Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Convergência Digital: governo recua de comprar os notebooks do MIT, Intel e Encore

A notícia é surpreendente, mas o Convergência Digital muitas vezes está bem informado sobre o que rola no governo. Vamos aguardar novas informações, confirmações, desmentidos ou detalhes! Seguem trechos da notícia:

"Representantes do governo e da indústria se reuniram nesta sexta-feira (09/11) em São Paulo, para debaterem a possibilidade de produção de um notebook para atender às necessidades de professores do Ensino Básico. O governo deseja adquirir uma máquina cujo o preço não ultrapasse R$ 1 mil. Em contrapartida, acena com a possibilidade de comprar ao longo dos próximos anos, um volume estimado em 2,5 milhões de notebooks. (...)

Este foi o segundo contato da indústria com o governo para discutir a fabricação dos notebooks. O governo recuou da sua decisão inicial de comprar os notebooks populares que foram desenvolvidos pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), pela Intel e pela indiana Encore. O processo de compras desses equipamentos, por sinal, está atrasado. O governo previa lançar o edital em outubro.

A mudança de planos foi em função de o Ministério da Educação desejar uma máquina mais robusta para os professores. No encontro desta sexta-feira, na capital paulista, não foi fechado nenhum acordo, mas ficou agenda a realização de um novo encontro, em dezembro."

Saiba mais (convergenciadigital.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de José Eduardo De Lucca
MEC é diferente de Casa Civil: Pessoal,
a notícia pode até ser verdadeira (apesar de mal contada - talvez de propósito, pelo cara que "sussurrou" para o Convergência Digital), mas vamos dar um passo para trás para ver a floresta toda:
1) Quem toca o projeto UCA (Um Computador por Aluno) oficial no Brasil é a Casa Civil e não o MEC!!! ah!
2) O MEC no que diz respeito à política de inclusão digital, é uma confusão. Sabem por quê? Porque tem um monte de gente tratando da mesma coisa, sem se falar. Tem projeto do pessoal da Secretaria de Educação à Distância, tem do pessoal do Ensino Médio, tem do pessoal do Ensino Fundamental, tem do pessoal do gabinete do ministro e deve ter outros grupos, cada um com seu projeto personalizado, fazendo seus experimentos pilotos, etc. São feudos que não se falam... infelizmente...
Se eu fosse maledicente, diria é que cada grupo está pensando mesmo é em "como faturar algum nas licitações milionárias que deverão ocorrer", se o seu projeto vencer... mas como não sou, não vou dizer isso...

Então, não é mudança de planos, como comentado na nota, mas sim, a continuação dos planos do MEC. 2,5 milhões de computadores não atingem todos os estudantes do ensino fundamental (e muito menos se incluirmos os de ensino médio). São só para os professores mesmo...

E vamos ler nas entrelinhas: essa história de computador mais robusto é ou não é papo de vendedor de magazine luíza ou de ponto frio para tentar aumentar a comissão quando chega um cara que quer um computador mas não tem a menor idéia de o que são Mb, GHz, dotpixel e 104 teclas?

Mais entrelinhas: o lobby da indústria brasileira de computadores (leia-se Positivo, basicamente, hoje em dia) está forçando a barra com alguns argumentos válidos (e provavelmente outros "não-republicanos"), tipo: "por um punhado de reais a mais, o dinheiro fica no Brasil e não vai para Taiwan" (que faz sentido, mas a questão não é estritamente financeira/comercial, mas principalmente filosófico/pedagógica)...
Como se a importação de componentes não levasse grande parte desse dinheiro que supostamente "fica no Brasil" (talvez até mais do que os 200 dólares do XO) justamente para Taiwan (e muitas vezes nem sempre pelo caminho oficial - de novo o "não-republicano" - vide Cisco).

RESSALVA: Mas, como nesse país, tudo muda da noite para o dia, pode ser que alguém convenceu outrem com algum, que o melhor mesmo é não deixar ninguém entender o que uns outros estão pensando, para poder decidir sem critério algum ou sem escrúpulo nenhum.
Comentário de MarceloAtie
Claro: Concordo, com o governo, para os PROFESSORES esse laptop seria uma piada, parece mais um brinquedo ^^

Os representantes do governo que se reuniram precisam é de um projeto "One Laptop per Teacher"
Comentário de Jeffmart
Disse tudo...: José Eduardo, resumiste espetacularmente a situação. É conversa prá boi dormir essa de que os professores precisam de uma máquina mais pesada. Justificativa da mais furada prá conseguir uma "licitaçãozinha"... Aliás, os professores da rede pública precisam sim, e urgentemente, é de treinamento e formação para uso de QUALQUER equipamento de informática no contexto do ensino (Aliás em dobro: não é só na rede pública não...). Não obstante, e além disso, um EeePC seria mais que suficiente, econômico e resistente. O fato é que NENHUM laptop, desktop, set-top-box, retroprojetor ou o que quer que seja, vai funcionar sem projetos e programas de ensino adequados. Até hoje há escolas que têm uma "salinha de informática" trancada, com computadores pentium II ou pentium III praticamente não usados...
Comentário de Marcelo Ulianov
Para a professora da minha: Para a professora da minha filha, até o laptop da xuxa seria demais!!! Fomos reclamar de certas posturas da escola, e ela respondeu que lá "tinha pobremas demais"... Não tem perdão... Professor que não sabe nem falar, escolas caindo aos pedaços e sem a mínima segurança e higiene, e fica todo mundo viajando na onda do Negroponte... Ta na hora de acordar, não está não ? Não temos "pobremas" mais sérios pra resolver nas nossas escolas ???
Comentário de MaxRaven
E não é só publica...: Não é só em escola publica que professor fala assim, aqui na minha cidade, outro dia, ouvi duas professoras conversando com o cara que trabalha na secretaria e ela disse assim:
Vou "pônhar" as crianças para fazer atividades ecológicas na semana.
Que esperar de um professor que fala assim? Tenho uma prima que é professora, tem pc em casa, nem ligar ela sabe, simplemente nem quer saber, tenho medo de professores assim com qualquer ferramenta na mão, ainda bem que existem excessões.
Quanto a noticia, só uma coisa a dizer, Brasil, tu não toma jeito mesmo!

http://www.maxraven.info
Comentário de hardware
pra bom ouvinte: levando em conta que tanto a Positivo quanto a CCE já fecharam acordo com a Intel para produzir o Classemate... não me parece absurdo dizer que ha um lobby sim para que os notebooks sejam produzidos no pais. Mas a noticia é focada em notebooks para professores e nao para alunos e aí há diferenças. Mas como sabemos, de nada adianta colocar um notebook Core 2 Duo na mao de uma professora primaria que não sabe nem usar o Windows ou o Word (coisa básica hoje em qualquer emprego)... O que mais faltam nesses projetos é metodologia de ensino e capacitacao, o que parece ninguém tá vendo. Isso que dá votar em Presidente semi-analfabeto que nao tem curso superior - se tivesse saberia que metodologia e capacitacao sao premissas basicas de qualquer projeto em qualquer área...
Comentário de Marcelo Ulianov
Todos os dias, quase 30 mil: Todos os dias, quase 30 mil dos 230 mil professores da rede estadual de ensino paulista faltam às aulas, e, amparados pela lei, a maioria não perde nenhum centavo dos seus vencimentos. O número significa uma ausência diária de 12,8%.
Dos 30 mil, menos de 2.400 têm faltas que acarretam perda de salário, segundo dados oficiais de 2006.

Reportagem da Folha On Line...

E ainda tenho que escutar essa baboseira de laptop... Tem gente que não conhece a nossa realidade mesmo...
Comentário de cppware
O problema é na educação: O problema é na educação ou no funcionarismo público brasileiro? Eu quero ver um professor de escola particular ficar faltando assim sem ter perda de salário...

=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de tiaggs
Snif....: Triste mas eh verdade, no colégio estadual que eu estudava tinha a tal salinha trancada que eu mal sabia onde ficava.....
Comentário de MaxRaven
Não li o jornal, mas vi a chamada: Não li a noticia publicada, mas conheço o cenário interno da administração publica, justamente por ser funcionário publico.
Eu sou obrigado a faltar ao trabalho para fazer uso de horas que ganhei por trabalho extraordinário, pois a administração quer (e te obriga) que você faça hora extra, mas não quer pagar por isso, tenho um colega que acumulou o equivalente a 1 ano e 2 meses em horas para cobrir faltas. Todos gostaríamos de receber em dinheiro, mas eles não pagam.

Tem tbm os problemas de estrutura, falta de segurança e total falta de condições de trabalho que fazem o professor se afastar por motivos de saúde, conheço uma que está afastada a quase 1 ano por motivos psiquiátricos.
http://www.maxraven.info
Comentário de cppware
Problemas psiquiátricos?: Mas eu pensava que isso era um pré-requisito para ser professor...


=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de jaimebalb
Parabéns José Eduardo!: Você falou tudo. A bagunça e a falta de planejamento que permite a existência de projetos concorrentes mantidos somente porque existem interesses igualmente concorrentes, lícitos ou não. O foco da notícia nos professores e, principalmente, a tolice de tentar "abraçar o mundo com as pernas" ao vincular a informatização radical proposta pelos laptpos escolares a todo um "círculo virtuoso" econômico, esquecendo-se que defendender a produção nacional nesta altura do campeonato é falta de pragmatismo e é o mesmo que condenar todos os ideias filosóficos/pedagógicos. Não dá para começar aquilo que nunca tivemos (política industrial e de inovação) em cima deste tipo de projeto, deixem isso para a TV Digital!

PS: Os demais comentários que li aqui são muito superficiais e só servem para alimentar FUDs.
Comentário de jeffmaurici
ps: COMPLEMENTO: onde se lê ' máquina mais robusta', leia-se 'máquina a prova de bala perdida'. Ou não?

Comentário de jeffmaurici
Piada? Brinquedo?: Piada é não reconhecer as potencialidades do 'brinquedo'.
Bota um nas mãos de uma criança de 5 | 6 anos para ver do que ela é capaz.
Na casa do 50, não desperdicei meus ralos R$ nos caros, escassos & mal implementados recursos da telefonia móvel. Mas estou babando com as possibilidades.
A propósito, nuestros hermanos argentinos dão um bom exemplo do que estou falando:

https://www.ututo.org/freewiki/index.php/Imagen_UTUTO_XS_2006

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004