Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

PSL Brasil: Universidades incentivam uso do software livre, diz pesquisa

clip“Mais da metade das universidades brasileiras desenvolvem e recomendam o software livre. É o que aponta relatório sobre o desenvolvimento tecnológicos das entidades de ensino superior do País feito pela Escola do Futuro da USP. Segundo a pesquisadora Daisy Grisolia, 52% das instituições brasileiras recomendam uso de softwares livres para uso de trabalhos dos alunos, 66% delas já recomendam o seu uso para serviços administrativos e para fins de pesquisa. Este é um dado presente apenas na versão brasileira do relatório, que é realizado há quinze anos nos Estados Unidos.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de bebeto_maya
__Bom, pelo menos aqui na UFP: __Bom, pelo menos aqui na UFPE,(Universidade Federal de Pernambuco), a situação é caótica. Temos um governo intimamente ligado com a MS, o do senhor Jarbas Vasconcellos, que fez um grande favor a Redemond, comprando licenças do Windows para por até nas centrifugas dos laboratórios públicos.

__Contudo os alunos da Federal, colocaram o Linux em alguns setores, inclusive para acesso público a Internet num NTI (Núcleo de tecnologia da Informação). . .Contrariando as propostas alienistas do Sr. "Jabá" Vasconcellos!
Comentário de stpa
Pólo TI: Bebeto,

Uma curiosidade minha. Ai, em PE, parece que existe um dos polos mais importantes no Brasil de desenvolvimento de Software, incluindo a UFPE. Outro dia disse isso para um sujeito de SC que achava que SC era o mais importante centro de TI do Brasil. Ele ficou me olhando com a boca aberta e uma cara de quem tinha ouvido um grande disparate. Uma dessas idiotices que tanto colaboram para nosso país... Quanto de SL compõe essa produção? Você tem uma idéia?

A propósito, a UFPE é federal. Quem manda nela é o Tarso e não o Jarbas.

Ah, sim. Sou de SP e acho o Recife uma das cidades mais interessantes do Brasil. Tirando uma duas viagens a passeio, há uns dois anos fiquei uma semana trabalhando no Pqe. dos Dois Irmãos e hospedado lá nos Aflitos. Demais!

Comentário de josé ricardo
Aqui na UFMS também não acontece nada disso: Na universidade federal de Mato Grosso do Sul somente nesse ano de 2005 é que máquinas com dual boot foram colocadas à disposição dos alunos. No entanto, as aulas são todas ministradas em windows. Os professores utilizam apenas software proprietário. Compilador do laboratório: borland c++. Uma versão antiga, que não implementa o padrão ANSI. É caótico. Os professores são bitolados, a maioria nem sabe o que é software livre, isso porque a maioria tem doutorado. Quem quizer pode vir aqui e ver com os próprios olhos, é ridículo!
Comentário de Douglas Augusto
A situação da COPPE/UFRJ, e: A situação da COPPE/UFRJ, em especial o PEC (Programa de Eng. Civil) é triste e preocupante.

O laboratório possui apenas uma estação de trabalho em *dual boot*, mesmo assim um GNU/Linux mal configurado, sem ambiente gráfico. Infelizmente nem mesmo adotam softwares livres nas máquinas Windows, ou seja, nada de Mozilla/Firefox, Thunderbird, OpenOffice e afins.

O que se vê são alunos bitolados em softwares proprietários, Matlab, Mapple, MS Office, e por aí vai. O que é agravado pelo não incentivo do uso de SL pela maioria dos docentes.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Ananias
E o que você fez para mudar isso?: Monte uma máquina com SL que atenda a todas as necessidades dos alunos, apresente ao coordenador do curso, da PEC, da COPPE, pro Reitor, sei lá, e mostre o que ele está perdendo.

Alguém tem que fazer o trabalho. Reclamar passivamente é muito fácil.
Comentário de Rodolfo L. Castanheira
Unesp-Presidente Prudente: Aqui na Unesp de Presidente Prudente os pcs do laboratorio tem dual boot, eles uzam conectiva, mas muitos pcs estão mal configurados, pelo menos metade dos pcs não tem internet e em alguns nem o gcc funciona.
Os professores so dão aula em windows, nas aulas de programação o professor manda uzar o TurboC++, mas poucos PCs tem o TurboC então a maioria uza o DevC++ que pelo menos é software livre ( embora eu desconfie que ate o professor não saiba oque é isso ). Eu me recusei a uzar o windows e tenho uzado apenas o kwrite e o gcc no linux.
O professor simplismente ignora que existem outros sistemas operacionais, e ensina os alunos a programar apenas para windows ( como conio.h, entre outras coisas )
Ninguem uza o linux, ninguem mesmo. tem gente que ate me olha estranho ( seria um misto de curiosidade e estranheza? ) quando eu ligo o pc e dou boot com o linux, incluindo o professor.
A equipe de manutenção do laboratorio parece que esqueceu do linux, apenas dão manutenção aos pcs do windows. A senha do uzuario no linux é a mesma desde que entrei na facul ( estou no priemiro ano) enquanto a do windows ja foi mudada pelo menos 3 vezes pelo que me contaram.
Nunca vi tanta gente ignorancia junta, vcs não tem ideia te quantas vezes ja ouvi: vc uza o linux? mas o que vc faz no linux ? ele tem interface grafica eh?? Isso vindo de alunos de Ciencias da Computação é realmente deprimente, embora essa alienação tenda a diminuir nos anos mais avançados, mas é possivel contar nos dedos quem uza linux , e eu sou o unico aluno do curso que programa no linux. Gostaria de saber onde estão os 52% das faculdadades que incentivam o SL...
Comentário de nemesis
"eles uzam... manda uzar... a: "eles uzam... manda uzar... a maioria uza... me recusei a uzar... tenho uzado... professor simplismente... Ninguem uza o linux, ninguem mesmo... A senha do uzuario... estou no priemiro ano..."

meu filho, acho que não apoiar o uso do Linux é o menor dos problemas em sua faculdade...

E, sim, a situação era a mesma na Estácio no Rio: dual boot com uma distribuição Linux estúpida sem GCC, Perl, Python, Apache ou bancos de dados. Aí o cara ligava e ficava encarando o tema Cristal do KDE. E só. Aí, realmente, não serve pra nada...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de zoeirapura
Campinas -SP: Aqui em campinas, a Unicamp possui uma laboratório gigante com máquinas rodando linux, esse lab pertence ao pessoal de engenharia de computação; PORÉM, a unicamp possui mais ALGUNS laboratórios rodando windows, esses laboratórios normalmente ficam em outros institutos.
Na PUC-CAMPINAS há um laboratório grande com máquinas com windows e linux, sendo que o linux está relativamente bem configurado, porém os professores tem dificuldades para ensinarem usando linux porque tem mais experiência como usuários de windows.
Nas outras faculdades de computação de Campinas predomina brutalmente o windows, porém não conheço essas outras faculdades muito bem, então posso estar um pouco errado.


(:)[podem me xingar]
Comentário de Douglas Augusto
> Monte uma máquina com SL q: > Monte uma máquina com SL que atenda a todas as necessidades dos alunos, apresente ao coordenador do curso, da PEC, da COPPE, pro Reitor, sei lá, e mostre o que ele está perdendo.

Infelizmente não tenho tempo e disponibilidade para montar uma máquina que atenda todas as necessidades dos alunos, mesmo porque isso demandaria um bom estudo e avaliação das necessidades --e definitivamente não cabe a mim, a instituição tem funcionários responsáveis pela área de informática/computação.

Contudo já havia feito uma solicitação informal ao administrador do laboratório requisitando a instalação do GNU/Linux em dual boot nas máquinas, mas sem sucesso.

> Alguém tem que fazer o trabalho. Reclamar passivamente é muito fácil.

É igualmente fácil criticar a aparente inércia de alguém quando se está fora do barco. Expor a situação, assim como "reportar bugs", já é uma contribuição razoável.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Filipe
Por aqui tbm está dificil: Olá pessoal,
Trabalho numa Universidade em SC e a situação é a mesma.
Nós que trabalhamos nos laboratórios é que tomamos a iniciativa de por dual boot, e temos um parque de máquinas de aproximadamente 270 máquinas com Linux bastante funcional. Sendo dessas umas 50 são terminais leve.
Mas...... poucos usam. Os professores NÃO sabem e NÃO querem aprender. E para complicar falam mal! Os Professores inclusive da área de Sistemas Operacionais odeiam o Linux.
Atualmente estou reinstalando as máquinas dos professores e até agora nenhum deles solicitou Linux(como dual BOOT).
São em sua maioria professores que dão aula a tempos, com as mesmas apostilas, mesmos slides, mesmo idéias, mesmo, mesmo...
Todas as aulas são elaboradas sobre o Windows os arquivos tudo DOC(é verdade que do último semestre para cá, aumentou o número de PDF, mas o DOC ainda é supremo).

É incrivel ver os professores ensinando C utilizando o Turbo C(aquele que está no museu da Borland à anos: http://community.borland.com/museum/), e desprezando o Dev-C ou o Anjuta por exemplo.

O único professor que apoiava a causa e tentava disseminar a idéia de TAMBÉM usar Linux(Não restringir-se, mas usar os dois) agora está no mundo do MAC OS.

Alguém encontrou a tal pesquisa? Viu os nomes das Universidade? Se alguém encontrou a pesquisa, cola um link aqui.
Com tanta gente testemunhando o contrário, fiquei em dúvida.
Comentário de ¢arnage
Cadê esses 52 % ???: Aqui na UMC ( Universidade de Mogi das Cruzes ) a situação é ridícula, alguém teve a boa vontade de deixar alguns laboratórios de informática com dual boot ( windows + linux ), porém estou quase no 4º semestre de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas e até agora nenhum professor ensinou nada em software livre e nem sequer pediram para dar boot no linux. O professor de Sistemas Operacionais só fala de windows nas aulas dele, é o fim da picada eu acho.
Olha só os softwares que usamos : Turbo Pascal, Delphi ( desenvolvo sistemas neste ambiente, porém não queria vê-lo na faculdade ), office2000, windows2000, windows98, Rational Rose, MSAccess, salvo uma excessão que houve este semestre, começamos a usar postgreSQL, porém está longe do ideal ao meu ver !

-------------------------------------------------------
> Linux is not user-friendly ?
It _is_ user-friendly ! It is not ignorant-friendly and idiot-friendly !!!
-- Seen somewhere on the net
Comentário de Toskinha
Tá mal pro povo aí ein... E: Tá mal pro povo aí ein... Eu conheci Linux na UFSC, todos os servidores dos Centros do campus rodam em Linux(Suse na maioria), os laboratórios de tecnologia tinham dual boot. Foi muito bom uma vez que fiz um trabalho de sockets em linux e ao tentar rodar no Solaris, que era servidor geral, não funcionou. O professor levou o trabalho até a máquina dele que era Linux e viu que funcionava, não perdi a nota :)
Mas concordo que não adianta só reclamar. Eu sempre fui da politica de retribuir, fizemos install fest, palestras... da mesma forma que a gente tem pouco tempo para fazer isto, eles também mal tem tempo de manter o ambiente funcionando, quanto mais estudar algo alem. Eu já trabalhei no suporte ao campus e sei o quanto isto exige.
Comentário de renatogdelf
Na minha época...: Antes de me formar, na PUC-MG, havia laboratórios com máquinas em dual boot. Realmente, os professores ignoravam o Software Livre, mas acho que a instituição tinha intenções/projetos para o SL/Linux.
O professor de redes e também de sistemas operacionais, ministrava as aulas enfocando o Linux. :)

A ignorância/apatia/desinteresse de muitos de meus colegas em relação ao assunto era incrível (apesar de existir muitos que conheciam e utilizavam Linux, a grande maioria dos alunos não queria saber do assunto. Acho que tinham até medo).

E só.

Como já formei, não posso dizer se as coisas melhoraram, continuam como estavam ou pioraram.


Comentário de Tango
Eu realmente gostaria de muda: Eu realmente gostaria de mudar a situação daqueles laboratórios. Tirar todos os Windozes, e colocar uma distro novinha em folha por lá. Vou ver se viro monitor e dou um jeito nisso. ;)

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de hugob
Unicamp: Na Unicamp, ao menos enquanto eu estudava lá, até julho do ano passado, as máquinas tinham dual boot com Fedora (acho que na época era FC1). Havia ainda o laboratório do GPSL (Grupo Pró Software Livre) e o LTC (Linux Technology Center, da IBM). Em compensação, dentro do Instituto de Computação havia um laboratório exclusivo da MS (e patrocinado por esta).

Quanto aos professores, eu percebia que havia uma nítida divisão entre os de tecnologia (desde o princípio usávamos gcc e gdb), que usavam Linux principalmente, e os de processos (Engenharia de Software -argh!- e todas aquelas bobagens), que utilizavam somente Windows, absurdamente baseando suas disciplinas em ferramentas proprietárias, como as da Rational.

Mas fora o uso em disciplinas, não havia um incentivo explícito por parte dos professores.

Ademais, em todo o resto da universidade, especialmente nos institutos que não fossem de tecnologia, bem como nos setores administrativos e nas estações públicas (bibliotecas por exemplo) ainda só se via o sistema de Redmond rodando, quase sempre.

Talvez isso tenha mudado de um ano pra cá. Espero que sim.
Comentário de Emerson
Aqui tem !!!: Aqui na UFSC boa parte usa GNU/Linux.

No meu departamento na Eng. Eleétrica, não tem máquina dual boot não ! Quase todas só tem GNU/Linux e somente algumas possuem Windows.

Mas vale lembrar que aqui temos um grupo ativo em pró do SL. O grupo é composto por alunos de graduação, pós-graduação e também por professores.

Noto que cada vez mais o SL está ganhando espaço. Os professores que antes utilizavam software proprietario em suas disciplinas, estão agora mudando para SL, justamente por que o Grupo de SL mostrou para eles que é possível utilizar alternativas livres para realizar as mesmas tarefas.

Se possível, façam isso vocês também !! Nosso grupo começou pequeno, com somente uma lista de discussão, mas a partir desta foi possível desenvolver trabalhos para divulgar o SL no campus.

[ ]'s
Emerson
GUFSC - Grupo de Software Livre da UFSC
http://www.softwarelivre.ufsc.br
Comentário de ¢arnage
Vou incentivar: Agora nesse semestre que vem vou tentar mudar a cabeça de alguns professores, falar para eles incentivarem o uso de software livre e tbm usá-los em laboratórios.

porque eu penso assim : a maioria dos alunos que se formam vão inicialmente e quase sempre usar somente as ferramentas que conheceram na faculdade ou então os softwares que os professores indicarem, e os professores da minha faculdade não incentivam o uso de software livre ainda.

acho que isto deve ser mudado, principalmente onde nos estudamos, tem aluno que acha que se não for microsoft e windows o software não presta, e ainda ficam mais convictos disso quando veêm na faculdade softwares somente em windows e professores falando só de windows !

-------------------------------------------------------
> Linux is not user-friendly ?
It _is_ user-friendly ! It is not ignorant-friendly and idiot-friendly !!!
-- Seen somewhere on the net
Comentário de sri_canesh
SC: Em matéria de quantidade de empresas de software por habitante, acho que aqui em SC ganhamos em disparado. Em matéria de tecnologia, já é outra coisa. Aqui em Blumenau por exemplo não há grande criação de novas tecnologias(há sim utilização de tecnologia, mas nada de muito novo). Em Floripa, com a UFSC na área, já é outra coisa. Há desenvolvimento de tecnologia tanto em matéria de software quanto hardware.

Joinville é um pólo de software para grandes empresas, onde se sobressaem a Datasul(pelo que sei está passando tudo para java) e a Logocenter que está migrando os softwares para Linux (não sei como ficou isso depois da compra pela Microsiga)

Santa Catarina a uns 20 anos atras era o principal polo de TI com certeza. O maior birô de processamento de dados da América Latina foi criado aqui em Blumenau na década de 70, o que impulsionou posteriormente o surgimento de pequenas empresas de software. Mas de lá para cá estagnamos, principalmente devido ao pessoal dessa época, que se comportam como os coronéis do sertão nordestino de antigamente.

Cassio Es_kelsen

Comentário de Marcelo de Souza
UNESP - São José do Rio Preto: Cursei Ciência da Computação na UNESP de São José do Rio Preto, no período de 1999 a 2002. A maioria dos PCs dos laboratórios didáticos do curso eram (não sei a situação atual) GNU/Linux (Red Hat 7.x na época), com alguns Solaris, IBM AIX (que foram substituídos), e poucas estações Windows (pelo menos nos laboratórios de BCC). Os laboratórios eram bem administrados, e os poucos problemas existentes eram relacionados a hardware (máquinas não muito poderosas).
Os professores (de SO e de Redes, pelo menos) orientavam para o uso de sistemas Unix e Linux.
Em particular, o laboratório ACME! (www.acmesecurity.org) situado no campus, do qual fiz parte nos últimos dois anos do curso, é todo orientado ao uso de ferramentas opensource para pesquisas na áreas de segurança de redes, com a maioria das máquinas rodando GNU/Linux e *BSD.
A UNESP foi uma das pioneiras na adoção de software livre em universidades. Muito me admira a questão citada em Presidente Prudente (creio que neste caso são outros motivo$$$, como toda universidade pública).
Comentário de Emerson
Conheço Presidente Prudente: Conheço Presidente Prudente e como o curso na UNESP é novo, alguns professores de particulares foram para lá. Professores que sempre usaram software proprietários em suas disciplinas.

Acho que o problema ali não é dinheiro não :) Mas sim a falta de informação dos professores mesmo. Se algum grupo de alunos pedir por um laboratório com SL e com esse conseguir difundir o conhecimento do SL por lá, é bem capaz que os professores comecem a se interessar por SL.

[ ]'s
Emerson
Comentário de Paulo Cenachi
Faço Engenharia eletrônica: Faço Engenharia eletrônica na PUC-MG e, em matérias que temos nos laboratórios de Ciência da computação (cálculo numérico e informática I), não vi nenhuma máquina com dual-boot. Fizemos aulas em matlab e borland C++. E olha que o pessoal de ciência da computação da PUC-MG até desenvolveu uma distro, o PUX...
Comentário de Cadu
É...: É... Mas infelizmente um professor mandou uma mensagem prá lista de alunos de CCO e SIN falando dessa notícia e perguntando se na UFSC os professores estão incentivando também.

E teve um professor que teve a coragem de responder isso: "O nosso maior problema, do ponto de vista do ensino da graduação, é que não temos computadores com capacidade para executar os programas gratuitos."

Bah... Além de ter sido ignorante a ponto de confundir software livre com gratuito, ainda teve a capacidade de dizer implicitamente que para rodar Linux ou outro software livre precisa de máquinas muito poderosas...

Isso que dá misturar software livre e Java... Só porque Java é uma carroça, todo mundo acha que software livre também é.
Comentário de Manoel Pinho
Estudo de caso do IME: Sou professor e atualmente trabalho também no departamento de infraestrutura de informática do IME (http://www.ime.eb.br) e fizemos uma migração profunda há cerca de um ano. Temos mais de 600 computadores em rede. A minha ida para o departamento de suporte foi justamente ocasionado pelo trabalho voluntário que realizei, instalando com sucesso linux nos laboratórios no departamento onde leciono, e ajudando informalmente como consultor a obter soluções livres para vários problemas que existiam. É o que digo: não esperem que as pessoas façam para vocês o que elas não conhecem muitas vezes. Se você sabe e quer ajudar, implemente um protótipo da solução livre proposta e mostre o resultado. É melhor do que mil campanhas. A grande maioria dos gerentes de TI não rejeita uma solução que funciona, é estável e ainda por cima tem custo zero.

A maioria dos laboratórios de informática de cada departamento usa linux exclusivamente, até porque, por experiência própria, se colocar máquinas dual-boot a inércia dos usuários fará com que o linux quase nunca seja usado. Até mesmo alguns softwares proprietários tradicionais, como o matlab, estão sendo usados agora em estações linux com grande vantagem, já que agora uma máquina pode ser usada para rodar programas de várias pessoas, inclusive remotamente, sem trancar e monopolizar a máquina. O uso de linux assegurou mais segurança na rede e limitou o abuso dos alunos quanto à instalação de programas sem licença e uso de programs P2P, que era praticamente impossível de ser feito em windows 9x usados anteriormente (redes de windows baseados em NT estavam fora de cogitação porque teria um custo de licenças muito alto e a necessidade de upgrade da maior parte das máquinas).

Avaliamos também que a maior parte do pessoal administrativo poderia perfeitamente usar o linux com o OpenOffice e mais um browser e cliente de email livres. A grande maioria passou a usar linux, OpenOffice.org, Firefox/Mozilla/Thunderbird/Evolution (cada usuário escolhe o que mais gosta) sem grandes problemas. Como grande parte dessas máquinas era velha, elas foram agrupadas em torno de máquinas novas que servem como servidores de terminais, com cerca de 3 a 10 terminais por servidor dependendo da seção. Infelizmente, para rodar alguns aplicativos legados que exigem DOS ou Windows, foram adotadas algumas estratégias:

a) se o uso do aplicativo é intenso, uma máquina windows fica dedicada a essa tarefa, com compartilhamento entre os usuários do aplicativo.

b) se o uso é ocasional, disponibilizamos o aplicativo instalado em um servidor windows com serviço de terminais e acessado do linux pelo rdesktop. Uma TS-CAL custa 6 vezes menos do que uma licença de windows XP Professional, ambas compradas em volume (múltiplos de 10, com preço mais baixo). Para evitar ter que configurar múltiplas filas de impressão, configurei uma fila de impressão PDF usando um programa livre para windows (FreePDF). Assim, o usuário gera um PDF com a impressão e faz o que quiser com ele depois.

c) alguns aplicativos DOS/Clipper legados são usados com sucesso no linux com FreeDOS/dosemu.

É importante ressaltar que os 3 itens acima podem ser usados tanto das máquinas com linux local quanto as máquinas "burras".

Os nossos servidores web, email, webmail, ftp (inclusive um mirror de software livre usado interna e externamente) já usam linux e outros softwares livres há muito tempo.

Os próximos passos serão:

a) o uso de LDAP globalmente, tanto para autenticar máquinas windows quanto linux/unix e também para ser integrado ao email. A nossa unversidade vizinha, Unirio, já está usando isso (OpenLDAP+Qmail+autenticação de login).

b) sistema de inventário de software e hardware automatizado.

c) migração de nossa página web, atualmente estática, para algum CMS livre. Estamos fazendo testes com o Mambo, que foi o que os webmasters mais se adaptaram.

d) implementação de algum groupware

e) migração de alguns sistemas internos legados feitos em VB, ASP, M$ SQL Server, Access e outras tranqueiras. Todos os novos sistemas já estão sendo feitos em PHP, mesmo os que ainda acessam bases de dados M$.

e) implementação de um wiki + uma ferramenta de ensino à distância (gostei muito do Moodle e do Mediawiki)


O nosso maior problema não é nem a instalação dos programas livres em si, mas da falta de conhecimento das pessoas, tanto as de suporte de informática quanto os usuários. O pessoal do suporte, na sua maioria, é antigo e já passaram por várias mudanças tecnológicas, do mainframe a sistemas DOS/Novell, Solaris, windows 3.x e 9x e agora quase diretamente para o linux sem sequer ter passado pelo NT. Temos também impossibilidade de contratação e grande dificuldade para fazer treinamentos por falta de verbas, mas aos poucos vamos caminhando. Temos a vantagem de ter uma diretriz do órgão superior de migração para software livre sempre que possível.

Ganhei várias inimizades com professores e funcionários que tinham uma aversão irracional às mudanças de software e alguns chegaram a comprar licenças de windows e M$ Office do seu próprio bolso ou usando recursos de projetos para isso, mas felizmente foram a minoria. O próprio governo não ajuda quando manda dezenas de programinhas de prrenchimento de formulários ou entrada de dados feitos para windows e, quase sempre, mal-feitos a tal ponto de não rodarem direito sequer em servidores windows NT com restrições de direitos de usuários.
Comentário de Spook
UEL - Paraná: Ao menos aqui, boa parte dos professores usam, ou tem um conhecimento, que eu diria aceitável, sobre software livre e Linux. Nas matérias de Redes, Banco de Dados e SO, os professores sempre estão citando Linux, e quando possível, usando ele. Nas aulas do meu primeiro ano e segundo ano, eu usava Kate, Freepascal e Gcc sem problemas.

Atualmente o laboratório daqui está sem Linux (era RedHat 9 antes)... excepcionalmente este ano (estou no 3 Ano de Ciencia da Computação). A desculpa é que o laboratório está sempre culpado e não tem gente para mediar as instalações. Prometeram para Julho instalarem Suse.
Comentário de Spook
Completando...: Ia esquecendo... alguns alunos daqui já tinham alguma idéia do que era Linux quando entraram na UEL, e muitos sempre me procuram perguntando sobre instalação, configuração... ou seja, ninguém aqui me vê como um ser de outro planeta =D

E na matéria de Engenharia de Software, o professor está cobrando que o projeto que os grupos estão fazendo (que inclui banco de dados, JSP, PHP...) rode perfeitamente tanto no Windows quanto no Linux (e há um pequeno servidor para isto com tudo instalado, para testes dos grupos), e as páginas de navegação fiquem perfeitas tanto no IE quanto no Firefox
Comentário de SS_Sputnik
Grande Ananias!: Cara discordo em 99% das vezes contigo, mas agora você disse tudo que eu queria. De que adianta ficar reclamando se ninguem faz nada? Pra que dizer que os docentes são bitolados da década de 70 e que não conhecem SL se você sequer apresentou o Linux a ele?
Comentário de Henrique Vicente.
unm: só por curiosidade, onde você ficou hospedado nos Aflitos? Em uma pousada na rua do Colégio Damas? Se foi e achou bom... eu imagino que acharia bem melhor se tivesse ficado em algum hotel grande por Boa Viagem.. Foi ao Parque Da Jaqueira? :)
Creio que aqui em PE são poucas as atividades relacionadas com software livre porém já vi uma ou outra perdida sendo publicada no jornal. :)

Comentário de Allyson
UFJF, UFRJ e CEDERJ: Nossa, lendo esses relatos e relembrando onde fiz estágio ou trabalhei me senti um velho, hehe. Bem, como já passei por vários lugares vou falar um pouco de cada um.

UFJF (Juiz de Fora -MG) ( 1996 - 1999 )
Trabalhei no CPD de lá por uns 2 anos, foi onde dei meus primeiros passos com GNU/Linux (Slackware). No princípio usávamos apenas para servidor (Email, DNS e Web), mas depois instalei o CL e os estagiários de lá começaram a usar mais o sistema como desktop. Além disso ministrei alguns cursos e instalei um laboratório no Departamento de Ciência da Computação. Enquanto eu estava lá o laboratório foi muito pouco utilizado, depois nem sei mais o que aconteceu.
Fora isso não sabia de nenhum outro lugar por lá que usasse GNU/Linux. Só Windows ou Solaris.

UFRJ (2000 - )
Quando vim fazer mestrado em Redes na UFRJ, me surpreendi pois o laboratório que comecei a trabalhar (http://www.land.ufrj.br) só usava GNU/Linux. Desenvolvemos várias ferramentas (servidor de vídeo, ferramenta de videoconferência, ambiente de simulação de sistemas de computação) a partir de projetos de pesquisa, conforme pode ser visto na página, que infelzmente está em inglês.
O meu ex-orientador é agora Coordenador do PESC (Programa de Engenharia de Sistemas e Computação) da COPPE. Está tendo muita resistência para mudar tudo por lá pra software livre, mas está fazendo progresso.
Infelizmente no curso de graduação de informática da UFRJ não vejo muito incentivo para os alunos usarem SL. Ainda mais que qq aluno/funcionário da UFRJ pode baixar o Windows de graça.

CEDERJ (2004-)
Um dos projetos que trabalho, o consórcio CEDERJ (Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), usa GNU/Linux em todos os seus laboratórios de informática. Só considerando os 4 pólos que eu conheço, de um total de 18, são aproximadamente 150 máquinas rodando GNU/Linux em Piraí, Volta Redonda, Angra dos Reis e Três Rios. Eu pessoalmente ajudei a instalar alguns desses e concordo com o Manoel Pinho, a falta de gente especializada é um dos maiores problemas na implantação do GNU/Linux, pois sem uma pessoa capacitada pra tirar as dúvidas, os usuários ficam muito inseguros. O CEDERJ ainda usa Windows ou Mac em algumas tarefas, como por exemplo na edição de vídeo, mas mesmo assim é o maior conjunto de laboratórios GNU/Linux que eu conheço.

Bem é isso, cada um fazendo a sua parte, vamos caminhando ...
Comentário de stpa
Foi na Rosa e Silva: Há muito tempo atrás, fiquei em Olinda e em Boa Viagem, mas dedicando-me ao ócio. Dessa vez, 2002, estava a trabalho. Para ficar longe da tentação e economizar, resolvemos ficar longe da praia, já que não teriamos tempo pra vadiar. Entretanto, pude dar umas voltinhas pela região, conhecendo até mesmo o campo e a sala de troféus do Náutico (pisei no gramado!). Visitei algumas lan-houses para navegar na Internet (mensagens, previsão do tempo, notícias...). IE+Windows, infelizmente era o que tinha. Gostei bastante do bairro, tranqüilo e bonito.

Em 2002, eu já ouvira ou lera algo sobre PE como um centro de TI. Mais tarde, O Estadão de 15/05/2005 publicou uma matéria sobre o Porto Digital (http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=3715), o que me chamou novamente a atenção. Por isso meu comentário e a questão de o quanto o SL participa dessa iniciativa. E também, sobre qual é a contibuição da UFPE nessa história toda.

Vejam bem, não questiono se SC é o que é. Apenas usei o exemplo do meu diálogo com o colega catarinense para ilustrar o desconhecimento que muitas vezes temos com relação ao que acontece longe de casa.


Comentário de SS_Sputnik
Contam-se nos dedos!: Realmente. Aqui me sinto um peixe fora-dágua e olhe que trabalho na área!
Comentário de bebeto_maya
__Aqui em Pernambuco temos o: __Aqui em Pernambuco temos o Porto Digital, desenvolvido pela administração Jarbas para, entre outras coisas, pagar as doações feitas por empresas privadas na sua campanha, e doutrinar a massa de trabalhadores que vão ingressar nas empresas, já com o conhecimento básico em Win+word+Excel. . .Engana-se quem pensa que PE é um centro de excelência em Software Livre. Na verdade o que o governo fez foi substituir os servidores que sustentavam o 190 da policia militar por servers windows 2003, num custo de R$550,000. E divulgar para a imprensa que o Linux era um lixo em soluções integradas(?). . .A única coisa que Jarbas, da aliança PSDB/PFL ,não fez ainda foi vestir uma camiseta com o título:"Microsoft: I love this company"
Comentário de stpa
Deliraste?: Acho que essa é sua resposta à minha pergunta, lá em cima. Digo acho por que você fala de coisas que não tem nada a ver com o que perguntei, exceto que o Porto Digital não inclui projetos de SL. Veja bem, não penso que "PE é um centro de excelência em Software Livre". Penso que é um centro promissor, ou mesmo atuante, de desenvolvimento de software, ponto. Minha questão era "Quanto de SL compõe essa produção?" O Henrique Vicente, lá acima, diz que pouco. E você, confirma? Adiciona alguma coisa? Existe algo acontencendo por ai além do Porto Digital? Mas, por favor, já sei que o Jarbas é responsável pelo aumento de ataques de tubarões em Boa Viagem, além de estar contribuido decisivamente para que os índices pluviométricos no Sertão sejam muito baixos. Deixa ele fora disso, por enquanto.

Também falta responder qual é o papel da UFPE, subordinada ao Ministério da Educação, que NÃO é comandado pela aliança PSDB/PFL e sim pelo Tasso Genro (PT-RS). O que, afinal de contas, diz respeito ao tema da notícia oferecida para comentarmos. Não o Tasso, mas sim a UFPE, por favor.
Comentário de stpa
Presumo que em PE: Você diz ai no Recife, certo?
Comentário de bebeto_maya
__Certo! Dentro do meu parco: __Certo! Dentro do meu parco conhecimento, vou te dar uma resposta:De fato Pernambuco é um centro promissor em T.I, existe inclusive uma reconhecida indústria de games por aqui.

__Lojas de informática não faltam e técnicos se amontoam. . .O software Livre compõe muito pouco dessa produção, embora encontremos bastante Java, o que não é a mesma coisa. Em geral tecnologia Linux e addons são ensinadas na UFPE, no CEFET no IBRATEC, na Exército e Marinha, no CDI e de maneira marginalizada no Porto Digital, isso porque a IBM entrou e incubou projetos em Linux. . .Quando ataquei Jarbas, nosso "querido" governador, é porque de fato ele é um dos maiores dessabores do Software Livre em Pernambuco...E a prova cabal disso, foi a substituição do sistema Linux do 190, (servers), uma distribuição capenga de revista, por Windows 2003 server. Essa substituição foi completa. . .Ou seja, se o Linux capenga funcionava mal nos computadores, o Win 2003 não ia nem rodar o instalador. . .Então compraram hardware de prateleira tinindo de novo. E depois a mídia saiu noticiando que houve redução de 18% do crime ( de fato NÃO Houve), e um senhor chamado Alexandre Perez do governo. . .Disse que não conhecia uma única aplicação integrada rodando em Linux! Isso saiu em veículos jornalisticos sérios! ! !E nós sabemos que a especialidade do Linux, são soluções integradas de alta escalabilidade. . .Foi a notícia mais panfletária, o maior FUD que já vi na minha vida. E o pior, foi um FUD oficial, patrocinado pelo Governo. . .Por isso digo: A situação do Software Livre em PE não é das melhores. Entretanto temos uns heróis em Petrolina, interior do estado, que estão conseguindo bons resultados com o PSL-PE. . .E teremos também o LACFREE, um evento de SOftware LIvre, aqui em Olinda.Mas que ainda está cerceado de muitas dúvidas.

__No setor privado, contudo Linux é um fantasma. Um tipo de herói morto: Todo mundo conhece e diz que é ótimo, mas pouqissimas pessoas usam . . .Bom, espero que tenha lhe satisfazido!
Comentário de stpa
Mais ou menos: Mais mais do que menos. Ficou faltando pesquisa na universidade e você falou de novo no Jarbas (que não faz parte da academia universitária, óxe!).

Porém, fico feliz em confirmar que T.I. tem futuro por ai e gera emprego (no geral). O SL é ensinado em vários lugares, a IBM participa e pode influir nos rumos do Porto Digital. Certamente, mais cedo ou mais tarde, o SL vai se fazer presente com mais vigor, pois acho que o ambiente é propício a longo prazo.

P.S. Dos políticos dai, só tenho uma opinão já formada e favorável sobre o Raul Juggman e o Roberto Freire. Sei pouca coisa sobre o Jarbas, desconfio do Marco e não gosto do Humberto, que, a meu ver, usa a máquina pública com interesses eleitorais pessoais. Mas isso não é da minha conta. Voto em outro estado.
Comentário de Wconserta1
Muito legal seu relato , sobr: Muito legal seu relato , sobre como fez para migrar a faculdade , Manoel vc poderia fazer um artigo sobre esta migração e deixa-la lá no www.linuxdicas.com.br (sempre vejo algumas noticias suas postada lá) , seria um bom exemplo para muitas faculdades publicas e particulares alem de empresa com parque grande de computadores , para ter como base a usar soluções livres nas estações, uma curiosidade que fiquei foi qual foi o criterio de distros a serem escolhidas , sei que tem um preferência por distro base rpm em maioria porem aprecia deb em alguns lugares , (eu pessoalemente gosto do CentOS 4 e Conectiva 10) .

E gostaria de saber como contonou problemas referente a programas de engenharia que são escasos no linux (vide autocad para trabalhar com DWG, e algo similar a ao EWB para linux )

Tenho esta duvida pois eu sou Administrador de rede e suporte de uma empresa de engenharia elétrica e a apenas os 2 servidores e meu pc de trabalho esta em linux as outra maquinas são win98 e linux em dual boot ( porem como vc falou "a inércia dos usuários fará com que o linux quase nunca seja usado." acontece isso aqui), e gostaria de ter uma base através da sua experiencia nos laboratorios de aulas de engenharia eletricas ai do IME pois dependendo da solução que teve ai posso implantar algo similar aqui.


Comentário de Henrique Vicente.
isso mesmo: Isso mesmo, é essa pousada que estou falando, é que ela fica de esquina :), mais da metade das lan-houses por ali fecharam, se você for um dia as únicas que eu sei que estão abertas ficam no shopping ETC da Rosa e Silva e a outra na Rua do Futuro, indo pela outra rua da pousada é a segunda rua no sentido por onde os carros vão... :)
Comentário de Henrique Vicente.
Realmente Jarbas é safado. E: Realmente Jarbas é safado. Ele pode não fazer parte da universidade diretamente mas de fato ele deve influenciar com o Porto Digital, onde fica o CESAR que foi criado por professores da UFPE, etc...
Comentário de bebeto_maya
__A título de curiosidade. .: __A título de curiosidade. . .Os professores da UFPE não são muito fãs da MS, muitos ficam putos com Jarbas enfiando Windows em todo gabinete oco que encontra. . .E sabem muito bem das amizades coloridas da MS como o PSDB/PFL. . .Mas temos resitência aqui! No CAC (Centro de Artes e Comunicação)prédio da UFPE onde estudo, a alienação é total!
Comentário de stpa
O Jarbas é do PMDB!!!: O Jarbas é filiado ao PMDB, não ao PSDB ou ao PFL. O Jarbas pertence à facção do PMDB que se alinha com freqüência ao PSDB, o que não significa dizer que é PSDB. O seu vice-governador, José Mendonça Filho sim, é do PFL. O PSDB não é contra o SL. Veja esta página do governo de SP, por exemplo:

http://www.cqgp.sp.gov.br o texto da "Resolução CC-52, de 23-6-2004". O site é do governo de SP que, se não me engano, é do PSDB. Abaixo vai um trecho do Artigo 1:

Artigo 1º - Fica instituída, junto ao Comitê de Qualidade da Gestão Pública, a Política de Uso de Software na Administração Pública Estadual nos seguintes termos:
I - a Administração Pública Estadual deverá utilizar, preferencialmente, Software Livre em todos os seus equipamentos, sistemas e processos de trabalho;
II - novas aquisições de Software Proprietário serão admissíveis quando:
...

Caramba, já é a terceira vez que ponho esse mesmo link diante da insistência de repetir essa mentira de que o PSDB, ou mesmo o PFL, sejam contra o SL. Mudar o seu governador de partido e generalizar uma presumida política local de TI contra o SL para todo o país é uma tática nazista, adotadas por ideologias e mentes autoritárias que temem e combatem a verdade. Para com isso. Não permita que lavem o seu cérebro com essas idéias totalitárias. Não partidarize o SL. Só nos trará prejuízos.

P.S. Se você conhece algum documento oficial do Governo de PE que diga que o estado só deve usar o Windows, por favor divulgue...
Comentário de bebeto_maya
__Você quer enxergar? O jar: __Você quer enxergar? O jarbas foi eleito pela coligação que envolvia PSDB+PMDB+PFL. . .Se esquece que foi o PSDB, na administração de F.H.C, que queria por o dinheiro do FUST inteiramente, e sem licitações, na compra de PCs ¨apenas¨ com Windows instalado. . .E que por pouco isso não aconteceu???Te sugiro procurar no www.olinux.com.br o Link para o FUst, na ocasião, 2001/2002, o ministro das telecomunicações disse: ¨Linux!quem ´e que usa isso,não vou querer meus filhos usando isso?¨.O caso FUST foi amplamente divulgado pela mídia. Recentemente também, O deputado Julio Semeghni-PSDB, encontrou-se as portas fechadas com executivos da MS, e quando saiu de lá.Subitamente defendeu um PC Conectado com Windows. . .Estranho. . .E Leia acima meu post sobre o 190 da polícia de PE ter trocado o Linux por Windows. . .O PSDB é pró Windows sim! Faz lobby pró-software proprietário e a MS injeta divisas em campanhas do partido. . .Procure no Folha on-line e em sites de informática. . .Essa lei que você me exibiu, é apenas um mascaramento, é tão sútil, que permite entre outras coisas que software livre ¨nunca¨ seja usado! Ah, muitos telecentros estão sendo compelidos a abandonar o Linux, também!!E não são poucos os relatos de servidores públicos que afirmam que quando a oposição ganhou, enterrou o Software Livre no estado (seja qual for ele). . .É verdade que um projeto ou outro em Software Livre é incentivado pelo PSDB, algo em torno de 0,5% para fazer média!

¨Para com isso. Não permita que lavem o seu cérebro com essas idéias totalitárias. Não partidarize o SL. Só nos trará prejuízos.¨

__Quem disse que eu partidarizei software livre. E que (*!@# é essa de que lavaram meu cerébro, por acaso você acha que sou um títere??? Não me venha com milho que eu trago canjica! Sou revoltado com o PT usando o Software Livre para limpar o chão da sua administração. . .Software Livre tem de ser uma ferramenta usada pelo governo e não por partidos.


Comentário de bebeto_maya
¨P.S. Se você conhece algum: ¨P.S. Se você conhece algum documento oficial do Governo de PE que diga que o estado só deve usar o Windows, por favor divulgue...¨

__Isso seria crime, contrário a lei de licitações. . .Eles usam mecanismos para burlar a lei, sendo mais subjetivos. . .Isso que você me propôs foi um absurdo, impossível de se provar mesmo nos governos mais corruptos!É como: O governo obrigou que toda a merenda escolar seja fornecida pela Nestlé! É simplesmente uma viagem. . .
Comentário de stpa
Concordamos no essencial, mas...: "Software Livre tem de ser uma ferramenta usada pelo governo e não por partidos."

É isso o que defendo. Quando você fala que o PSDB é isso ou aquilo, você partidariza a discussão, percebe? Alimenta a tese de que só o governo federal e, portanto, o PT é favor do SL. Todos os outros são contra. É para isso que eu chamo a sua atenção.

O Julio Semeghni defendeu a liberdade de escolha como um princípio aplicado à questão do SO no PC conectado. Interpretar isso como defesa do Windows e um ataque ao SL é mudar o foco da discussão e especular sobre hipóteses e consequências, o que é válido desde que tenhamos isso em mente.

A Resolução CC-52, de 23-6-2004, é um documento administrativo da Casa Civil do Governo Estadual. Regulamenta procedimentos da administração pública. Não é uma lei, mas o que está escrito ali deve ser seguido pela Administração Pública Estadual. É má vontade achar que isso é uma mascaramento e não uma iniciativa promissora que talvez possa ou deva ser aperfeiçoada. Para mim, é um sinal de que o SL está avançando, pois não se trata de uma iniciativa de quem se diz portador da bandeira do SL. Prefiro aplaudir e sugerir melhorias do que desqualificar com base em preconceitos.

Quanto ao enterro do SL pela administração mais recente, lembre-se de verificar se o relato envolve ou não uma reação ao "desaparelhamento" da máquina pública. Vi em uma entrevista uma foto de um dos que denunciavam a administração recém-empossada. O denunciante tinha uma boina vermelha na cabeça e um retrato do Chê na sua sala... Parece-me que pertencia a uma ONG terceirizada. É um caso que pode ser extremo e isolado, fugindo à regra. Mas mostra que nem sempre são tão simples essas mudanças atreladas à sucessão de administrações. Mostra também um efeito perverso da partidarização do SL em orgãos públicos.

Desculpe-me, mas realmente fiquei com uma impressão errada sobre suas posições. Parecia-me um discurso afinado com teses partidárias espúrias. Não me diga que sem motivos.

Enfim, eu sabia que o SL tem mil-e-umas utilidades, mas como removedor de manchas, não tinha pensado nisso ainda... Quando eu for ao Recife, levo o milho, você faz a canjica, certo? Mesmo por que, daqui a pouco vão moderar a gente.




Comentário de stpa
Lan Houses: Realmente, tinha uma infestação grave de "lan houses" nas redondezas. O colega de SC, que estava nessa viagem, ficou impressionado. Só para encher o saco dele, eu dizia "Não falei?". Ah, fui ao Pq. da Jaqueira sim. Uau!

Acho Recife uma das cidades brasileiras mais ricas em História e cultura. Um excelente substrato para para cultivar o SL. Vocês deveriam se unir e fazer um grupo local, se é que já não fizeram.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004