Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Editorial: Sobre o "Caso Linux Magazine"

Eu acompanhei parte dos mais de 180 comentários da notícia abaixo sobre o banner da Microsoft publicado na Linux Magazine ao longo da tarde de hoje e não me manifestei, mas agora que aparentemente já passou a primeira onda de bate-boca, vou dizer o que penso - fazendo antes a ressalva de que sou assinante e colunista da Linux Magazine.

As primeiras edições da Linux Gazette traziam sempre uma citação do filme 'Gandhi' (e eu não sei se o próprio Gandhi chegou a dizer estas palavras alguma vez) que dizia "é impossível unir uma comunidade sem um jornal ou publicação de algum tipo". Não sei se é possível unir nossa comunidade, mas tenho certeza de que os periódicos impressos têm um papel muito importante nisto. Estive envolvido (em variados graus) como colaborador em diversas revistas de informática do mercado (desde a há muito extinta Internet.BR, editada pelo saudoso FerVil), e as vi tomarem muitas atitudes em desacordo com o que eu esperava delas - francamente, algumas bem mais graves do que expor um banner de propaganda contra o Linux. Mas não as abandonei, e as apóio até hoje (quando tenho oportunidade), por acreditar na importância de ver o software livre nas bancas, ainda que misturado a companheiros de página que preferiríamos dispensar.

Abaixo está publicada a minha opinião pessoal, que não vale mais que a de vocês mas é a posição do BR-Linux. Clique no link para ver os detalhes.

Ao saber do anúncio, escrevi para a redação no papel de leitor e colaborador da revista dizendo que não me agrada ver propaganda que não seja favorável ao Linux no site dela. Recebi uma resposta, juntamente com o comunicado que a redação publicou no BR-Linux a meu convite.

Nem a resposta ao meu contato pessoal, nem o texto do comunicado público, me fizeram mudar de idéia sobre não gostar de ver este tipo de propaganda em sites da nossa comunidade. Mesmo assim, este desagrado com a idéia de ver um banner da campanha Get the Facts não é o suficiente para me fazer virar as costas para a Linux Magazine. Outras revistas - incluindo algumas que ainda permanecem no mercado - já tomaram atitudes que me desagradaram antes (algumas bem piores do que publicar um banner) mas o papel delas junto à comunidade e ao mercado é importante demais para que eu considere a idéia de virar as costas para elas ao primeiro sinal de chuva forte, ou ao surgir o primeiro desentendimento grave. E todas elas continuam ganhando espaço de divulgação, e até mesmo eventualmente publicando material de minha autoria. E continuo as comprando na banca da esquina sempre que as suas capas me convencem de que há algo interessante na edição do mês.

Torço para que a Linux Magazine, as revistas da Digerati (que está preparando alguma coisa relacionada a Linux de novo), a Linux PC Master e todas as outras que queiram participar de nosso mercado (mesmo que no caso de alguma delas possa ser só para tirar a sua casquinha, sem oferecer algo substancial em troca) continuem investindo em material que nos interesse, e em divulgar idéias importantes para o desenvolvimento da comunidade. As que forem de má qualidade ou que não estiverem de acordo com a expectativa dos leitores acabarão sobrando nas bancas e eventualmente desaparecendo, e as que forem interessantes terâo que fazer o que estiver ao seu alcance para sobreviver em um mercado que é cruel.

Embora nunca tenha me negado a publicar notícias sobre iniciativas da comunidade em reação a atitudes percebidas como negativas por parte de empresas ou organizações, não acho justo nem favorável (a nós) rejeitar determinadas empresas ou pessoas só porque não têm atitude 100% de acordo com as nossas. A IBM investe no software livre mas vende e recomenda Windows XP; a HP lança drivers livres para suas impressoras e multifuncionais, mas vende outros produtos incompatíveis com Linux; A Linux Magazine divulga as novidades de nossa comunidade mas não resistiu à idéia de publicar um banner da campanha Get the Facts. São fatos da vida, o apoio não precisa ser total desde o primeiro instante, e a vitória pode não ser rápida.

Mas se rejeitarmos o que estas empresas têm a nos oferecer agora, ou se exigirmos engajamento completo, irrestrito e irrepreensível de cada uma delas antes que possam nos oferecer algum tipo de apoio, produto, serviço ou incentivo, nosso caminho será ainda mais árduo, e elas provavelmente irão procurar outros mercados que estejam interessados no que elas têm a oferecer. E o que hoje percebemos como parcialmente contra nós talvez não seja mais contrabalançado pela parcela que hoje é a nosso favor.

Assim, espero que a Linux Magazine prossiga em seu caminho, que a situação sirva (no mínimo) para que outros potenciais anunciantes fiquem sabendo o quanto é barato publicar um anúncio na edição impressa, e que uma guinada no fluxo de caixa leve a empresa a poder dispensar este tipo de pacto no próximo mês. Vou torcer por isto e fazer o que estiver ao meu alcance.

Entre ter as revistas atuais e suas mazelas, ou não ter nenhuma, eu prefiro ter a oportunidade de vê-las na banca e decidir se compro ou não a cada mês. E continuar lendo também as produções da própria comunidade, que não estão à venda em banca mas começam a surgir com mais intensidade e qualidade crescente na forma de zines e outras publicações independentes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de xmanun
O Banner foi retirado?: Será que retiraram mesmo?

Estou acessando a página e ele não está aparecendo mais...
Comentário de xmanun
Me enganei...: Não sei o que foi, por um momento não estava aparecendo, mas está lá de volta...
Comentário de Zlow
Eu prefiro virar as costas..: Eu ainda prefiro virar as costas do q ao comprar a revista ou visitar o site me deparar com algo q nao acredito..
Se uma revista carregar o nome Linux nela, acredito q a mesma deve fazer jus a esse nome..
Se vender nao eh legal..
Comentário de Patola
Ideologia: Muita gente aqui falou alhos e bugalhos, e ficou a impressão de que a reclamação foi principalmente por causa de ideologia. Eu discordo.

Acho que foi questão, pura e simplesmente, de credibilidade profissional. A Linux Magazine abalou sua própria credibilidade e se sujeita, deste modo, a diminuir o faturamento pelo abalo que se auto-infligiu. Existem os leitores que vão deixar de comprar a revista por causa de "ideologia", sim, mas acredito que muitos mais serão os tomadores de decisão ou técnicos menos "atrelados ao movimento" que talvez simplesmente deixem de levar a sério suas reportagens. Ou dar algum crédito à revista em geral, que desrespeita sua própria linha de pensamento com o anúncio.

Nota: eu não acho que isso seja irreversível. Acho que ainda dá pra aproveitar o episódio pra fazer uma bela reviravolta, mas terão que ser rápidos e eficientes. É a hora certa pra desmentir o FUD todo da campanha Get The Facts, e colocar um link visível bem do lado do anúncio.

Afinal, os 30 dias do anúncio já estão pagos mesmo...
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de apimente.br
Lado positivo!: No meu caso pessoal, esse lamentável episódio teve um lado positivo, sempre me indignei com essas propagandas que funcionam (para quem como eu usa Linux e Mozilla Firefox) como verdadeiros "tapa site", impedindo-me de ver aquilo que me interessa que é o site propriamente dito. Por causa desta polêmica toda, me animei e instalei a extensão do Firefox chamada de "flashblock", não é uma solução 100% perfeita (você não pode clicar em link que esteja abaixo da animação irritante) mas pelo menos não é obrigado a "dormir com o inimigo".
Comentário de Cadu
Adblock: Cara, usa o Adblock! É o melhor... E dá prá clicar em qualquer lugar do site, porque a propaganda simplesmente some!
Comentário de Roger Demetrescu
A respeito da frase do Gandhi: Augusto, só para constatação, dei uma olhada por cima nas citações do Gandhi e não achei nada parecido com o que vc comentou la em cima. Posso, porém, ter atropelado a dita frase... :)

http://www.brainyquote.com/quotes/authors/m/mohandas_gandhi.html

PS: A primeira vez que vi esse site eu pensei: "ué !? o __brain__ (Augusto) agora inventou de colecionar as frases famosas ?"
Comentário de vmedina
Minha opnião: O que eu acho deste lance todo é só uma coisa: Foi uma besteira sem tamanho!

Qualquer pessoa que tenha passado algumas vezes em contato com a comunidade iria saber como todos odeiam este tipo de coisa. Antes de ser um erro ético, o erro da LM é comercial. Eles fizeram algo que os compradores não gostam. Foi isso o que ocorreu na minha opnião.

Aí a comunidade caiu de pau em cima. Muitos por que não curtem a MS outros por que acham que há conflitos de interesse, de ética e etc.. Eu me encontro neste segundo grupo.

Se o anúncio não tivesse sido TÃO infeliz, justo o do "Get The Facts", eu seria contra esta crucificação toda. SE. Mas não foi o caso.

Será que toda a LM não percebeu que isso ia dar confusão? Eles são tão ingênuos assim?

Não concordo com um boicote geral, até porque ela é uma boa publicação, muito gabaritada e com ótimos colaboradores. O Conteúdo técnico dela é excelente. Só que são desastrados, fazer o que.

Agora, uma coisa que dá nos nervos é o que foi feito nos comentários. tem horas que o motivo é dinheiro, outra hora é a liberdade... Cara... não dá pra se decidir? Parece que está tentando é enrolar todo mundo.

A esta altura eles já devem ter percebido que vai sair mais caro colocar o banner do que o que eles lucraram. Espero que tenha valido a pena pela lição. Uma coisa que sempre falei para colegas no trabalho, tenho o privilégio de trabalhar o dia todo com linux, é que da mesma forma que a comunidade leva as estrelas, ela te derruba na hora.

Espero que este baque sirva de aviso. Anunciantes não vão bancar toda a revista. Compradores de banca e seus assinantes(eu acredito que perderam muitos em potencial) são a razão de estarem por aqui ainda.

Em menos de um dia já foram quase 200 comentários, a maioria desaprovando a atitude. Quer uma pesquisa de mercado melhor?

Eu pretendo comprar a do mês que vem... espero não encontrar um monte de get the facts dentro dela, assim como eu esperei que isto tudo não fosse mais que uma besteira feita por um estagiário ou algo do tipo.

Espero também não me desapontar com o que vou ver mês que vem. Também espero que o banner saia depois desses comentário negativos e não retorne.

Será que posso esperar isso?

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de CWagner
Infelizmente, Zlow, é isso q: Infelizmente, Zlow, é isso que a Linux Magazine tem que fazer para continuar existindo.

Continuarei comprando a revista, até o dia que ela não me interesse mais, como aconteceu com a InfoExame, cujo site visito esporadicamente, mas até lá espero que continue melhorando a qualidade das matérias e nos brindando com conteúdo de qualidade.

O que muito me intriga é ver como determinados assuntos são tão bem defendidos por tantos enquanto outros "dão de ombros" para acontecimentos muito mais graves (vide CPI, fome, violência, corrupção, etc.).

Queria ver um décimo da população brasileira ter algum tipo de reação semelhante ao que presenciamos no BR-Linux, mas que em ambos os casos se trasnformassem em ações úteis.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Patola
Timing: Eu pretendo comprar a do mês que vem... espero não encontrar um monte de get the facts dentro dela, assim como eu esperei que isto tudo não fosse mais que uma besteira feita por um estagiário ou algo do tipo.

Se eles souberem aproveitar a oportunidade única, um anúncio da Microsoft gigantesco virá acompanhado de uma reportagem gigantesca desmentindo cada ponto do anúncio. Iria ser lindo e servir de lastro para desmentir essa propaganda da Microsoft em todo outro sítio que ela colocasse (e ela coloca em muitos): o feitiço viraria contra o feiticeiro.

Eu espero que façam isso. Seria, para mim, uma espécie de "edição histórica", um motivo fortíssimo para eu comprar até mais exemplares e dar a alguns "gerentes" pra servir de referência. Seria deixar o "inimigo" vir dentro do nosso território, falar sua ladainha e então enchê-lo de cacetadas. Nowhere to run, nowhere to hide.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Pierre Freire
Eu estou indignado ainda!!: Como já citei em todos os comentários que postei, não tenho nada contra a tecnologia Microsoft, até porque trabalho com ela em boa parte do meu tempo. Uso Linux porque gosto e a cada dia vejo como é bom ter acesso ao código-fonte e sobretudo a oportunidade de compartilhar informação e ajudar no crescimento das pessoas. Mudei bastante em relação ao aspecto ético e social do Software Livre. Neste site, passo todos os dias, onde discuto, troco idéias, ensino e aprendo.
E durante todo o tempo que acesso o Br-Linux nunca vi tanta revolta em torno de um tema.
Imagino que por maior que tenha sido a necessidade da Linux Magazine, que diga-se de passagem é uma grande revista, ela chegou ao extremo dos extremos, não por ser un anúncio da Microsoft, pois como o Rafael citou, Oracle, IBM e outras também anunciam, mas pelo teor do assunto e a maneira como foi explicado.
Como posso levar a sério, uma revista que ataca veemente a campanha da Microsoft e este mesmo veículo coloca um banner onde a Microsoft faz campanha em relação a tudo que ela prega, isto é insensato no minimo.
As explicações do Rafael, com certeza não me convenceram e imagino que a grande maioria dos leitores da Linux Magazine.
Enfim, ela para mim perdeu a credibilidade, vejo a Linux Magazine como mais um veiculo da imprensa cujo compromisso não tem o minimo de ideologia nem de ética, pois o ela simplesmente "traiu" a confiança dos leitores, este banner é uma ofensa as pessoas que acreditam no Software Livre.
Bem, já comentei bastante.
Eu não pretendo comprar a revista Linux Magazine, pelo menos até que eles se desculpem perante a Comunidade e tirem aquele banner altamente ofensivo do seu site.
Sei que talvez não tenha importancia, mas esta é minha posição, diante de todos os comentários que acompanhei durante o dia de hoje.

Comentário de Wconserta1
Apoio esta idea, assim a M$ t: Apoio esta idea, assim a M$ tomaria na cara, o unico problema é se a redação LM acinou algum contrato onde não possa espreçar opnião sobre o anuncio, ai seria quebra de contrato e multa no fim

O ideal é para com esta veiculação infame , afinal a revista tem que se preocupa com sua edica antes de dinheiro como toda boa revista que preza pela ética
Comentário de nemesis
a propaganda ainda estará l: a propaganda ainda estará lá, para os menos esclarecidos...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de ricardomoc
Tá difícil...: É, tá difícil manter uma revista assim. Não que eu goste da campanha, mas nós vivemos em um mundo capitalista. Assim como tem os que contribuem com a revista, como o Augusto, tem também o departamento financeiro dizendo: "o dinheiro está curto, temos poucos anunciantes, não vai dar para segurar a peteca para o mês que vem..." entre outras frases que podemos imaginar. Desculpa, pessoal, acho que vocês tem razão em muitas coisas. Mas muitas pessoas irão continuar lendo a revista, muitas irão conhecer o Linux através dela, e, talvez, muitas empresas pensarão em assinar uma revista que incomoda tanto a Microsoft, a ponto dela colocar um anúncio. Da minha parte, a renovação da minha assinatura está garantida. Não será um anúncio que me fará relevar todas as excelentes matérias que tenho lido nela.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de oi
Goste deste site :-): Olhando rapidamente escolhi duas frases que caem como uma luva para a questão:

"You can chain me, you can torture me, you can even destroy this body, but you will never imprison my mind."

"You must be the change you wish to see in the world"

Mohandas Gandhi

Tchau
[]s

Comentário de Anon.
Gandhi errado: Apesar de tambem nao ter achado essas frase que o Augusto usou, sei que vc achou o Gandhi errado :). Gandhi é um sobrenome comum na India.

O que libertou a India da Inglaterra, se chama Mahatma Gandhi
Comentário de bardo
Alguém se lembra da Geek?: A Geek também anunciou Get The Facts, mas na revista. E na mesma edição havia um artigo do Paulino rebatendo a campanha. E não era uma revista dedicada exclusivamente a Software Livre.

Agora, o que mais me chateia é eles quererem se defender dizendo que foram "obrigados". Se houver boa-intenção no sentido GetTheFacts/AntiFUD, desafio-os a seguir a idéia do Patola. O Linux FUD já tem material. E ainda tem o site da Novell.

Esse caso não é tão simples quanto os conflitos da Sun... E meu boicote continua.

"Mi estas la Bardo" - http://bardo.cyaneus.net
Comentário de oi
É o Gandhi certo: Embora totalmente off-topic, acho que é o Gandhi correto. Mohandas K. Gandhi é o nome do tal sujeito e mahatma é um título que ele recebeu.

http://www.gandhi.ca/gandhi/faq.php#mahatma
Comentário de brain
Sobre a citação: Aqui está a resposta da Linux Gazette sobre a citação do filme, que eles mesmos não têm certeza se de fato foi proferida pelo Gandhi "real":
http://www.linuxgazette.com/node/3996
Comentário de glaucius djalma pereira junior
qual o problema ?: queria saber qual o problema em vender publicidade pra Microsoft, a revista deve obter recursos para se manter, e uma das maneiras e vendendo espaço.

radicais de plantão e trolls que não tem o que fazer que parem de encher o saco !!!!
Comentário de Spook
Obviamente: Você não leu alguns dos 200 comentários da notícia antes desta??
Comentário de synerama
Link para a campanha da Novell, por exemplo: "Acho que ainda dá pra aproveitar o episódio pra fazer uma bela reviravolta, mas terão que ser rápidos e eficientes. É a hora certa pra desmentir o FUD todo da campanha Get The Facts, e colocar um link visível bem do lado do anúncio."

Concordo. Temos um limão, então façamos dele uma limonada.
Comentário de vmedina
Mais uma vez, concordo contigo!: Olha, isso seria lindo! Limparia a barra legal da LM.

Aê Rafael, se comprar a idéia e a briga, pode ter certeza que ganha um novo assinante.

Se fosse em tamnho poster, ou viesse em cartaz ia ser duca! :)

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Manoel Pinho
Tipos e Tipos de propaganda: Embora alguns tenham achado a minha opinião e de muitos outros, contrária ao anúncio da MS na Linux Magazine, quero deixar claro de que o problema central não é o fato do anúncio ser da Microsoft, mas do tipo do anúncio.

Eu não veria mal nenhum se a MS publicasse um banner anunciando um novo produto ou algum tipo de promoção comercial, assim como acho válida uma propaganda de um Oracle numa revista de linux, por exemplo, que também NÃO é um software livre e também é de uma multinacional. Se a Oracle fizesse uma propaganda dizendo que o linux é uma droga, que o TCO do Oracle é menor do que o do Postgresql, que linux é coisa de comunista, que GPL é viral e outras mentiras que a M$ FEZ, eu também ficaria contra uma propaganda dela.

Resumindo, estão querendo COMPRAR nossas mídias para divulgar propagandas comparativas mentirosas. Volto à analogia do caso da propaganda de cigarros em revistas médicas. Numa revista Veja ou na Globo até vemos uns poucos comerciais de cigarro, mas mesmo assim com um aviso de que faz mal à saúde e também não se permite mais que propagandas insinuem que você vai ficar mais bonito, macho ou bem-sucedido se fumar, porque é claramente mentirosa. Aqui no Brasil também não permite a propaganda comparativa em que seja citado o concorrente de forma mentirosa ou tendenciosa. Isso se chama ÉTICA e para controlar isso existem órgãos reguladores.
Comentário de Manoel Pinho
Qual o problema ?: Baseado nessa idéia, qual é o problema de um favelado vender drogas ou de uma mulher se prostituir para obter recursos e se manter ?

Esse banner Get the Facts numa revista que fala justamente O CONTR
Comentário de Mumm-ra
Gandhi: Oi anonimo.

Acredito que seja o Gandhi certo sim... pelo menos naquela pagina aparece o famoso:

"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win."

Ok.. chega de off-topic... :)
Comentário de Manoel Pinho
Mundaça de opinião: Nem você nem eu vamos mudar de opinião em relação ao linux e softwares livres porque já conhecemos, mas pode fazer diferença para quem não conhece ainda. Entre um nome conhecido como Microsoft e uma revista pequena escrita por um bando de nerds, muita gente pode achar que o Get The Facts têm grande chance de estar certo, senão a M$ não perderia tempo fazendo propagandas. Ela não quer mudar a opinião de quem, como nós, já temos opinião formada, mas justamente de que não tem, e que ainda é a maioria.

Se eu fosse um gerente de TI típico (tipicamente desinformado em relação ao software livre e com uma tendência em acreditar no marketing das grandes empresas de informática) e calhasse com uma revista de linux com anúncios do tipo Get The Facts, poderia acreditar nele e, na menor dificuldade inicial de implantação do linux, poderia achar que eles têm razão e que o TCO M$ é menor mesmo.

Comentário de garrafa pet
Nunca tinha comprado uma edi: Nunca tinha comprado uma edição da revista do linux, depois desse epsodio fica dificil creditar algum tipo de seriedade daquilo que a revista "prega" ou aborda, eu simplesmente nao me interesso mais em ler ou comprar a LM, é duro vc ter que ler algo no que acredita e gostaria de aprender, ai vem um anunciozinho vagabundo "em anexo", "insultando" tudo aquilo que vc acredita, realmente é dificil e desmotivador.

construir uma imagem é muito dificil e consome muito tempo, destruir a mesma imagem, é muito facil e numa fração de segundos ou minutos...

essa frase acima me lembrou uma coisa que diz assim, "blz não é tudo, mas ajuda pra kct" no caso da LM, "Imagem não é tudo, mas ajuda pra kct"

bom a revista, tem liberdade pra fazer o que bem entender, como até mesmo sujar a propria imagem, é bom que coisas assim aconteçam, pois eu ja sei em que revista nao devo comprar na proxima vez, isso tb é liberdade

Abraço
Comentário de rednaxel
Linha editorial: Concordo com o Patola. Não importa a ideologia, não importa o dinheiro, o problema é que eles aceitaram publicar um anúncio que é totalmente contrário à linha editorial. Toda publicação que se preze tem normas para anunciantes, vejam alguns exemplos:

http://publicidade.abril.com.br/revistas/rev_normas.shtml
http://showlivre.uol.com.br/anuncie/anuncie_condicoes.htm
http://www2.tvcultura.com.br/publicidade/tv_politicacomercial.asp
http://200.226.127.87/asp/como.asp (iG)
http://gazetaonline.globo.com/anunciosgazeta/normas_comerciais.php

Pra completar, o próprio CONAR contempla o assunto no Art. 45 do Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária:
http://www.conar.org.br/html/codigos/codigos%20e%20anexos_cap4.htm

Hoje em dia está cada vez mais tênue a barreira entre as redações e os departamentos comerciais. Aceitar numa publicação especializada em Linux um anúncio da Microsoft, como vez a LM, é apenas mais um indício disso. Um excelente artigo analisa esse fenômeno:
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/da270220024.htm

Alex

Comentário de garrafa pet
"Nunca tinha comprado uma edi: "Nunca tinha comprado uma edição da revista do linux"


correção: Linux magazine!!

ehehhehe
Comentário de boi
Get the Facts: Também acho isso. Penso que não haveria nenhum problema se a MS estivesse simplesmente colocando um anúncio do Windows, do Office, ou de qualquer um dos seus muitos produtos. Mas uma campanha como a Get the Facts é palhaçada, é realmente inacreditável que uma publicação especializada em Linux aceite um anúncio desses.
Comentário de anakinpendragon
Minha ideia é a seguinte, a: Minha ideia é a seguinte, a microsoft pode fazer anuncio aonde quiser, mas se uma revista pro linux aceita fazer uma propaganda contradizendo oque ela mesmo diz, esta perdendo sua credibilidade e confundindo o leitores mais leigos. Se a microsoft quer fazer anuncio faça falando das vantagens dos seus produtos, não falando mal do produto que é o foco da revista. Então se eles tirarem aquele banner, que não fala nenhuma mentira, apenas distorce os fatos e colocarem propaganda decente, que não abuse da inteligencia dos leitores , acho que não teria problema nenhum.
Comentário de beckmann
Ainda assim, eu preferiria um: Ainda assim, eu preferiria um banner comum, que não fosse tão agressivo e chato como esses malditos banners em flash que prejudicam a navegação.
Tá, sei que dá pra instalar um bloqueador como já citaram, mas isso não deixa de ser chato. Qual o problema em colocar um banner comum, em algum lugar do site? Por que tem que colocar um banner chato como esses?
E pior, por que em alguns comentários ainda tentaram justificar que seria um problema no plugin flash do usuário? Essa postura em particular não me soou nada positiva.

Comentário de Douglas Augusto
O melhor é usar os dois comb: O melhor é usar os dois combinados. Mas infelizmente não há um "Adblock" ou "Flashblock" para a revista impressa, que provavelmente é o veículo de mais abrangência e importância da Linux Magazine.

Ainda, acredito que a "poluição visual" seja o menor dos males dentro de toda essa discussão.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de WalterFonseca
lindo: creio que somente uma contraposição na próxima edição possa salvar a LM
têm que fazer um esforço muito grande e ter algo lindo de se ver/ler, ou seja, um estudo pra rebater as afirmações da MS e ainda um pedido de desculpas falando diretamente aos amantes do Linux
é aquela velha história: é agora ou nunca !
antes dos anunciantes a revista precisa de leitores

Comentário de BILL
FrontPage: Eles usam FrontPage pra fazer o site. :D
Comentário de André Simões
Não tem desculpa ...: Não me incomoda e MS anunciar no site, o que incomoda é o conteúdo do anúncio, todos sabem que a companha Get The Facts é uma grande mentira e e esse tipo de mentira não pode estar vinculado a uma revista dedicada a linux.

Infelizmente não posso boicotar a revista porque assinei e espero que essa companha Get The fatcs suma do site ou tão logo cjegue as minha férias estarei procurando a administração da Linux Media para cancelar a assinatura e reebolsar o valor referente as revistas que ainda não foram lançadas.

Lamentável ... toda vez que pensamos que há um trabalho sério sendo desenvolvido, o dinheiro fala mais alto e compra as pessoas.

André

"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social."
-- Manuel Castells
Comentário de Torvalds
Vamos pensar um pouco.: Hoje eu li o argumento do RAFAEL ( editor chefe) da revista e contatei um advogado para comentar a respeito... ele disse o seguinte : "Veja bem, a editora da revista poderia recusar o anúncio pela simples razão de que o mesmo poderia denegrir para sempre a imagem da mesma, ocasionando prejuízos diversos, bem como o consumidor que se sentir lesado pela mesma poderá processar a editora a qualquer tempo, já que a credibilidade da empresa em questão tornou-se no mínimo duvidosa."

ou seja seria a mesma coisa que aparecer no Brooklin em NY com uma camisa escrito "EU ODEIO NEGROS LATINOS E AFINS" você seria assasinado em segundos. No caso da web a uns dois anos atrás, você veria o site da revista fora do ar ( DoS e os da microsoft idem ) isso falando no M
Comentário de evolverzilla
Outro ponto de vista: Concordo plenamente que a LM fez uma kgada enorme colocando um banner especificamente do Get the facts. Mas pensando por um outro ponto de vista achei que seria muito interessante usar isso contra a microsoft como já foi dito: colocando a resposta direta ao get the facts. Seria como trazer o inimigo pra dentro da sua casa, assassinar ele e depois alegar invasão.

Mas o pensamento que me fez dar risada foi que de uma maneira meio estranha a própria Microsoft atacando o linux desse jeito está fazendo propaganda do linux e patrocinando ele. Afinal de contas quem confia em alguêm para dar dicas sobre o concorrente direto dele?
Comentário de SS_Sputnik
Não posso fazer nada!: Antes do ocorrido eu tinha enviado um mail reclamando que deixei de receber os exemlares da minha assinatura. Já repassei o mail para a Vilma Bertoni, R. Rigues e R. Peregrino e ninguém dá satisfação. Hoje diante desse ocorrido, pensei melhor e resolvi ao menos terminar minha assinatura. Ainda faltam 6 meses. Repassei os emails e eles não respondem. Pedir pra cancelar a assinatura seria pior ainda, pois certamente seria muito mais difícil ser ressarcido pelo que já paguei.
Comentário de Gafanhootoo
Analisemos o produto, o públ: Analisemos o produto, o público consumidor alvo, a imagem do produto, a imagem da empresa.

Qual o valor agregado da vinculação do produto a preferência do consumidor?

Quanto as empresas gastam em Marketing para vincular aos seus produtos coisas agradáveis do cotidiano, imagens bucólicas do café da manhã, cavalos empinando em penhascos no horizonte?

Em qual modelo de Marketing ou de Administração se encaixaria a atitude da Linux Magazine?

Vincular a revista ao medo, a incerteza e a dúvida é um bom caminho para pagar as contas no final do mês?

Simples, não aceito a vinculação da imagem da revista ao FUD da Microsoft, esta vinculação me é indigesta. Gosto mais da propaganda do turco que me chama de cliente amigo, este sim sabe tratar bem o consumidor ou as do barbeador que torna mais agradável o barbear da manhã.
Comentário de Toskinha
Augusto, nada a acrescentar,: Augusto, nada a acrescentar, só assinar embaixo.
Comentário de ricarab
Concordo!!!: E acrescento:como eu vi os colegas comentando agora mesmo, AS BRUXAS ESTÃO SOLTAS!!! Não esperem que o Linux vá ser melhor, e que vá tomar mercado da noite para o dia! Não esperem também que M$ vá comprar a causa "Linux"! O "Linux" já é uma realidade! Get the facts!
Eles não são deuses ou o própio demônio, e cruses! Vcs falam como se tivessem medo da M$ ou do problema do governo! Somos uma sociedade! Muito mais que um software! Já conquistamos nosso espaço, e agora, mais cedo ou mais tarde, seja com a anûncios ou propagandas enganosas, estamos aqui para ficar!
É isso!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Lucas Paz
Alguem está afim de começar: Alguem está afim de começar uma campanha pra arrecadar dim dim e colocar anuncio do linux num site como o baboo???

Comentário de ricarab
No ato amigo!!!!: Acho que nao precisamos de uma campanha para arrecadar o dinheiro, mas primeiramente, uma campanha para esclarecer e familiarizar as pessoas com a causa, de modo que se torne mais fácil e transparente doar dinheiro e trabalho.
Mas estou aqui para ajudar!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Renato
Conar: Se a campanha 'get the facts' é mesmo _mentirosa_ o CONAR tem como resolver o problema. Mas quem consegue provar?
Comentário de so
Get the facts...: Deveriamos trabalhar a questão e envia-la à rede globo, para que publicassem em jornal, revista e televisão. Depois disto nunca mais LM...
Comentário de renatogdelf
Imagem: Augusto,

que tal acrescentar aquela sua imagem utilizada em outras ocasiões, tipo o caso da SCO, do tiro no pé?

Estou achando que é hora dela.

:)
Comentário de Guilherme
Conferência Internacional de Software Livre - 2003: Aconteceu algo parecido há algum tempo atraz, que gerou tbm polemica aqui no br-linux.org. Foi anunciado que a microsoft iria patrocinar a conferencia internacional de software livre em curitiba - pr, e foi verdade, ela nao so patrocinou, mas teve um stand e 2 palestras. Mas o bacana foi, que quando perguntamos ao Rubens do dicas-l sobre o que ele achava do patrocinio da microsoft e da oracle no evento, ele virou e disse "Otimo, foi a primeira vez que eu viajei de primeira classe". E nem por o patrocinio da microsoft tirou o brilho do evento, ainda demos uma passada pelas palestras da microsoft e vimos as salas com no maximo umas 5 pessoas.
Se ela quer anunciar que anuncie, isso mostra que elas estao desesperadas pois estao perdendo o mercado, acho que isso eh uma situaçao de aperto.
Comentário de Andre Luiz Neves
Caso para o arquivo X. : Caso para o arquivo X.
Como eliminar um concorrente em 6 passos:
1- Voce compra um espaço publicitário no concorrente;
2- Voce produz uma prograganda contraria ao modelo de negócio do concorrente;
3- Os leitores do concorrente, contrariados se voltam contra ele;
4- Como não há leitores, não há como vender espaço publicitário;
5- O concorrente, entra em dificuldades e;
6- Finalmente você compra o concorrente e ganha a batalha.

E, o "cara da gola rolê" diz para nós crescermos, acho que ele não tem espelho em casa.
Mas vamos continuar comprando e assinando a revista, apesar de uma certa arrogância da direção, somente para contrariá-lo$$$(vocês sabem queM!).
Comentário de André Simões
Cancelar assinatura?: A revista é um produto e somos os consumidores deste produto, como esterei entrando em férias em duas semanas se a Linux New Media não resolver isso eu vou formalizar o pedido de cancelamento e se não for resarcido em poucos dis eu vou me dignar a procurar o PROCON e registrar uma reclamação formal.

Alguns "consomem" Sofware Livre e seus produtos derivados por questão de mercado ou econômicas, mas a base deste movimento é a filosofia de liberdade, porém a liberdade da Linux New Media de publicar um banner da campanha Get The Fatcs da Microsoft termina onde começa o meu direito de acreditar que a revista não tem outra finalidade senão aproveitar esse "filão" que está crescendo no Brasil.

O problema está na na falta de ética da campanha GTF, porque a Microsoft não começa uma campanha "Se quiser usar um servidor Linux tudo bem você pode, mas lembre-se para Desktop o Windows XP é ..." e coloca só caractterísticas boas.

Isso sim seria uma campanha de marketing "politicamente correta", neste caso eu não me incomodaria, mas essa campanha Get The Fatcs é ASQUEROSA e eu não vou continuar como consumidor da revista se ela continuar no site.


André

"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social."
-- Manuel Castells
Comentário de Invendável
Já era.: A revista se COMPROMETREU para SEMPRE. Foi de encontro ao seu PÚBLICO ALVO. E sempre será lembrada por ESTE FATO NEGATIVO, que se resume em uma palavra: DEMAGOGIA.
Comentário de AndeOn
Em poucas palavra isto é absurdo: Como que um revista presta a publicar mentiras.

Esta totalmente contra os principios de um linha editorial o que ela prega.

os banners serão escolhidos ou eles poderam colocar qualquer coisa mesmo.
1)Cadê a credibilidade?

2)Que eu saiba a revista é direcionada a linux né?

3)Se eu mandar um artigo contrariando o estudo, vocês vão publicar ou por causa do anunciante vai ter regra olha não publique vai prejudicar o patrocinador isto vai acontecer? Quero saber já dependendo da resposta adeus revista Linux Magazine não conte comigo pra nada.

Vamos todos fazer a pergunta 3
Comentário de Renato Tambellini
Como disse o Manoel Pinho, es: Como disse o Manoel Pinho, estão comprando as nossas mídias.

Se você veicula uma propaganda desse tipo, então quer dizer que ao menos em parte, você concorda com aquilo.

O que eles fizeram é um tiro no próprio pé, é a mesma coisa que um alto executivo da Coca-Cola aparecer na televisão tomando Pepsi.

Nunca comprei uma revista da LM pois acho que as informações contidas alí podem ser facilmente encontradas em sites de software livre, mas o que é decisivo para mim sobre qualquer empresa, é a sua ÉTICA.

Creio ser muito melhor se perder um patrocínio de algumas centenas de reais para não ter a ética de sua empresa abalada, do que perder uma dezena de clientes.

Pois dinheiro, mais cedo ou mais tarde você consegue; mas a sua dezena de clientes perdidos, sempre irão comentar sobre a sua falta de ética com seus clientes em potencial, o que dá um prejuizo muito maior no futuro.
Comentário de vmedina
Não é a anunciante e sim o anúncio.: Eu fui...

Mas eles não colocaram banners dizendo que o Linux não presta.

O máximo que eu ví foi um representante da MS discutindo com o Maddog. Ele gostou um bocado. :)

Fora isso não teve nada demais, anunciaram o sistema operacional dela, falaram que ele é bom por n razões, falaram de características e só. Nada mais, nada menos. Isso eu acho muito tranquilo.

Não me entenda mal, eu não odeio a MS. Até já fui a palestras de segurança deles e fui muito bem recebido e respeitado. Não tentaram me mostrar "fatos". Houve uma pequena discução sobre uso de Linux e TCO, mas bati o pé: disse que prefiro pela qualidade e que não estava pondo isso em discussão. E eles como bons vendedores respeitaram.

Agora, é meio chato em um veículo que divulga e apoia meterem um banner que o próprio editor desta revista disse que era equivocado. O problema não é da MS e sim da LM, que fez uma besteira.

[]s!

ps: a palestra do Rubens foi ótima neste evento! muito engraçada.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Helvécio
Onde está a liberdade ?: Afinal o nome é "Software Livre" porque ??

Livre significa LIBERDADE. Embora pareça obvio, temos que estar atentos a isso. Se queremos liberdade para instalar o SO que desejamos no nosso micro, não podemos limitar a liberdades dos outros, mesmo que a intenção seja propagar uma mentira. Não podemos temer que uma ideia contrária a nossa seja divulgada, sob pena de nos tornarmos iguais a eles.

Lembrem-se: "você pode enganar muitos por algum tempo. Pode até enganar poucos por muito tempo. Mas não pode enganar todos, por todo o tempo".

Abraços a todos
Helvécio
Comentário de xmanun
verdadeira liberdade...: Liberdade tem limites e responsabilidades,

Eu não posso entrar na casa do meu visinho, nem se ele for um mau caráter, safado e inescrupuloso, chingando ele e a mãe dele, sem esperar que ele me agrida de outra forma...

Lembre-se se há uma agressão livre, poderá haver uma reação livre também!
Comentário de bardo
É pela Liberdade: "Livre significa LIBERDADE"

E "Software Livre" significa: Liberdade para a sociedade é mais importante que certos direitos individuais.

Liberdade é algo muito sério e a ferramenta fundamental para que possamos exercer bem nossas liberdades é o conhecimento. Liberdade não é, como Hitler, propagar mentiras de longo alcance pela imprensa. Mas quando o conhecimento está se curvando a interesses empresariais, isso afeta a liberdade de muitos.

Ademais, publicar uma mentira que contradiz a linha da própria revista não é liberdade, é "suicídio editorial". (não se engane: toda essa confusão que está rolando não é só pra "acabar com a revista". Estamos pedindo um posicionamento claro sobre o assunto que, afinal, ainda há tempo de reduzir o estrago)

Enquanto isso, meu boicote continua.
Comentário de tux_ce
Assinem: Se não concordam, assinem: http://www.petitiononline.com/fudlm/petition.html
Comentário de msinhore
Analisando o fato da LM ter a: Analisando o fato da LM ter aceito o anuncio da Microsoft em seus veículos de comunicação, não chego ao ponto de dizer que é um absurdo terrivel, um erro grave ou mesmo interesse da LM somente pela grana. A LM é uma revista, que imagino eu, tenha que ter seus espaços publicitários vendidos para poder ter equilibrio entre receita/despesa. Imagino que nenhum cidadão de livre e espontânea vontade irá tirar dinheiro do seu bolso até que se esgote para bancar um invertimento em um negócio por ser puritano em acreditar na liberdade do conhecimento (convenhamos, isso eh nonsence). Eu, como leitor da LM, não fico indignado por esse fato. Vejo com esta possiblidade um meio de dar continuidade em uma publicação de alto nível para a comunidade como é a LM.

Indago eu, quem nunca pecou que atire a primeira pedra (vc nunca precisou integrar uma rede eh?), e convenhamos, não é pecado nenhum comercializar um espaço publicitario para uma empresa que é legalmente estabelecida no país! Agora, vamos lá, eu prefiro a viabilidade da revista aqui no Brasil do que ter que ter as publicações toscas que existiam anteriormente!

Bom, espero que um fato como este não influencie aqueles que acreditam que liberdade é sinonimo de sabedoria e não de estreitismo ideológico, afinal não somos nazistas nem trotskistas e nem ao menos xiitas anti-semitas.

Abraços a todos.
Comentário de andreas
O problema não é o anúncio: O problema não é o anúncio, mas o teor dele. Seria algo como o site da Embratel ter um banner da Intelig dizendo que o interurbano da Intelig é mais barato que o da Embratel.

Comentário de TheProgrammer
A história se repete (ou quase): Olá pessoal, tudo bem?

Concordo parcialmente com a opinião do Augusto. A questão aqui, Augusto, é que você está "mal acostumado". O público do BR-Linux.org, em sua grande maioria, é um público bem-informado, consciente. São profissionais da área. O público da Linux Magazine, de uma certa forma, também tem um perfil semelhante. Aliás, tirando essa questão do banner e da propaganda, a revista tem um enorme potencial. Basta ver os colunistas. Você, Toskinha, entre outros especialistas em Linux estão publicando excelentes artigos lá. E, mesmo os artigos da matrix da LM são muito bons.
Antes de dar a minha humilde opinião, um aviso: não sou colunista da LM, nem mesmo assinante. Não trabalho no meio editorial e, mesmo que trabalhasse, não sei como está a situação da LM por dentro. Portanto minha análise não será muito crítica, pura e simplesmente porque não consigo estar no lugar deles (os Rafaéis e demais editores da LM).
O problema aqui, é de contexto. Poderia ser uma matéria da Microsoft mesmo, mas falando sobre o Unix Services, o Microsoft Virtual PC, O MS Office, etc. Mas não, é o Get the Facts.
Não sou um leitor assíduo da revista, mas gostaria de lembrá-los do que aconteceu com a revista Geek, da Editora Digerati. Em primeiro lugar, devemos apontar o fato que a Geek e a LM são revistas bem diferentes. A Geek era mais brincalhona, "zueira", com matérias variadas sobre TI, SL e universo "hacker". A LM é uma revista técnica especializada em Linux.
No entanto, com o passar do tempo, a Geek passou a ser uma revista mais pró-Linux. Me lembro até mesmo de uma entrevista com o Richard Stallman. No meio das fotos de moças com poucas vestes, piadinhas contra o governo estadounidense e contra a empresa de Redmond, Virginia, havia um conteúdo pitoresco, mas interessante. Alguns cursinhos de programação aqui e ali, algumas dicas e, em várias edições, distribuições Linux que não eram fortemente manipuladas (viu, PC Master). Daí veio o primeiro anúncio Get the Facts na revista. E vieram outros, outros e mais outros. As gracinhas acabaram. As fotos de nudez (leves, por sinal) idem. Os poucos textos interessantes foram sumindo. Finalmente, o público largou a revista até porque surgiram, naquela época, várias "substitutas", incluíndo aí a Copyleft e posteriormente, a LM.
Não concordo com a postura dos editores, mas a respeito. Somente recomendo muita cautela pois com esta "concessão" aberta a corporação estadounidense, a tendência é que essas intromissões ocupem cada vez mais espaço. E um alerta para as tais corporações pró Open Source (IBM, Sun, Oracle, etc.) : por gentileza, quando tais acontecimentos surgirem, se manifestem e, principalmente, auxiliem. Comprem um espaço maior para publicidade, mesmo que seja para dizer o óbvio.
Ah, e para aqueles que falam de liberdade, uma recordação : "A minha liberdade termina onde a do outro começa". A empresa de Redmond não respeita a minha liberdade de expressar o uso e a preferência por um SO Livre, usando-se de mentiras e informações incorretas para promoção de seus produtos. É exatamente aí que a liberdade da Microsoft terminou. E é onde a minha, como profissional, começa não recomendando os seus produtos, pedindo as pessoas que reflitam sobre as suas campanhas de publicidade e sobre a situação socio-politica-economica-humana que vivemos no Brasil e no mundo.

Bom, acho que é "só" isso

Abraços a Todos

Robson "TheProgrammer" França
(Blog bem tosco em :
blog.robsonfranca.eti.br
)
Comentário de CWagner
E é preciso mais provas? Nã: E é preciso mais provas? Não bastam os anúncios das companhas, os boletins divulgados por empresas que receberam da M$ para realizar os "estudos"?

O que mais será preciso? Uma declaração dizendo que o "Get The Facts" é mentiroso, tendencioso etc., assinada pelo próprio Bill Gate$, que teve acesso a muito código fonte para iniciar o seu império que agora combate esse acesso?

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de why?
é...: Conversa vai, conversa vem, e eu ainda não vi a "comunidade" responder ao Get the Facts de maneira respeitavel...
Ai, ai... e assim caminhamos sem sair do lugar...
E quer saber! Meu estágiario le a linux magazine, e eu vou ler tambem antes que meu xiitismo de brecha, e ele tome meu lugar como SysAdimin.
[]'s
Comentário de brain
respeitável: Avaliar se é respeitável ou não depende de você, mas há respostas bastante extensas e completas. Eis um exemplo.
Comentário de msinhore
A LM nao eh um sistema operac: A LM nao eh um sistema operacional e sim um veículo de comunicação. Se o site da Debian/Gentoo/RedHat por exemplo publicassem materias sobre a M$ ai sim eu concordaria contigo. A Embratel e a Intelig tem o mesmo segmento no mercado.
Comentário de xmanun
E o nome!: Se usa o nome LINUX magazine, não tem que preservar esse nome?

Temos algumas coisas muito antagônicas aqui...
Comentário de Patola
Calma: Estamos trabalhando nisso. =) Ler as respostas da Novell e da RedHat já ajuda bastante! Pretendo - se conseguir a permissão - traduzi-las para português (a da Novell já está parcialmente traduzida) e colocá-las no LinuxFUD.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de babalorixá
Melhor ainda...: Que tal juntar esse mesmo dim-dim e começar a anunciar na própria LM? Assim eles não precisariam "matar cachorro a grito" aceitando anúncios do lado negro da força.
Pai véio vai contá um segredim, zifio: rivista num vivi di assinatura, rivista vivi di anunciante. Êparrei!
Comentário de Patola
Não: Tudo bem que eu não entendo muita coisa da produção de revistas, mas...

rivista num vivi di assinatura, rivista vivi di anunciante.

As duas juntas - e não só uma - (assinaturas+vendas nas bancas e anunciantes) são fontes de renda para a revista. O fato de haver as duas rendas nos permite dizer:

* A revista vive de assinaturas/vendas e de anunciantes.
* A revista vive de assinaturas/vendas.
* A revista vive de anunciantes.

Mas como as duas rendas contribuem para sustentar economicamente a revista, não podemos excluí-las:

* A revista não vive de assinaturas/vendas. (Isto é FALSO)
* A revista não vive de anunciantes. (FALSO)

É lógica básica! babalorixás não a conhecem?
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Patola
Não: Tudo bem que eu não entendo muita coisa da produção de revistas, mas...

rivista num vivi di assinatura, rivista vivi di anunciante.

As duas juntas - e não só uma - (assinaturas+vendas nas bancas e anunciantes) são fontes de renda para a revista. O fato de haver as duas rendas nos permite dizer:

* A revista vive de assinaturas/vendas e de anunciantes.
* A revista vive de assinaturas/vendas.
* A revista vive de anunciantes.

Mas como as duas rendas contribuem para sustentar economicamente a revista, não podemos excluí-las:

* A revista não vive de assinaturas/vendas. (Isto é FALSO)
* A revista não vive de anunciantes. (FALSO)

É lógica básica! babalorixás não a conhecem?
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de apimente.br
Do que vivem as revistas: Antes de mais nada: Não pretendo deixar de comprar a Linux Magazine, pelo menos enquanto ela mantiver a linha que teve nos 9 números já lançados e que eu tenho todos. Assim como tenho todos os números da saudosa Revista do Linux, acho que esta é uma forma de dar a minha contribuição (dentro das minhas possibilidades) ao mundo do Software Livre.

Agora de verdade - revista vive dos leitores!

Sem Leitores não tem venda em banca!
Sem leitores não tem assinantes!
Sem leitores não tem anunciantes patrocinadores!

E para ter leitores a revista precisa respeitá-los! Acredito que a atitude da Linux Magazine a fez perder muitos leitores. Quem sabe ela consiga recuperá-los. Estou torcendo para isso devido ao fato de que a qualidade técnica dos números já lançados ser excelente.
Comentário de apimente.br
Não foi retirado!: Não foi retirado e acho que não vai ser (contrato assinado), mas pelo menos agora (14/06 as 17:53) foi consertado, não está mais impedindo que vejamos o conteúdo do site. Já é alguma coisa!
Comentário de BlaBlaBla
Proporção: É triste. Já passei por diversas editoras. Algumas grandes como a Abril e a Globo, médias como a Digerati e pequenas como a Linux New media.

A proporção é mais ou menos assim:

- O que vende em banca sustenta o que foi mandado pra banca. SÓ.
- Assinatura paga custos com a assinatura. SÓ.
- Quem sustenta revista DE VERDADE são os anúncios. Tipo uns 90%

Resumindo:
- banca + assinatura, 10%
- anúncios, 90%

Esses dados são da revista Info. Ou seja: se a revista não vender NADA mesmo assim ela se sustenta com os anúncios.

É óbvio que se a vendagem for pífia em poucos meses os anunciantes vão embora, mas é muito mais fácil passar por uma turbulência COM anunciantes e SEM leitores do que o inverso.

Ou, resumindo de novo: os leitores são importantes para os anunciantes, NÃO para a revista!

Comentário de bardo
Info?: "Quem sustenta revista DE VERDADE são os anúncios. Tipo uns 90%"

Legal você citar a Info para tentar provar seu argumento. 90% da *revista* é de anúncios! :-p

"Mi estas la Bardo" - Boicote à Linux Magazine
Comentário de nuno
Banner: Toda esta polémica só foi positiva para a revista. Eu nunca tinha acessado o site da revista e hoje acessei. Para minha sorte o banner não estava lá, ou nada no site da revista me prendeu o tempo suficiente para que o banner aparecesse.
Já comprei alguns exemplares, mas, não é uma publicação que me convença. Assino a Dr. Dobbs.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004