Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Possível saída de José Dirceu do governo pode afetar política de uso do Software Livre

“Saiu no PSL-Brasil. A política sempre atrapalhando as boas idéias. 'Presidente Lula discute a possível saída de José Dirceu da Casa Civil da Presidência da República. Se confirmada a notícia do seu desligamento do governo, efeito pode ser desastroso para os defensores da implantação do software livre. Permanência de Sérgio Amadeu à frente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) é uma incógnita.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
típico Brazil: políticas a curto prazo que mudam conforme governante...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de lewis
Sem PT, sem SL!: Não espero que José Dirceu saia, mas se ele sair so espero que outro PTista entre, senão é bem possível mesmo que o SL seja deixado um pouco de escanteio, graças a essa crise política q o Brasil vive. Infelizmente.

Use Debian GNU/Linux!
Lewis.
Comentário de stpa
Será?: Acho que Software Livre vai acabar se impondo pelas própias pernas, com ministro ou sem ministro. Pode até ser mais rápido sem o atual titular, se forem verdadeiros os comentários de que ele centraliza excessivamente mas não dá prosseguimento ao que está acumulado na pasta. Quanto ao Furlan, ele apenas fala o que acha ser importante para gerar desenvolvimento e nunca vi ou ouvi ele excluir categóricamente o SL da sua agenda; ele declarou que o software propietário tem um papel importante na economia do pais e não pode ser esquecido, não que o SL deve ser combatido.

Comentário de Ananias
Conclusão: Se o SL precisa de apoio político para decolar, é por que ele não é viável economicamente.

Sem auxílio político, o mercado, naturalmente selvagem, seleciona o vencedor baseado apenas na meritocracia, sem levar em conta a ideologia. O melhor, em termos econômicos, ganha.

Esse é, certamente, o cenário mais positivo que pode ser imaginado. Deixe que o vencedor vencerá usando a própria força, sem precisar de auxílio de terceiros (políticos, no caso).
Comentário de Edu Lima
Saída de Josê Dirceu: Olha que Josê Dirceu seja desinfestado do governo, eu particularmente acredito que ele tem muita culpa no cartorio. Embora eu acredite que o SL é parte de um caminho para um Brasil melhor, não dá para ficar fingindo que não vejo que infelismente O PT, na figura do Sr. Josê Dirceu, fizeram com competência prejudicar o Brasil e muitas áreas.

A verdade é que com este jeito de governar que o PT assumiu, não vamos chegar a lugar nenhum para falara a verdade acho até que vamos andar para trás.

O problema é que nós eu inclusive como legitimos bois, só vamos mugir por aqui e acola, não vamos mostrar nossa vergonha e indignação com tudo o que esta pessoas, que acreditavamos que pudiam e iriam fazer diferente de todos os outros governos anteriores, estão fazendo.

Parece que mais do que nunca a frase esta correta... "Se você quiser conhecer alguêm, de poder a ele"

Chega de projeto de poder, Quero projeto de país.

Abs

Edu Lima

Comentário de nemesis
no caso da Microsoft...: ... sua força como monopólio, certo?

Que seja um monopólio contra outro, então.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de ricarab
Bruxas soltas!!!: Como eu vi os colegas comentando agora mesmo, AS BRUXAS ESTÃO SOLTAS!!! Não esperem que o Linux vá ser melhor, e que vá tomar mercado da noite para o dia! Não esperem também que M$ vá comprar a causa "Linux"! O "Linux" já é uma realidade! Get the facts!
Eles não são deuses ou o própio demônio, e cruses! Vcs falam como se tivessem medo da M$ ou do problema do governo! Somos uma sociedade! Muito mais que um software! Já conquistamos nosso espaço, e agora, mais cedo ou mais tarde, seja com a anûncios ou propagandas enganosas, estamos aqui para ficar!
É isso!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de TaQ
Deixa eu citar o sábio Auré: Deixa eu citar o sábio Aurélio aqui:

"Muito antes da onda recente de politização do Software Livre, inclusão digital, liberdade tecnológica, ONGs digitais, certificação em Linux, representantes oficiais, porta-vozes da comunidade, paladinos, comitês, movimentos e comissões parlamentares, os desenvolvedores já estavam lá, sentados e produzindo códigos.

Muito antes do Software Livre ser sexy e estar na moda, virar buzzword, aparecer na mídia, virar bandeira política, ganhar revistas especializadas, sites, fórums e listas de discussão, os desenvolvedores já estavam lá, sentados e produzindo códigos.

Muito antes das intermináveis discussões de qual a melhor distro, da fragmentação de comunidades, das ofensas pessoais em canais públicos, da batalha de egos, das brigas internas de um mesmo time e da crítica gratuita, os desenvolvedores já estavam lá, sentados e produzindo códigos.

O mundo vai continuar girando e o sol vai nascer todos os dias, assim como continuarão os ruídos, as brigas e as modas. Enquanto isso, aqueles que fazem, continuarão fazendo."

Saindo o Dirceu ou não, um monte de gente vai continuar fazendo.
Comentário de wrorchal
Caros, : Caros,
eu estarei nas proximas eleições representando a comunidade (que apesar de infantil, rsrsrsrsrsrs) para deputador nacional, eu e o anderson do linuxclube estaremos criando projetos ousados e inovadores,

sem mais,


www.linuxit.com.br
www.linuxit.com.br/blog
Comentário de lewis
Sério?: Mais um candidato? De qual partido?

Use Debian GNU/Linux!
Lewis.
Comentário de lewis
Não acredito.: O Brasil não está andando pra trás, isso é loucura, pergunte pra QUALQUER economista, com o cerscimento das exportações (o que na era FHC ficou PARADO) entram Dólares no país e a economia cresce. É simples e fatídico. Olhe os números e vai parar de pensar bobagens.

Use Debian GNU/Linux!
Lewis.
Comentário de lewis
Mono=Dois????: Mono = Único!
Como podem existir dois monopólios?

Use Debian GNU/Linux!
Lewis.
Comentário de nemesis
que seja um monopólio contra: que seja um monopólio contra um oligopólio, então :)

ah, sim, mas o mono em mono-project vem de macaco em castelhano... o Miguel tem uma fixação mórbida pelo bicho ( Ximian etc ) ou talvez se considere um macaquito... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Luc
Terror: Não sei pra quê publicar esta "notícia" aqui. O cara nem saiu ainda. Não aconteceu *nada* ainda. Até agora, a notícia só está servindo pra aterrorizar a platéia.
Comentário de CWagner
Pelo que vi, a notícia é da: Pelo que vi, a notícia é da provável saída do José Durceu da pasta do Governo, e não uma maldição ou praga anunciada, portanto tem validade em se publicada, já que é de interesse de quem acompanha a adoção de Software Livre por parte do governo, seja por fatores técnicos ou "puramente" ecnômicos.

Como funcionário público já estou acostumanda com a dança das cadeiras. Acho até que ele durou muito, pois as suas idéias, por mais certas que sejam, vão de encontro aos interesses de muitos financiadores de campanhas, que têm, justamente o dinheiro como principal incentivo de seus candiatos eleitos, enquanto o Dirceu tinha entre outras armas as velhas e tão combatidas ideologia, e convicção de que o SL tem qualidade técnica superior ao do Software Proprietário, no que eu não só acredito, como também respeito e defendo.

E se assim for, um dia irá "triunfando" (se é que estamos realmente vivendo uma BATALHA).

PS.: Por falar nisso alguém aí recebeu uma corrente do "Eu sou mais forte"? Pois é, tal como está descrito na mensagem, todo dia surge um mais forte que o outro, seja por competência, seja por oportunidade, mas sempre irá surgir um mais forte ainda.

Quem restará no fim? Só Deus sabe.

E se a fé cristã estiver certa, mesmo quem não viver, verá.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de sri_canesh
Off-topic: Economia crescendo??? hummm.. onde? ah sim.. na China, Irlanda, etc.
Olhe os últimos indicadores.. a economia está desacelerando. A taxa de desemprego continua alta. Os impostos são um absurdo e nada é reinvestido. Lula só fala bobagem e cria factóides. O PT não está cumprindo nada que prometeu na campanha (ou você acha que realmente o Lula vai terminar o mandato possibilitando um prato de comida para cada brasileiro como ele havia prometido???)

Sim, os economistas estão eufóricos, mas a maioria é ligada aos banqueiros, quem mais está ganhando no governo Lula (mais até do que no governo do PSDB).

Se não bastasse tudo isso, agora temos esses casos de corruPTos.

Eu esperava outra coisa quando votei no PT no 1o. e 2o. turno. Mas acho que votei no Duda Mendonça, não no Lula.

Cássio R. Eskelsen

Comentário de sri_canesh
Acho que não é só ele que: Acho que não é só ele que tem fixação por bichos no mundo Linux.

Me admira que ainda não haja uma distro Bambi Linux.



Comentário de Night64
Olha só...: Eu trabalho no governo, especificamente no Judiciário. A implementação de SL aqui aconteceu muito antes do PT entrar, simplesmente pq o SL venceu por méritos próprios. Ninguem nos disse que "olha, agora a ordem é SL". Sou terminantemente contra esse tipo de coisa por decreto. Como alguem aqui já disse, o SL tem que ganhar na meritocracia. Apoio do Estado, va lá, mas SL como programa de governo, como bandeira ideológica acaba numa partidarização de algo que, por si, nao precisa disso.

Pessoalmente, acredito que SL não seja uma questão de "direita" ou "esquerda" (até mesmo que a diferença entre ambos não é lá essas coisas...). SL é somente, na grande maioria das vezes, a melhor solução para um problema. Mas as vezes pode não ser.

SL não é o objetivo. O objetivo é resolver os problemas da forma mais rápida, com melhor qualidade, com o menor custo possível.
SL é o meio.
Comentário de Eduardo Linux
Debate encerrado: Close topic

Matou, Night.

Aqui em São Paulo também rola isso, nos telecentros. O PT saiu do governo, o PSDB pretende continuar com o projeto, mas sempre tem quem diga que os telecentros estão sendo detonados, e isso e aquilo. Enfim...


--
Assinatura
Vencedores não usam drogas; usam software livre.
"É preciso suportar duas ou três larvas, se quiser conhecer as borboletas." - Antoine de Saint-Exupéry em O Pequeno Príncipe.
Comentário de Patola
Se o SL precisa de apoio pol: Se o SL precisa de apoio político para decolar, é por que ele não é viável economicamente.

Grande mentira. Uma coisa não infere a outra. Basta trocar "SL" por qualquer outra coisa pra ver isso. Exemplo: 'se "desenvolvimento ecológico sustentável" precisa de apoio político para decolar, é porque ele não é viável economicamente.'

Sem auxílio político, o mercado, naturalmente selvagem, seleciona o vencedor baseado apenas na meritocracia, sem levar em conta a ideologia.

Isso pressupõe que a meritocracia do mercado é perfeita e não permite injustiças. Preciso dizer mais?

O melhor, em termos econômicos, ganha.

Isso é vago. Econômicos pra quem? Pra quem produz, pra quem compra, pra quem intermedia, pra quem consome (que pode não ser quem compra), para alguma combinação desses, para a sociedade em geral elevando o bolo de riqueza? Existem muitas variáveis aí.

Esse é, certamente, o cenário mais positivo que pode ser imaginado.

Você tem pouca imaginação.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de stpa
Assino em baixo: Partidarizar o Software Livre é burrice. Cria inimigos aonde não havia. A comunidade que apóia o SL precisa entender isso. É muito melhor ter uma bancada apartidária defendendo o SL no Congresso, por exemplo, do que confinar o SL a um partido. Vejam a força das bancadas evangélicas e ruralista, por exemplo. Mas por favor, sem entrar no mérito do que elas defendem.

É recorrente o uso de uma tática de difamação inspirada nos procedimentos do Joseph Goebbels, ministro da propaganda do III Reich, dizendo que este ou aquele partido é contra o SL. Repete-se uma mentira até ela tornar-se verdadeira.

Um exemplo? Já li por aqui, em comentários sobre as notícias, que o PSDB é contra o SL. Fui verificar. Achei a página http://www.cqgp.sp.gov.br, com texto da "Resolução CC-52, de 23-6-2004". O site é do governo de SP que, se não me engano, é do PSDB. Abaixo vai um trecho do Artigo 1:

Artigo 1º - Fica instituída, junto ao Comitê de Qualidade da Gestão Pública, a Política de Uso de Software na Administração Pública Estadual nos seguintes termos:

I - a Administração Pública Estadual deverá utilizar, preferencialmente, Software Livre em todos os seus equipamentos, sistemas e processos de trabalho;
II - novas aquisições de Software Proprietário serão admissíveis quando:
...

P.S. Já citei essa página aqui nop BR-Linux. Cito de novo porque alguns insistem em perpetuar mentiras.
Comentário de stpa
Deu pau, o comentário tá ai em cima: caiu a rede...
Comentário de bebeto_maya
__Simplificando: O Software: __Simplificando: O Software Livre deve ser usado no governo, e não pelo PT,especificqamente, pois combate a sangria de divisas para o exterior, pois gera diversidade num mercado estagnado por um monopólio brutal, pois é mais seguro, mais barato e permite que se audite seus códigos, assim como evita as vendas superfaturadas em 1500% para a viúva pública, tão currada por governantes fisiológicos.Enfim é um modelo de enegócio deficiente sim.Mas muito menos que o atual, que pasmém, É um lixo . . .As leis fiscais estão aí. . .Se governos quiserem continuar pagando 800,00 por licença de Windows e 1500,00 por cópia , devem prestar contas a população.

__Quanto ao idiota que afirmou que as leis de mercado selecionam e mantêm o equilibrio do meio. . .Acho que ele anda lendo muito Veja. . .O que vale é o poder de mídia, e as estratégias escusas de lucro. É isso que vende um produto. Qualidade é só uma ferramenta para convencer o consumidor. E não é indispensável.

Se fosse por mérito, o Linux já deveria ser muito mais usado há muito tempo"
Comentário de Ananias
As idéias não são minhas: e sim do Adam Smith. Eu até tenho uma boa imaginação, mas não preciso utilizá-la para citar as idéias dos outros.

Interferir no mercado é, SEMPRE, uma idéia ruim. O mercado deve se auto-governar, e selecionar os melhores. (melhores nos termos que o mercado definir, Não adianta me perguntar quais são esses termos.)

A meritocracia do mercado é o mais próximo que se pode chegar da "perfeição", desde que sejam evitados intrumentos agressivos à livre-concorrência, como a formação de cartéis.

Você perguntou "melhores para quem". Melhores para a sociedade. Está mais do que comprovado que a individualidade de cada participante da sociedade é melhor do que tentativas de cooperação forçada entre eles. (eventualmente o egoísmo vai evoluir para uma cooperação natural, e não forçada)

Eu não vou continuar a te ensinar como funciona o (neo-)liberalismo, mas recomendo uma boa leitura de história da economia, para entender que a escolha do mercado é sempre a melhor.
Comentário de Ananias
Fui eu: O que vale é o poder de mídia, e as estratégias escusas de lucro. É isso que vende um produto.

Isso talvez venda produtos, por um pequeno período de tempo, mas não indefinidamente.

Se o SL fosse tão mais econômico que o S não-L, as empresas que utilizam produtos MS iam acabar sendo menos eficientes que as que utilizam SL, e iam eventualmente quebrar, sobrando no mercado as que utilizam SL.

Um bom programa de marketing, por mais que consiga enganar muitos por pouco tempo, não consegue enganar todos para sempre. Se o SL realmente trouxer vantagens para as empresas que o adotarem, essas vantagens serão percebidas, mesmo que estejam sendo escondidas por poderosas campanhas de marketing, e o SL será adotado, sem que o Governo tenha que impor isso.
Comentário de An
Afinal, qual é a tal interfe: Afinal, qual é a tal interferênca que o Governo impige ao mercado na questão do S.L.? Eu devo morar noutro planeta por que até hoje não entendo qual é. Desde quando dar preferencia a SL no uso interno da maquina do Governo interfere no Mercado da maneira como se insinua? Por que dá a impressão que o Governo quer empurrar SL na garganta das empresas e cidadãos. Me apontem uma empresa privada ou cidadão que esteja sendo forçado a usar S.L. pelo Governo, como se fosse algum tipo de reserva de mercado? Ah! A interferencia é por que o Estado é grande consumidor de tecnologia e isto "força" que empresas do ramo que o atendem trabalhem com S.L.? Será que é esta a "grande" interferência?

Será que o Governo tá interferindo no Mercado com o programa PC-Conectado? O estranho é que há milhares de alternativas de compra pro consumidor. Basta procurar e vai ver um montao de empresas privadas vendendo hardware, e no conjunto o consumidor terá varias (tá bom, algumas) opçoes tanto de hardware quanto de software. Este PC-Conectado é uma gota no oceano (desculpem: é um projeto de gota).

Mais uma vez, a quem interessa, o cidadão e as empresas em geral, não há nenhum "Irmao Mais Velho" tentando lhe empurrar SL. Se houvesse saberiamos facil, afinal, até aquela cartilha besta gerou uma bomba de mil megatons na imprensa.

Eu acho que a viabilidade economica do SL não tem nada a ver com seu uso pelo Governo. Tem a ver com nivel de madurecimento (merito) seguido da oferta de soluções de SL por parte de empresas multinacionais, nacionas e de porte variavel. Será que estas empresas sobrevivem ou investem em SL sem ter clientes? Será que a Dreamworks iria comprar soluções com Linux pra suas maquinas, se este tal SL não fosse uma coisa que desse o minimo de segurança a eles, enquanto clientes?

Eu acho que o uso pelo Governo vem a reboque do establecimento deste modelo como viavel, e não o contrario. Não tenho duvida que se os sistemas linux estivessem no nivel de interfaces graficas e afins de 6, 7 anos atras, não haveria qualquer projeto PC-Conectado com SL.
Comentário de bardo
Monopólios: Claro que podem existir vários monopólios: um em cada área. ;-)

"Mi estas la Bardo" - http://bardo.cyaneus.net
Comentário de bardo
Meritocracia do Comércio: "O mercado deve se auto-governar, e selecionar os melhores. (melhores nos termos que o mercado definir"...

Claro, claro... Devemos deixar que empresas destruam o meio-ambiente, controlem a imprensa e esmaguem empresas menores, colecionando monopólios. Assim, os "melhores" vão ser os que restarão no final.

Triste que nós, com nossa pouca visão, não sejamos capazes de perceber a única verdade aceitável: isso é a "perfeição da meritocracia". (é claro que estou sendo irônico)

"Mi estas la Bardo" - http://bardo.cyaneus.net
Comentário de nemesis
pq? está precisando de uma?: pq? está precisando de uma? :))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de lewis
Soh Lamento!: Essa sua visao esta um tanto quanto distorcida.

A Economia esta estagnada apenas estes ultimos meses, pegue um paralelo de dois anos e meio e verah que o Brasil cresceu mais que no inicio dos ultimos governos.

Essa denuncias nao foram provadas, e cabe o onus da prova ao atacante, no caso o Deputado que fez as denuncias.

Se os bancos ganham dinheiro a toa, compre acoes desses bancos, pois as acoes deles que se valorizam, e se toda a sociedade comprar as acoes dos bancos?

Sinto muito que vc vote em propagandas, eu li os projetos de overno de todos os candidatos e soh o do Lula tinha algum sentido.


Use Debian GNU/Linux!
Lewis.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004