Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Novo modelo de desenvolvimento da IBM influenciado pelo código aberto

“Interessante artigo no qual a IBM discute sua nova estratégia de desenvolvimento interno, denominada Community Source, basicamente separando os seus grandes sistemas em pequenos componentes e desenvolvendo-os com métodos de compartilhamento similares aos dos sistemas desenvolvidos pela comunidade do software aberto. Pode ser uma solução interessante para algumas empresas desenvolvedoras brasileiras.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
parece o mesmo que shared source: e não, não vou fingir que a IBM é mais boazinha só porque está lucrando com o Linux.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de autopost
Se eu entendi bem...: Se eu entendi bem, o modelo tem ênfase nos processos de desenvolvimento interno e compartilhamento entre os diversos centros de pesquisa da IBM, e não na disponibilização de código para terceiros, ou em licenciamento.
Comentário de
Mas por que?: Se eu entendi bem, o modelo tem ênfase em aplicar idéias típicas do código aberto aos processos de desenvolvimento interno - e ao compartilhamento entre os diversos centros de pesquisa da IBM - e não na disponibilização de código para terceiros, ou em licenciamento (embora estas questões, secundárias neste contexto específico, sejam mencionadas). Qual o ponto de contato disso com o shared source?

Trecho do resumo fornecido pelo entrevistado, com grifo meu: "Increasingly our products are assembled from components instead of architected from the top down. We basically leveraged our rather extensive experience with the open source communities and we have borrowed many of their philosophies, strategies, tools and a lot of their culture to transform IBM's internal development practices to support global component development and promote collaboration and reuse of technology. That's the high level synopsis."
Comentário de MIguel Figueiredo
De fato: Concordo com a colocação do Augusto. Acho a iniciativa da IBM muito interessante. Mostra um amadurecimento para com a sua relação com o Software Livre e sobretudo o reconhecimento de um modelo tão funcional de desenvolvimento, embora ainda muito criticado ( em especial pelos defensores do Closed Source ).

Acho o comentário que coloca similaridades com o Shared Source inoportuno e sobretudo o negativismo com a IBM. Não sou amante da IBM ( embora trabalhe para ela ), mas acho que a maioria das ações da mesma para com a nossa comunidade tem sido muito positivas.

As vezes vejo que os comentários negativos a tudo que liga o Linux a iniciativas "comerciais" muito incomodos.

Para muitos ativistas do Linux, ele deveria ter permanecido um sistema para idealistas e jamais ter obtido uma aplicação comericial bem-sucedida e ampla.

Agradeço a IBM e outras por terem adotado o Linux como produto. Sem elas, eu teria dificuldade de comprovar a credibilidade do Linux, mesmo ele sendo um grande SO. Não podemos esquecer que para a maioria dos empresários e usuários, não basta apenas um parecer técnico para assegurar a qualidade de algum produto ou serviço; a tradição e confiabilidade também contam.

--
Micael
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004