Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Outro abaixo-assinado - desta vez é pró-anúncios da Linux Magazine (atualizado)

“Depois de ler a notícia de ontem sobre o abaixo-assinado contra o anúncio da Microsoft, achei por bem criar um também, para dar direito de escolha a todos os simpatizantes do Software Livre.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de dmorales777
Ih, cara...: Que rebuliço... é melhor esquecer isso. Posso achar estranho criar um produto e ser patrocinado por outro produto que "se diz" melhor que o meu, mas esse alvoroço está demais. Que tal: coloquemos um anúncio no site da Microsoft em favor do Linux, e pronto! Elas por elas. O quê? A Microsoft não aceita esse tipo de anúncio?? E por que???
Comentário de anderson br
Anuncio pode: Não ligo se tiver o anuncio mas o problema é a mentira.

Dizer que é melhor do que dentro da area isto deve ser feito em campo neutro como poder de defesa de ambos os lados.

O que vocês vão fazer colocar algo abaixo, opa não concordamos com isto não. Vai jogar lama no anuncio quero ver

Onde já se viu no momento que aceitaram publicar mentiras estão concordando com eles, esta é a briga da comunidade nada a mais.

Todos aqui são a favor de anuncios mas deve analisar antes, o pessoal aqui pelo jeito aceitaria dinheiro do tráfico por ter este pensamento.
o que tem pessoal dinheiro é tudo igual.
Os meios de comunicações sempre analisam seus anunciantes para não ofender seus clientes.



O pessoal que ta defendeno isto tem ética ao contrario de vocês que concordam, pensem bem antes de assinar isto.

Anuncio responsavel, sim mentiras não

Tem varios possiveis anunciantes abra espaço para eles.



Comentário de vmedina
Doidera: Isso se torna mais surreal a cada segundo!

Vem cá, eu não assinei nenhum dos dois... assinar petição para empresa ficar sem banners e petição para empresa ficar com banner não é meu jogo...

Eu queria ela com banner(inclusive da MS) só que sem ofensas ao sistema operacional. Será que pode ser?

Acho que vou criar um terceiro abaixo assinado... :P

[]s!

ps: Não, eu não vou criar um terceiro abaixo assinado.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de WalterFonseca
desnecessário: Bohne
não vejo necessidade deste seu abaixo assinado
vc está expressando sua opinião mas creio que uma petição on-line vá mais de encontro a aqueles que são contra o anúncio ou contra o que ele diz e quem não se manifesta acaba "automaticamente" concordando total ou parcialmente com a LM
inté
Comentário de Eduardo Frazão
Nao me sinto ofendido: Nao me sinto ofendido. Capitalismo é isso mesmo. Acho que se eles pagam pelo anuncio, tem o direito de publicá-lo.

Comentário de evolverzilla
Resposta: A microsoft não aceitaria esse tipo de anúncio no site dela porque não é um site de publicidade e sim um site empresarial... E se fossem colocar no site do MSN queria ver alguem aqui arrecadar dinheiro pra colocar uma propaganda sequer lá.
Comentário de evolverzilla
Espaço tinha de sobra : Espaço tinha de sobra

Não tem quem queira anunciar.
Comentário de dmorales777
Esse capitalismo...: Sim, eu concordo, mas imagine: você abre os classificados da Folha e vê um anúncio: "anuncie nos classificados do estadão". O anúncio em si é legal, correto, mas a reação que causa nos leitores é que é adversa. Resta saber se os princípios que a revista segue são os mesmos que os leitores seguem e esperam dela - é uma atitude de risco - ganha-se um dinheiro aqui, mas o estrago na imagem pode fazer perder muito mais dinheiro lá na frente...
Comentário de dmorales777
Empresarial, essa é a questão: Aí é que tá. Acho que na sua "sã" e diabólica consciência (ok, força de expressão), a Microsoft não aceitaria esse anúncio de jeito nenhum. Mas se eu tivesse com meu carrinho nas ruas, vendendo as "pamonhas de Piracicaba", não iria pintar um anúncio no capô do tipo "experimente no meu concorrente as pamonhas de Itu" rsrs.
Comentário de dmorales777
Só completando...: O que eu acho é que a Microsoft está utilizando a comunidade Linux e sua presença cada vez mais forte para divulgar o Windows. Já que não pode detê-la, a estratégia é essa. Vou fazer eles mesmos divulgarem meu produto, assim crio uma forma de combatê-los dentro do seu próprio terreno. Lembremos: a Microsoft copiou o mouse e janelas gráficas do Mac (lá pelos idos de 1985???), copiou o Netscape, e agora tenta outra estratégia. Um gigante desses não pode ter essa colher de chá.
Comentário de PSi666
capitalismo...:
Primeiro eu não entendo as reação das pessoas sobre esse banner. Eu vou continuar a comprar a revista porque a linha editorial dela vai se manter. O dia que mudar eu paro. Não é um banner que irá mudar qualquer convicção sobre o que eu penso a respeito do Linux.

Segundo as pessoas não entenderam a relação de publicidade e estão confundindo alhos com bugalhos: a M$ está fazendo uma propaganda numa mídia, não no site da RedHat ou da Conectiva.

Fazer comparações do tipo SBT anunciando na GLOBO é a mesma coisa que a M$ anunciar no página da RedHat e vice-versa. É ridículo esse pensamento.

Todo mundo gasta seu tempo aqui acusando a Linux Magazine de traidora, mas duvido que alguém se deu o trabalho de mandar email para a própria M$ questionando a validade do Get The Facts.

Passar bem...
Comentário de Roger Alvarenga
Estranho seria se o anúncio: Estranho seria se o anúncio fosse no site da Red Hat, ou da Mandriva, ou Novell/SuSE. Estes sim são sites empresariais.

O da LM é um site de revista, um tipo de publicação que depende de anúncios.

Ao invés de discutir se eles acertaram ou não, simplesmente não compre, eles tem (se não tiverem é um erro de gestão) um setor que calcula o risco/benefício pelo valor pago do anúncio. Se esse setor falasse que o anuncio ia zerar a circulação da revista, e que perderiam outros anunciantes (esses sim se boicotarem vão fazer a LM mudar de ideia) nunca teriam aceitado o anuncio...
Comentário de Bohne
RE: Empresarial, essa é a questão: Uma parcela ainda não entendeu, é que a Microsoft não é concorrente da Linux Magazine. E a Linux Magazine veicula matérias sobre Linux. Não existe conflito em se tratando de produto.
Comentário de Bohne
RE: desnecessário: Não concordo com você Walter. Pode até estar ""automaticamente" concordando total ou parcialmente com a LM", mas não saberíamos quantos estão concordando com a LM. Se houver somente uma petição, não representaria a totalidade das pessoas que se posicionam contra ou a favor deste assunto.
Independente disso, minha intenção foi muito mais a de mensurar as opiniões sobre esse tipo de assunto do que enviar o resultado do abaixo assinado à Linux Magazine. É claro que este resultado está a disposição deles.
O que quero reforçar é que estas opiniões de cunho unicamente ideológicos são muito mais fruto de uma reação contra a Microsoft do que um ato ponderado e bem pensando. Vejam-se as idéias estapafúrdias que foram postadas até agora sobre concorrência e tipos de mercado.
Só quero coerência no que se fala por aí sobre SL. Não misturar software com ideologia. Existem softwares excelentes em ambos os OS.
Comentário de dmorales777
Take it easy, man!: Acho que os exemplos são para mostrar que há uma incompatibilidade de ideologias, a princípio não parece ter sentido algum. Afinal sabemos que o movimento do software livre não deixa de ser uma resposta a um monopólio. Também acho que a linha editorial deve se refletir nos anunciantes, ou não? Se a Microsoft queria gerar controvérsia, conseguiu.
Comentário de Spunk
"Apoio a Revista Linux Magazi: "Apoio a Revista Linux Magazine pela coragem em publicar anúncio da Microsoft"

http://www.nukebrasil.org/article617.html

Acho que a ultima pessoa que pode abrir a bouca e argumentar algo pela comunidade seria você Antonio.

Logo mais dentro do Nukebrasil x LinuxIT iremos ver realmente os seus apoios, porque são tudo farinha do mesmo saco.

Nois pobre mortais estamos esperando o seu curo de php-nuke que nunca se realizou aqui em São Paulo mais que já pagamos.
Comentário de Pierre Freire
Encerro este assunto!! Mas nao mudo minha posicao: Bohne,

Imagino que você não deva ficar apenas martelando e falando em religiosidade e fanatismo. Não é só isto que está em jogo.
O que conta é o valor ético, moral, isto sempre tem que ter acima de tudo na vida, inclusive do "dinheiro".
O grande problema não foi o anúncio da Microsoft, mas pelos inúmeros comentários, o teor do assunto é que provocou a ira da comunidade.
É um contra-senso em virtude da posição da revista Linux Magazine, publicar aquele anúncio.
Se você não se importa com ideologia, com ética, moral e apenas enxerga um lado tecnológico eu entendo, até porque já tive este pensamento.
Enfim, se ser fanatico, radical é saber reconhecer valores éticos e morais, todos que foram contra são com certeza e não devemos nos envergonhar disso. Somos sim.
Cada um tem suas posições e pensamentos a respeito assunto.
Agora, achei muito engraçado um debate que fizeram no FISL de 2004, sobre bois e gnus.
Será que a Linux Magazine não é um boi disfarçado de GNU?
A Comunidade vai responder.
Encerro este assunto.

Comentário de boi
Microsoft e similares: Pelo que vi aqui, a maioria não se sentiu ofendida por "anúncios da empresa MICROSOFT e similares", mas exatamente pela divulgação da campanha Get The Facts num veículo que diz apoiar o Linux, o que é um completo absurdo. Eu mesmo não veria nada demais se a MS divulgasse seus produtos na revista, mas não foi isso que ela fez.
Outra coisa que não concordo é com essa posição de alguns de que a "comunidade" tem que ser uma mãe com todo mundo. Desde quando a "comunidade" tem que sustentar uma empresa? Eles são uma revista como qualquer outra. Assim como eles tem todo o direito de vender anúncios para quem quer que seja, tenho meu direito de não gostar e não comprar mais a revista. Como outros já disseram, isso é o capitalismo, para o bem e para o mal.
Comentário de Patola
Ética & Moral: Imagino que você não deva ficar apenas martelando e falando em religiosidade e fanatismo. Não é só isto que está em jogo.
O que conta é o valor ético, moral, isto sempre tem que ter acima de tudo na vida, inclusive do "dinheiro".


Interessante isso que você falou, Pierre. Concordo integralmente. Fora esse assunto rolando aqui, e sem querer me referir ao Bohne, eu noto que as denominações de "fanático" e "religioso" vêm sempre das pessoas que frisam o mercantilismo total da sociedade. Quase como se eles não acreditassem que outras coisas além da religião podem ter princípios morais ou éticos.

Sobe o assunto, acho que tudo que precisava ser dito já foi dito e que agora estamos é num impasse em que um finge que não entende os argumentos do outro. Por exemplo, o Bohne até agora não mostrou ter entendido o argumento comercial contra a postagem do anúncio na Linux Magazine, frisando somente o argumento "ideológico" como se fosse o único.

Mas de qualquer jeito eu não me sinto incomodado com a votação "a favor" do anúncio, embora ache a proposta absurda. Bom, vamos ver como as duas petições ficam no final... =)
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de hamacker
deixa eu dar minha opnião...: ...As novelas estão cheias de orgias sexuais e ninguém reclama, o pelé anuncia um produto abnominal que provavelmente ele não usa, as lojas marabrás usam uma dupla de cantores que dúvido compre seus móveis alí, aqueles monte de remédios para emagrecer anunciados por pessoas que frequentam academias, enfim a televisão é visto todos os dias e muita gente que sabe que aquelas tranqueiras não funcionam ou são mentiras e nem por isso deixam (eu pelo menos) de ver televisão. Seria hipocrisia minha deixar de comprar a revista por causa dum anuncio 80x45 e manter esse histórico de TV (a MS também anuncia na TV).

Enfim, estamos expostos o tempo inteiro a mentiras, pornografia, e muitas coisas que nos ferem individualmente ou em grupo. O banner "MS" é de todos o menor, não acho que revista tenha de recusar anuncios da MS, seria hipocrisia dizer que "gosto deles", mas não vejo porque não posso evita-lo, assim como consigo evitar o que disse acima.

Ok, o pessoal da revista usou um dispositivo de lei dúvidoso para corroborar a apreciação do anuncio (ou banner), isso foi o que achei pior que o banner em sí, era mais sensato dizer "- é aceitei mesmo o anuncio e aí vai encarar ?" do que *mentir* para uma comunidade que é técnica e sabe muito bem diferenciar o SPP (se pegar pegou).

Enfim, acho que essa história está sendo levada a sério demais. Será
que a comunidade de TI tem razao em achar os linuxers uma comunidade desunida que só se unem quando o assunto é odiar a Microsoft ?


Comentário de MnB Linuxer
Eu simplesmente não compro e: Eu simplesmente não compro esta revista, não me interessa se meia dúzia não gosta disso.
Comentário de rednaxel
Linha editorial: Seria de se esperar que a Linux Magazine tivesse o conceito de "Linux Advocacy" em sua linha editorial. Assim, aceitar um anúncio "Get the Facts" da Microsoft é como uma revista estilo "Corpo e Saúde" aceitar anúncio de cigarros ou bebidas alcoólicas. A revista em si não concorre com a Ambev ou a Souza Cruz, mas o anúncio contraria frontalmente a linha editorial da revista. Alguns ainda não entenderam isso.

Mas posso estar errado. Talvez os editores da Linux Magazine sequer saibam o que é uma "linha editorial".

Alex

Comentário de Bohne
RE: Ética & Moral: Mas é justamente isso que já falei aqui. A LM é uma revista técnica! Não toma partido em questões ideológicas. Não confundir com entrevistas com teóricos do SL. De maneira alguma um anuncio de uma empresa de software é incompatível com o escopo da revista.
Tenho minha posição quanto ao modelo de negócios da Microsoft, mas é só. Em se tratando de tecnologia, se eu não encontro um ferramental livre, é claro que vou procurar uma outra alternativa, mesmo sendo um produto de codigo fechado; mesmo que seja da MS.
Não se pode confundir os conceitos. Cada discussão em seu campo, o que não foi feito nesse caso.
De qualquer modo, é assim mesmo que deve ser feito. Discussão sem ofensas. Acabamos todos muito mais esclarecidos.
De minha parte, o que pretendia com o contra-abaixo-assinado era isso: Discussão.

Em tempo: Vou continuar a comprar a LM. E não, não acho que ela seja um boi! Que barbaridade.

Comentário de Bohne
RE: deixa eu dar minha opnião...: Hamacker, é isso mesmo. Concordo contigo. Teu exemplo foi perfeito!


Comentário de minholi
Terceiro abaixo assinado: Voto pela criação de um terceiro abaixo assinado, entitulado "Abaixo assinado pelo fim das discussões patéticas sobre assuntos irrelevantes na comunidade do software livre" a.k.a. "Parem de especular e façam alguma coisa útil para variar".
Comentário de James de Oliveira
Concordo plenamente, se exist: Concordo plenamente, se existe mercado consumidor então não há nada de mais em ser traficante, nem em ser sequestrador, afinal só estão explorando um mercado bastante rentável.
Comentário de Paciência
Se a proposta editorial da Li: Se a proposta editorial da Linux Magazine é colocar-se no mesmo nível dos anúncios de abdominais do Pelé, paciência. Já dá pra ver onde essa revista vai chegar.
Comentário de Toskinha
É isto!: Po, ate que enfim uma idéia boa!
Porque não fazemos uma campanha como a do Firefox, e colocamos um anuncio da Linux Magazine no site do MSN??? Que seja caro, po, com tantos eventos, listas, sites, será que se cada um doasse 5, 10 reais, a gente não arrecadava o suficiente??????????? que tal um abaixo assinado "eu doei grana pro anuncio da LM no MSN"????
Comentário de Patola
Errou o alvo de novo...: Minha frase foi essa:

Por exemplo, o Bohne até agora não mostrou ter entendido o argumento comercial contra a postagem do anúncio na Linux Magazine, frisando somente o argumento "ideológico" como se fosse o único.

Sua resposta foi:

Mas é justamente isso que já falei aqui. A LM é uma revista técnica! Não toma partido em questões ideológicas. Não confundir com entrevistas com teóricos do SL. De maneira alguma um anuncio de uma empresa de software é incompatível com o escopo da revista.

Bom, acho que você seletivamente só leu os posts que não continham o argumento comercial, que, grosso modo, trata de pontos como os seguintes:

* O anúncio é contra a linha editorial da revista e bate de frente com ela.
* Segundo o Rafael Peregrino, eles não fizeram isso por dinheiro (!).
* Isto afronta seus usuários e é portanto comercialmente arriscado, pra dizer o mínimo. De fato, é um tapa na cara de muitos (maioria, talvez) que assinam ou compram a revista. Pode até ser argumentado que a motivação deles é "ideológica" ou que os usuários não deveriam se sentir afrontados, mas isso não importa: eles se sentem. Eles são clientes, e se estamos argumentando o aspecto comercial, os clientes têm que ser respeitados. Ponto.

Mas, bom, foram centenas de posts sobre isso, e estou apenas repetindo o que já foi dito. Desculpe a quem teve que lê-los novamente.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Bohne
RE: Terceiro abaixo assinado: Apoiado e acatado.
Comentário de PSi666
:
Eu não vi a LM enfatizando a veracidade do Get The Facts.

Pelo teor dos comentários vistos nos últimos posts da notícia que originou essa balela toda é visivel que essa suposta "comunidade livre" so se une mesmo na hora de odiar a M$.

Temos que condenar sim a LM se o editorial começar a refletir a opinião dos anunciantes.

Enquanto isso não acontece, continuarei a comprar a revista que para mim prima pela qualidade das matérias e estão fazendo um ótimo trabalho.
Comentário de Roberto Jefferson
CPI Já!!: Vamos fazer uma CPI e interrogar o Sr. Rafael Peregrino para sabermos o que tem por trás deste anúncio. (risos)



Comentário de Joao Melo
Atualização - CAMPANHA PRÓ SOFTWARE LIVRE: Augusto,

Apoio da forma que puder o seu futuro projeto.
É importante mudarmos o foco da discussão, o que não significa fugir do debate, e concentrarmos energia na promoção dos projetos de Software Livres.
Penso que a campanha deve concentrar forças em divulgar a filosofia do SL, em contraposição ao proprietário, elencando o maior número de projetos em andamento.
Comentário de Daniel Brito
Parabéns Bill Gates Assinou: Fiquei muito feliz ao ver que Bill Gates não ficou ofendido com a Linux Magazine e assinou a petição de vocês ...

Minha melhor resposta a LM é não comprar mais nenhum exemplar .... Por isso tb não vou assinar a outra petição.


Comentário de
Anúncio de software livre em mídia de massa: João, o projeto não é meu. Eu lancei a idéia para o caso de alguma das pessoas tão vocais na reação ao anúncio desta semana querer encampá-lo e criar algo de positivo a partir desta idéia. Se houver mesmo o interesse em ir além das críticas, e for criado o grupo, lembrem-se de me avisar quando chegar o momento de pagar a minha parte. O BR-Linux também está à disposição para contribuir com a divulgação.
Comentário de Incunábulo
A LM dá um exemplo lamentável de prostituição editorial: Se chegar na revista Cláudia com artigo "provando" por que os homens são "superiores" às mulheres, duvido que publicariam. Se fizesse o mesmo através de um anúncio, também duvido que aceitariam. Seria o mesmo que dizer que a publicação não se agüenta mais e por isso precisa anunciar qualquer coisa. Se alguém reclamasse, poderia dizer que as mulheres são um bando de xiitas que não entendem que uma revista vive de anúncios.

Se há algo de didático nessa historia é mostrar com quantos reais se corrompe a linha editorial de uma publicação.

A LM continua uma ótima revista em termos de artigos relevantes e outros serviços, mas se quiser ficar coerente com a publicação do anúncio da Microsoft, precisa avisar os leitores que não se trata de uma revista para oferecer conteúdo sério para interessados no assunto, mas apenas um veículo oportunista para explorá-lo.
Comentário de escovadordebit
Muito pano pra manga..: Acho que essa discução está dando muito pano pra manga porque é a famigerada Microsoft. A revista publicou uma grande reportagem sobre o VMWare que é um produto proprietário da empresa da EMC2. É um produto proprietário e ninguem chiou... Creio que a revista prima pela técnica e não pela ideologia. Se você necessita de tecnologia e ela não está disponível na forma de free software, você tem que partir para a solução proprietária. A competitividade está aí. Para alguns falar de forma "romãntica" é fácil mas quando existe competitividade no mercado a coisa muda e você vai para a técnica. Ja falei aqui. Existem muita áreas onde o software livre é carente de suporte e por isso são adotadas soluções comerciais.
Comentário de Pierre
Leia os fatos!! Não apenas imagine: Escovador de bit,

Você se desviou completamente do assunto, releia os post, os comentários.
O problema não é ser livre ou proprietário, o problema não a Linux Magazine ganhar dinheiro com anúncios(O que é justo), até mesmo de empresas de Software Proprietário.
O que se discute é o teor do banner. Que vai contra tudo que ele prega, em uma das edições, o próprio editor chamou de famigerada a campanha "gets the facts" da microsoft. E agora colocam um site deste tipo na revista.
Realmente o dinheiro atropelou a ética.
Leia os comentários, veja o banner, e expresse sua opinião, não desvie do assunto, veja os fatos, não apenas imagine.

Comentário de vmedina
Pequena correção.: Desculpe Patola, mas na declaração inicial era dinheiro. Mas depois o vil metal ficou menos importante que a liberdade.

E não se esqueça também que além de tudo isso tem também o desejo de não discriminar a MS.

Não entendi estes argumentos também! :)

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Spook
Não é o anuncio da MS em si: O problema é o "Get the Facts", vou repetir, não estão fazendo comercial do Office ou do Windows, é sobre "Get the Facts", é muito diferente... não é um simples anúncio de um produto em um meio de comunicação voltado ao seu maior concorrente (como muitos preferem pensar).
Comentário de vmedina
Isso por que você não enten: Isso por que você não entendeu. Não é porque o banner é:

*Sobre produto proprietário
*Da MS

Esse problema todo é porque:

*O Banner é para propagar FUD
*O Banner desmerece o Linux.

Só por isso.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de dmorales777
Se precisar, tô dentro!: É só me avisar...
Comentário de dmorales777
Sou novato, mas topo contribu: Sou novato, mas topo contribuir.
Comentário de Lord Darth Vader
Não funcionaria algo assim.: Nunca funcionaria algo como o proposto da proganda como aconteceu com o Firefox no NYT porque ninguém aqui iria querer assumir a responsabilidade de administrar o dinheiro e muita gente ia ficar desconfiada se o $$$ está sendo usado mesmo pra isso ou não, afinal, maquiar custos é mais fácil do que imaginam.
Mas que seria interessante juntar dinheiro pra comprar uma reportagem na Veja (coisa mais que comum) sobre Linux isso seria.
Comentário de Manoel Pinho
Concordo plenamente: Concordo plenamente... Mas pelo que eu vi somos minoria. Pelo jeito a "comunidade" linux atualmente é formada na maioria por pessoas que sonham trabalhar na Microsoft (como o Miguel de Icaza e agora o traidor do Gentoo) e não acham nada de errado ser pago para engolir desaforos e mentiras.

Quem pensa assim qualquer dia vai aceitar dinheiro para andar com uma camisa com dizeres falando mal e mentiras dele mesmo. Já imaginou ser pago para andar com uma camisa dizendo "Sou burro por usar linux e mentiroso quando digo que o software livre custa menos. Aproveitem e chute a minha bunda !" ??

Aceitar anúncios de produtos da concorrência é uma coisa; aceitar a publicação de calúnias e falácias que vão contra o conteúdo editorial da revista e contra a opinião da maioria dos leitores (que não estariam comprando a Linux Magazine se pensassem o contrário) é outra coisa bem diferente. E não me venham com esse papo de que o país é capitalista, que empresas têm que ter lucro a qualquer custo e sem nenhuma ética e com a tese de que ninguém vai mudar de idéia apesar da propaganda. NÃO TEM NADA A VER. Estamos falando de uma revista que aceitou a publicação de calúnias que vão contra ela mesma e tudo o que seus leitores acreditam por um punhado de dinheiro.
Comentário de bardo
Regra básica de educação:
Uma regra básica de educação pede que "escutemos os argumentos contrários a nós" para só então rebatermos publicamente qualquer coisa. Ao menos em debates. Foram 3 notícias antes desta que, junto com esta, somam mais de 400 comentários.

É desumano exigir que leiam todos esses comentários, mas é só não "fugir a vista dos contrários" quando passar por alguns deles para ver o que está em questão. O sétimo comentário do primeiro dos artigos já mostrava qual era o conflito.

Trecho principal: "ALUÉM AI J
Comentário de Manoel Pinho
@PSI666: "Eu não vi a LM enfatizando a veracidade do Get The Facts."

Por enquanto não, mas quem tolera pequenas coisas um dia, dependendo da quantia, pode mudar de idéia.

Aqui no Brasil todo mundo tem uma tolerância para pequenos delitos como avançar o sinal de trânsito, jogar papel na rua, urinar na rua e outras coisas que atestam o nosso subdesenvolvimento. Em nações desenvolvidas a palavra de ordem é TOLERÂNCIA ZERO. Foi assim que limparam New York dos crimes que infestavam a cidade.
Comentário de ferdam
"Parem de especular e façam: "Parem de especular e façam alguma coisa útil para variar".
"Apoiado e acatado."

Brincadeira, nao ?
Eu frequento o Forum quase todos os dias tentando ajudar as pessoas la e nao me lembro de te-los visto por la fazendo "algo de util" ?
O que voces fazem ? Distribuem sopa para os sem-teto ou curam chagas dos enfermos ?

Abraços,
Fernando
Comentário de ferdam
Exatamente! : Exatamente!
Abraços,
Fernando
Comentário de ferdam
Nao sou rico como a ms, mas p: Nao sou rico como a ms, mas posso pagar R$ 50,00 para algum desses que aprovaram a contra-propaganda na lm (incluindo o Rafael, que precisa tanto) para usar a camiseta que o Manoel propoem acima.
So tem uma condicao, tem que ser no proximo FISL.
Depois pode ficar com a camiseta para limpar o chao do banheiro.
Abraços,
Fernando
Comentário de Bohne
RE: Parabéns Bill Gates Assinou: Como escrevi na petição, já esperava por atitudes infantis.
Comentário de bogus
No site do MSN?: http://advertising.msn.com/adproducts/SubmitAds_CAP.asp

Acho que vão recusar alegando motivos éticos.
Comentário de Oliver Lindenbruk
Comunidade madura, editores nem tanto.: É muito interessante notar o discernimento agudo que muitos dos que se manifestaram até agora apresentam quando conseguem entender o problema do anúncio da Microsoft detonando o Linux numa revista de Linux.

Nenhuma outra publicação séria sobre outro assunto resistiria a semelhante caso.

A comunidade dá prova de maturidade e cobra seriedade. Já alguns editores demonstram absoluta inépcia no que tange a manter de pé uma imagem íntegra da iniciativa a que se propõem.
Comentário de brain
Já tem gente fazendo: Enquanto uns dizem que nunca daria certo, outros vão lá e fazem. A LinuxMall, por exemplo, mantém um fundo com um percentual das vendas de suas camisetas do Firefox, para doar ao projeto. Ela se dispôs a administrar, e cada um fica desconfiado ou não, colabora ou não, participa ou não, de acordo com a sua atitude. Outra entidade ou organização poderia se dispor a administrar um fundo de coleta de doações e implantar o mecanismo para possibilitar que estas doações ocorram, basta ter um conjunto de requisitos que está longe de ser impossível. E claro que sempre vai ter gente para desconfiar, falar mal, achar caro, achar ruim e tentar até atrapalhar, como não duvido que deve ocorrer com a LinuxMall, e ocorre frequentemente com outras iniciativas.

Mas o problema principal ocorre mesmo quando o número das pessoas interessadas em reagir e julgar começa a superar muito o dos que estão interessados em tentar fazer algo. Não que criticar seja negativo (pelo contrário, é importante e parte do processo), mas basta mencionar uma idéia ou proposta e surgem mil críticas: por que é só um CD, e não 3? Por que são 3 CDs, e não só 1? Por que está em PHP e não em Python? Por que é um DVD e não um CD? Por que os comentários estão com // e não com /*? Se for da comunidade ninguém vai confiar em botar dinheiro! Se a enciclopédia for aberta qualquer um pode colocar dado errado! Por que é em MPEG, e não só o som? Por que não tem legenda? Por que só tem 128MB de RAM? Se quer usar Linux no governo tem que ser com distribuição comercial nacional! Se quer usar Linux no governo tem que ser com a única distribuição verdadeiramente livre (qualquer que seja ela)! Se quer usar micro popular não pode querer que a USB funcione! Vamos boicotar! Vamos reimplementar em Rexx! Vamos fazer um fork! Alguém devia fazer um site sobre isso! Alguém devia processar! Isso é coisa da empresa X! Devia ser em Java! Devia ser em Assembler! Devia usar MySQL! Devia usar PostgreSQL!

Felizmente ainda continuam surgindo os que topam fazer ou manter alguma coisa, e provavelmente sempre existirão.
Comentário de zca
O IE saiu do Mozaic que, clar: O IE saiu do Mozaic que, claro, desapareceu.
Comentário de Thiago Araujo
Enfim...: Eu acho isso tudo uma tremenda besteira, sendo curto e grosso...

1) A LM é uma revista sobre *Linux* e *Software Livre* e em "segundo plano" sobre *informática*, aberta a anúncios destas áreas... os leitores atentos, imagino que a maioria dos que são interessados pela publicação, hão de notar isso e não darão a mínima.

2) Quem liga pra essa campanha da Microsoft?? não é óbvio que se a empresa veicula uma propaganda dessas numa revista de Software Livre é porque está simplesmente incomodada com a qualidade e vantagens de custo, etc, do Linux???

3) Todos aqui estão falando de atitude, num meio muito difícil para a mesma ser exercida. O software livre não tem a intenção de oferecer lucros, a não ser na prestação de serviços. Mas, o que dizer sobre uma revista de veiculação nacional?? Sim, a Microsoft tem o direito de fazer sua propaganda, seja sobre o que for (é engraçado que seja com algo tão estúpido), e a revista está ganhando com isso - é muita INOCÊNCIA achar que NÓS estamos perdendo alguma coisa, a não ser pura ideologia. Infelizmente esse é o nosso mundo, não vamos esperar que nada seja perfeito... também gostaria que a revista fosse PUNK e tivesse esse tipo de atitude, mas já como as coisas nesses meios movem-se dessa forma peculiar, fazer o que?? se incomodar?? não, acho que nenhuma ou um número insignificante de pessoas ligarão para isso e darão corda para a Microsoft, especialmente nessas circunstâncias!

4) No final das contas, implicitamente isso é uma propaganda para o nosso sistema, meio que "subliminar". Toda empresa quer vender o seu peixe, qual a empresa que vai dizer que seus produtos são piores que os outros? assim o mundo é.

5) Dizer que a comunidade é madura sob esse ponto de vista não quer dizer absolutamente nada. Se a mesma tivesse sido formada ONTEM também imagino que faria a mesma coisa, talvez até de forma pior. Isso me faz lembrar a "prepotência" de muitas pessoas que via quando comecei a usar Linux, lá pelos meados de 1998 (ainda vejo aqui e acolá).

Bem, essa é minha medíocre opinião, sob um ponto de vista mais frio e menos fervoroso, que é muitas vezes necessário. Precisamos ter noção dos meios com o qual estamos lidando, e enfim, dou apoio para os editores. Lembrando que são propagandas de INFORM
Comentário de stpa
A idéia é boa: É interessante a idéia do anúncio pró-Software Livre. Mas ela ficou prejudicada aqui, no meio dessa discussão "microsoftfóbica bannérica". Joga ela de novo pro povo, em separado.

Algumas considerações preliminares:

Talvez a iniciativa possa receber o apoio também de empresas que vivem disso: tipo um fundo mantido pela comunidade com apoio da Novell, Mandriva, Suse, Red Hat, Linux Mall, etc... Mas sem governo ou partidos. Já chega a bagunça que rola atualmente, mesmo um ano antes das eleições.

Um anúncio ou uma campanha? Midia impressa e/ou TV? Folha, JB, Estadão, Gazeta Mercantil, Correio Braziliense, Jornal do Comércio, Veja, Isto É, Info, ...?

Texto e/ou imagens? Tipo "Fiz essa imagem no Gimp" "Essa apresentação no Impress" "Esse artigo com o Latex"...

Enfim, tem muito o que explorar nesse tema...
Comentário de Douglas Augusto
Essa é a diferença, a Micro: Essa é a diferença, a Microsoft compra, mas não se vende.

Do link que passou:

NOT ALLOWED
Content that infringes and/or contradicts the Microsoft Trustworthy Computing Initiative, or any other key Microsoft strategy or initiative, is not allowed.


For example: creative that suggests/implies there is a security flaw in the OS and that the user needs another product to correct the implied problem.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Bohne
RE: Parem de especular e façam...: Se você acha que é só frequentar um fórum para ajudar as pessoas... Muitas das pessoas aqui trabalham com Software Livre, são referência nesta área para seus colegas de serviço, participam de projetos em todas as esferas de governo, são profissionais de empresas que utilizam Open Source por ser uma alternativa econômica viável.
Não seja tão simplista achando que só escrevendo tutoriais ou respondendo emails em listas de discussão, é um modo de ajudar. A gama de possibilidades é enorme.
Afinal, toda a generalização é burra. Foi por causa de uma generalização que esse fórum todo começou.
Comentário de Marlon
FUD na linuxmagazine: eu como assinante estou decepcionado com a posição da revista com
relação a inclusão da campanha mentirosa e prejudicial get the facts
da M$, na revista. A M$ usa seu poder financeiro e influência pra
manipular o mercado e tenta a todo custo destruir uma comunidade
integra e legitima. eles sempre usam o dinheiro deles pra TOMAR tudo o
que querem. parece que a velha tática nunca falha. espero que vocês
pensem bem na posição atual da revista com relação a isso.

o pessoal da M$ deve tá pensando:"mais um na nossa folha de pagamento"

Comentário de Clovis Sena
o certo a fazer: bom dia,

E por que não pegamos e colocamos um anuncio lá tambem.

Custa pouco:

http://www.linuxmagazine.com.br/Advertise/Pack/lmbr_mediakit

banner 468x60 custa R$ 50,00 para cada mil impressões.
banner 120x60 custa R$ 25,00 para cada mil impressões.

Ou seja, com menos do que duas revistas ( que está em 14,90 ) voc? pode colocar mil impressões. Se mais alguem ajudar, colocamos mais mil, e por ai vai...

É menos do que eu gasto de estacionamento (leia-se flanelinha) todo mês.

E se cada um que colocou um comentário aqui ( cerca de 60 neste momento) se comprometesse a doar R$ 1,00 já dava pra bancar 2.000 impressões do banner menorzinho e ainda sobrava um troco.

t+
Comentário de boi
é o fim da picada: Mas por que nós teríamos que dar dinheiro a eles? Eles são uma revista como outra qualquer, um negócio. Nunca recebi uma LM de graça, sempre tive que comprar. E a revista não é barata.
Comentário de Bohne
RE: é o fim da picada: Só de curioso, já que havia escutado essa reclamação antes: Qual o preço que você consideraria justo para a Linux Magazine?


Comentário de boi
O preço não importa: Não acho que o preço seja injusto. A questão não é essa. O que quero dizer é que não tem cabimento tratar a LM como se fosse um projeto comunitário, fazer abaixo-assinado, comprar anúncios e tudo o mais que se falou aqui. É uma revista como outra qualquer. Se eu gosto de uma revista, eu compro, se deixo de gostar, paro de comprar. No caso da LM, não pretendo mais comprar, pois para mim ela perdeu a credibilidade. Outros continuam confiando neles, e continuarão comprando, isso vai de cada um. Eles são uma empresa privada, eles tomam suas próprias decisões e tem eles mesmos que assumir os riscos. Se eles ganham ou perdem leitores, ganham ou perdem credibilidade, ganham ou perdem dinheiro, é problema exclusivo deles, não é problema dos leitores nem da chamada "comunidade".
Comentário de xmanun
Singela análise...: Antes de mais nada gostaria de dizer que não sou contra a veiculação de propraganda da M$ e similares em sites e veículos que se apoiam no movimento SL, porém, também acredito que para promover seu produto uma empresa não precisa colocar sua opinião negativa sobre o concorrente no referido anúncio.

Por este motivo faço a seguinte exposição:

-A LM é uma revista que vem crescendo devido a seu bom conteúdo;
-A M$ não dá ponto sem nó (por isso eles não vão financiar um veículo ligado ao SL senão com o único intuito de tentar torná-lo desacreditado);
-O fato da LM anunciar no seu site uma campanha como "Get the facts", certamente não apenas nos atinge, para quem se sente ultrajado, etc..., ou não nos atinge, para quem não deu a mínima, mas é um meio de fazer com que aqueles clientes indecisos e muitas vezes cheios de preconceitos (dos quais, o mercado está repleto), tenham mais motivos para refutar o uso de SL;
-Então a LM não deveria aceitar propaganda da M$? SIM,PODERIA! Mas, com coerência, resguardando o público que atende; Talvez alguns de vocês não saibam, mas a LM é muitas vezes usada pra promover os SL e fazer com que os clientes saibam que há cobertura de temas relacionados ao SL no mercado editorial, isso dá credibilidade para que clientes indecisos, as vezes se sintam mais impelidos a usar uma solução SL;

Portanto, concluo alertando para o seguinte fato: A veiculação de "Get the facts" em sites e veículos relacionados ao SL é uma ARMADILHA, do tipo dê corda para eles se enforcarem! O dinheirinho entra fácil no primeiro instante, mas pode estinguir o resto que já foi conseguido!


Comentário de Clovis Sena
Ficar reclamando não resolve: Ficar reclamando não resolve. Quero ver é quando alguem vai tomar vergonha na cara e comprar, digamos umas 100.000 impressoes com algum banner de um projeto representativo da comunidade. Isto sim seria uma resposta adequada.

Sempre ficar com esta atitude negativa de botar areia nos negócios dos outros não leva a lugar nenhum.
Comentário de evolverzilla
coçando piolho, de novo: Tava pensando num fator interessante.

Quem lê a LM é linuxeiro, sendo linuxeiro conhece muito bem o linux e não troca ele facilmente por outra coisa, afinal de contas quem aqui não usou windows antes de usar linux (Richard Stallman abaixa o braço e volta pro teu emacs).

Bem brincadeiras a parte. Se 99% de quem lê a revista é linuxeiro e eles sabem muito bem disso e que linuxeiro não iria se influenciar pelo FUD, qual seria a intenção deles? Desestabilizar a comunidade. Afinal de contas como a comunidade linux brasil não tem um líder cujas opniões são aceitas pela grande maioria isso acaba nos dividindo. E como é dito "Dividir e Conquistar".

Acho que o melhor era virar a página de mais um capítulo na história do linux e seguir adiante.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004