e do dindin que deve rolar nessa história toda! Não é por ser petista, mas o PT foi o partido/governo que mais levou e leva a sério a questão da autonomia tecnológica do Brasil. Não à toa, hoje o Brasil é visto como a menina dos olhos do software livre, o país que irá trazer o sopro (ou ventania) de esperaça inclusive na guerra de patentes em diversos aspectos.
Comentário de CWagner
Émuito perito pra pouco assunto: Acho que no meio político tem muito ASPONE, e na informática mais ainda. É só um dos caras darem uma lida na Info( >:P ) e se acharem experts no assunto.

Pra quê ouvir os profissionais que eles mesmos formam? Gastam(ram) milhares de reais por mês com treinamento e deixam os caras pegando poeira nos fundos das secretarias/ministérios. Contratam firmas para tereceirizar o serviço que eles mesmos deviam saber fazer.

Espero que o PT e o Governo Lula consiga escrever uma bela página na história do Software Livre do país e do mundo. Mesmo que depois venham e acabem com tudo. Pelo menos quem está tentando fazer alguma coisa séria vai ter coragem e orgulho de sair na rua e olhar no rosto das pessoas que conseguiram ajudar.

E o que FHC e Cia fizeram? PNC. Pelo contrário, compraram milhares de PCs com windows, do 98 ao XP HE, dizendo promover a informática educacional... Balela... as máquinas estão virando sucata em todo o país.

E dane-se quem um dia falou que essa fórmula (PC barato + M$ Win/Office = informática educacional em escola pública) não iria funcionar. E danem-se os professores e técnicos que acreditaram nos projetos criados para vender computadores das fábricas/lojas dos políticos que aprovaram os tais projetos.

Espero estar errado, mas se outro grupo fincar pé no governo, dificilmente será mais dedicado ao Software Livre, e fará tudo para apagar o trabalho feito pelos petistas. Que o digam Gaúchos e Paulistas.

Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de jcassale
Apoiado.: Apoiado.
Comentário de cenoura
O PT não é o Santo do Software Livre não: Simplesmente acho horrível quando juntam política com Software Livre.
A prefeitura de São Paulo ajudou a divulgar o Software Livre e o governo do Rio Grande do Sul também, mas não acho que fizeram isso porque são do PT.
Veja o exemplo do estado de Mato Grosso do Sul (cujo governador é do PT). Há algum tempo fizeram uma lei para apoiar o Software Livre lá (http://br-linux.org/noticias/000597.html) mas, mesmo tendo uma lei, recentemente resolveram abrir uma licitação que beneficia somente software proprietário (http://www.gulms.org/news/96). É meio contraditório dizer que apóiam o Software Livre não ?
O governo do Paraná não é do PT e tem contribuído com o Software Livre (http://br-linux.org/news2/006931.html). Isso também seria contraditório já que ele não é do PT, não ?
Não sei porque todo petista tem mania de dizer que eles são os "a favor" e o restante "é contra" o Software Livre. As coisas não são bem assim :)
Vamos trabalhar com o Software Livre acima de divergências políticas, de religião, de raça, de time de futebol ... já não basta termos que lutar contra monopólios capitalistas ?

Gustavo Picoloto - São Paulo/SP

Comentário de Fernando Oliveira - Belém/PA
Concordo: Concordo plenamente com você.

Na minha cidade o prefeito éra do PT.

E sinceramente não táva nem ai para software livre. Talvez agora que mudou o partido no comando as coisas mudem.
Comentário de Ricardo Vendramini
PT & polititica: O Gustavo tem razao. Tenho a impressao que certas pessoas associam demais a ideia de software livre com partidos politicos. O PT nao eh nenhuma salvacao da lavoura, assim como FHC nao eh o demonio. Talvez fosse melhor vcs desassociarem um pouco esse preconceito.
Ateh pq, se o Serra, prefeito de SP, incentivar o software livre, o que os petistas (que nao fazem outra coisa a nao ser falar mal) vao dizer? Na verdade, faz alguma diferenca o que eles vao dizer? :)
Independente do partido que esta no governo, vcs deviam sim eh se mobilizar para pressionar os parlamentares e o executivo a adotar software livre. Deviam colaborar para que a qualidade do software livre aumente, em vez de falarem bem ou mal de FHC, Serra ou PT.
Informatica devia ser imune a esse virus q eh falar mal de politico.

Ricardo Vendramini/SP
Comentário de Morvan
Política & / X Software Livre: Não se trata de dissociar ou não política de software livre, até porque, a exemplo de tudo que permeia a vida do homem - o animal da pólis, daí advém a palavra política, política e acesso aos recursos gerados na pólis são indissociáveis. Software livre também é um elemento desta cadeia de produção / usufruto. Isto soa redundante e ou tautológico. Mas não esqueçamos Berthold Brecht: "O pior analfeto é o analfabeto político - aquele que estufa o peito e se autoproclama 'apolítico'". A maneira como vemos o conhecimento humano, como patrimônio desta mesma sociedade ou como segredo industrial de poucos "finórios" define a nossa visão política do mundo. Não é partido-A ou partido-B - é como vemos a repartição dos bens gerados pela humanidade.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004