Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux.com testa o novo Linspire 6 e não gosta

A Linspire, anteriormente conhecida como Lindows, que em junho anunciou um pacto de patentes com a Microsoft, lançou recentemente a versão 6 de sua distribuição, anunciando diferenciais como a inclusão de fontes TrueType da MS, o suporte a OpenXML e a arquivos Windows Media. O Linux.com testou, e não ficou impressionado.

O autor até começou elogiando: o reconhecimento de hardware é bom, e o instalador é fácil, embora com quase nenhuma flexibilidade. Mas a partir daí são só críticas: a distribuição comercial (o download custa US$ 50) parece ser um grande retrocesso tecnológico em relação ao Linspire 5. Aplicativos desenvolvidos pela própria Linspire, como LTorrent e Nvu, não são mais incluídas. O bastante elogiado vídeo e tour para novos usuários já era, junto com qualquer ajuda específica do Linspire: é o help padrão do KDE e pronto. A configuração também ocorre diretamente via KDE Control Center.



A Linspire costumava trazer desktops atraentes, mas agora vem com um wallpaper bem básico e sem os desktops 3D comuns a outras distribuições da mesma safra. E mesmo vindo com suporte a formatos de arquivos exclusivos do Windows, a interoperabilidade não vai longe: nada de montar as partições FAT32 e NTFS dos computadores do autor.

Algo deve ter dado muito errado no meio do caminho. A própria MS cortou o oxigênio da empresa logo após ela anunciar o acordo, o CEO pulou do barco logo depois, e embora diga que não quer fazer críticas à Linspire ou dizer por que saiu, hoje se deu ao trabalho de avisar ao público que passou a usar Ubuntu em seu desktop. Vendo o produto que eles lançaram, dá de imaginar algumas razões.

Saiba mais (linux.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de silveira
Foi mais ou menos um abraço: Foi mais ou menos um abraço da morte então?
--
Silveira Neto
silveiraneto.net
eupodiatamatando.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004