Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado o KDE 4 Beta 4


“Em 30 de Outubro de 2007 o projeto KDE lançou a 4º versão Beta do novo KDE 4.0 e um release candidate para a plataforma de desenvolvimento KDE.




Enviado por Wagner Porto (porto·wΘgmail·com) - referência (kde.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tenchi
Mais um revoltadinho: Gosto muito do KDE.
Mas ele está ficando muito "gnome". Não precisamos de dois gnomes, mas um gnome e um kde.
Não baixei ainda, mas ao que parece pelas screenshots, os desenvolvedores do KDE estão indo para o caminho errado (que eu considero errado).
Se este "system settings" for o substituto do kcontrol... Ainda existe o gnome-control-center? Porque tá igualzinho. Ou aquele painel do controle, que tenta porcamente substituir o kcontrol.
Tomara que mantenham a compatibilidade com o kmenu atual, porque este "menu iniciar" não me agrada. Já não basta o confuso menu do windows vista, agora me vem com isso... rsrs

Agora é só ver como vai ficar. E eu continuarei utilizando o konqueror ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Márcio H. Ferreira
screenshots: Aqui tem uns screenshots bem legais do kde4:

http://francis.giannaros.org/blog/2007/10/28/quick-look-at-kde4-in-opensuse-plasma-kickoff-juk-kmplot-kget/
Comentário de Wallacy
Pois é.. fique triste: Pois é.. fique triste então....
Aquele será o subistituto do kcontrol......
Porem comparar com o gnome acredito que eu não é uma boa comparação, ainda vai ter aquele monte de opções que muitos usuarios kde gostam :)
E o menu, esse ai é o kmenu normal, com um tema parecido com o do opensuse, da pra alterar para o modo "normal", apesar de eu achar esse ai um pouco melhor :)


----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de aliver
E até que achei legal, eles: E até que achei legal, eles reaproveitaram a idéia de menu que foi incluída no Suse (bem antes do Windows Vista por sinal), além de reorganizarem bastante o Desktop KDE, mas quem não gostou acredito que a melhor opção seria mandar um email para Trolltech e comentar o motivo de não gostar ou como podem melhorar, pois dizer que será melhor deixar do jeitoi que tava acho que isso não será possível pela empresa e seus clientes.
Comentário de Templario
Patch: s/Legião Urbana/Renato Russo/g
Comentário de por_ai
e-mail pra Trolltech:

mas quem não gostou acredito que a melhor opção seria mandar um email para Trolltech e comentar o motivo de não gostar ou como podem melhorar


hã????
e-mail pra Trolltech???
não seria melhor enviar um e-mail para o próprio projeto KDE??
bahhh, cada coisa...
Comentário de allanvaliati
Esse menu novo é legal, mas: Esse menu novo é legal, mas não muito eficiente. Não sei se o kde 4 tem um bom edit de menus, o que para mim é o mais importante. Coisas como aumentar a fonte, tirar botões como o "trocar de usuário" e etc são coisas ainda não inclusas no editor atual.


Acho que a grande vantagem do kde4 vão ser as atualizações dos aplicativos.

Comentário de silveira
KDE4: Quem acha que o KDE4 é uma imitação do Gnome precisa se informar mais. O KDE4 é um desktop beeem diferente do que agente tem visto por aí, ele tem um ótimo foco na inovação.
Só porque ele está mais limpo, bonito e amigável tem gente achando ruim? =D Quem quiser ver mais de perto, eu recomendo baixar, compilar e testar o KDE4, isso já é possível e há uma boa documentação sobre isso, não é tão difícil. Eu mesmo já compilei alguns jogos do novo KDE usando a versão nova das bibliotecas da QT e KDE. Pelo o que eu já vi com meus próprios olhos, estou muito entusiasmado e otimista com o KDE4, vai chacoalhar tudo quando lançarem!

--
Silveira Neto
silveiraneto.net
eupodiatamatando.com
Comentário de tenchi
Cadê meus CDs do Simples Plan?: Devo ter me expressado mal então. Não disse que o KDE4 é uma imitação do GNOME, mas que está ficando muito parecido em vários aspectos.
Eu tbm já instalei vários programas em qt4, e digo que esta nova versão está muito bonita e com belos efeitos, sem ser mais pesada.
Eu cheguei a testar a primeira versão para testes do KDE4, há um tempo atrás, quando ele ainda estava na fase de implementação dos recursos "básicos", etc, e não na aparência, que parece ser o foco atual.
Mas que está ficando parecido com o GNOME, isso está. É a tal filosofia do "menos é mais", que muitas vezes não me agrada, pois acaba com as opções ocultando vários recursos do sistema para o usuário (eu ainda não me conformo com o gconf-editor, do gnome ;-)). Sou a favor do "o suficiente é o suficiente". E o KDE3 pelo menos é bom nisso.
Otimista com o KDE eu sempre fui, mas, como disse acima, há caminhos que o ambiente está seguindo que não me agradam.
Mas quem sou eu em meio à milhões de usuários num mercado em pleno crescimento? Vou ter que ficar aqui choramingando à toa... rsr

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de tenchi
Maldita pressa, mas ainda haverá compatibilidade: Opa, lá onde disse "painel do controle" quis dizer "painel de controle do kubuntu", mas acabei não revisando o comentário e mandando como tava ;-) Pressa talvez?

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Wallacy
Pessoalmente acho esse menu: Pessoalmente acho esse menu muito mais eficiente que o classico, além de conter toda a navegação por categorias, não fica lotando a tela com um monte de de barras, tem os "favoritos" de uma maneira mais acessivel, tem mais opções para o encerrar a opção, como logar diretamente em outro distro ou os, sem passar pelo boot loader, historio, e um buscador integrado ao kenrry beagle, que também serve para executar comandos.

Acho que é mais costume, a primeira vez que eu usei achei "meio estranho", porem agora dou preferência a ele.
Ah, e editar o menu, etc.. tudo ainda é possível... (até alterar para o modo clássico).

Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Vidal
A TrollTech só desenvolve a: A TrollTech só desenvolve a biblioteca QT, nada mais. Qualquer dúvida / crítica / sugestão deve ser mandada diretamente para a equipe que desenvolve o KDE.
Comentário de silveira
Eu também não sou muito: Eu também não sou muito fã do gnome não, mas vou passar uns tempos usando ele porque o Ubuntu é beeeem melhor acabado do que o Kubuntu.
Algumas coisas nele são mais intuitivas, outras não. Acho que ele peca por não buscar com mais garra coisas inovadoras. Mas ainda assim é um excelente gerenciador de janelas que pode ser usado sem problemas por qualquer um. Cada dia que passa o Gnome ganha mais do meu respeito. :D
--
Silveira Neto
silveiraneto.net
eupodiatamatando.com
Comentário de laurocesar
Busca integrada...: A busca integrada ao menu e o boot direto em outro OS sem passar pelo kdm já existem no menu atual, quanto a organização dos menus, acho que em algumas coisas melhorou (organização dos favoritos, divisão das categorias) e em outras piorou (mais passos para acessar os ítens).

Ainda acho que hé espaço para inovar e melhorar a usabilidade nos menus.

Um abraço.

=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Wallacy
Antes se buscava nos itens: Antes se buscava nos itens do menu, agora essa busca serve para buscar comandos, arquivos, histórico... ou melhor.. tudo...
É uma implementação do que existia a um tempo no opensuse que utiliza o kenrry beagle no menu, hoje também vemos essa característica no vista e no leopard.
O pessoal do KDE só resolveu integrar direto....
Sobre o boot, em algumas distros não dava essa opção.

Bem, não entendi, como assim mais passos para acessar os itens? Se refere ao acréscimo de categorias?
Por exemplo. (programa ktorrent)
modo 1) digite kt (ou kto, ktor) no search e clique no icone do ktorrent (ele mostra a lista, não faz o caminho igual antes).
modo 2) Navegue na aba Aplications > Internet > Data Exchange,
modo 3) não sabe qual programa? digite torrent e ele além de mostrar o ktorrent também mostra algumas urls na internet relacionado ao termo.

Era isso que você disse? na hora de acessar um programa? se sim, acho que ta mais fácil também.... mais é só minha opinião né... qualquer coisa, clique no menu e selecione "Alterar para o modo clássico"
----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de maiconfaria
Lá vou eu denovo: Essa: Lá vou eu denovo: Essa história de tentar usar o estilo de cor do vista me encomoda profundamente!
Existem outras opções, o layout do kubuntu, ubuntu, fedora, mandriva é totalmente diferente, por que o pessoal fica liberando screenshot com este estilo de cores ?


Até eu consigo propor algo diferente !
http://blogdocalouro.blogspot.com/2007/11/kde-meu-layout.htm

Comentário de Wallacy
É bem provável que aquele: É bem provável que aquele será o layout padrão, as janelas ao estilo OSX, e cores.. bem... azul e preto, geralmente combina com o "prata" (das janelas), acho que por isso da escolha....
Se essa "cópia" que você cita, existe, é em relação ao OSX não ao vista... Além do mais, o projeto do KDE4 já esta a um tempo por ai, creio que foi só uma tendência da época que os designes começaram a desenhar o layout, e tambem porque combina bem com o plasma :) que é preto + transparências.
Depois cada distro vai usar o que estiver afim, qual o mal de eles publicarem com o visual que eles gostam?

---
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004