Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Testando 18 live CDs

O OSNews publicou o relato de James LaRue sobre sua experiência com 18 Live CDs, incluindo Basilisk, BeatrIX, Berry Linux, Damn Small Linux, FreeSBIE, Gnoppix, Kanotix, Knoppix, Luit, Mandrake Move, Mepis, Morphix, PCLinuxOS Preview, Sam, SLAX, Suse 9.1/9.2, Ubuntu Live e Xfld. Não chega a ser uma análise ou um comparativo, mas o autor escreve o que mais lhe chamou a atenção em cada live CD, e quais os que mais lhe agradaram. Os testes foram realizados em máquinas com 128, 256 e 512MB de RAM, e o foco foi o uso de aplicativos desktop.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de anakinpendragon
Se continuar assim,logo cada: Se continuar assim,logo cada um vai ter seu propio livecd, rsrsrsrs
Só um comentario engraçado, no flames
Comentário de Job
Cso queira vai ai a dica:

Comentário de Job
Cso queira vai ai a dica: http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20050131#1
Comentário de RedCzar777
Ateh mais do que uma.: Todo mundo pode ter uma "distro" Live-CD, eu mesmo ja criei umas 3 para atender a determinadas necessidades minhas. Logicamente nao vi em nenhuma delas algo que pudesse faze-las muito interessante para as outras pessoas, e nao as divulguei, hehehe.
Comentário de André Simões
Porque não?: Assim dá pra mostrar aos amigos o nosso desktop em "qualquer" computador.

Dá pra montar terminais sem a necessidade de disco rígido, centralizando a guarda de arquivos e facilitando o backup.

Deixar uma partição para guardar arquivos, outra para swap, criar um LiveCD com a sua distro favorita e usar o resto do HD para testar outras distros.

As aplicações práticas são quase infinitas e não somente criar uma distro com o seu nome para aparecer.

André Simões -- alsimoes arroba gmail com

"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social." -- Manuel Castells
Comentário de santo
Seria legal levar seu desktop por ai: Quem sabe algum dia uma destas distribuições não live cria um aplicativo para transformar seu ambiente no hd em ambiente livecd.
Ai sim, você poderia comfigurar o ambiente do jeito que você achar melhor e depois levar para onde quiser
Comentário de sobralense
Forks e mais forks: Na verdade boa parte das distros que surgem "da noite pro dia" são baseadas em outro sistema como o Knoppix e outros "pré" frabricados... seria mais interessante eles desenvolverem e aprimorarem justamente este processo de reconhecimento de hardware.. e até como os colegas citaram.. Que sirva p/ criar um ambiente desktop que nem o que vc ja trabalha salvando o necessário, mais p/ fins de backup... claro, dentro das limitações dos 700mb (p/ CD .. ja que Dvd-r nem todo mundo pode)
Se bem que p/ mim, uma distro chegando até o terminal e dando certo p/ fazer reparo em uma distro já instalada, já basta... Afinal, acho difícil um drive de CD aguentar rodar como se fosse um HD... Se gostou da distro Instale! =P
Comentário de Douglas Augusto
As aplicações dos LiveCDs v: As aplicações dos LiveCDs vão muito além de variações sobre distribuições GNU/Linux. Pode ser, por exemplo, explorado na indústria de jogos (imagine ter um jogo "independente" do SO?), filmes ("auto tocáveis"), sistemas de recuperação, clusters (como o KnoppixCluster), etc.

Com a popularização do DVD as coisas ainda tornam-se mais excitantes. Poder-se-ia ter distribuições completas em apenas um DVD, grandes jogos, filmes, e por aí vai. ;)

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Ednei Pacheco
Live-DVDs: Concordo e ainda complemento: os drivers leitores de DVDs estão bem mais em conta que antigamente, e se fossem criados os live-DVDs, não só teríamos uma sistema COMPLETO (4.7 gbytes) como uma performance bem melhor, já que a taxa de transferência de dados de um DVD é bem superior aos CD-ROMs convencionais.

Já imaginaram um Kurumin-Games com um jogo FPS completo e de última geração e que o sistema inicializa do CD-ROM e automaticamente reconhece todo o hardware e ainda procura pela internet os drivers atualizados de sua GeForce ou Radeon, onde para salvarmos as fases do jogo, utilizamos nossos Pendrives de 2 GB? Parece sonho, não? Mas esse futuro está chegando... &;-D

Att., Ednei Pacheco.
Comentário de Overcode
Seria legal levar seu desktop por ai: Bem isso já pode ser realidade usando o kurumin. Com o Kurumin 4, se vc tiver um UsbKey ou até mesmo uma camera digital com flash memory, vc pode ter todo o seu ambiente configurado e seu home onde vc quiser. é só bootar o kurumin com o usbkey na máquina.
Comentário de George
Faltou o Kurumin: Senti falta do nosso tupiniquim Kurumin :((
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004