Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Richard Stallman recomenda Ututo no jornal A Tarde


“O Blog do Dez, iniciativa do Jornal A Tarde, daqui de Salvador, publicou a íntegra de uma entrevista com Richard Stallman após recente palestra na Bahia "para pregar que seu trabalho está no centro da luta pela liberdade de informação." Na entrevista, ele falou sobre sua caracterização como o Santo Ignucius, negou ter dito que Cuba é um lugar propício para o fomento do software livre, e esclareceu o jornalista sobre a inexistência de pirataria aqui no Brasil, em sua opinião.

Trecho: "AT - Qual o sistema operacional que e softwares você usa em seu computador?

RS - É contra os nossos princípios éticos usar aplicativos proprietários em nossos computadores. Por isso, não tenho sequer uma cópia do Windows. E, mesmo entre os softwares livre, muitos usam um ou outro software proprietário em seu pacote. Então, entre as muitas distribuições do Gnu/Linux, eu só posso recomendar a Ututo e a gNewSense, 100% livres. "”


Enviado por Antonio Carlos Savelha (savelhagpΘgmail·com) - referência (blogdodez.atarde.com.br).

Atualizado: o jornal editou a entrevista, acrescentando a referência ao Ututo, ausente na versão original.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de minholi
Tem coisa errada aí!: Tenho certeza que ele recomendou a distribuição "UTUTO" e não o "Ubuntu". O Ubuntu não é constituído por 100% de softwares livres licenciados sob GPL como o GnewSense e o UTUTO. Aparentemente alguém ouviu errado e acabou reproduzindo o que ouviu.
Comentário de oletros
Link para a entrevista: Link direto para a entrevista:

http://www3.atarde.com.br/blog/blogdodez/#2364
Comentário de maiconfaria
Esta entrevista é muito: Esta entrevista é muito boa, mais uma para tentar desmistificar o Stallman.
É bom para as pessoas que se pronunciam usando o achismos e com críticas fáceis.
Mas na verdade, acho que estes caras só querem aproveitar da figura do RS, se promovem e criam discussão nos seus bloguezinhos.

A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
Comentário de bardo
UTUTO, não Ubuntu:
Tenho absoluta certeza de que foi exata e precisamente isso o que ocorreu.

Estive semana passada em uma palestra dele em Salvador e ele falou do UTUTO e do GnewSense. Infelizmente, o entrevistador nunca deve ter ouvido falar de UTUTO e preferiu acreditar que entendeu errado e que Stallman queria dizer Ubuntu ao invés de pesquisar a respeito.

Penso que Stallman jamais recomendaria Ubuntu, dada a política de inclusão de drivers proprietários que ela segue. Dizer isso seria contradizer pelo menos 90% do que ele diz e Stallman é uma das pessoas mais coerentes que conheço (você pode não concordar com ele, mas não pode dizer que ele tem discurso inconsistente).

É uma pena que mais uma vez a qualidade da imprensa gera informações inexistentes...

[]s,

"Mi estas la Bardo" - http://bardo.cyaneus.net
Comentário de Sergio Savastano
100% Gnu:
E o Debian? Esqueceu dele?
Comentário de maxguzenski
erro seu: "É uma pena que mais uma vez a qualidade da imprensa gera informações inexistentes..."

Essa sua afirmação é preconceituosa.

Erros são comuns de acontecer e não deve ser criticados dessa forma, o que deve ser criticado é quando o erro não é assumido.

A Folha, por exemplo, é um dos jornais mais coerentes que conheço pois admitem os erros. Se você acompanha o site da Folha já deve ter visto várias vezes que eles assumem seus erros lançando um tópico chamado "Erramos: ".

Agora, existem centenas de outras sites ai de noticias que nunca fazem isso, pq será? será que nunca erram?

Não acompanho o jornal "A Tarde", mas se forem um jornal sério é só entrar em contato com eles que eles corrigem e assumem publicamente o erro.



Comentário de lxoliva
Não disse Ubuntu, disse Ututo: O jornalista já corrigiu a matéria (ainda que tenha sobrado um typo no nome Ututo ;-), e esclareceu a origem do erro.

Brain, sugiro fortemente corrigir a manchete da mesma maneira ;-)
Comentário de lxoliva
Debian lamentavelmetne ainda não é livre: Debian GNU/Linux, além de dispender seus recursos mantendo o repositório non-Free, ainda faz o "favor" de incluir firmwares proprietários no kernel Linux que empacota. Não só redistribui os firmwares proprietários que o Linus inclui, mas ainda adiciona outros.

Diz-me o FAW que estão trabalhando pra resolver pelo menos um desses pontos, mas até resolverem os três e estabelecerem uma política de não dar passos pra trás nesses sentidos, Debian não será um projeto que uma FSF poderia promover.
Comentário de nivel9
É porque o Debian contém: É porque o Debian contém em sua árvore de pacotes pacotes q são proprietários. Mesmo que naum venham instalados por padrão, na visão do Stallman, isso não é 100% Livre
Comentário de nivel9
Também acho que ele falou: Também acho que ele falou desse tal UTUTO, já vi uma palestra dele em que ele citou essa distro.
Comentário de tenchi
E a resposta está e..e... rrada!: Realmente.
Ele na verdade quis dizer Ututo. FOi como o cara lá em cima disse: vai ver o entrevistador ouviu errado. Normal.
No Latinoware fui tanto na palestra do Ututo quanto à do Stallman.
O Ututo é um projeto que iniciou em 2001 - inicialmente não como uma distro Linux - , portanto bem antes do Ubuntu.
Agora, que é engraçado ver o Stallman Vestido de Santo, isso é ;-)

Principalmente quando fala da igreja dele, da oração louvando o Emacs e do número da besta. "Vi, vi, vi", ele diz rs.

Pra quem acha que misturar Linux com religião é besteira, saibam que tudo que ele faz não passa de brincadeira. Xinguem o pessoal que inventou o Linux cristão ou o Ubuntu Satã Edition (esse é muito massa "Louvem o Deus do Metal!").

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Malaman
É Ututo: Com certeza o Stallman falou Ututo, pois ele esteve aqui no SERPRO na segunda-feira e recomendou o Ututo e o GnewSense. Ah, e não ofereçam guaraná antartica diet pra ele.
Comentário de WilliamS
Como é ??: Folha ? Coerente ?? Podem reconhecer os erros, podem ter ombudsman, podem ter até alguns bons colunistas, isso não nego. Mas basta ler os editoriais para ver que coerência, ah isso eles não tem.
Coerência é coisa bem diferente de admitir erros.
(Desculpe pelo 'off topic')

Comentário de tenchi
Incoerente, radical e mais uma centena de adjetivos: Pode parecer estranho, mas o discurso dele pode ser radical, mas é muito coerente. Lendo o que falam dele na Internet, a gente acha que ele é louco, mas pessoalmente, o seu discurso tem muito sentido. Muito mesmo.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de brain
ok, vou editar já.: ok, vou editar já.
Comentário de lagaz
são editoriais, ora: cara, não viaja
os editorais podem contradizer um ao outro naturalmente...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Editorial
Comentário de nemesis
também acredito que: também acredito que estivesse se referindo ao Ututo. O Ubuntu, além dos drivers proprietários (que na verdade, pergunta se vc quer instalar e busca dos repositórios) está vindo recheado de patentes M$ na forma do runtime mono e alguns aplicativos Gnome que o usam.

à propósito (ou fora de), já viu algum diet que preste? Guaraná é antártica, e cheio de açúcar! :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
Nem precisa discutir....: ...muito para saber que ele disse qualquer outra coisa (Ututo, Uputo, Ubluto, Upluto, Ubrutus, Uxuto, Naruto, Power Rangers...) menos Ubuntu, que como disse o Nemesis acima, está recheado de patentes M$ e softwares proprietários que o Stallman, com todo seu purismo, jamais iria utilizar.

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de bode
(Ututo, Uputo, Ubluto,: (Ututo, Uputo, Ubluto, Upluto, Ubrutus, Uxuto, Naruto, Power Rangers...)
HUAUHAAUHAUAUHAUAUAUHUHAUAHA

Sobre o purismo do Stallman, será que ele considera os firmwares e os pacotes de dados também? Senão tá ferrado. Já pensou os pacotes puros que emanam de sua máquina rodando "Naruto" passando por horríveis roteadores CISCO, entrando imundamente em servidores Windows...
Bom, cada um com sua mania.
Comentário de hbbs
É Ututo e mais um pouco...: Eu estive na palestra dele no Goethe Institut aqui em Salvador. Ele realmente falou Ututo e gNewSense. Ele ainda foi perguntando se recomendaria o Gobuntu e respondeu que indicaria sim, se não fosse pelo fato que ninguém saberia diferenciar o Gobuntu do Ubuntu. Eu estava me dirigindo para que ele elaborasse isso se possível quando a palestra precisou acabar pois estava invadindo a hora marcada para uma apresentação de uma banda de Jazz.

Ahh, eu perguntei ainda sobre o andamento do GNU/Hurd e ele respondeu a todos os presentes que continua em desenvolvimento, mas que o importante para o momento seria juntar esforços no GNU/Flash Player (gnash), visto que o GNU OS já tem um Kernel funcional e nteligente seria sim substitiur o flash da Adobe. Posso ter esquecido uma ou outra palavra, isso tem quase uma semana. Mas não foi diferente em substância do que ele já disse anteriormente.

Eu imagino o trabalho que deve ser pra ele explicar aos fiscais dos aeroportos que aquele pedaço de metal (um antigo disco rígido) é na verdade sua auréola, hehehe. Santo IGNUcius é um barato só. Aproveitei me confessei pelo uso do vi editor, acho que fui perdoado, por que até foto consegui tirar hehehehe

http://hbernardo.blogspot.com/2007/11/stallman-and-me.html


Comentário de Rodrigo
Exagero: Para mim, isso é um tremendo exagero....
Comentário de edempoa
Enquanto não lançarem o: Enquanto não lançarem o UBUnTU EmUxXxU EDItiOn 2008 ainda terei esperança na humanidade...
Comentário de criptocode
UTUTO: Qualquer duvida ou discórdia visitem www.ututo.org e confiram o que Richard Stallman quis dizer ...
Comentário de autocac
Extremo: Ele leva ao extremo tudo o que fala ou escreve, do meu ponto de vista isso e excelente, mas eu duvido que todos concordem.

Autocac
www.novaeraseguros.com.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004