Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Bloqueio de spam com o ASK - Active Spam Killer

“Testei recentemente o ASK, um software que trabalha com o qmail, postfix e afins, filtrando através de listas as mensagens que chegam. Pode ser obtido aqui. Também há aí um tutorial de instalação e configuração, é completo, mas caso forem usar e tiverem dúvidas, estou à disposição. Foi o método mais eficaz que já tentei até hoje contra spams.?? A nota foi enviada por Raufer Roque (rauferARROBArclinux.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de toti
Esse é um sistema como o do: Esse é um sistema como o do uol, certo?

Eu tenho uma duvida..

Se um usuario da uol, mandar um email para um servidor de email com esse sistema.. O que vai acontecer?

E se um usuario do mesmo servidor mandar um e-mail para o outro?

E se usuarios de servidores diferentes usando esse sistema, mandarem email um para o outro?!

Comentário de raufer
Sobre a Duvida: Eu tenho uma duvida..

Se um usuario da uol, mandar um email para um servidor de email com esse sistema.. O que vai acontecer?
>> Não fiz o teste ainda, mas provavelmente eles vao ficar enviando confirmações um para o outro, aí você poderá perceber o problema olhando a sua fila de e-mails em espera, que pode ser administrada via comandos de e-mail no assundo da mensagem, coforme está no manual, aí você adiciona o remetente à sua white list. Ou ainda se você colocar a sua mailkey na assinatura das suas mensagens, no caso de você enviar o e-mail para o UOL, quando ele retornar pro seu servidor, ele estará com a sua mail key, então o remetente será adicionado à sua whitelist e a mensagem será entregue.


E se um usuario do mesmo servidor mandar um e-mail para o outro?
>> Contornei esse caso colocando o domínio inteiro o meu servidor, que nao tem tantas contas assim, na whitelist algo como:
from @meudominio.com.br Na whitelist

E se usuarios de servidores diferentes usando esse sistema, mandarem email um para o outro?!
>> Acontecerá o seguinte:
O primeiro que enviou será bloqueado no servidor de destino e receberá a mensagem de confirmação, que será entreque normalmente e terá o destinatário adicionado na whitelist se a mailkey estiver na assinatura da mensagem original, assim sendo, quando confirmar a mensagem, você estará na whitelist do destinatário. Isso acontece também para usuarios do mesmo domínio, caso nao queira colocar o domínio inteiro na sua whitelist.




Comentário de omorp
respondendo..: imagine que o usuario A e o usuario B estao em provedores diferentes, porem ambos utilizando o ASK. imagine que esse vai ser o primeiro contato por e-mail entre os usuarios. imagine tambem o cenario mais simples, onde ambos os usuarios *NAO* utilizam o sisteminha de palavras chaves nos e-mails enviados para nao ser requerida confirmacao de remetente no ato da resposta. vejamos:

usuario A envia um e-mail para o usuario B normalmente.
ASK no usuario B envia o pedido de confirmacao para o usuario A.
ASK no usuario A recebe o pedido de confirmacao, e envia tb, um pedido
(OBS: eh importante ter em mente que o ASK da QUOTE do e-mail ao enviar o pedido de confirmacao, dessa forma, quando o usuario A enviar o pedido de confirmacao para o usuario B, ele estara quotando o proprio pedido do usuario B, isso eh, ja estara confirmando)
ASK no usuario B recebe o pedido de confirmacao do usuario A, que traz quotado a confirmacao esperada, isso eh, o usuario eh adicionado na whitelist.
usuario B recebe o e-mail inicial do usuario A que estava na queue do ASK.
ASK no usuario A ainda aguarda confirmacao do usuario B, que obviamente nao chegara.
usuario B envia uma resposta ao e-mail recebido do usuario A.
ASK em usuario A envia (novamente) pedido de confirmacao para usuario B
usuario B recebe pedido de confirmacao do usuario A, confirma e pronto, ambos estao nas respectivas whitelists do ASK.

basicamente isso


Comentário de rfrbr
Valeu pela ajuda na resposta: Cara, valeu pela ajuda, não fui bastante clado na minha explicacao, sou meio "barriga verde" ainda.


rauferARROBArclinux.com.br
Comentário de Robson
ASK no usuario A recebe o ped: ASK no usuario A recebe o pedido de confirmacao, e envia tb, um pedido (OBS: eh importante ter em mente que o ASK da QUOTE do e-mail ao enviar o pedido de confirmacao, dessa forma, quando o usuario A enviar o pedido de confirmacao para o usuario B, ele estara quotando o proprio pedido do usuario B, isso eh, ja estara confirmando)

Na verdade, a confirmação que o ASK (ao menos, a versão 2.4.1) realiza é pelo assunto e não pelo corpo da mensagem. Sendo assim, no seu exemplo, o usuário A não envia um novo pedido. Ele simplesmente repassa o pedido de confirmação que recebeu de B para a caixa do usuário A. Assim, o usuário A poderá confirmar a mensagem e tudo funcionará normalmente. O ASK consegue descobrir que a mensagem que ele está recebendo de B é um pedido de confirmação de um outro ASK através do método sent_by_ask, da classe askmessage.py. O que esse método faz é simplesmente verificar a existência do cabeçalho X-AskVersion na mensagem.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004