Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Observatório da Imprensa: Imprensa especializada não acordou para o open source

“Carlos Vendramini reclama do tratament do SL na imprensa nacional: 'Talvez esteja na hora de a 'grande imprensa' descer do pedestal, reconhecer sua ignorância em relação ao universo da informática e adotar sistemas segundo os moldes do Backstage (...) e assim permitir que aqueles que realmente se interessam e que gostam de informática possam contribuir para um conteúdo de nível elevado e antenado com as rápidas mudanças nesse meio.' Não sei se é o caso de não dar atenção, acho que a imprensa noticia da maneira que lhe interessa. Sobre a reunião do Rio, que a Agencia Carta Maior disse que discutiria '(...)inclusão digital, modelo de licenciamento de software e gestão da internet...' e '(...)construção de uma sociedade da informação mais justa e igualitária', já o Jornal Naacional da Globo disse que eles estavam discutindo meios de combate à pirataria (?!?!?), e falaram em como a pirataria prejudica o país, etc. Que jornalismo é esse?

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de CWagner
É no que dá, ter uma "máqu: É no que dá, ter uma "máquina informativa" financiada com dólares vindos de Redmond.

É só ver as reportagens pagas, prática comum, inclusive junto aos grupos políticos dominantes no nosso país.

Só cego não vê o que acontece nesse país, e o pior é que parecemos todos mudos, pois ninguém fala, e quando fala ainda é indicado como "besta", idiota e burro, pois não tem como "mudar as coisas" sozinho.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Tango
Isso não vem bem a ser novid: Isso não vem bem a ser novidade. Posso contar nos dedos, ou melhor, nas guelras quantas matérias sobre Open Source/Free Software eu vi na televisão. Sim, é verdade, eu tenho zero guelras.

A repercussão lá fora é por que nossa impresa tem o rabo preso às grandes corporações, que são anunciantes das mesmas, então "é claro" que pode ditar o que vai ou não ao ar (ou ao papel). A imprensa estrangeira, muito mais independente, publica sobre o que é importante no país deles, que dirá em um país estrangeiro.

Porém, eles só podem suportar uma pressão finita contra o FOSS. À medida em que a coisa se tornar dolorosamente óbvia para todas as pessoas ou elas começarão a publicar, ou serão reconhecidas como "compradas".

Mas não é o caso de esperar: é necessário que se exerça pressão sobre a imprensa, usando seus canais de comunicação (emails, cartas, etc.) para que o Software Livre saia do "underground".


--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Daniel
MTV: Uma coisa que andei pensando a respeito...

A MTV Brasil hoje em dia é uma verdadeira força de defesa da MS e talvez uma das mais nocivas, afinal, ataca na Juventude, o futuro do país (ó que chavão :).

Mas notem bem, a MTV não tem somente o patrocínio, ela tem parceria com ela. Qual a diferença ? Muita, a MTV tem vários links, temas e quadros patrocinados dentro de programas ensinando a usar o MSN, os apresentadores dizendo como ele é prático, coisas do genero. E isso q a MTV gosta de aparentar um ar de "rebeldia".

Esses tempos saiu uma reportagem falando sobre como o MSN teve um crescimento entre os IM e se não me engano coincide exatamente com o período em que começõu a famigerada parceria. Se alguém viu e sabe o link, por favor divulgue em um comentário.

Antes que comecem a me xingar.. apesar de não gostar, eventualmente uso o MSN, afinal todo mundo que é mais leigo só usa aquilo, atualmente. O caso é a gente parar para pensar no que acontece a nossa volta.

Abraço.


Comentário de Patola
Eu vejo um pouco diferente.: Eu vejo um pouco diferente este caso em especial. Apesar de não rechaçar as hipóteses conspiratórias ou maliciosas, acho também que a imprensa tem certa inocência com o mundo da informática: ela ainda supõe que o controle dos softwares deva estar com grandes empresas. Causa estranhamento a ela o modelo de software livre, em que você tem softwares que não estão debaixo de nenhum guardião corporativo, não são "produtos" de caixinha e mesmo assim são um retumbante sucesso e com muita influência.

Precisamos é quebrar esse estranhamento e mostrar aos jornalistas leigos "pseudo-especializados em informática" essa perspectiva.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de brainiac
"Plim Plim": A voz do Brasil
Era o Cid Moreira de sempre. Terno impecável, topete no cabelo grisalho como em todo Jornal Nacional. Ele olhou para a câmera e disse:

Por Leandro Narloch

"TUDO NA GLOBO É TENDENCIOSO E MANIPULADO. NÃO RECONHEÇO À GLOBO AUTORIDADE EM MATÉRIA DE LIBERDADE DE IMPRENSA, E BASTA PARA ISSO OLHAR A SUA LONGA E CORDIAL CONVIVÊNCIA COM OS REGIMES AUTORIT
Comentário de Joao Melo
A FORÇA DA GRANA: Augusto,

Sugiro que você disponibilize um atalho ("link") aqui no BR-LINUX do Observatório da Imprensa, pois o trabalho do Dines é fantástico e, principalmente, não tem rabo preso.
Com relação à matéria, à parte o que todos sabemos de a grande mídia só divulgar notícias de impacto ou de interesse dos poderosos, nada mais surpreende numa Imprensa tendenciosa como a nossa. Salvo honrosas excessões (Carta Capital. Correio Brasiliense, etc), só quando passar a dar muito lucro é que o SL terá o espaço há muito merecido, infelizmente.
Comentário de brain
Observatório: João, divulgo as matérias relacionadas a software livre e inclusão digital do Observatório sempre que tomo conhecimento delas! Quando você encontrar alguma que ainda não apareceu aqui, não deixe de enviar a indicação de notícia.
Comentário de renatogdelf
Manipulações, conspirações, alienações...: Já que o assunto é mais ou menos sobre estes temas (parece que estamos inseridos em um contexto Arquivo-X nestes últimos dias he,he,he), e já que citaram a "vênus platinada", acho bom darem uma olhada neste texto, também no Observatório da Imprensa ,

MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE.


Nunca é tarde para conscientizações, esclarecimentos.

É isto aí.
Comentário de Ricardo Carvalho
Sinto muito, mas imprensa mai: Sinto muito, mas imprensa mais interesses é um hábito comum e velho, se a MTV falasse mal da MS ela não estaria deixando de fazer propaganda, dessa vez contrária. E sinto muito, dizem por aí que a carta capital é boa, mas ela também só faz propaganda, é uma revista bem esquerdista, não há bonzinhos na história.
O observatório de imprensa é bom, mas não escapa de ter de ser observado e precisa admitir que têm uma posição próxima do "politicamente correto". Da Globo, da Veja, da Carta Capital e de toda a imprensa mundial eu espero nada, não quero algo deles, e o melhor é não ficar procurando afagos da imprensa no que se refere a Software Livre.
Comentário de dudanogueira
Eu vi: Linux na globo...: Começou assim: "2 bilhoes, com B de burocracia", onde o William do Boné (trocadilho infeliz!) dizia que todo esse dinheiro (proveniente do FUST - fundo de universalização das telecomunicações) estaria parado devido a pendengas políticas.

Essa grana toda seria utilizada para colocar orelhões e linhas na área rural, mas com o acontecimento "espontaneo" disso, eles queriam aplicar a verba em telecentros. Isso no governo do FHC. Mas o PT, então oposição, estava "embarreirando" a aplicação do dinheiro, pois como disse a Fátima , o PT queria utilizar software gratuito...

E ficou só nisso. Acho que eu vi isso no final do ano passado... Não falou dos telecentros em linux, não falou da independencia, estabilidade, desempenho, descentralização e diveeeeeeeeeeersos outros pontos positivos do tal "software gratuito".

Acreditar em inocência da imprensa nesse caso, acho meio... inocente. Afinal eles são jornalistas, deveria pelo menos pesquisar um pouquinho mais...

Volta e meia aparece um anunciozinho da Microsoft na Globo. Já vi. Passa em geral antes ou no meio do Jô Soares...

Eu às vezes me pergunto se esse não é um dos fatores "negativos" do linux. Por ser descentralizado, não temos presença nos meios de mídia em massa.

Como no caso do Linux Magazine. Será que eles permitiram o anúncio comunitário e instituicional do Linux no site do MSN? Bem melhor que Polishop...
Comentário de Roger de Almeida
JUSTIÇA SEJA FEITA: De todos os canais que assisto, a única rede de televisão que realizou um debate e fez matérias jornalísticas sobre software livre, é a TV Globo.

1. Uma entrevista com o Richard Stallman. (Foi muito boa)
2. Um programa (Espaço Aberto) com algumas figuras do sotfware livre
3. E uma reportagem (em cima da hora) sobre o uso do software livre no governo e em empresas privadas.
4. GNT - hakertivismo (documentário).. Não falou diretamente sobre Linux, mas fez uma abordagem muito interessante sobre os crakers, os meios..... e sempre o "pinguim" era mostrado.

Nenhuma outra rede de tv, aborda tal assunto. Nem os outros canais a cabo, como Discovery e NG dão brecha.

Aproveitando.... Tem um seriado chamado 24 horas que é transmitido pela FOX. O Jack alguma coisa, o cara da série, um agente, estava mexendo no notebook da HP. Eis que vejo uma lista de arquivos..... Ele reclama que apenas o root tinha acesso.... Prestei mais atenção... até que partes da tela ficaram mais visíveis..... Era um ambiente KDE

Abraços
Roger
Comentário de Luc
Enchente do rio Amazonas: Na boa, deveria haver um limite para o número de palavras de cada comentário. Senão, mais dia menos dia alguém vai colar o "Guerra e Paz" inteiro aqui, e não precisa disso, né? Um simples link pode valer mais que mil palavras. Literalmente!
Comentário de Carlos Vendramini
obrigado por linkarem o artigo: Fiquei muito honrado de ver meu humilde artigo linkado aqui no BR-Linux. Sempre estou lendo aqui as novidades.

Quanto ao Observatório da Imprensa, acompanho o seu ótimo trabalho há um longo tempo, e agradeço muito a oportunidade que eles têm me dado de escrever algo sobre "código aberto" (esta é minha segunda aparição lá, e espero ter inspiração para continuar escrevendo), principalmente tocando na questão da imprensa desinformada (este é o tema que me incomoda atualmente). Considero o trio: Observatório, Dicas-L e Br-Linux, imprenscindível para quem se interessa por transparência, qualidade e, também, crítica sobre a informação que rola diariamente nos variados meios. Claro que não me refiro somente ao "código aberto", mas parece que no contexto atual, "código aberto", qualidade da informação, transparência e crítica, estão todos relacionados.

Muito obrigado mesmo, e sucesso (mais sucesso, quero dizer).. :-)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004