Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Vídeos das palestras do FISL também serão disponibilizados

Marlon Dutra, o presidente da Associação Software Livre.org, avisa: “A TV Software Livre, mantida pela Associação Software Livre.org, filmou e transmitiu todas as palestras do evento. Essas palestras foram gravadas em formato digital e estão neste momento em processo de recodificação (de DVD VOB para Theora). A grande maioria dos palestrantes do fisl6.0 permitiu a distribuição do vídeo de sua palestra. A distribuição será feita via Internet através da licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs. Um pacote com os vídeos em DVD (formato Theora) também será colocado à venda, para dar acesso aos vídeos para as pessoas que não têm banda larga. O DVD será vendido sob a mesma licença Creative Commons.” Veja também a notícia anterior sobre os vídeos da cobertura jornalística.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de CWagner
Muito boa, e importante, diga: Muito boa, e importante, diga-se de passagem, essa iniciativa da Associação Software Livre.org.

Como um dos eventos que mais tenho vontade de acompanhar ao vivo (o outro é o GP do Brasil de F1 :), seria uma boa experiência poder ver as palestras do FISL, mesmo gravadas, já que infelizmente não pude acompanhá-las pela web, quando das suas transmissões.

Dar oportunidade de, pelo menos assistir a uma gravação dessas palestras já conta como um incentivo maior de querer participar do evento.

Parabéns pela idéia.

Apenas gostaria de saber se já está definida a forma de distribuição dos DVDs. Será via alguma publicação ou venda pelo site?

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Gustavo Bittencourt
Violação de licença?: Como poderão vender DVDs se a licença dos vídeos não permite o uso comercial?
Comentário de brain
Licença: A ASL escolheu esta licença, e ela se aplica a quem receber os vídeos dela sob esta licença. Ela, naturalmente, não fica restrita pela licença que adotou, e pode fazer trabalhos derivados e vender o DVD a quem quiser comprar.
Comentário de a
Eu não posso vender um DVD c: Eu não posso vender um DVD com os videos a titulo de "venda de midia" ? ou seja , estou vendendo a midia em si, e não o conteudo.

E é uma pena que a licença não permita obras derivadas, ja que esse é o maior motivo para existencia da CC, e basicamente a esencia do SL.
Comentário de
Espero que sim!: Da página do CreativeCommons sobre esta cláusula não comercial: "O licenciante permite copiar, distribuir, exibir e executar sua obra. Em contrapartida, o licenciado não poderá utilizar esta obra com finalidades comerciais -- a menos que obtenha permissão do licenciante."

Quanto a obras derivadas, também concordo que o ideal seria permitir. Se você tem interesse em fazer alguma obra derivada, que tal pedir a eles que mudem a licença, expondo seus motivos? Quem sabe eles levam em conta!
Comentário de A. E. Caravalho
Download Livre: Esta é uma confusão parecida que muita gente faz entre Software Livre e Download Livre.

O cara acha que porque o software é livre o autor é obrigado disponibilizar um tar.gz para todo mundo baixar. E, se o autor disponibilizou, não pode vendê-lo.
Comentário de Davi Dalben
Não precisa mudar a licença: Eles não precisam mudar a licença. Se você quiser aprevitar a obra em outro trabalho, basta conseguir uma autorização dos detentores dos direitos autorais.

Comentário de Pierre
Já que falaram de licenças!!: Desculpe-me o off-topic.
Já que vocês falando em licença, olhem só, a biblioteca QT da Trolltech me parece que se o codigo GPL ela pode ser usada gratuitamente.
Então, caso eu desenvolva um Software usando a QT e distribui ele junto com os fontes, neste caso eu posso vender o Software nao posso?
É uma dúvida.


Comentário de Davi Dalben
Se for GPL, precisa!: Caravalho,

Se for "Software Livre" como a FSF define e deriva de algum outro software livre, os fontes tem que ser públicos, sim.

Quanto a vender, só se não utilizou nenhum software livre na sua criação.

Posso estar errado, mas foi o que eu entendi da GPL.
Comentário de brain
Fontes públicos: Os requisitos com relação aos fontes são complexos demais para sintetizar em uma frase, mas na GPL não há mesmo esta exigência de que os fontes (ou os executáveis) estejam disponíveis para download público, exceto em alguns casos específicos. A GPL FAQ apresenta alguns destes casos: http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.html
Comentário de beckmann
O Free é de liberdade!: Essa confusão quanto a GPL persiste...

Você pode vender, sim, software que você desenvolva sob a GPL.

Outra observação:
"Então, caso eu desenvolva um Software usando a QT e distribui ele junto com os fontes,"

Note que *apenas* distribuir com os fontes não significa *necessariamente* estar distribuindo sob a GPL.

Comentário de beckmann
"Se for "Software Livre" como: "Se for "Software Livre" como a FSF define e deriva de algum outro software livre, os fontes tem que ser públicos, sim."

Não necessariamente. Se eu desenvolvo um software sob a GPL, e eu não distribui binários para você, então eu não tenho a obrigação de te distribuir os fontes.
Basicamente, o que a GPL exige é que, a quem você distribuir binários, você deve distribuir ou deixar disponíveis também os fontes.

"Quanto a vender, só se não utilizou nenhum software livre na sua criação."

Isso não é verdade. Se você desenvolve um software sob GPL, você pode vendê-lo sim. Mas tenha em mente que o cliente que comprar esse software de você terá asseguradas as liberdades da GPL, então ele poderá redistribuir gratuitamente o software para outras pessoas.
É por isso que, na prática, costuma não fazer sentido pensar em ganhar dinheiro com software livre nos mesmos moldes que se ganha dinheiro com software proprietário, fechado. Faz mais sentido ganhar dinheiro com serviços, suporte, treinamento, consultoria, etc.
Comentário de lgbassani
Ótima iniciativa: Ótima iniciativa do pessoal do FISL!

Poder assistir as paletras é algo muito bom, pois mesmo tendo ido ao fórum a gente acaba perdendo uma ou outra palestra interessante. Este ano, a minha "grande perda", foi "Orientação a Objeto na Visão Prática das Linguagens de Programação" devido a extrema lotação da sala (não deu nem para assistir da porta, de tão lotada que estava), sem mencionar os casos em que tem mais de 1 paletra interessante no mesmo horário e somos obrigado a optar por apenas uma.

Tomara que eles disponibilizem legendas para as palestras em inglês! ;o)

Comentário de Edu Chaves
Pode != deve: Essa confusão quanto a GPL persiste...

Persiste porque as pessoas confundem PODE com DEVE.

Software livre é o software para o qual você:
PODE usar;
PODE copiar;
PODE modificar;
PODE distribuir;

A confusão começa quando as pessoas acham que software livre é o software para o qual você:
DEVE usar;
DEVE copiar;
DEVE modificar;
DEVE distribuir.
Comentário de Marlon Dutra
Legendas dos vídeos: A nossa idéia é reunir voluntários que tenham capacidade e disponibilidade de fazer as legendas e disponibilizar isso tudo no site da TV Software Livre.

O pessoal que vai cuidar disso já está preparando as regras básicas de criação das legendas, que devem estar disponíveis em breve.

--
Marlon Dutra
Presidente
Associação Software Livre.org
Comentário de Toskinha
Eu não assinei a autorizaç: Eu não assinei a autorização. Estava ate assinando quando vi que aquele documento passava TODA a propriedade da palestra para a ASL(ou seja, se eu quisesse utilizar, dependeria da vontade deles, e não minha que produzi a palestra) e que dava direito de comercializar, sendo que eu não recebi nenhuma ajuda de custo, bem como nenhuma das meninas que apresentaram a palestra do LinuxChix nem a Renata do GCC, que foram pagas com o dinheiro do evento em BH. Acho que eles primeiro precisariam esclarecer melhor aquele documento, pois eu nao vi referencias a CC, senão até teria assinado, e também dividir os direitos com quem fez a palestra, tomar todo direito para si me pareceu muito injusto, alem de eu ter que dar um jeito de como ir ao FISL financeiramente e ainda passar todo material produzido para eles sem saber o qeu vai ser feito com ele.
Comentário de Patola
Então a sua não deve estar nas disponíveis.: Tem então como você disponibilizar a sua palestra (e talvez da Linuxchix) de forma independente? Ajudaria muito ao pessoal interessado.

Não sei se você tem acesso ao vídeo, claro. Mas acho que contatar o pessoal do ASL para isso me pareceria construtivo, se não tiver.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de RodoX
Atitude correta. Ceder toda a: Atitude correta. Ceder toda a propriedade intelectual é bem diferente de licenciar sobre a CC.
Comentário de Advogado wannabe
Mas se você não cede todos: Mas se você não cede todos os direitos, como é que a ASL vai poder licenciar a palestra nessa ou naquela licença? Para deixar meu ponto de vista mais claro: creio que a ASL só pode tomar uma decisão sobre qual a licença em que vai divulgar os vídeos se ela tem todos os direitos sobre eles.
Comentário de Toskinha
Os slides estão na página d: Os slides estão na página do LinuxChix Brasil, como de qq material que eu apresento. Se eu tiver acesso ao vídeo, sim, libero ele inclusive sob a CC. Mas limitar o meu acesso ao material que eu produzo me parece errado.
Comentário de Toskinha
Eu acho que se a proposta fos: Eu acho que se a proposta fosse "o palestrante concorda em ceder o video e materiais apresentados em licença Creative Commons", está implícito que a ASL ou qualquer outra pode utilizar e até comercializar. Agora, ceder todos os direitos implica em que eu não mais os tenho...
Comentário de CWagner
Realmente, muitos têm mêdo: Realmente, muitos têm mêdo da liberdade (ou nesse caso, das liberdades). Por isso muitos preferem continuar na Matrix :P

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Pierre
Porque nao liberam as palestras em download também!!: Não sei qual o problema em disponibilizarem estes videos em algum lugar, tenho certeza que sempre irá aparecer alguem colaborando com algum mirror para efetuarmos o download, ou quem quiser pode comprar aquela "Revista de Linux" que vai sair com os CDS.
Seria mais justo.
A Toskinha fez muito bem em não assinar.
Eu imagino que também, poderiam ajudar os palestrantes no forum com alguma ajuda de custo, afinal eles é quem sao responsaveis em grande parte pelo sucesso do Forum.
Este ano teve aquela palestra de bois e gnus???
Eu gostaria de ter a oportunidade de assistir.


Comentário de Anonymous
Não é verdade. Você sempre: Não é verdade. Você sempre teria todos os direitos da sua obra com aquele contrato que eu tive a oportunidade de ler durante o FISL. A cedência dos direitos era "não-exclusiva", o que significa que o FISL teria capacidade de licenciar da forma como quisesse para terceiros (inclusive permitir download ou comercializar DVDs). De qualquer forma o contrato abrangia a palestra do FISL, que só a organização do FISL gravou... Tudo o que você estaria fazendo era permitir que esses vídeos fossem publicados.

Na prática os palestrantes que não cederam os direitos sobre seu vídeo não terão sua palestra distribuída pelos organizadores do FISL. Os vídeos (material primitivo) continuam sendo propriedade do FISL de qualquer forma, e sem autorização tudo o que vai acontecer com eles é ficar mofando em algum depósito em Porto Alegre.

Fica aqui meu registro do profissionalismo que eu observei desse pessoal que organiza o FISL. É até espantoso verificar isso de um grupo de voluntários... Sem falar na paixão com que eles fazem esse evento. Sei que é meio tarde para isso, mas *parabéns aos organizadores do FISL*
Comentário de Beraldo Leal
??: Sim.. mas para que eu POSSA modificar, o autor DEVE me entregar o código... isso faz parte das 4 liberdades!


Comentário de Luís Inácio de Anhanha Melo
Pegadinha: Mas se ele não lhe entregar os binários, ele não lhe DEVE nada.

Éssa é a pegadinha.

Leia a definição de software livre. Nela não há nenhum tipo de dever.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004