Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Dicas e truques do KDE

O NewsForge publicou um artigo com dicas e truques do KDE, incluindo alguns recursos menos conhecidos do gerencimanto de janelas, a atribuição de atalhos personalizados de teclado, opções avançadas do Konqueror como gerenciador de arquivos, e mais. Se você descobriu algum recurso interessante no seu ambiente gráfico ou gerenciador de janelas, compartilhe-o com a comunidade nos comentários!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de viana
atalho para disquete usando OpenOffice: Ao usar o OpenOffice para salvar um arquivo no disquete, o usuário tem de navegar até a pasta /mnt/floppy e então gravar. Para usuários iniciantes isto é bem mais complicado do que simplesmente clicar direto no ícone do disquete.
Para criar um atalho que facilite o acesso ao disquete no Openffice, basta criar um link (usando o Konqueror) partindo do /mnt/floppy arrastando até sua pasta pessoal :

Abra o Konqueror
Na barra lateral esquerda acesse a pasta raiz
Navegue até as pasta /mnt/floppy
Arraste a pasta floppy até a sua pasta pessoal e solte
Clique em criar link
Pronto
Comentário de Clovis Sena
fish://End_IP: o comando fish://IP te da acesso feito o putty/winscp para o windows.
Comentário de Moesio Medeiros
Konqueror: Além do "fish", existem também outros 'protocolos' de acesso a arquivos que acompanhados de "://", e.g, "fish://", e o nome de arquivo ou uri.
fish://[usuario[:senha]@] (faz o uso do ssh/scp)
smb://[usuario[:senha]@]url (para compartilhamentos samba/windows)
zip://arquivo.zip (para listagem de arquivos zip)
tar://arquivo.tar (para listagem de arquivos tar)
file:// (para arquivos locais)
Comentário de Denis Galvão
CRTL + ALT + BACKSPACE = KILL: Uso o CRTL + ALT + BACKSPACE para matar janelas que "congelam"...
Comentário de Marcello Chagas
Servidor X: A dica acima reinicia o servidor X
Eu configurei o CRTL+ALT+X para matar janelas que congelam.
Apesar que não uso isso faz um tempão.
Comentário de Xtian Xultz
Fish: Caraca, como sobrevivi ateh hoje sem saber dessa! Sempre me bati com ssh/scp tendo que digitar comandos extensos, apontando para diretorios destino... fui experimentar agora, entrei por ssh no meu servidor, arrastei uma pasta para meu desktop e ele iniciou a copia... assim tah ficando facil demais usar Linux... :D

Valeu ter colocado essa dica!
Comentário de toko
Matar janelas...: Como já disse o Marcelo, CTRL+ALT+BKSPC mata o servidor X. Para ativar o cursor "da caveirinha" e matar uma janela (ou uma família de janelas), use CTRL+ALT+ESC e depois clique na janela que quiser "matar".

O detalhe é que o sinal costuma ser enviado para a aplicação e todas as janelas rodando aquela aplicação são fechadas (experimente abrir várias instâncias do konqueror e depois mate uma deste jeito).

Evandro
Comentário de dudanogueira
ftp: Assim como o fish, smb e outros, vc pode usar o ftp
basta colocar na barra de endereços:

ftp://usuario@servidor.ftp.com.br

aí ele pede a senha. Caso coloque somente ftp://servidor.ftp.com.br, ele pede o usuário e senha.

Se você dividir a janela (estou num mac sem linux/kde por perto, não lembro o caminho)
usará o konqueror como um programa de ftp convencional, onde uma parte é o remoto e outro o local.

Descobri outro dia, ensinando ftp pra um cliente que isso se aplica também ao windows explorer E pro Finder do MAC OSX, ficando muito mais fácil do que download de um novo programa exclusivo pra FTP.

OUTRA que ainda não brinquei o suficiente e adoro, é que no KDE 3.3, parece haver uma nova opção pra definir o comportamento da janela.
Basta clicar no canto superior esquerdo da janela, depois em Avançado e então algo como configurar comportamento. Lá (ainda não mexi direito) parece que vc pode definir desde o tamanho, a posição e outros atributos pra janela em questão.

Se você clicar na janela com o ALT apertado, poderá move-la de lugar, como se você estivesse clicando na barra superior.

É isso. Este tópico é legal! Como uso muito o MAC OSX (que é maravilhoso nessas opções de usabilidade) adoro essas dicazinhas que facilitam e muito o dia-a-dia.

Eu por exemplo, configuro alguma tecla para que quando apertada abra a minha pasta home, como no MAC OSX vc aperta maça+shift+h ele vai pro home, ou +a vc vai pro Applications. Tem inclusive um "esquema" de teclado que pode ser alterado no Centro de Controle do KDE que "imita" alguns atalhos do MAC. Detalhe que vc deverá ter a tecla WIN..
Comentário de EdCrypt
Gnome: Se você descobriu algum recurso interessante no seu ambiente gráfico ou gerenciador de janelas, compartilhe-o com a comunidade nos comentários!

Já que você sugeriu... pra quem usa GNOME existe o blog GNOME T.U.X. e o
site GNOME Hacks.

Eduardo de Oliveira Padoan
http://edcrypt.cjb.net
Comentário de Henrique Paiva
Atalho para Maximizar: No windows eu costumava usar alt+espaço+x para maximizar a janela ativa. É um atalho muito útil. Alguém sabe se existe algo do tipono KDE?
Comentário de viana
gerar mp3 ou outros tipos de som: Use o Konqueror
coloque um cd de musica
na barra lateral esquerda clique no botão serviços
clique duplo em Cd de áudio ou algo assim
clique ainda no lado esquerdo em MP3
as faixas do cd aparecem no lado direito, se tiver conectado na Internet ele já pega o nome do album e o nome da música
Arraste a musica para qual quer gerar o mp3 para sua pasta
só isso
Comentário de Henrique Vicente.
Algumas dicas...: Essa do cd de áudio é muito boa, eu descobre por acaso, só detalhe, podemos ajustar o bitrate que você quer que as músicas tenham.. além de mp3 aparecem também no formato ogg (mais recomendado). Uma outra dica que eu tenho é para quem usa o KDE 3.3, não sei como consegui mas se você mexer nas configurações vai achar em algum lugar... é fazer uma "bolinha" ficar na "barra do programa", ai você pode selecionar se quer que o programa fique só naquele ambiente ou em todos, útil para quem usa pager (nunca tinha gostado mas depois de começar a usar..)

Uma que acabei de descobrir, nesse comportamento de janelas olhem o Focus, serve para por exemplo você colocar o mouse em cima e sem clicar a janela ser selecionada... pode ser bem útil... no início deve atrapalhar um pouco, mas quando se acostuma.. em fim, vou arriscar :)
Comentário de Robert
man pages em modo grafico. : man pages em modo grafico.

man://QQCOMANDO.
Comentário de Carlos
Criar Atalho na área de trabalho para usar o Fish.: Para criar um atalho na área de trabalho para abrir uma conexão SSH usando o konqueror, faça:
Botão direito na área de trabalho -> Criar Novo -> Arquivo -> Link para Aplicativo --> Aba Aplicativo -> Comando : kfmclient openProfile filemanagement fish://192.168.0.1/home/publico/
Comentário de Xtian Xultz
Man: Cara, essa tambem matou a pau. Nao bastasse olhar a man page em modo grafico, ele tem completation, ou seja, basta digitar o comeco do comando e ele mostra uma lista de sugestoes na barra... genial...
Comentário de ivansb
Manual KDE: Pessoal, estou iniciando (está beeeem no início, mesmo, na verdade ainda é apenas uma proposta) um guia que pretende ser um pequeno tutorial de KDE para iniciantes(ou nem tanto). Está no wiki da Enciclopédia Ômega.

Inclusive, já "roubei" provisoriamente algumas idéias daqui.

Quem quiser colaborar, agradeço.


http://omega.codigolivre.org.br/index.php/CurriculoLinux:KDE_e_Desktop

http://omega.codigolivre.org.br/index.php/Discuss%C3%A3o:P%C3%A1gina_principal
Comentário de FernandoRD
VNC Fácil: Abrir o menu do kde depois em sistema, compartilhamento de desktop...

Super simples sem precisar instalar nada.....
Comentário de Allan Lima
Atalho para Maximizar: Simples: alt + f3 + x

Comentário de Robert
Essa página é tão útil, q: Essa página é tão útil, que o Augusto deveria colocar ela como tópico fixo.

Seria um repositório de dicas....

Robert.
Comentário de Emerson
Ogg: por que o formato ogg é "mais recomendado"?
Comentário de viana
Atalhos nas janelas de Abrir e Salvar: Sabe aquelas janelinhas de diálogo para abrir ou salvar documentos?
No lado esquerdo, elas tem atalhos para alguns locais. Clique o botão direito em qualquer um e você verá opções para editar (alterar) o atalho, e também adicionar um novo atalho que não existe. Para o disquete por exemplo, é só apontar o URL do atalho para /mnt/floppy Para a rede local por exemplo, faça assim:
Clique botão direito em qualquer atalho no lado esquerdo janela
clique adicionar
em descrição coloque Rede local
Escolha um icone
em URL coloque smb://workgroup/
desmarque Mostrar apenas para este aplicativo para que o atalho apareça em todas as janelas
Clique OK e tá pronto seu atalho para acessar a Rede Local
Redimencione a janela se necessario

Comentário de viana
formato ogg: Não sei se é o mais recomendado, mas as músicas ocupam menos espaço em disco que o MP3 (é mais compactado) e é um formato "open soruce". Acho que é isso.
Comentário de Patola
OGG x MP3: O formato mp3 tem problemas de patentes sobre o algoritmo, portanto é bom evitar. Já o formato ogg é um formato feito reconhecidamente para não ter os problemas de patentes e até copyrights (com o algoritmo básico de codificação e decodificação sendo liberado com licença BSD).

Tecnicamente, o ogg é ligeiramente superior ao mp3 em qualidade de som. Ele também permite que o bitrate varie ao longo da música, aproveitando melhor trechos em que a qualidade pode ser menor ou maior. No entanto, os algoritmos atuais de decodificação de ogg parece que ainda são cerca de duas vezes mais lentos que os algoritmos de decodificação de mp3. Isso não é motivo pra muita preocupação (um algoritmo desses costuma ser muito rápido), mas tem gente que pode não gostar. Ah, sim: não sei o raio de velocidade dos algoritmos de *codificação* dos dois formatos.
Comentário de Kid-X
OGG é melhor que o MP3 sim!: O OGG seria um substituto perfeito para o mp3. Acontece que o mp3 virou "tradição" :-(
Teria que ter conversores automáticos de mp3 para OGG, além de fazermos "marketings" para o OGG Vorbis ;-)
E é verdade que o OGG é mais lento que o mp3. Segundo a Apple, não foi possível portar o OGG Vorbis para o iPod por causa da alta exigência de hardware...
Comentário de henrique paiva
aleluia!: Muito obrigado!

Como vc descobriu isso?
A anos sonho com isto.
Comentário de Patola
Portar OGG para MP3: Ué, eu disse que o ogg é tecnicamente superior. =) Quanto aos conversores de mp3 pra ogg, que existem aos montões para GNU/Linux e Windows, o grande problema é que os algoritmos de compressão de áudio têm perdas; e se ao codificar uma trilha de CD para mp3 você já tem determinada perda, codificar de novo para ogg acumula mais perdas ainda.

Uma hora faça a experiência - codifique (ogg ou mp3, tanto faz) e descodifique uma música várias vezes seguidas (transforme em wav, aí codifique essa wav, transforme o mp3/ogg resultante em wav de novo e por aí vai). Você vai perceber um progressivo decréscimo de qualidade. O mesmo acontece com imagens com algoritmos de compressão que têm perdas - se você carregar e gravar várias vezes uma jpeg ela vai ficando cada vez mais "borrada".
Comentário de Ednei Pacheco
Centro de Controle no Konqueror: Essa eu descobri agora: No Konqueror, digitem na localização:

settings:/

Vai aparecer todas as seções do Centro de Controle do KDE. AMEI! &;-D

Descobri isto ao clicar no menu K -> Sistema -> Centro de Informações -> Protolocos. Lá tem um monte de outros que ainda não consegui apurar.

Att., Ednei Pacheco.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004