Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Info testa o N800 com Linux - e gosta

Quem vê gosta – e gosta ainda mais ainda quando põe a mão no aparelhinho. O N800 não é um celular, mas um tablet muito pequeno, movido a Wi-Fi. Nasceu para navegar na web, ver vídeo, usar mensagem instantânea, mandar e-mail e falar por VoiP. Chega nas lojas brasileiras nas próximas semanas.



Com 14 centímulos de largura por 7,5 de altura, o N800 é pequeno o suficiente para levar em qualquer bolsa, por menor que seja, mas grande demais para colocar num bolso comum. (...) Usei o N800 numa rede Wi-Fi com banda da Telefônica de 1 megabit. A navegação foi rápida, sem soluços. O aparelho já vem com Google Talk e tem um esquema idiot proof para baixar outros aplicativos básicos. O Skype funcionou bem, como sempre costuma funcionar. Para falar com o MSN, o INFOLAB instalou o Gaim, um programa de mensagem instantânea multiplataforma. Explica-se: o Internet Tablet OS 2007, o sistema do N800, é baseado em Linux.

Saiba mais (info.abril.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de aloir
Centimulos?? Nova unidade de: Centimulos?? Nova unidade de medida? ;-)
Comentário de ceti
Será que ele ainda não viu?: Acho que o Augusto ainda não viu o erro de grafia apontada pelo colega acima. Vamos dar um desconto: ele deve estar baixando o DVD do Fedora 8 ou do gOS...


long live rock!
Comentário de Manoel Pinho
Outros celulares com linux: Outros celulares com linux estão começando a aparecer no Brasil também. Nesta semana lançaram o Motorola RAZR V8

http://www.motorola-rm.com/lancamentos/motorazr2/brasil/

http://www.osnews.com/story.php/18475/Review-The-Linux-based-Motorola-RAZR2-V8

que usa linux. Não é como esse da Nokia nem o A1200i da própria Motorola em termos de recursos mas é legal ver essa tendência de uso de linux em celulares.
Comentário de brain
vi sim: vi sim, mas era como constava no texto original, da fonte citada. Não vi quando reproduzi, mas agora que consta ali, achei tão divertido quanto vocês!
Comentário de edempoa
Manda para o melo colocar no: Manda para o melo colocar no "foi o estagiário" do VA hehehe
Comentário de Sonolento
A motorola é meio mala.: A motorola é meio mala.

Ela usa o Linux bem "escondido". Gosta de só usar como sistema base, sem dar muito acesso e com interface gráfica que não tem nada a ver com o Linux.

Esse N800 não é celular. Aliás, é o que falta para ser o dispositivo perfeito :D

Creio que a Nokia usa esses Tablets como uma espécie de Sandbox... para poder fazer experimentos com Linux sem atrapalhar suas campanhas de celulares.

Espero que isso mude. :)
Comentário de arkanjo
aparelhos moveis usarem: aparelhos moveis usarem linux acho fantastico, mas o que complica é ainda não ter os recursos que o Simbiam, que ta mais tempo na area, tem.
Minha mulher qs comprou um A1200i pra usar no trabalho, ele poderia ser o melhor celular, pois é tão pequeno quanto um, mas tb é um palmtop, o que desanimou é não ter wifi, poucos programas nativos(não java) disponiveis e nam ao menos ter como conectar na internet pelo bluetooth...
Acho que se planejarem melhor, o A1200i pode ser melhor que o iPhone.

Mas voltando ao n800, acho que se ele fosse um celular faria sucesso, pois hoje temos boa parte dessas recursos em um telefone, vc sempre ta com o celular, ja esse n800 vc não iria levar pra todo lugar...
Se invez ficarem fazendo um celular com recursos de PC, mas esse n800 com recursos de celular de brinde, ficaria mais interessante :D

Enquanto isso, vou esperar o OpenMoko(tomara que alguma empresa resolva importar pro brasil) ou até a motorola rever o a1200i e melhorar, ele precisa só de uma camera melhor, wifi e mais programas disponiveis nativamnete, de resto ele é show :P principalmente por usar linux....
Comentário de tenchi
O Bem-dotado (tecnologicamente) ;-): "mas grande demais para colocar num bolso comum. (...)"

[off-topic total]

- "Humm... Isso no seu bolso é um celular ou você está feliz em me ver?"
- "Não, é um N800. Ele tem wi-fi, tem navegador web, assistir vídeos, conversar via voip, aí você clica aqui e..."
- "Então você não está feliz em me ver?"

[off-topic total]

Mas algumas dúvidas: O aparelho é baseado em Linux e veio com o GTalk, que atualmente não está disponível para Linux, mas só Windows. Com o Skype - uma versão realmente funcional - ocorre o mesmo. Não acham isso estranho? Só faltava ele vir com MSN Messenger ;-)

Talvez eu esteja falando besteira, e não que ache que o fato de o aparelho rodar sobre linux (nem que seja uma versão modificada) signifique que seus aplicativos sejam compatíveis com todos os linux, mas para que os programas citados acima pudessem funcionar no aparelho, deveriam no mínimo ter suporte para Linux.

Fica aqui a dúvida.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de tiaggs
""Humm... Isso no seu bolso: ""Humm... Isso no seu bolso é um celular ou você está feliz em me ver?""
kkkkaaakkakakaa


bom andei dando uma pesquisada rápida eh descobri que o gtalk roda sobre o java, por isso tem suporte a vaaaaaarios aparelho moveis.
http://www.gotalkmobile.com/gotalkmobile_supported_phones.html
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004