Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Banners da Microsoft na Linux Magazine nacional e internacional

Ao longo do final de semana e da manhã desta segunda-feira recebi diversos contatos de leitores sobre a presença de banners da famigerada campanha "Get the Facts", da Microsoft, no site da revista Linux Magazine. Ainda no final de semana enviei à redação um convite para que tornassem pública sua posição a respeito, e ela não se furtou. Como sou colaborador da revista, vou me abster de fazer comentários adicionais, e deixar que cada um analise por si mesmo. Excepcionalmente vou publicar a mensagem integralmente na capa, por se tratar de matéria que merece o debate.

O texto enviado pelo editor-chefe da revista fala sobre a posição da Linux Magazine Brasil em relação a anunciantes em geral, os outros anúncios da MS em publicações da Linux New Media no exterior (e a correspondente doação para o projeto Debian), o papel da revista no mercado Linux brasileiro e a manutenção de sua linha editorial, o significado mercadológico de a Microsoft hoje buscar publicações de Linux para publicar seus anúncios, e o anúncio da Linux Magazine que será publicado na MSDN Magazine. Segue a íntegra do texto:


"Como veículo de mídia, a Linux Magazine NÃO pode discriminar qualquer cliente que deseje veicular campanhas de propaganda para a sua empresa, uma vez que isso é, em primeiro lugar, ilegal. Temos um produto no mercado, sua empresa deseja veicular anúncio pagando nossos preços públicos, não podemos discriminá-la e simplesmente dizer "NÃO" - especialmente quando há espaço publicitário sobrando dentro da revista e no site. Independente disso, não publicar o anúncio da Microsoft seria algo que contraria totalmente nossos ideais de liberdade de escolha. Ditar o teor da propaganda para a Microsoft veicular seria também discriminá-la, pois não fazemos isso com a IBM ou com a Oracle ou com qualquer outra empresa. O teor do anúncio é prerrogativa E responsabilidade da empresa anunciante e temos que respeitar isso.

Além disso, vale dizer que a Microsoft já publicou nas revistas da Linux New Media no exterior e, da primeira vez que isso ocorreu, o valor pago pela empresa à editora foi INTEGRALMENTE doado para o projeto Debian. Como veículo de mídia, não precisávamos ter feito isso, mas nossa doação teve o intuito de sinalizar à comunidade nosso comprometimento com a causa do Software Livre. Mais a respeito pode ser lido (em alemão) em http://www.pro-linux.de/news/2004/6655.html. Uma tradução automática (via systran) para o inglês pode ser lida aqui. Além disso, estamos introduzindo mais veículos de propagação do Linux no mercado editorial, como é o caso da revista Easy Linux voltada para o público de massa e com o claro objetivo de popularizar o Linux no mercado brasileiro. Também estamos patrocinado e dando apoio a praticamente TODOS os eventos de Linux e Software Linux no país e no exterior, conversamos abertamente com toda a comunidade, e estamos, inclusive, criando eventos para estabelecer e disseminar a adoção de sistemas de código aberto dentro das empresas.

É importante esclarecer que não vai mudar NADA no teor editorial da revista por causa do anúncio. Vamos continuar enaltecendo a excelência e a superioridade do Linux e do Software Livre e de Código Aberto perante às tecnologias proprietárias. Além disso, vamos continuar noticiando que, contrariamente ao que todas as campanhas publicitárias da Microsoft tentam fazer parecer verdade, o TCO do Linux é mais baixo do que o do Windows®. Prova disso é o editorial da edição número 4 da Linux Magazine, que pode ser lido em HTML ou baixado em formato PDF de http://www.linuxmagazine.com.br/issue/04/editorial.html.

O fato da Microsoft publicar com a gente deveria ser motivo de alegria para toda a comunidade: a empresa está reconhecendo o Linux como uma ameaça real agora também no Brasil e se mobilizando para combatê-lo dentro do seu próprio meio. Isso é BOM. Quantos de vocês, leitores, não têm que trabalhar desenvolvendo soluções proprietárias dentro de suas empresas (mesmo que elas rodem em Linux)? E quantos de vocês ainda têm que lidar com aplicativos Microsoft dentro do seu ambiente de trabalho? A Microsoft reconheceu esse público como leitor da Linux Magazine e quis levar sua mensagem até vocês. A Microsoft reconheceu que a Linux Magazine era um espaço importante para veicular sua propaganda - já classificada na Inglaterra como confusa e falsa. É direito deles publicar, e por mais que isso nos tenha incomodado pessoalmente, temos que jogar de acordo com as regras. Aliás, SE a Linux Magazine não tivesse espaço publicitário sobrando na revista e no site, poderíamos até alegar a impossibilidade da publicação do banner/anúncio por falta de espaço. Mas as empresas que se dizem proponentes do Linux insistem em NÃO nos prestigiar com anúncios aqui no Brasil, apesar de todos os nossos esforços e ofertas nesse sentido. Para fechar a conta da editora no final do mês precisamos desses recursos. Temos um custo fixo mensal alto e, com a nossa verba atual de anúncios, não estamos na posição de abrir mão de qualquer cliente que seja. Somente a venda de revistas em banca e de assinaturas não bastam para viabilizar uma revista mensal.

Vamos crescer gente: isso é NORMAL! Parafraseando Gandhi: "Primeiro eles o ignoram. Em seguida eles o ridicularizam. Depois eles o combatem. Então você vence." Estamos na terceira fase dessa seqüência que Gandhi tão sabiamente descreveu. É inevitável que as tecnologias de código aberto se estabeleçam definitivamente no mercado. Para falar a verdade, a Internet J

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Luc
Muito barulho por nada.: Muito barulho por nada.
Comentário de carlinhos cecconi
marketing barulhento: concordo: muito barulho por nada! Uma das estratégias do marketing é o barulho. A propósito sugiro jamais seguirem o caminho do marketing, ele é péssimo conselheiro.
Comentário de nemesis
ok, falou bem : ok, falou bem

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Marcus Maciel
Concordo plenamente: a algum tempo atraz como alguns sabem -> http://underlinux.com.br/noticia2563.html

A microsoft tentou anunciar na underlinux ..
Porem naquela epoca devido a varios comentarios contra eu acabei recusando a proposta.

Hj certamente nao recusaria de anunciar pois seria de longe a maior quantidade em dinheiro ja recebida por anuncio no site o que possibilitaria troca dos servidores e ainda sobraria dinheiro para emergencias futuras.

Moral da historia acho que o Linux é mais forte do que um simples anuncio... se as pessoas nao tem capacidade de distinguir um anuncio da realidade então quem estão erradas são elas..
E as pessoas contra aos anuncios ? acreditem se a microsoft aparecer na sua porta e lhe oferecendo 15 mil reais para vc usar um ADESIVO DELA NA CAMISA EU DUVIDO MUITO voce nao aceitar entao pense 2 vezes antes de criticar os outros por pura inveja.

[]'s
Marcus Maciel
Comentário de Pierre Freire
Um momento triste!!!: Rafael,

Do ponto de vista "comercial" entendo perfeitamente o posicionamento da Revista Linux Magazine, imagino que não seja fácil manter uma revista com a qualidade editorial que tem a Linux Magazine. Esta revista hoje para a comunidade Linux no Brasil representa bastante.
Eu pessoalmente não tenho preconceito em relação a plataforma Microsoft, até pelo motivo que você citou, muitas vezes necessito desenvolver nesta plataforma para atender determinado cliente. Enfim, faz parte do jogo.
Mas por outro lado fico triste, porque apesar de trabalhar e usar ferramentas da Microsoft em determinados momentos, eu repudio algumas atitudes da empresa e sei das atitudes da Microsoft frente a Industria.
Apesar de "entender" o posicionamento da revista Linux Magazine no que se refere a parte comercial, eu fico triste em saber que na casa "do ferreiro, o espeto está sendo de pau", você disse que Oracle por exemplo anuncia na revista, mas a propaganda da Oracle de maneira nenhuma é uma propaganda "anti-Linux" como a veiculada pela Microsoft.
Realmente é uma pena que uma revista de tanta qualidade editorial, como você disse, seja obrigado a chegar este ponto. Então, Oracle, IBM, Novell, vocês não poderiam ajudar a Linux Magazine.
Realmente fiquei bastante triste com este fato.
Se esta era a única saída para manter a Revista, com certeza isto mostra que talvez o Software Livre no Brasil não seja tão forte como nós pensamos. Tivemos a felicidade de ver um forum com a grandiosidade do encontro de Porto Alegre e agora hoje o nosso maior simbolo no mercado editorial se curvar a Microsoft e colocar um banner anti-linux no próprio site.
É no minimo lamentável.
Acho que continuarei comprando a Linux Magazine sim, pois é uma forma de aprender mais e ajudar o Software Livre.
Mas com certeza, o conteudo dos artigos a partir de hoje não terão minha credibilidade, principalmente quando se falar da campanha de "TCO" da Microsoft.
Enfim, coisas da vida, com a palavra a comunidade...
Mas de qualquer forma parabéns pela qualidade da revista.

Pierre
Comentário de Cadu
pff...: Espero que a Linux Magazine não se torne igual à INFO, com 20 páginas de anúncios da Microsoft...
Comentário de escamoso
Não compro mais a revista. : Não compro mais a revista.
E nem frequento mais site de linux com propagando do concorrente difamando os produtos que a revista/site divulgam.

Ou ao menos até tirarem a propaganda
Comentário de minholi
Que força é essa que dizem: Que força é essa que dizem ter o software livre e o linux se um simples comercial em uma revista especializada pode abalar de alguma forma a visão das pessoas? Sinto muito, mas aos que não gostam de dinheiro só me resta sentir pena.

Publiquem sim, façam anúncio de qualquer coisa, só não faltem com a verdade na linha editorial que seguem e continuem fazendo o ótimo trabalho.
Comentário de Flavio de Oliveira
Boa ação é a solução...: Sintam-se livre para doar o respectivo recebido ao meu projeto...
Acho interessante esta solução de doar parte dos recursos a projetos open source... mas por trás talvez exista um tanto de remorso e uma tentativa em limpar a imagem passando uma pano sobre o problema...
E qual o problema?? Infelizmente a revista deveria poder se manter com anúncios da comunidade open source, se não consegue, acaba na situação comum de que um acerto acarreta dois erros... é bola de neve...
De fato fica a filosofia mas correta que já foi formulada, a de que não existe boa ação altruísta, toda ação acarreta lucro, seja sentimental, emocional ou financeiro...

Comentário de escamoso
Só mais uma coisa... : Só mais uma coisa...

Será que a Microsoft aceita divulgar um banner em seus sites, exaltando a superioridade do Linux e S.L em relação a seus produtos?

Se ela aceita começo a fazer uma campanha hoje mesmo pra arrecadar fundos pra colocar durante 3 meses ou mais uma propaganda desse tipo nos sites da Microsoft.
Comentário de dmorales777
O que incomoda as pessoas é: O que incomoda as pessoas é isso: você assiste ao jornal da globo, e aí no comercial do mesmo aparece uma propaganda do sbt, sobre o novo jornal que vai concorrer com este mesmo jornal (com a Ana Paula Padrão, lógico!). Qual é a reação dos telespectadores? Vão achar no mínimo estranho. Do ponto de vista comercial é legal. Do ponto de vista ético, é discutível.
Comentário de Patola
Qual a lei?: Como veículo de mídia, a Linux Magazine NÃO pode discriminar qualquer cliente que deseje veicular campanhas de propaganda para a sua empresa

Rafael,

Qual a lei que dita isto? Você não disse.
Ela não diz que anúncios de concorrentes podem ser negados?
Como foi colocado num post mais pra cima, a Underlinux negou publicidade da Microsoft. Como eles podem ter feito isso, se é ilegal?

Ah, e por que diabos eles têm direito a colocar um anúncio que tampa a capa do sítio?
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de vmedina
O Barulho é por alguma coisa!: Não é por nada.

Alguma pessoa que entre no site pode imaginar que a Linux Magazine concorda com as idéias colocadas na propaganda. Não seria isso um problema?

Outro problema é que este é um anúncio que vai contra declarações dadas pelo próprio editor no número 4 da revista. Agora, fico eu a pensar, isso não é nenhum problema?

Essa coisa de discriminação que o editor fala soa como uma bela desculpa. Gostaria de que ele mostrasse aonde a MS poderia achar embasamento legal para um processo.

Não é por ser da MS que eu achei ruim o anúncio. Se fosse de shared source, serviços para UNIX/Linux, MS Office para Linux e etc. eu nem ligaria. Acharia certo eles anunciarem, afinal seria algo dentro da linha editorial, pelo menos a que eles anunciam, que é uma revista voltada para Linux e que o apóia.

Será que isso irá se traduzir em anúncios de 2,3,4 folhas inteiras na revista? Um encartezinho unido a ela? CDs com software Shared Source? Quem sabe um guia de migração Linux -> Windows para quem acreditou no editorial da ed. número 4 e se arrependeu vendo o banner?

Se o único caminho da Linux Magazine for o do dinheiro a todo custo, o que será que vem pela frente?

Antigamente comprava duas revistas: Info e Revista do Linux. Parei de comprar a primeira pelo excesso de anúncios e por falta de matérias voltadas para técnicos. Depois a Revista do Linux fechou. A Linux magazine vai/ia muito bem com seus artigos bem feito e interessantes, mas não estou afim de pagar uma boa quantia por mês para ler meia dúzia de artigos e um monte de anúncios da MS desmentindo tudo que estava escrito nas matérias E seus editoriais.

A propósito Rafael, um anúncio na MSDN Magazine não é notícia boa. Uma redução de custo da revista, já que agora encontraram um bom anunciante, seria uma boa notícia. R$ 14,90 para ver anúncios da MS, que o próprio editor disse ser mentirosos antes de receberem uma proposta de anúncios, pode se tornar muito caro para muita gente.

Ah... Já ia me esquecendo. A porcaria do banner da MS ainda por cima tapa uma parte da sua página no FF 1.0.4 rodando em Linux. Sabe, aquele sistema operacional que a sua revista leva no nome? Isso mesmo, além de ter que ver o que você, Rafael, disse ser mentira ainda por cima não consigo ler o site todo em um Firefox puro. Tomara que isto não seja uma metáfora do que ocorrerá com a revista daqui para frente, as mentiras da MS que você descreveu tapando o conteúdo da revista.

Despeço-me pensando em como irei gastar R$ 15,00 no próximo mês... Agora ficou mais difícil escolher entre vocês e a PC-MASTER!

ps: se a LM não de a mínima que o anúncio muito celebrado da MS tape uma boa parte da página, façam-se um favor: instalem a extensão flashblock(disponível no Update.Mozilla.org). Dessa forma vocês podem escolher se querem ou não carregar esta peça de poluição visual.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Lucas Martinez
Não vou responder pela Linux: Não vou responder pela Linux Magazine vou responder por mim.

Eu também já recebi proposta da Microsoft mais recusei isso iria ou melhor ira contra meus princípios e dos moderadores do site.

Quando recebi e-mail do Manoel Pinho informando que o Google ADS estava aparecendo anúncios relacionados Microsoft não quis saber nem de filtrar, removi a publicidade no mesmo momento.

Mais acho que cada um procura uma forma de poder arcar com as despesas que cada projeto gasta, eu infelizmente pago do meu bolso.

Abraços
Lucas Martinez
Comentário de apimente.br
Um momento triste!: Faço minhas as palavras do colega Pierre Freire. Poderia até escrever alguma coisa mas acho que o que ele disse já é o suficiente.
Comentário de Rogerio
Quanta conversa fiada: Essa história de que não podem recusar o anúncio da MS é conversa para acalentar bovinas (conversa para boi dormir).

Por que não se assume de vez que não tem dinheiro para fechar as contas da Revista e por isso aceitam qq anúncio? Seria menos vergonhoso do que uma desculpa esfarapada.

" "Primeiro eles o ignoram. Em seguida eles o ridicularizam. Depois eles o combatem. Então você vence." Estamos na terceira fase dessa seqüência que Gandhi tão sabiamente descreveu." Vai vencer com o que se não tem dinheiro? Com paus e pedras? Essa situação me parece a mesma de você, em uma guerra, ter como fornecedor de armas seu próprio inimigo.

"vamos publicar um anúncio da Linux Magazine nos próximos meses na MDSN Magazine, a revista voltada para desenvolvedores de aplicativos Microsoft."
Vão divulgar o que? Que é mais simples desenvolver em ferramentas Linux do que no Visual Stúdio???


Comentário de vmedina
Apoiado!: Mostre a Lei! Aproveite e mande ela para o Sílvio Santos. Será interessante ver anúncios da novela Chiquititas no horário da Malhação, do Chaves no Show da Xuxa e aí vai.

Ps: Patola e outro interessados, no fim do meu comentário tem como contornar isso, já que a LM não teve nem interesse de saber se o banner funcionaria legal para pessoas vendo apartir do Linux.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Mr. Bean
Finjo que acredito: Desculpa de peidorreiro é barriga inchada...
Comentário de Fabi
E Eu????: Po,
o Infomedia eles nem procuraram, rsrsrsrsrsrsrsrrsr
Comentário de vmedina
Mas pelo menos você continua: Mas pelo menos você continua limpo e coerente a suas idéias. Tem coisa que dinheiro não paga.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Artur Pimentel
pff... Eu não sou burro!: Não é por causa de uma propaganda que a M$ vai me convencer a usar seus produtos. Se eles querem dar dinheiro para qualquer revista do mundo Linux, que o faça. Tomara que a "Linux Magazine" use bem os recursos que advenham dessa campanha. Quem dera que a "Revista do Linux" ainda estivesse circulando para ganhar dinheiro também com essa campanha. Quem sabe hoje teríamos duas revistas em vez de uma só sobre o assunto.
Quanto ao material publicitário da M$ na revista cabe a nós, leitores, acreditar ou não neles. Se temos células cerebrais suficientes, saberemos o que fazer com essas informações. Eu não preciso que os editores das revistas e os mantenedores dos sites sobre o Linux façam isso por mim. Eu não preciso ser protegido dessa informação. Esse "paternalismo" é uma forma de censura branda que pode levar mais tarde a coisas mais graves.
Eu não sou burro! Não serão os FUD's da M$ que me farão mudar de opinião.

Artur Pimentel
Comentário de TaQ
"se a microsoft aparecer na s: "se a microsoft aparecer na sua porta e lhe oferecendo 15 mil reais para vc usar um ADESIVO DELA NA CAMISA EU DUVIDO MUITO voce nao aceitar"

Olha, sem querer parecer demagógico, eu não aceitaria não.

Graças a Deus estou numa situação confortável (nem rico nem podre) que me permite abrir mão desse dinheiro numa boa. E não quero meter as mãos pelos pés para me enroscar e ter que apelar algum dia para um negócio desses.

Lógico que se eu ou minha família estivessemos em necessidade eu não negaria de usar uma camiseta escrito "I LOVE BILL" - mais por causa da família do que de mim - mas como disse, eu espero nunca fazer uma burrada para chegar á esse ponto, seja por ganância ou dando um passo maior que a perna, se eu não tiver condições.
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Grana é grana...: Atenção pivetada de plantão: lamento informar-lhes mas o mundo é movido por dinheiro. Ideologia e filosofia são coisas bonitas, mas infelizmente não pagam o aluguel, comida, idas ao Carmen's, hardware caro, link, gadgets, etc... A LM está vendendo um espaço publicitário para qualquer empresa que possa pagar. O que o anunciante coloca nesse espaço é de sua responsabilidade, e até onde sei não significa a opinião da LM. Sinceramente, eu não deixarei de ler e assinar uma excelente publicação por causa disso. Conheço o pessoal responsável pela LM aqui no Brasil e sei do seu compromisso para com o SL, mas entendam todos de uma vez que negócios são negócios. Trolada de plantão: parem de chorar e deem jeito de enxugar as lágrimas. Assunto encerrado, tá? :)

[]s

lmvaz
Comentário de TaQ
Você pode ser que não se co: Você pode ser que não se convença com isso, mas e o público em geral que tentamos convencer no dia-a-dia?
Qual seria a reação deles de verem um anúncio desse tipo, no seu site ou algum outro que tem como foco Software Livre, logo após você fazer uma palestra tentando convencê-los das vantagens do Software Livre? Vamos passar por mentirosos ou idiotas? :-(
Comentário de Marcelo Andrade
Dilema da propaganda... e algumas coisas a mais para pensar: A rigor, é apenas mais um veículo de mídia publicando uma campanha de um anunciante. Se trocarmos os nomes do anunciante e do veículo (no caso, a revista), penso que é o mesmo dilema do ator que anuncia um dado produto mas que, na realidade, ele próprio particularmente não recomendaria. A grande questão é que, neste caso, o "ator" (no caso, a revista) faz o anúncio mas também publicamentedesmente o anunciante. E agora? O anúncio é enganoso ou o veículo está equivocado? É ético ao veículo contradizer ao anunciante? É ético publicar um anúncio capicioso?

Se a propaganda é a alma do negócio, certamente a gigante de Redmond é, a cada dia, uma empresa de marketing. Mas popularizar um termo calcado nas entranhas do distante mundo dos negócios como o tal "Total Cost of Ownership" é, sem dúvida, um contra-senso. Será que ninguém percebe que a Microsoft(r) tenta falar difícil e utilizar desconhecidos institutos renomados para tentar veementemente provar algo do qual você já duvida.

Não conheço nada do mundo dos negócios, não sei de nada de marketing ou publicidade. Mas eu, e certamente muitos outros da comunidade que lidamos com a coisa real, sei que vírus, spyware, bugs de sistema e de aplicativos, falta de obediência a padrões como os do W3C além de muitas outras coisas (entre as quais algumas políticas - com perdão da palavra - nojentas) são problemas sérios, que consequentemente devem se refletir em custo. Falei custo? Ainda há as tais licenças restritivas.

Ok. Falta de qualificação deve influenciar no custo? Provavelmente sim. Mas todo profissional que lida com Windows(tm) é perfeitamente qualificado? Ou será que produtos da Microsoft(r) são tão intuitivos que a qualificação não é imprescindível e que por isso os tais custos de propriedade são menores???

Gostaria que todos refletissem sobre isso.

PS: Aliás, é possível entrar em contato diretamente com o pessoal de marketing da Microsoft(r) responsável por estas campanhas?

Comentário de Rogerio
Só esqueci de comentar algo: Já que ele mencionou Gandi, poderia ter mencionado a história completa.

Gandi nao usou nada dos ingleses para libertar a
Comentário de ¢arnage
Que decepcionante: Certa vez eu comentei com meu irmão que uma das únicas revistas de informática que eu não vejo propagandas da Microsoft é a Linux Magazine ... fiquei orgulhoso em ter uma revista dessas em minhas mãos.
Eu acho o que aconteceu muito chato, imagina você recomendando para alguém o Linux e você fornece a esta pessoa conteúdo para pesquisar e a mesma encontra diversas propagandas negativas ao produto que você está defendendo a todo custo.

Cada coisa no seu lugar.

-------------------------------------------------------
> Linux is not user-friendly ?
It _is_ user-friendly ! It is not ignorant-friendly and idiot-friendly !!!
-- Seen somewhere on the net
Comentário de Pierre Freire
Desrespeito!! Coloquem uma enquete no site!!: Infelizmente a Linux Magazine chegou a este ponto
Na minha opinião, o grande problema não é o anúncio em si da Microsoft, como citaram, Oracle, Novell, IBM também anunciam.
O grande problema é o teor do anúncio, você escreve uma revista, prega toda uma idéia, uma filosofia e depois vem e coloca um banner da Microsoft com uma campanha negativa contra tudo que pregou!! Sinceramente, isto é no minimo um absurdo. Desde ontem fiquei indignado, estava lendo a Revista e acessei para baixar os programas em relação ao GDBM que por sinal os fontes não estavam no site e acabei vendo o banner.
A atitude feriu a ética e com certeza a Linux Magazine não tem mais autoridade para falar de ética com uma atitude deste tipo.
E pelo que andei vendo, não sou advogado, esta lei esta equivocada mesmo, não imagino que a Linux Magazine tenha sido "obrigada" a colocar um banner no site, isto não existe.
Então como o colega, citou vamos fazer uma campanha para colocar um anúncio no site da Microsoft sobre as maravilha do GNU, afinal eles são obrigado por "lei".
Enfim, tecnicamente a Linux Magazine é perfeita, eticamente é contestavel, depois desta atitude.
Isto é muito triste, é realmente lamentável.
A Comunidade tem que reclamar mesmo e bastante.
Tenho uma sugestão!!

Coloquem no site uma enquete!!

O que o leitor achou do BANNER da Microsoft em nosso site.

E depois discutam o resultado.







Comentário de Henrique Vicente.
unm: Infelizmente não tive tempo de ler o texto inteiro com calma, mas, apesar de respeitar a posição dele que não pode discriminar eu acho que poderia não discriminar mas não aceitar propagandas enganosas, no caso, a campanha "get the facts", ou seja, acho que baseado nessa política poderiam aceitar a propaganda da empresa mas não quando a mesma se trata de enganosa. Talvez o problema seja como definir o que é enganoso ou não e defender a visão adotada de forma a convencer as pessoas... a tática de não aceitar propagandas enganosas pode ser explicada como uma forma de proteger o usuário.
Comentário de Guaracy Monteiro
Discurso, discurso ....: É muito fácil falar de legalidade e colocar a culpa nos outros. Mas od fatos são diferentes. Aposto que uma revista ou site religioso não colocaria um pênis dentro de uma vagina na sua página principal. Sou capaz de apostar que a LinuxMagazine também não faria isso.

Para mim, foi exatamente o que fizeram. Claro que podem colocar um anúncio da Microsoft ou qualquer outra empresa, mas a coisa deve respeitar determinados parâmetros. Simples. No momento em que vocês jogam um anúncio na minha cara, totalmente intrusivo, falando que sou um babaca por usar um sistema que vocês estão promovendo, a coisa toda muda de figura. Aquele discurso de ética vai para o saco e ficamos com o discurso de Maquiavel.

Mas eu concordo com o pessoal da LM e os fatos estão lá, para confirmar. O Linux é gratuito mas o Windows server 2003 *É MAIS BARATO*. Ponto. Estou encerrando com o Linux e vou comprar apenas revistas que falem sobre o Windows. Vou gastar menos do que utilizar o Linux e comprar a LM.

Comentário de Patola
Dinheiro, dinheiro: Exatamente, lmvaz. Para algumas pessoas que acessam este sítio, o que paga o aluguel é o trabalho com GNU/Linux e/ou software livre. Alguns inclusive dão palestras, como o TaQ. Agora, se uma revista que eles já se acostumaram a citar como fonte fidedigna e correta de repente aparece com anúncios da Microsoft, eles estão perdendo DINHEIRO na forma de credibilidade.

A própria Linux Magazine está potencialmente perdendo dinheiro com isso, pois como você vê pela reação dos leitores aqui, pode ser que muitos parem de comprar. Cancelando o lucro vindo do anúncio da Microsoft...

O que você (e talvez outros) não entende é que não existe somente dinheiro, ideologia, filosofia, etc. Existe tudo isso ao mesmo tempo e está interligado. O dinheiro tem que ser conseguido com ética e dentro das leis - prerrogativa básica para qualquer ser humano. Este dinheiro conseguido pela Linux Magazine não é, pela minha óptica e de muita gente aqui, ético.

Por último, muita prepotência sua se julgar representativo o suficiente para querer encerrar um assunto que mal começou...
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Lucas Martinez
Estou nesta mesma situação: Estou nesta mesma situação e o pior que indiquei para o meu pai que trabalha em órgão federal no qual fazendo esforços para migrar pro Linux. O que fazer quando ele ver o anuncio ? porque ele vai tirar onda comigo falando que isso e uma perseguição.

--
att
hyperblade
Linux User: 304971
http://www.linuxdicas.com.br
lucas.martinez@linuxdicas.com.br
Comentário de Carlos E. Morimoto
É isso aí :-):
Se a M$ quiser anunciar no GDH as portas estão abertas. Faço até um preço especial caso queiram colocar um banner na página do Kurumin ;)

Falando sério agora, se eles querem apoiar financeiramente sites e revistas de Linux o problema é deles. O dinheiro que investem nos anuncios acaba contribuindo com o crescimento destes projetos.

Melhor ainda, vamos fazer como a LM: colocar os anuncios e doar a renda para o Debian. Já imaginou que comico a Microsoft aparecendo como principal doadora do projeto Debian??? ;)

Comentário de Marco Antonio Abreu
Publicidade da MS na Linux Magazine: Eu não concordocom o banner. Eu nunca ví a Coca-Cola anunciar no site da Antartica ou a IBM colocar propaganda no site da Unisys. Permitir a MS anunciar em sites sobre Linux é dar um tiro no pé. Quando a MS quis anunciar no Underlinux eu fui contra e sou contra agora também.
Comercialmente falando ninguém pode, em hipótese alguma, colocar em seu espaço de divulgação propaganda de concorrentes. Alguém consegue imaginar a Coca-Cola dizendo que seu produto não é bom e que as pessoas devem beber guaraná.

Comentário de TaQ
"pivetada de plantão" : "pivetada de plantão"

Nessa já não me incluo. ;-)

"lamento informar-lhes mas o mundo é movido por dinheiro. Ideologia e filosofia são coisas bonitas, mas infelizmente não pagam o aluguel, comida, idas ao Carmen's, hardware caro, link, gadgets"

Concordo com você em relação ao dinheiro, precisamos dele sim, e ele é bom. O X da questão é até que ponto dependemos dele.

Se você já não está na faixa etária citada acima, sabe que não precisamos de tanto dinheiro assim que possa vir de tudo quanto é lado (se não sacou isso ainda, é triste) para levarmos uma vida decente.

Pode ser que você está querendo muito dinheiro e abdica da sua ideologia e filosofia por causa disso (algumas das coisas que você citou podem ser bem caras). Sem problemas, a vida é sua, mas fique aberto ás críticas e assuma isso. Pelo menos todo mundo vai ter uma idéia mais formada sobre você e saber o que esperar de sua pessoa, e não vão levar um susto quando visitarem o seu site e você estar falando bem do seu inimigo jurado de morte.

Pode ser que você deu um passo maior que a perna, e precisa de mais dinheiro para resolver isso, pagar suas dívidas etc etc, mesmo significando abdicar da sua ideologia e filosofia. Nesse caso, assuma isso, as pessoas pelo menos te culparão *menos*.

Foi como eu mencionei em um outro fórum: a linha divisória do lucro por propaganda e do lucro por contrariar seus ideais e imagem é muito fina (lucro à qualquer custo).

Mas cada um é cada um: do mesmo jeito que posso respeitar (não gostar!) o modo de vida de muita gente aí que querem muito dinheiro, espero que o meu seja respeitado também.

Um pouco de ética nesse sentido não faz mal a ninguém, e se não tiver, o que será do mundo? :-p
Comentário de ¢arnage
é exatamente disso que eu es: é exatamente disso que eu estou falando, não adianta você falar depois que é apenas uma propaganda. é muito constrangedor isso.

-------------------------------------------------------
> Linux is not user-friendly ?
It _is_ user-friendly ! It is not ignorant-friendly and idiot-friendly !!!
-- Seen somewhere on the net
Comentário de Sergio Lopes
Lastimável: Retiro qualquer recomendação ou elogio público à Linux Magazine Brasil. A revista não merece ser a única publicação sobre Linux no Brasil. Parem de comprá-la! Vamos ver se a MS dá conta de manter a revista muito tempo sem leitores...
Comentário de joaocep
Tiro no Pé!: O que adianta ganhar a grana da M$ e depois perder o Público Alvo???

Acho que a LM deu um tiro no pé, e vai perder muito com isso. Pois a tendência é continuar as propagandas e logo em seguida acabar como foi a revista do Linux, recheada de Propagandas e com pouco Conteúdo interessante.

OBS: Eu sou apenas um que acha isso, mas aposto que existem muito mais pessoas que pensam "errado" como eu.

É fácil fazer a revista, dificil é mantar o Renome. E isso a LM perdeu.
Comentário de xmanun
Grana é Grana????????: Talvez você queira vender Cigarro, pra quem é absolutamente contra o tabagismo!!!

Realmente, a MS deverá querer manter a Linux Magazine depois da grande maioria de seus leitores deixarem de compra-la...

Isso é RID
Comentário de WalterFonseca
putz: galera, eu até entendi o que o Editor da LM disse (na teoria) mas ao ver o banner (na prática) fiquei louco. É simplesmente repugnante a comparação que fazem e o que falam . Sou assinante da LM e antes de me acalmar deu até vontade de cancelar a assinatura mas pensando bem (respirando profundamente) não vou deixar de receber uma fonte de aprendizado de qualidade como ela é.
abraços
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Hmmm...: >Por último, muita prepotência sua se julgar representativo o suficiente para querer encerrar um assunto que mal começou...

E isso vai chegar a algum lugar? Creio que não... Se as pessoas querem gastar tempo discutindo isso que gastem. Particularmente não pretendo gastar o meu. ;)

[]s

lmvaz
Comentário de Rafael Rigues
Vinícus, só uma coisa... : Vinícus, só uma coisa...

Mantenha a calma, respire fundo, conte até dez... e releia o terceiro parágrafo com calma. A resposta às suas perguntas está lá, mais especificamente nas três primeiras linhas.

Quanto à matéria de migração, ela está no forno. Só que é Windows -> Linux, como quem conhece nossa linha editorial espera.

Uma redução de custo da revista, já que agora encontraram um bom anunciante, seria uma boa notícia. R$ 14,90 para ver anúncios da MS, que o próprio editor disse ser mentirosos antes de receberem uma proposta de anúncios, pode se tornar muito caro para muita gente.

Hmmmm sabe que a redução é uma idéia? Se a MS topar anunciar todo mês (afinal, a revista tem custos mensais), pode até rolar. Quanto ao "pagar para ver anúncios da MS", pode me citar a edição e página onde você viu um? O site, até onde sei, continua sendo gratuito.
Comentário de minholi
A Linux Magazine está fazend: A Linux Magazine está fazendo propaganda de outra revista? Porque se você parar para pensar vai ver que uma revista vive de assinantes e de anunciantes, ou seja, a Microsoft é uma anunciante e como tal se encaixa no perfil de mercado almejado pelos responsáveis pela revista e não uma concorrente. Terrível seria se estivessem fazendo propaganda de uma outra publicação voltada para o mesmo segmento em sua revista, que é o que muitos argumentaram como sendo uma situação análoga à ocorrida.

Dinheiro é bom e todo mundo gosta! Ou será que não?
Comentário de Joao Melo
"A CESAR O QUE É DE CESAR": Comprei a (quase) nova revista LINUX pc master, para ver se a mudança no editorial era compatível com a (quase) nova proposta da revista, isto é, disseminar e promover o Software Livre.
Ledo (e Ivo) engano! A revista toda é um verdadeiro "FUD", servindo MUITO MAIS aos interesses das produtoras proprietárias de software.
Espero que isso mude.
Iniciei meu comentário assim pois acho que existem DIFERENÇAS marcantes entre as propostas da Europanet e da Linux Media que, "a priori", não tem relação entre causa e efeito dos anunciantes sobre o conteúdo das revistas.
Como sempre a Micro$oft utiliza a seu favor a única arma que ela mais tem - e que não é a qualidade dos seus produtos.
Enquanto a LINUX pc master utiliza o "merchandising" como forma de desqualificar o LINUX, a Linux Magazine abre espaço bem definido e delineado na revista - separando o joio do trigo - para provar que o LINUX é melhor até com a grana deles. :>) )
Não há sutileza que resista!!
Comentário de bardo
Generalização: "se a microsoft aparecer na sua porta e lhe oferecendo 15 mil reais para vc usar um ADESIVO DELA NA CAMISA EU DUVIDO MUITO voce nao aceitar"

Perfeito! Se eu penso em agir de determinada forma como reação a estímulos externos, posso claramente dizer que qualquer um agiria assim, né? Não julgue o mundo por seu auto-julgamento. Pessoas são diferentes e reagem de maneiras diferentes.

E é isso aí, TaQ! Apoiado!

Boicote à Linux Magazine (ao menos por enquanto)
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: Qual a lei?: Olá Patola,

LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990.

"SEÇÃO IV
Das Práticas Abusivas
Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:
IX - recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais;"

E, infelizmente, parece que a palavra liberdade só é boa para alguns elementos da nossa comunidade quando é aplicada a nosso favor...

Rafael
Linux Magazine
Comentário de bogus
O fim da picada!: Esse banner em flash sobrepondo parte do sítio da revista é o fim da picada! O Rafael Peregrino usa o que, Internet Explorer? Tá faltando dinheiro? Tá precisando vender a alma? Ao menos publique um artigo de página inteira com o contra-ponto, sugiro publicar gratuitamente a reposta da Novell a esta mesma propaganda falaciosa da MS. A não ser que a MS não permita, alegando falta de ética :), que a sua propaganda na revista seja desmistificada. Vai ver que é isso.
Comentário de Jonatan
Meu desprezo!!: Cara...eu estava lendo a notícia e não estava acreditando...fui olhar o site pra ver se realmente eu estava acordado ou tendo um pesadelo...EU ESTAVA ACORDADO...acho correto a afirmação de que para manter uma revista de qualidade precisa de muito dinheiro, mas antes de tudo isso temos principios e vergonha na cara...acho que se uma revista que publica matérias para uma comunidade apaixonada pelo sistema GNU/Linux coloca um banner da Microsoft bem no topo da página só pode querer estar tirando onda com a cara de quem paga uma assinatura ou compra uma revista na banca...aos proprietários do site e da revista o meu desprezo...nada mais a declarar
Comentário de Manoel Pinho
Sinto muito: Sinto muito, mas eu não concordo com essa idéia de que não se pode recusar anúncios de uma determinada empresa. Já viram algum anúncio da Telesena na Globo ? Já viram algum anúncio de sex-shop na Folha Universal (jornal da Igreja Universal, que costuma ser distribuído na porta das igrejas) ? Já viram algum anúncio do Jornal do Brasil no Jornal O Globo (são concorrentes aqui no RJ) ou do Estadão na Folha de SP ? Já viram anúncio de cigarro em alguma revista médica ?

Eu, e acredito que a maioria das pessoas que já usam e conhecem linux, não vão mudar de idéia por causa das propagandas, mas pessoas que estão comprando a revista pela primeira vez buscando saber mais sobre o linux podem ser influenciadas e a M$ sabe disso.

E esse papo de que o dinheiro é bom parece o daquelas prostitutas que sempre alegam que estão na "vida" para pagar as contas. Se todas as mulheres que precisassem de dinheiro fizessem a mesma coisa o mundo estava perdido.

O linux e o software livre hoje é uma realidade justamente porque os seus desenvolvedores são motivados pela ideologia. Eu aceitaria uma coisa dessas de uma PC Magazine ou uma outra revista de informática em geral, mas não de uma revista especializada em linux que deveria compreender que aceitar anúncios mentirosos de uma empresa que só quer o mal do linux é antiético. É a mesma coisa para mim que uma revista médica aceitar um anúncio da Souza Cruz dizendo que fumantes vivem 2 vezes mais e correm MENOS risco de câncer no pulmão.

Quais será o próximo anunciante, SCO ? Será que veremos algum dia a revista com um encarte da M$ mostrando como configurar o windows 2003 server ?

Eu não sei vocês, mas não vou mais comprar a edição brasileira enquanto isso persistir. Vou ver se ainda dá tempo de renovar a assinatura da revista alemã, que pelo que eu sei ainda não aceitou anúncios da MS. Talvez os alemães sejam tão chatos e exigentes quanto eu e eles não se atrevam a fazer isso lá.

Repito o apelo ao boicote e, dessa vez, houve direito de defesa.
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
>Se você já não está na f: >Se você já não está na faixa etária citada acima, sabe que não precisamos de tanto dinheiro assim que possa vir de tudo quanto é lado (se não sacou isso ainda, é triste) para levarmos uma vida decente.

Legal teu discurso TaQ, mas acabou saindo completamente do assunto. O lance é que a LM vendeu esse anuncio por que é uma empresa e por que vive de vendas de assinaturas e espaços publicitários. Novamente digo que filosofia, ideologia, ética, altruísmo, entre tantos outros são algo realmente legal, mas isso não paga o aluguel, salário de funcionários, telefone, luz, impostos. Se no final do mês os editores não tiverem grana, acredite a comunidade não vai ajudar a pagar as despesas. Se a MS resolveu anunciar, legal para eles. Eu não deixarei de usar Linux, assim como você nem ninguém por causa disso. O "get the facts" parece ser algo convincente, mas qualquer gestor de tecnologia (público alvo da campanha) que tenha o mínimo de discernimento entenderá que é apenas mais uma forma da MS de tentar vender seu peixe. Me fiz entender dessa vez? :)

[]s

lmvaz
Comentário de Pierre
Manifesto: Desta vez, coloquei o comentário registrado ( Para ter mais força ), Pierre Freire.
Realmente, se daqui a pouco começar a campanha de patentes, vai ter um banner também, estimulando o apoio as patentes de softwares?
A regra é a mesma.
Enfim, a comunidade tem que se unir e não deixar isto acontecer, com este anuncio, a MS, é fria e calculista, com certeza ela sabe que isto pode atingir em cheio a popularidade da Linux Magazine, e com certeza os ideias do Software Livre pelo menos no Brasil.
Qual a cara você vai mostrar para seu chefe os benefícios do Linux, se ele acessar o site da Linux Magazine.
Eu queria ter um site e colocar um manifesto e repudiar este ato.
Agora chegou a hora da grandeza de mostrar os valores éticos e morais tão comentados.
Alguem da IBM, ORACLE, ou outra empresa que apoia o software Livre nao pode ajudar?
Enfim, a comunidade tem que agir.
O problema não é gostar de dinheiro, não é entender que a Linux Magazine precisa de dinheiro para sobreviver.
O problema é que o anúncio fere o pensamento dos leitores da Revista.
E este assunto tem que ser bem comentado mesmo.
Isto não é justo com a comunidade.
Outra coisa, eu gostaria de saber a opinião de Richard Stallman, juro que gostaria.
Até por sugestão, na próxima revista entrevistem ele!!

Comentário de ¢arnage
O povo faz a diferença: O povo faz a diferença meu amigo, unidos fazemos a diferença e mudamos a história, ou você ainda não entendeu isso ?!

-------------------------------------------------------
> Linux is not user-friendly ?
It _is_ user-friendly ! It is not ignorant-friendly and idiot-friendly !!!
-- Seen somewhere on the net
Comentário de so
Microsoft B$a$$ers!!!: Concordo totalmente com o Manoel.
Comentário de Escamoso
Também não gostei: Também não gostei da propaganda... é maios ou menos o que o robinho está fazendo no Santos, ele usa a camisa com patrocinio da panasonic e faz porpaganda da Rayovac... Não é ilegal, mas fica meio estranho, espero que pelo manos fique só nisso e não comece a ter aquelas matérias patrocinadas...
Comentário de bogus
Não é bem assim.: A lei pode até dizer que você não pode se recusar a fornecer o serviço, isso não quer dizer que o cliente não precise seguir algumas regras. Você pode muito bem dizer que não é permitido um cartaz dizendo: "Compre ali ao lado que é melhor e mais barato!"
Comentário de Oliver Pereira
lei ??: Desculpe, mais isto não se aplica pois vc, não é obrigado a aceitar um cliente, você aceita por que quer, e porque financiramente é interessante, ou por outros motivos, mais agora não use a Lei como desculpa! Porque existem diversas formas de contornar esta situação, então vamos ser sinceros, foi por dinheiro.
Agora acho que vcs tem todo direito, de publicarem o que quizerem, da mesma forma a comunidade, tem de julgar seus atos, pois por min qualquer duvida ou tendencia editorial da revista, serei um dos primeiros a levantar a bandeira do descredito sobre a revista.


Oliver Pereira
Comentário de vmedina
Boa! Agora que tal responder outras perguntas?: Folgo em saber... espero que continue mesmo... pode acabar com alguns dilemas como os que eu mostrei.

Agora, seria interessante saber quanto ao formato de banner que tampa uma boa parte do site. Gostaria de dizer algo sobre isso, ou eu devo acessar o site usando o Internet Explorer ou o Opera?

Por falar em resposta, o embasamento legal de como a MS poderia processar por discriminção está disponível? Gostaria de saber sobre essa alegação, pois aí poderiamos publicar um anúncio bem grande nas revistas deles.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de TaQ
"Legal teu discurso TaQ, mas: "Legal teu discurso TaQ, mas acabou saindo completamente do assunto."

Você acha, eu não acho. ;-)

"O lance é que a LM vendeu esse anuncio por que é uma empresa e por que vive de vendas de assinaturas e espaços publicitários."

Que eles poderiam vender para mais um monte de gente. Lógico, que ficou mais fácil vender para a Microsoft, que bateu mais rápido na porta deles, e mais fácil do que sair vendendo por aí de porta em porta.

É o que eu falei, será que chegaram em um aperto tão grande que precisavam disso? Por que, por exemplo, não retiram o CD para baratear mais a revista, teoricamente vendendo mais e gastando menos com a produção? Ficaria melhor do que fazer um negócio desses, que em minha opinião foi pior que apresentar a Yoko One para o John Lennon. :-)

Veja que estou falando isso de alegre - quero chegar no ponto onde que não se precisaria de MAIS dinheiro para tocar o negócio. Será que os DVDs que anunciaram uns tempos atrás viriam de investimento de banners desse tipo? Se vierem, eu abro mão, por que o CD já não faz tanta diferença. A revista já bastaria!

"Novamente digo que filosofia, ideologia, ética, altruísmo, entre tantos outros são algo realmente legal, mas isso não paga o aluguel, salário de funcionários, telefone, luz, impostos."

Eu não discordei disso, discordei?

"Se no final do mês os editores não tiverem grana, acredite a comunidade não vai ajudar a pagar as despesas."

Uma má-análise ou superestimativa do mercado? Como produtor você tem que estratégicamente conhecer seu mercado, e estar preparado para os altos-e-baixos sem descaracterizar o seu produto, o que minaria a confiança dos seus consumidores fiéis.

"Se a MS resolveu anunciar, legal para eles."

Pior para nós, quando caçoarem da gente. :-p

"Eu não deixarei de usar Linux, assim como você nem ninguém por causa disso. O "get the facts" parece ser algo convincente, mas qualquer gestor de tecnologia (público alvo da campanha) que tenha o mínimo de discernimento entenderá que é apenas mais uma forma da MS de tentar vender seu peixe."

E você acha que tem tanta gente com discernimento desse nível assim?
Se fosse a Microsoft não investiria tanto dinheiro nisso. Queria ou não, temos uma maioria de CIOs do nível do gerente do Dilbert, e é aí que eles querem atingir.

"Me fiz entender dessa vez? :)"

Ainda estamos discutindo. ;-)

[]'s
Comentário de Oliver Pereira
banner: Só uma coisa fui olhar o site o banner é tão grande que fica com quase 1/4 da tela e como uso firefox/linux o banner fica no meio da tela sempre, o que é pior não tem como fechar....é ridiculo...



Oliver Pereira
Comentário de Hagge
Q absurdo...: Vocês deveriam estar comemorando o fato de a Microsoft estar gastando o dinheiro dela patrocinando projetos Open Source e não resmungando dessa forma.

Quem assisitu as palestras dos "monstros sagrados" do Software Livre durante o 6º FISL já percebeu que ideologia não vai levar o Linux e o SL a lugar algum. Quem está cavando a sua morte aqui é a Microsoft não a revista.

Ao invés de fazerem campanha contra anúncios e patrocínios da revista ou do site, deveriam incentivar mais e mais empresas a fazerem isso.

O que vcs estão fazendo aqui é ridículo.
Comentário de chimpa
Inocência: O que mais me espanta é a inocência em acreditar que *TODAS* as coisas vinculadas ao linux sigam [ou devam seguir] sigam uma detereminada filosofia ...

Muitas, muitas e muitas pessoas observam uma oportunidade para faturar 1 mol de dim dim e entram na onda pois sabem que existe público para tal - e não há nada errado nisso.

Posso ser contra a postura [ e neste caso sou] de como empresas/pessoas ganham dinheiro em cima de algo que eu prezo filosoficamente. Mas não posso ser inocente o suficiente para não entender que grande parte está nessa pela grana preta que possam faturar.

Existem pessoas que gostam do gnu/linux, sw livre, etc, pela filosofia, pela comunidade, pela ética, ...

Existem outras que apenas viram uma ótima possibilidade de faturar.
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: Sinto muito: Oi Manoel,

Só para constar: a Linux Magazine alemã (que é nossa revista irmã e que você quer voltar a assinar) já veiculou por diversas vezes anúncios de página inteira da Microsoft. Da primeira vez que isso aconteceu, o valor pago foi doado integralmente ao projeto Debian, que aceitou de bom grado a doação.

Abraços,

Rafael
Linux Magazine
Comentário de xmanun
Regras...: Isso mesmo, não é preciso recusar a proposta da MS, se ela concordar com as cláusulas que regem o serviço:

"Não veicular informação que agrida ou desabone a imagem do Software Livre"

Ou um texto mais adequado, sendo que a idéia seja essa...

Seria uma boa cláusula, se eles se recusasem a poblicar o problema não é da LM.
Comentário de Zlow
Não compro mais: Não compro mais a revista..
quero mais eh q se foda agora..
VENDIDOS!!
sem comentarios..
Se bobiar vender ate a mãe esses locos ae..
Comentário de Zlow
Completando..: Sou radical mesmo..se rebaixou e começou a pensar so em dinheiro..eu mando a merda mesmo..
Comentário de vmedina
Bens e Serviços: Então quer dizer que vocês vendem espaços para anúncios? Sempre pensei que vocês vendessem revistas.

Bem creio que isso aflija também o nosso amigo Augusto aqui do BR-Linux, afinal ele também tem espaço para anúncios. Se a MS quiser ela também pode anunciar?

Mas então porque outros sites não são colocados contra a parede como é o caso deste? Por que o Underlinux quando recusou não foi arrebentado por processos?

Vou adorar ler estas explicações.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de toko
Isso é quase normal...: Rafael,

não posso fazer nenhuma objeção aos contratos da Linux Magazine (não sou sócio da empresa), não vejo por que desacreditar do conteúdo das matérias que ela publicou ou publicará (espaço publicitário, a princípio, não é controle editorial) e nem me farei indignado pela "presença" de um anunciante que não me incomoda (faz 6 anos que estou livre de Uindous).

Mas um detalhe é fato: nenhuma mídia é obrigada a aceitar um anunciante "indesejado"... seria o mesmo que forçar a Folha Universal, a Sentinela (evangélicas) ou o Clarin (espírita) a publicar propaganda de sex-shop, cigarros ou bebidas.


De qualquer forma testemunho o meu apreço à Linux Magazine e louvo a excelência de suas matérias.

PS: Poderia sugerir que a publicidade da Microsoft fosse impressa em uma página que pudéssemos arrancar da revista e jogar fora, ou então dobrar de alguma forma que ela não ficasse à vista ;-) sem atrapalhar o uso normal do restante da revista.

Evandro Guglielmeli
Comentário de Patola
E as outras perguntas?: Mas você só respondeu a uma de minhas perguntas. As outras não merecem resposta?

Relembrando:
* Por que o banner precisa tampar a capa da Linux Magazine?
* Ao recusar a propaganda da Microsoft, a Underlinux estava agindo ilegalmente?
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Hagge
Eu duvido que você comprava: Eu duvido que você comprava a revista antes.
Comentário de Pierre
MSDN - TCO a favor do Linux: Rafael,

Em relação a propaganda que será veiculada na MSDN sobre a Linux Magazine.
Faz o seguinte, pega um TCO a favor do Linux, e coloca lá, falando sobre as vantagens do Linux em relação ao Windows.
E me avisa, pois vou adquirir a revista assim que for publicada.


Comentário de Rafael Rigues
Bogus, : Bogus,

Ao menos publique um artigo de página inteira com o contra-ponto

Leia o texto, tem um baita link pra nossa resposta no meio dele. Aliás, ela foi publicada antes do anúncio, como editorial de nossa quarta edição. Continua valendo:

http://www.linuxmagazine.com.br/issue/04/editorial.html

Quanto ao Banner: Está funcionando perfeitamente em um Firefox 1.0 com o Plugin Flash. Qual versão do Browser e plugin você está usando? Um bug report é muito mais útil do que simplesmente assumir que não nos importamos com o problema.
Comentário de xmanun
Inocência: Acho que os inocentes agora terão o direito sagrado de crescer e NÃO COPRAR MAIS A REVISTA...

Realmente! Não tente fazer um inocente crescer de forma errada, ele pode além de crescer, se amargurar e aí não pagar mais o seu dim dim...
Comentário de Manoel Pinho
@Rafael Peregrino: E vocês vão doar ? Eu nunca peguei um anúncio desses na revista, mas também não concordo.

Se vocês doassem TUDO o que ganhassem da M$ fariam uma boa ação para o Debian, mas também não adiantaria nada para vocês. Assim, seria contra de qualquer jeito.

Já imaginaram o site do Debian com um banner desses ? Eu nunca vi nem no site da Red Hat nem da Novell, que são empresas e, portanto, menos ligadas a ideologias.

Volto à analogia das revistas médicas e anúncios de cigarros mentirosos. Para mim é a mesma coisa que vocês estão fazendo.
Comentário de Hagge
O anúncio a ser vinculado fa: O anúncio a ser vinculado fará propaganda da publicação Linux Magazine e não do sistema Linux. A Linux New Media é uma editora, não desenvolve software.
Comentário de Gabriel
Se há uma coisa que chama at: Se há uma coisa que chama atenção no GNU/Linux é a sua luta por direitos iguais para que todos, indeferentes de raça, credo, ricos ou pobres possam usar um bom Sistema Operacional.

O Linux é bem mais do que um `produto', é uma CAUSA. De fundamentos fortes inspirados por uma palavra chamada: LIBERDADE. Muitas pessoas nascem e morrem sem nunca ter tocado um computador por falta de condições financeiras, uma dessas poderia ter sido o descobrir da cura da AIDS ou do CANCÊR.

Mas o Linux vem diminuindo esta diferença, dando chances iguais para todos, nas mais diversas áreas. Infelizmente da `outra forma' isto NUNCA seria possível.

Acredito que todos que acessam o site e lêem a revista, gostariam de coloborar, com dinheiro, com idéias, com trabalho voluntário, pois se assim o fazem é porque ACREDITAM na idéia de um mundo melhor de chances iguais para todos.

Apoiar um tipo de propaganda destas é exultar o capitalismo, o monopolismo e outras formas de supressão das minorias. Pois quando voce `VENDE' algo é por que quer DINHEIRO, mas há uma diferença em VENDER e SE VENDER.

Quando a segunda opção acontece significa que você desistiu do SONHO. Desistiu de fazê-lo REALIDADE.
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: lei ??: Olá Oliver,

Sinto dizer, mas o motivo da decisão NÃO foi o dinheiro - apesar de o dinheiro ser bem-vindo na gestão das finanças da revista. O motivo em aceitar a proposta foi exatamente o da coerência com o ideal de liberdade que todos nós tanto pregamos. A quantia paga pelo banner, para falar a verdade, foi até "modesta". Mas, como já disse em outra contribuição minha no âmbito desta discussão, parece que a palavra liberdade só é boa para alguns elementos da nossa comunidade quando é usada a nosso favor, infelizmente.

Quanto à linha editorial da revista, ela vai permanecer imutável e premiar a qualidade como sempre. Pode ficar sossegado. A propósito, a Microsoft vem publicando na Linux Magazine na Alemanha desde o início do ano passado e não houve alteração nenhuma na sua linha editorial desde então.

Abraços,

Rafael
Linux Magazine

Comentário de bogus
Gostei da sugestão: Isso mesmo, de um lado a propaganda, do outro o endereço da MS. Basta dobrar a página, colocar um selo e enviar pelo correio em sinal de repudio. E não esqueçam o artigo de página inteira logo ao lado contradizendo tudo que for dito na propaganda.
Comentário de Null
Lendo tudo isso, fico apenas: Lendo tudo isso, fico apenas imaginando como o mundo está cheio de pessoas santas. Queria acompanhar a vida desses seres que falam em ética e ideologia com o peito estufado. :)

LM, apoiada!

Certas coisas nunca poderão ser compreendidas até que sejam vividas por aqueles que proferem as críticas.
Comentário de Hagge
A editora não se vendeu. Ven: A editora não se vendeu. Vendeu sim espaço publicitário disponível.

A editora não tem culpa se as empresas nacionais se recusam a patrocinar a revista.

Sem dinheiro não se faz nada, principalmente aqui no Brasil.

Parem de viver o sonho idealista, comecem a viver objetivos reais.

Há uma diferença muito grande entre alcançar objetivos e realizar sonhos.
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
> Ainda estamos discutindo. ;: > Ainda estamos discutindo. ;-)

Beleza. Então discuta com o resto do povo por que eu tô fora dessa. Já expus meus argumento e acho que não adiantaram muito. Como disse ao Patola, acho que essa discussão não vai chegar à lugar algum e não vou gastar meu tempo com isso.

[]s

lmvaz
Comentário de TaQ
Então tá então. : Então tá então.

[]'s
Comentário de Trolloló
Amor, Filosofia e Ideologia não Enchem Barriga: A partir de hoje vou viver de amor, filosofia e ideologia. Não preciso mais de dinheiro para comer, nem pagar minha conexão de internet, vou num rstaurante e vou comer sem pagar, pois acredito na igualdade das pessoas e o dono do restaurante tem que aceitar isto.

Não vou pagar mais minha operadora de telecom, pois a internet deve ser livre e não paga, pois minha filosofia diz isso e as telecom estão erradas.

Sinceramente gostaria de saber em que planeta vocês vivem ? Na Terra e no Brasil com certeza que não. Me digam uma maneira de ir para aí que eu estou doido para deixar de pagar as minhas contas e puder viver nesta utopia.

Já dizia Frederico o Grande : Quanto eu mais conheço os homens mais eu amo os meus cachorros.

Quer saber de uma coisa, enchi o saco disto tudo...
Comentário de bardo
Liberdade...: "O motivo em aceitar a proposta foi exatamente o da coerência com o ideal de liberdade que todos nós tanto pregamos." ... "parece que a palavra liberdade só é boa para alguns elementos da nossa comunidade quando é usada a nosso favor, infelizmente."

1. A Microsoft tem o direito de procurar quem ela quiser e oferecer proposta para contratar serviços de propaganda.

2. A Linux Magazine tem o direito de aceitar ou não a proposta.

3. Eu tenho o direito de decidir se compro ou não a revista.

Isso é liberdade. Acontece que a liberdade exige responsabilidade, dos dois lados. Alegar que liberdade é dar carta branca para qualquer um que queira anunciar é um absurdo. Você colocaria um anúncio de cigarros em uma revista anti-tabagista se fosse o editor? Nem sempre o que é legal é também ético.

Claro que vocês estão livres para fazerem o que quiserem. Assim como nós estaremos para apoiá-los ou não. É ação e reação.

Sei, você vai falar da Alemanha e tal... Mas justificar algo evocando uma ocorrência remota não seria uma falácia?


"Mi estas la Bardo" - http://bardo.cyaneus.net

Comentário de Oliver Pereira
liberdade: Olha acho que vc não viu a parte que disse que vc tem todo o direito de publicar o que quizer da forma que quizer, mais as criticas viram sejam elas mais xiitas ou mais moderadas, concordo com o direito a liberdade. Tudo o que fazemos somos responsáveis como já dizia a lei, toda ação irá gerar uma reação, o que vcs devem fazer é aceitar, e não tentar mudar as opniões das pessoas, se acham que erraram assumam senão, não tem porque se explicar mais.
Quando vcs se proporam, a criar uma revista para a comunidade Linux, que se não for a mais xiita (pq tem os caras do Mac...rsrs) já deviam saber disto.
Agora é só suportar a concequencias das suas ações.Espero que continuem fazendo um bom trabalho.E boa sorte! (pq a bronca da galera vai ser grande...rsrs)
ps. o bardo acima pensa da mesma forma...rsrs

Oliver Pereira
Comentário de Daniel Brito
O real sentido da lei é evit: O real sentido da lei é evitar que se imponha intermediários na realização do negócio.

Por favor ... não tem nenhum ignorante aqui .... Você chegar e dizer que precisa do dinheiro é uma coisa ... vim aqui mentir e se esconder atrás de um inciso do Código de Defesa do Consumidor, sem fazer uma analise do sistema legal ... do real sentido da lei ... fica no mínimo ridículo.

Como já foi dito ... ninguém pode ser obrigado a anunciar o concorrente ... muito menos anunciar mentiras.



Comentário de Carlos Luiz
Tiraram o banner: Acho que tiraram o banner da M$ de lá...
Comentário de vmedina
Piorou: Então Hagge, eu acho que isso não traz nada de bom para comunidade.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Detalhes técnicos.: Eu uso o FF 1.0.4 com o Plugin do flash da Macromedia e não está funcionando corretamente.

Shockwave Flash
Nome do arquivo: libflashplayer.so
Shockwave Flash 7.0 r25


Gostaria que respondesse isto no meu comment na primeira página, pois facilita a visualização de quem entra de primeira.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: Bens e Serviços: Olá Vinícius,

Qualquer revista vive de três fontes de receita: vendas em bancas, vendas de assinaturas e vendas de publicidade (anúncios na mídia impressa e online). A banca, via de regra, definitivamente NÃO D
Comentário de Oliver Pereira
não ainda esta lá..: é que ele é rotativo...
Comentário de Pierre
Tiraram o banner mesmo!!: Parece que tiraram mesmo!! Se isto aconteceu, meus parabéns ao Rafael.
Esperamos que ele se pronuncie e nos dê esta boa noticia.
Vamos aguardar.


Comentário de vmedina
O motivo foi a liberdade de f: O motivo foi a liberdade de falar mal do Linux, a Lei que força ou o dinheiro pago?

Eu ainda não entendi qual eram os motivos, e por falar nisso existem outros comentários interessantes nesta thread. Siga os apontamentos do Patola, que já é um bom começo.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Manoel Pinho
Anúncios no Jornal Brasileiro de Pneumologia: Atençao Souza Cruz e Philip Moris, pela opinião da maioria aqui não tem problema vocês anunciarem no Jornal Brasileiro de Pneumologia:

http://www.jornaldepneumologia.com.br/portugues/ojbp_publicidade.asp

Coloque bem grande assim: "Um estudo patrocinado pela Souza Cruz (ou Philip Moris) concluiu que fumantes de mais de 3 maços de cigarro por dia vivem 2 vezes mais e tem 15,75678 vezes menos chance de adquirir um câncer de pulmão do que não fumantes. Conclui-se, então, que a TCO (Tosse e Catarro dos brOnquios) dos fumantes são 3,14159265 (por coincidência igual a PI) vezes menor do que o de não fumantes"

Será que eles aceitariam ?
Comentário de TaQ
Tudo bem que é dinheiro e po: Tudo bem que é dinheiro e pode ajudar, mas eu não pegaria dinheiro da máfia, por exemplo, nem a pau. :-(

Veja só, o que a gente tem falado deles até hoje, que tem práticas comerciais desonestas, são sacanas, jogam sujo, etc etc, aí eu pergunto, de onde vêm o dinheiro deles? Não é de tudo isso?

Tirando toda essa parte "controversa e paranóica", vêm de 80% de lucro em produtos de qualidade duvidosa que dão dor-de-cabeça para um monte de gente e só criam todo esse monopólio que a gente jura de pé junto combater.

Seria certo aceitar esse tipo de dinheiro (desculpem o radicalismo da palavra seguinte) "sujo" no seu projeto? Sabendo que veio de todo esse rolo acima? Lógico que você pode empregar de uma melhor forma, mas é controverso e complicado, não? :-p
Comentário de Carlos Luiz
Tiraram o banner: ah tá é verdade ! pensei que tinham tirado...
Comentário de Carlos Luiz
Tiraram o banner: Não tiraram não ! É rotativo mesmo !!!
Comentário de Pierre
Afinal de contas!! Retiraram ou nao retiraram o banner?: Pelo que me parece retiraram!! E vcs?
Talvez seja cachê, por isso esta aparecendo.

Comentário de xmanun
Os anúncios...: "No final do mês, são os anúncios que fazem a diferença"

Desde que vocês tenham a quem vender!!!
Comentário de vmedina
Legal, nunca aprendi tanto so: Legal, nunca aprendi tanto sobre de onde sai o lucro de uma revista. Quantas assinaturas vocês estão perdendo agora? A minha, por exemplo, está acabando de ser perdida.

Agora, que você já parou de chorar miséria sobre a renda da revista, que tal responder o restante do meu commment?


"Bem creio que isso aflija também o nosso amigo Augusto aqui do BR-Linux, afinal ele também tem espaço para anúncios. Se a MS quiser ela também pode anunciar?

Mas então porque outros sites não são colocados contra a parede como é o caso deste? Por que o Underlinux quando recusou não foi arrebentado por processos?"


Aguardo ansiosamente, junto com uma explicação a respeito da falha no flash do banner.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Pierre
O Banner continua!!! Ou ele ou os leitores.: Os colegas tem razão, não retiraram mesmo!!
O maldito continua lá.
Vamos continuar reclamando, não vamos deixar este banner lá.
Vamos, ou o banner no site, ou a gente comprando a revista, vamos nos unir.
Isto não pode acontecer.
Rafael, qual a outra alternativa que temos para ajudar a revista?

Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: E as outras perguntas?: Oi Patola,

Em Seg, 2005-06-13 15:56, Patola escreveu:

Mas você só respondeu a uma de minhas perguntas. As outras não merecem resposta?

Com certeza. Me concentrei em responder apenas a uma delas e acabei me esquecendo de abordar as outras. Mas nunca é tarde:

* Por que o banner precisa tampar a capa da Linux Magazine?

Gozado, testei SOMENTE com o Firefox tanto no Linux (no meu sistema Debian), quanto no Mac OS X e no Windows® e o anúncio somente tapa a capa do site quando colocamos o cursor do mouse sobre ele, "encolhendo" novamente para o topo da página quando retiramos o ponteiro do mouse de cima dele. Pode ser um bug no recurso de transparência da sua versão do flash plugin.

* Ao recusar a propaganda da Microsoft, a Underlinux estava agindo ilegalmente?

Não posso responder pela Underlinux, mas se não houver nenhuma outra ressalva legal, a lei 8.078 é clara e classifica a recusa por produtos ou serviços a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento como prática abusiva.

Abraços,

Rafael
Linux Magazine
Comentário de Daniel Brito
Falta de Respeito.: "The Dark Side
Antes que me perguntem (e tenho certeza de que vão me atazanar durante
pelo menos uma semana por isso):

* Sim, aquilo é um banner da Microsoft.
* Sim, ele vai continuar lá.
* Não, não adianta reclamar comigo.
* Quer que ele suma de lá? Anuncie ou assine.

Rafael Rigues ( da Linux Magazine )
http://www.caetano.eng.br/rigues/2005/06/dark-side.html "

O Rafael, em seu blog, disse de maneira mais suave o seguinte ....

Não estou nem ai para o que a comunidade pensa ( Não adianta reclamar _) ... anuncio o que eu quiser .... Quer que ele suma de lá ... Pague mais que a Microsoft...

Isso sim é lamentável ... lastimável ... falta de respeito.

Comentário de Andre Moraes
Anúncios e mais anúncios...: Olá a todos,

Em primeiro lugar, também não gostei do anúncio da MS no site da revista, entretanto, como já comentei em meu site dia desses, trabalho com Windows e não tenho outra opção, neste momento - nem sempre dá para fazer só que a gente quer..

Em segundo lugar, estou com a edição número 6 da revista da qual sou assinante, e não pretendo deixar de sê-lo, e resolvi fazer uma pequena pesquisa dos anúncios desta edição e... a revista praticamente não possui anúncios, sejam eles de empresas que produzem SL, ou não. Tenho certeza que é bastante díficil para a Linux NewMedia do Brasil manter a revista sendo publicada.

Por fim, só uma reflexão a respeito de anúncios. O texto do anúncio da Oracle, na última capa da revista, um anúncio da Officer diz:

"Oracle Database
O Banco de Dados Número 1 do Mundo
Agora Também para Pequenas e Médias Empresas"

A minha curiosidade é: além de portar seu banco de dados para o Linux (o que foi de grande ajuda na propagação do Linux como servidor de missão crítica), em que a Oracle contribuiu para a comunidade de Software Livre? A Oracle é uma empresa com o foco em SL? Anunciar uma empresa que não tem foco em SL, mas que portou seu produto fechado e aumentou seus lucros, é correto?

Não tenho resposta clara para nenhuma destas perguntas, mas fico pensando se os leitores que se manifestaram neste tópico já pensaram nisso, ou mesmo se eu estou deixando ver algo a respeito da Oracle que invalide minha linha de pensamento.

Um abraço a todos.

André Moraes
andrelmoraes at gmail dot com
Salvador - Bahia - Brasil
http://www.linuxdailylog.com/
Comentário de Andre Moraes
Anúncios e mais anúncios...: Olá a todos,

Em primeiro lugar, também não gostei do anúncio da MS no site da revista, entretanto, como já comentei em meu site dia desses, trabalho com Windows e não tenho outra opção, neste momento - nem sempre dá para fazer só que a gente quer.

Em segundo lugar, estou com a edição número 6 da revista da qual sou assinante, e não pretendo deixar de sê-lo, e resolvi fazer uma pequena pesquisa dos anúncios desta edição e... a revista praticamente não possui anúncios, sejam eles de empresas que produzem SL, ou não. Tenho certeza que é bastante díficil para a Linux NewMedia do Brasil manter a revista sendo publicada.

Por fim, só uma reflexão a respeito de anúncios. O texto do anúncio da Oracle, na última capa da revista, um anúncio da Officer diz:

"Oracle Database
O Banco de Dados Número 1 do Mundo
Agora Também para Pequenas e Médias Empresas"

A minha curiosidade é: além de portar seu banco de dados para o Linux (o que foi de grande ajuda na propagação do Linux como servidor de missão crítica), em que a Oracle contribuiu para a comunidade de Software Livre? A Oracle é uma empresa com o foco em SL? Anunciar uma empresa que não tem foco em SL, mas que portou seu produto fechado e aumentou seus lucros, é correto?

Não tenho resposta clara para nenhuma destas perguntas, mas fico pensando se os leitores que se manifestaram neste tópico já pensaram nisso, ou mesmo se eu estou deixando ver algo a respeito da Oracle que invalide minha linha de pensamento.

Um abraço a todos.

André Moraes
andrelmoraes at gmail dot com
Salvador - Bahia - Brasil
http://www.linuxdailylog.com/
Comentário de vmedina
Ele vem respondendo a mesma c: Ele vem respondendo a mesma coisa durante todos os comments.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de chimpa
Porque moderado ?: Augusto,
Por que meu post acima foi moderado ?
http://br-linux.org/linux/?q=node/1044/9837#comment-9837

Foi alguma coisa falsa? É algo ofensivo ? Não faz parte da discussão ?

Posto denovo:
----
O que mais me espanta é a inocência em acreditar que *TODAS* as coisas vinculadas ao linux sigam [ou devam seguir] sigam uma detereminada filosofia ...

Muitas, muitas e muitas pessoas observam uma oportunidade para faturar 1 mol de dim dim e entram na onda pois sabem que existe público para tal - e não há nada errado nisso.

Posso ser contra a postura [ e neste caso sou] de como empresas/pessoas ganham dinheiro em cima de algo que eu prezo filosoficamente. Mas não posso ser inocente o suficiente para não entender que grande parte está nessa pela grana preta que possam faturar.

Existem pessoas que gostam do gnu/linux, sw livre, etc, pela filosofia, pela comunidade, pela ética, ...

Existem outras que apenas viram uma ótima possibilidade de faturar.

Comentário de Pierre
"Anuncio com 38 na cabeça" - versao Laban do Linux: Rafael,

Como já citei, sou admirador do seu trabalho e da Linux Magazine, mas o que não fico satisfeito é sua conduta em não entender o pensamento da maioria da comunidade. Enfim, você é uma pessoa inteligente e sabe separar o joio do trigo. E sabe que Microsoft não combina com software Livre.
E sua insistência em ficar na tecla, que foi "obrigado" a aceitar o anúncio da Microsoft. O que me deixa impressionado é que a própria Linux Magazine contesta a famigerada campanha do "TCO" da MICROSOFT.
Sabe, me lembrei do Laban do "Linux nem com 38 na cabeça", pelas suas explicações colocaram um 38 na cabeça para colocar este anúncio.
Há tempos não fico tão chateado.
E nós leitores??? Se coloque em nosso lugar também.
Antes dos anunciantes voces precisam de leitores.
Estou certo? Ou mudou??
Comentário de chimpa
Porque moderado ?: Augusto,
Por que meu post acima foi moderado ?
http://br-linux.org/linux/?q=node/1044/9837#comment-9837

Foi alguma coisa falsa? É algo ofensivo ? Não faz parte da discussão ?

Posto denovo:
----
O que mais me espanta é a inocência em acreditar que *TODAS* as coisas vinculadas ao linux sigam [ou devam seguir] sigam uma detereminada filosofia ...

Muitas, muitas e muitas pessoas observam uma oportunidade para faturar 1 mol de dim dim e entram na onda pois sabem que existe público para tal - e não há nada errado nisso.

Posso ser contra a postura [ e neste caso sou] de como empresas/pessoas ganham dinheiro em cima de algo que eu prezo filosoficamente. Mas não posso ser inocente o suficiente para não entender que grande parte está nessa pela grana preta que possam faturar.

Existem pessoas que gostam do gnu/linux, sw livre, etc, pela filosofia, pela comunidade, pela ética, ...

Existem outras que apenas viram uma ótima possibilidade de faturar.

Comentário de brain
Não sei: Não sei, chimpa, teríamos que perguntar a quem moderou. No BR-Linux a moderação é aberta a todos os usuários registrados. Mas vou visitar teu comentário e dar meu voto individual (e positivo) para ele, quem sabe ele volta a ter pontuação positiva.
Comentário de Daniel
banner da M$: Estao se prostituiundo, lamentavel... se vc precisa se vender ao concorrente para conseguir algo é porque nao tem capacidade de fazer dinheiro com o software livre... tenho meus ideiais, minha filosofia... acho esse fato lamentavel...
Comentário de apimente.br
Pedido de matéria para uma das próximas edições: Sempre fiquei indignado com esses anúncios em flash que impedem que eu veja o conteúdo do site que pretendia (independente do conteúdo publicitário), assim em meu nome e na qualidade de leitor assíduo da Linux Magazine (acreditando que falo em nome de muitos outros) peço encarecidamente que em uma das próximas edições seja publicado um artigo ensinando a eliminar esse "tapa site" indesejável.
Não vale colocar no site - não cosigo ter 100% do seu conteúdo na minha tela. OBS: Uso Linux Mandriva LE 2005 com Mozilla Firefox e plug-in para flash instalado.
Quanto ao anúncio acho que já alcançou o seu objetivo fez com que muitos falassem da empresa patrocinadora.
Comentário de Carlos Mafort
Cadeia neles!: CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990


Art. 67 - Fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber se enganosa ou abusiva:

Pena - Detenção de três meses a um ano e multa.
Comentário de Guaracy Monteiro
Liberdade?: Tem muita coisa para ler e eu não disponho do tempo necessário (tanto que só agora fui ler o texto publicado pelo Sr. Rafael Peregrino da Silva)

...Ditar o teor da propaganda para a Microsoft veicular seria também discriminá-la, pois não fazemos isso com a IBM ou com a Oracle ou com qualquer outra empresa. O teor do anúncio é prerrogativa E responsabilidade da empresa anunciante e temos que respeitar isso...

A liberdade tem seus limites. A tua termina onde começa a minha. Ninguém tem a liberdade de entrar na casa do outro e defacar no tapete da sala. Uma coisa é eu fazer propaganda do meu produto no teu site e outra e dizer que o teu produto não presta no teu site. Por outro lado, a IBM e Oracle não servem como parâmetros para a analogia. Ou será que veríamos algo como: "O Oracle roda melhor no Windows do que no Linux".

...Além disso, vamos continuar noticiando que, contrariamente ao que todas as campanhas publicitárias da Microsoft tentam fazer parecer verdade, o TCO do Linux é mais baixo do que o do Windows...

Então a revista está veiculando propaganda enganosa? Para quem já conhece, tudo bem. Para quem não conhece os fatos, a impressão que prevalece pe que o Windows possui custo menor. Ponto.

...Vamos crescer gente: isso é NORMAL! Parafraseando Gandhi: "Primeiro eles o ignoram. Em seguida eles o ridicularizam. Depois eles o combatem. Então você vence." Estamos na terceira fase dessa seqüência que Gandhi tão sabiamente descreveu. ...

Como assim "Vamos crescer"? Quer dizer que sou baixinho? Ou quer dizer que quem não está de acordo com a atitude tomada pela revista é criança ou moleque? E depois vem a frase de efeito. Frase por frase eu também sei: "Pratique o que você prega, senão o que você prega se torna nulo, e consequentemente, você"

...Mas as empresas que se dizem proponentes do Linux insistem em NÃO nos prestigiar com anúncios aqui no Brasil, apesar de todos os nossos esforços e ofertas nesse sentido. ...

Concordo 100%. E acho que é o único motivo para o que aconteceu. Niguém gosta de se prostituir se possui outras alternativas. E não só as empresas como o próprio Governo. O lema é: "vamos tirar vantagem". Eu quero que as pessoas trabalhem de "graça", desenvolvam meus sistemas "de graça". Se uma pequena parcela das economias citadas retornassem para os desenvolvedores, seria tudo muito mais fácil.

... E para finalizar uma boa notícia: vamos publicar um anúncio da Linux Magazine nos próximos meses na MDSN Magazine, a revista voltada para desenvolvedores de aplicativos Microsoft. Para bom entendedor, meia palavra basta. ...

Não basta não. Qual será o teor? "Os estudos da Microsoft estavam errados. O Linux possui um TCO menor que o Windows". Ou algo do tipo: "A campanha 'Get the facts' é confusa e falsa. Aqui estão os fatos!" ;-)
Comentário de andré cunha
ms na linux magazine!: se o anunciante anuncio seu produto onde tem audiência eu já tenho a solução!


NINGUÉM MAIS COMPRA A REVISTA!

simples não o que acham?
Comentário de TaQ
Você nem falou quem você é: Você nem falou quem você é! :-)
Comentário de vmedina
Não vejo nada "Gozado".: "Gozado, testei SOMENTE com o Firefox tanto no Linux (no meu sistema Debian), quanto no Mac OS X e no Windows® e o anúncio somente tapa a capa do site quando colocamos o cursor do mouse sobre ele, "encolhendo" novamente para o topo da página quando retiramos o ponteiro do mouse de cima dele. Pode ser um bug no recurso de transparência da sua versão do flash plugin."

Veja com seus próprios olhos

Aqui em uma máquina com o firefox 1.0.4 com o Shockwave Flash 7.0 r25 está ruim.

Uma dica, teste com as versões para Linux, aquele sistema operacional que os leitores usam e a revista fala. Costuma a ajudar.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: @Rafael Peregrino: Oi Manoel,

Em Seg, 2005-06-13 16:00, Manoel Pinho escreveu:

Já imaginaram o site do Debian com um banner desses ? Eu nunca vi nem no site da Red Hat nem da Novell, que são empresas e, portanto, menos ligadas a ideologias.

Não admira: o negócio deles NÃO é imprensa nem publicidade.

Volto à analogia das revistas médicas e anúncios de cigarros mentirosos. Para mim é a mesma coisa que vocês estão fazendo.

Não é. Os leitores da Linux Magazine, enquanto consumidores de tecnologia, SÃO público alvo para a propaganda da Microsoft, uma vez que uma boa parte deles inevitavelmente ainda usa tecnologia da empresa. O leitor de revistas médicas não é público alvo para a indústria tabagista.

Abraços,

Rafael
Linux Magazine

Comentário de Ibsen
Colocação Perfeita: Carlos E. Morimoto disse:

"Falando sério agora, se eles querem apoiar financeiramente sites e revistas de Linux o problema é deles. O dinheiro que investem nos anuncios acaba contribuindo com o crescimento destes projetos.

"Melhor ainda, vamos fazer como a LM: colocar os anuncios e doar a renda para o Debian. Já imaginou que comico a Microsoft aparecendo como principal doadora do projeto Debian??? ;)"
------------------------

Pessoal,

A colocação de Morimoto é perfeita. Ademais, não é um, dois ou mil anúncios da Microsoft em uma publicação sobre Linux que vai prejudicar a evolução desse sistema fantástico.

Eu, como leitor, não estou nem aí para o anúncio. Mesmo que eles anunciem MIL vezes na revista não vão conseguir mudar minha opinião sobre o Linux. E mesmo que eles consigam fazer com que algum leitor da revista pense 2 vezes e leia (ou re-leia) o seu programa "Get the Facts", ótimo!!! Essa pessoa ainda não conhece verdadeiramente OS FATOS.

Enquanto isso, como Morimoto disse, eles vão ajudando projetos como o Debian.

E você? Já ajudou?

-----------------------
Ibsen Vila

Comentário de Edson A., Santos
Saudades da RDL: Esta pelo menos morreu com honra ,deixando saudades entre seus leitores.

Comentário de Revoltado
A queria que: Como eu queria que estas pessoas que estão aqui discutindo a posição política-filosófica-social da Linux Magazine, fizessem o mesmo com relação ao Brasil. Pq ninguém reclama dos Genoínos, do Mensalão, dos impostos abusivos que nos impigem este governo de títeres do PT. Ë muito bonito palavras, mas atos reais são poucos.

Eu acho que o brasileiro esquece que nosso país está um caos. Estamos no meio de um lamaçal político, onde o governo da esperança, se tornou o governo da corrupção. PC conectado, Software Livre Brasil, um monte de coisas que ninguem reclamou e esta passando debaixo de nossos narizes.

Sou revoltado sim e sinceramente acho que dificilmente vou mudar, mas o que eu estou vendo aqui é uma total alienação da realidade lá fora.
Comentário de Pierre
Rafael Peregrino!! Use a sinceridade!!!: Rafael

Agora ficou claro.

Você escreveu:
"Não é. Os leitores da Linux Magazine, enquanto consumidores de tecnologia, SÃO público alvo para a propaganda da Microsoft, uma vez que uma boa parte deles inevitavelmente ainda usa tecnologia da empresa. O leitor de revistas médicas não é público alvo para a indústria tabagista."


Então ficou claro, vamos colocar tudo em pratos limpos. Escreve assim, o meu problema é que sou da imprensa, não estou preocupado em ideologia, tentei fazer uma revista de Software Livre, mas infelizmente não tivemos dinheiro para bancar a empreitada, então agora aceito propaganda da Microsoft, SCO e qual outra que esteja disposta a pagar.
Em relação a seus editoriais, você deve mudar o foco também, e não questionar principios ou atitudes que você julgue está indo contra o Software Livre, afinal de contas sua conduta é de imprensa.
Diga isso, que todos nós ficaremos felizes e deixaremos de postar.
E compraremos a revista se quisermos.
Pronto.


Abraços,


Comentário de TaQ
Olha só, teve uma editora de: Olha só, teve uma editora de quadrinhos aqui que passou por dificuldades. Fizeram um revertério que perderam muitos leitores, mas continuaram publicando um produto CARO.

A gente fez questão de apoiar eles na decisão, e dar uma força, afinal, gostávamos do produto (mas não do preço). Depois que viram a BURRADA que fizeram, por que mesmo os mais fiéis comprando não sustentaram a revista, fizeram um produto altamente acessível e de péssima qualidade, contrariando todo o discurso que nos fizeram acreditar anteriormente.

Além de perderem os leitores que continuavam apoiando, por se sentirem feitos de trouxas, não trouxeram os novos que queriam. Perderam a publicação das histórias.

A editora que veio em seguida, assumindo os quadrinhos, já veio dando um produto decente por um preço bom. Na primeira vez que subiram os custos de produção, o que eles fizeram? Entupiram a revista de anúncios? Ficaram culpando todo mundo? Não.

Eles reduziram a qualidade do papel e mantiveram os preços. Não precisaram publicar anúncios da editora concorrente nem fazer propaganda de coisas totalmente diferentes do que o público espera encontrar nas revistas. E estão aí até hoje, publicando inclusive MAIS revistas, por que foram ousados, e souberam se reinventar. Pelo menos mantiveram o padrão que os leitores estavam acostumados, com as ótimas histórias e papel "legível", pelo menos.

[]'s
Comentário de Daniel Brito'
um problema não anula o outr: um problema não anula o outro.

Ninguém esqueceu o mesadão do PT, nem o do PSDB ( que foi quem começou com esta prática) !

Agora queremos discutir a falta de ética da Linux Magazine .... se você nos permitir.


Comentário de Daniel Brito
Simplesmente perfeito ! Como: Simplesmente perfeito ! Como eu disse ... deve-se analisar o sistema legal ... não se escusar em um inciso ....

Essa argumentação de que não pode recusar anúncios por força de lei é muito cretina .... eles não se deram nem ao trabalho de ler todo o código de defesa do consumidor .... nem procuraram ler a explicação da lei que alterou o CDC adicionando este inciso.

CADEIA NELES !!!! HaHAHHAHAHA
Comentário de Daniel Brito
Simplesmente perfeito ! Como: Simplesmente perfeito ! Como eu disse ... deve-se analisar o sistema legal ... não se escusar em um inciso ....

Essa argumentação de que não pode recusar anúncios por força de lei é muito cretina .... eles não se deram nem ao trabalho de ler todo o código de defesa do consumidor .... nem procuraram ler a explicação da lei que alterou o CDC adicionando este inciso.

CADEIA NELES !!!! HaHAHHAHAHA
Comentário de Linus
Que ABSURDO!!: ALUÉM AI J
Comentário de ilegal
Ilegal é meu ...: Já não basta a Hipocrisia, agora quer me chamar de burro.

"Como veículo de mídia, a Linux Magazine NÃO pode discriminar qualquer cliente que deseje veicular campanhas de propaganda para a sua empresa, uma vez que isso é, em primeiro lugar, ilegal..."

Se isso fosse verdade então a revista TRIP (existem outras) que não anuncia propaganda de cigarro, mesmo antes da lei ter diminuido os meios de propaganda destas empresas, seria considerada ilegal.
Comentário de Rafael Rigues
Citando a mim mesmo (sempre a: Citando a mim mesmo (sempre achei isso estranho, mas vá lá):

* Sim, aquilo é um banner da Microsoft.
* Sim, ele vai continuar lá.


Afinal de contas, a McCann Erickson (a agência de publicidade da MS) contratou e pagou por 30 dias de exibição. Ainda faltam 29, apertem os cintos!

* Não, não adianta reclamar comigo.

Mesmo porque não sou o responsável pela área comercial da revista, meu trabalho é coordenar a produção do conteúdo de cada edição. Mas se fosse... hmmm... sabe que não ia fazer muita diferença?

* Quer que ele suma de lá? Anuncie ou assine.

(In)felizmente vivemos num mundo capitalista, e são os anúncios que mantém uma revista viva, como meu colega Peregrino (sim, são dois Rafaéis diferentes) já disse. Citando Os Eleitos, meu filme favorito:

Gordon Cooper: You know what makes this bird go up? FUNDING makes this bird go up.
Gus Grissom: He's right. No bucks, no Buck Rogers.


Obrigado por visitar meu blog, e lembre-se que minhas opiniões pessoais nem sempre refletem as da revista.

Agora deixa eu voltar a editar aquele review do Windows Server 2003 pra 11a. Edição. Até mais!
Comentário de Rafael Rigues
Ah, se você soubesse da miss: Ah, se você soubesse da missa a metade...
Comentário de Rogerio
Conversa fiada: Essa história de que não podem recusar o anúncio da
MS é conversa para acalentar bovinas (conversa para boi dormir).

Por que não se assume de vez que não tem dinheiro para fechar as contas da Revista e por isso aceitam qq anúncio?
Seria menos vergonhoso do que uma desculpa esfarapada.

" "Primeiro eles o ignoram. Em seguida eles o ridicularizam. Depois eles o combatem. Então você vence."
Estamos na terceira fase dessa seqüência que Gandhi tão sabiamente descreveu."

Vai vencer com o que se não tem dinheiro? Com paus e pedras? Essa situação me parece a mesma de você, em uma guerra, ter como fornecedor de armas seu próprio inimigo.

Já que ele mencionou Gandi, poderia ter mencionadom a história completa.

Gandi nao usou nada dos ingleses para libertar a
Comentário de Douglas Augusto
> Sinto dizer, mas o motivo d: > Sinto dizer, mas o motivo da decisão NÃO foi o dinheiro - apesar de o dinheiro ser bem-vindo na gestão das finanças da revista. O motivo em aceitar a proposta foi exatamente o da coerência com o ideal de liberdade que todos nós tanto pregamos. A quantia paga pelo banner, para falar a verdade, foi até "modesta". Mas, como já disse em outra contribuição minha no âmbito desta discussão, parece que a palavra liberdade só é boa para alguns elementos da nossa comunidade quando é usada a nosso favor, infelizmente.

Não confunda liberdade com libertinagem.

Uma das funções da liberdade é justamente protegê-la. Liberdade não é a casa da mãe Joana, e é preciso certas restrições para sustentá-la. O anúncio da Microsoft vem contra tudo o que defendemos, inclusive o que em tese a LinuxMagazine deveria defender.

Não apele para a questão da ilegalidade, porque é um argumento extremamente frágil. Será que também está na cláusula do serviço publicitário da LM a veiculação de um banner cuspido na tela do internauta ocupando quase 50% da área útil? Como disseram acima, a Globo é obrigada a veicular propagandas de outras emissoras? Hilário.

A LinuxMagazine vendeu-se, perdeu o orgulho e sua integridade intelectual.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de paulo henrique
A LM não usa Software Livre: a LM nãousa software livre
Publicado por paulo henrique (não confirmado) em Seg, 2005-06-13 17:43.

isso é um acordo que a linux magazine fez com a MS para não pagar licensa em suas estções de trablho. pois conforme a própia linux magazine assumiu não utiliza software livre para fazer sua revista e nem seu site!

concordo com o comentário acima

" É SÓ NÃO COMPRAR MAIS"

criei essa campanha no orkut comunidade chama "Não a Linux Magazine"

Comentário de Logan Parkz
Banners da Microsoft na Linux Magazine nacional e internacional: Acredito que todos concordem que a revista é um veiculo de mídia, não pode de maneira nenhuma discrinar e necessita de recursos financeiros para que exista a continuidade do trabalho. Não tenho nenhum preconceito em relação a Microsoft ou qualquer outra coisa, porém julgo que o conteudo do anúncio não está apropriado para o formato da publicação da revista ou do site. Como assinante da revista do Linux, particulamente não me agradou em nada ver esse anúncio.
Comentário de Carlos Roberto
Só uma coisa Artur: : Só uma coisa Artur:

"De grão em grão a galinha enche o papo"

"Propaganda é a alma do negócio"

Vc pode não ser enganado quanto aos FUDs, mas tem certeza que todos não serão?

As pessoas são diferentes...

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de Webmarlin
A questão é mais complicada do que parece: Existe toda uma legislação em torno da veiculação de propaganda no Brasil. Salvo os casos de concorrência direta. Exemplo: duas emissoras de tv (SBT e Globo), ou duas revistas, que veiculam notícias e sobrevivem da PROPAGANDA e NÂO DA VENDA e licenciamento de software. (Será que já deu para entender?) A revista não pode se negar a veicular mídia de anunciantes que não são seus concorrentes diretos. Isso pode dar margem a disputas judiciais, uma vez que o oferecimento dos serviços e preços são disponibilizados publicamente. É ruim? É! Mas a Linux Magazine fica numa situação delicada. Por que a comunidade não se une e veicula um "Get the Facts" em prol do Linux?
Comentário de Patola
Mas...: A minha curiosidade é: além de portar seu banco de dados para o Linux (o que foi de grande ajuda na propagação do Linux como servidor de missão crítica), em que a Oracle contribuiu para a comunidade de Software Livre? A Oracle é uma empresa com o foco em SL? Anunciar uma empresa que não tem foco em SL, mas que portou seu produto fechado e aumentou seus lucros, é correto?

Que não contribuísse com nada, tudo bem. Que se faça propaganda da Oracle, da CA, até da Unisys que faz bastante FUD contra o software livre de vez em quando, ou mesmo da Microsoft com seus serviços Unix. Mas o problema é divulgar uma propaganda CONFRONTATIVA e FUDENTA contra o próprio TEMA DA REVISTA! Isso é um TAPA na cara de seus leitores, uma mostra de NENHUM compromisso com seus compradores!
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Rafael Rigues
Putz Paulo, você conseguiu v: Putz Paulo, você conseguiu ver direitinho através do nosso plano nefasto! Parabéns pra você!

Sinto informar que, da última vez que olhei, a MS não oferecia licenças para o SUSE Linux 9.2, SUSE Linux 9.3, Fedora Core 2, Slack 10 e Ubuntu 5.04. Nem para aplicativos como o OpenOffice, Firefox, Evolution, PostgreSQL e por aí vai.

Também não forneciam licenças para o software usado nos Macs (sim, Macs) da arte, como o Mac OS X 10.4 (Tiger) e Adobe Creative Suite CS. Porque usar Macs? Acho que já abordamos isso antes, mas de qualquer forma: porque nenhum Software Livre, atualmente, oferece os recursos e flexibilidade de que precisamos para produzir uma revista do porte da Linux Magazine. E não me venha com histórias de que o Gimp é igual ao Photoshop (não é), ou que o Scribus é a salvação (ainda não, mas o desenvolvedor está na folha de pagamento da Linux New Media AG pra remediar isso assim que puder).

Quanto ao site, ele é baseado no Zope, rodando sobre o servidor web Apache. Onde a MS tem a ver aqui?

Boa sorte com sua campanha no Orkut. Que, aliás, roda sobre uma plataforma proprietária (IIS + ASP). Porque não uma campanha no Orkut chamada "Não ao Orkut"? Hmmmm... recursividade...
Comentário de Filipe
Concordo em partes....: Eu concordo em parte com a posição da LinuxMagazine. Eu concordo em eles publicarem anúncios da Microsoft, desde que não estejam fazendo críticas ao Linux. Eu acho errado que sites ou revistas especializadas sobre Linux tenham alguma propaganda querendo desmerecer o Linux.
É claro que os administradores mais experientes, não vão dar a mínima importância para o que a Microsoft está falando, mas para o usuário novato, isso é no mínimo um choque.
Eu ficaria muito feliz em ver um anúncio dizendo que a Microsoft acabou de lançar um de seus produtos para Linux, isto sim seria algo que apesar de alguns torcerem o nariz, não faria nenhum mal para o nosso SO tão querido.

Agora, publicar um anúncio na Linux Magazine dizendo que o Windows é melhor que o Linux e que os usuários devem migrar para Windows, isso é inconcebível para mim.
Comentário de eumesmo
Não que seja fraco...: É que pra maioria dos usuários SL tem que ser de graça e ai de quem vender uma solução baseada em SL! Tem gente que acha um absurdo! Nunca comprei a LM mas respeito o trabalho dela e de todos que contribuem (um dia vou contribuir também). Pessoalmente acho essa briga Linux X M$ uma perda de tempo pra nós, peixe pequeno, tanto o Linux como Windows são ferramentas de trabalho e pra um profissional de TI ter preconceitos contra um ou outro é infantilidade. Há exemplos disso noticiados aqui, no BR-Linux (Pão de Açúcar) e Conhecimento é um grande tesouro!
Aliás, quem garante que a M$ não tem umas estações rodando Linux?
Comentário de Linus
Missa?: Pô, meu!! O cara ainda fica fazendo piadinha! No fundo você não tá é nem aí com o que os outros estão pensando, né! Quer mais é que se f... todos, não?!

Legal da sua parte, principalmente sua demonstração de respeito! Porque não para de insinuar e reza toda a missa pra gente? Ta com MEDO, SEU CAGÃO!!!
Comentário de hamacker
-: No conectiva linux 10 o banner já aparece extendido e simplesmente não tem jeito de ser fechado. Como dito acima, ele tapa a area do topo impossibilitando ver o que há abaixo.

Na boa, se alguem não quer ver o anuncio, bastaria bloquea-lo. Mas voces fizeram logo em flash, agora tenho que Firefox->Editar->Preferencias->Facilidades->Carregar Imagens->Apenas se localizados no site visitado para não ter que ver o banner.

Alguem aí conhece algum jeito melhor de bloquear esses banners em flash ? (que não seja desinstalando o proprio flash)

Comentário de Douglas Augusto
> Terrível seria se estivess: > Terrível seria se estivessem fazendo propaganda de uma outra publicação voltada para o mesmo segmento em sua revista, que é o que muitos argumentaram como sendo uma situação análoga à ocorrida.

Mas só não é assim porque não pagaram, afinal de contas, segundo o editor da LinuxMagazine, é ilegal recusar qualquer tipo de anúncio publicitário.

> Dinheiro é bom e todo mundo gosta! Ou será que não?

Tudo tem limite. Você também pode ganhar dinheiro via suborno, se prostituindo, por furto, tráfico, etc. Nem toda fonte de dinheiro é boa, considerando-se a legalidade, ética e moralidade.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de vmedina
Veja aqui : Veja aqui
Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Athos
Acredito que a única parte n: Acredito que a única parte nessa história que saiu lucrando foi a M$, afinal com a "simples e discreta" propaganda deles, conseguiu fazer com que muitos leitores ficassem indignados com a LM, os quais em grande parte podem deixar de comprar a revista... Acho que o pessoal de LM não percebeu que poderia ocorrer esse impacto, e que com isso o próprio público alvo deles deixaria a mesma de lado... Afinal, quer coisa melhor pra M$ que uma revista contrária a eles perdendo leitores e por consequência, até mesmo sua força e sua voz na luta pela disseminação do Software Livre???
Comentário de Osvaldo Santana Neto
Não foi uma piada :): O Rigues disse isso porque também trabalhou na Revista do Linux, logo, ele sabe o que aconteceu lá dentro.
Comentário de Artur Pimentel
Pior do que o anúncio é a resposta a ele!: Eu fiquei muito decepcionado pela reação desta comunidade ao anúncio! Eu pensei que fossemos pessoas inteligentes que têm senso crítico. Por que esse barulho todo por causa de um anúncio da campanha de FUD's da M$?

Que bom que vai entrar um dindin para a única revista de informática publicada em português com conteúdo técnico decente. Tomara que esse dinheiro sirva bem a revista, que é uma necessidade nossa. A revista serve mais a comunidade existindo do que se deixar falir!

Quanto as coisas escritas no anúncio cabe ao leitor filtrar se aquilo é ou não certo. Eu acho que essa campanha está furada. Ela pode até dar algum Ibope se for veículada na Exame, mas em uma revista técnica da comunidade, se ela tiver algum efeito prático, o problema é do leitor que deveria ser mais inteligente e ler a revista (ou o site) com mais senso crítico.

Quanto aos que estão protestando aqui contra o anúncio, deveríam mesmo é ir para fóruns mistos, onde os newbies estão e disputar a conciência deles lá. Aqui, todo mundo é cabeça feita.

Eu acho que minha idéia já está formada, não preciso de nenhum editor de revista e nenhum mantenedor de site sobre o Linux para me proteger contra o FUD da M$! Se algum mantenedor de site da comunidade deixou de veícular esse anúncio na comunidade por ter como prícípio não divulgar anúncios de "software propietário", parabéns pelo princípio e tomara que prossiga coerente.

Agora se foi por medo de "perder usuário", acho que esse mantenedor estava errado, pois o usuário vai ser bombardeado com essa informação em algum lugar. Devemos ter fé na capacidade intelectual das pessoas frente à publicidade, e deixar de ser paternalista. Isso é como uma censura branda, que mais tarde pode ficar pior.

Parabéns ao Rafael Peregrino da Silva pela coragem de debater esse assunto espinhoso aqui nesse fórum. Continue com o excelente trabalho na revista. Pena que as outras publicações como a "Revista do Linux" e a "GEEK" não podem usufruir de "recursos" vindos do "inimigo" para manter suas publicações. Quem sabe hoje essas revistas estaríam bem e dando a nós a oportunidade de ler mais do que uma revista.

Artur F. Pimentel

PS: Se alguém acha que a EX-PCMaster é uma alternativa real, recomendo que façam um curso de interpretação de texto. Além de ser voltado para um público bem diferente, adolecentes, a coluna do Leandro Calçada é muito pior que o anúncio da M$.
Comentário de Czar
Instala este plugin pro firef: Instala este plugin pro firefox:
http://flashblock.mozdev.org/

ele bloqueia os flashes até q vc clique sobre eles para visualizar.
Comentário de StanStyle
Belo editorial.: Não muito o que acrescentar...
A LinuxMagazine é um veículo de comunicação, de mídia digital e impressa. O custo de produção de uma revista é altíssimo e os anúncios são a fonte do recurso.
NÂO há o que explicar aqui. Muita gente reclama dos políticos e da política, mas acabam fazendo "politicagem" como visto em alguns comentários.
Quero expressar meu apoio à revista. Como profissional do ramo sei exatamente o que eles estão passando. Este tema faz me lembrar da aula sobre a diferença entre Marketing e Comunicação ;)
Parabéns pelo trabalho e desejo mais sucesso para vocês.
Comentário de pazeto
Rafael Peregrino,: Rafael Peregrino,
só uma coisa, o banner esta tapando os links (Linux Magazine, Easy Linux e Linux Park).

Por causa do flash transparente que cobre essa área, não dá pra clicar nos links e acessar as respectivas páginas.

Coloque os links no canto direito enquanto o banner estiver ali

;)
Comentário de Renata
http://adblock.mozdev.org : http://adblock.mozdev.org
Bloqueia tudo, funciona que é uma beleza, tão bom que eu não consegui ver o anuncio antes de desabilitá-lo.
Comentário de Eder S. G.
Campanha publicitária: Muito boa noite a todos os participantes do portal BR Linux.

Quero desde já dizer-lhes que, sempre que posso, adquiro nas bancas a revista Linux Magazine Brasil (LM BR). Gosto muito da revista,pois a mesma traz excelente conteúdo técnico sobre Software Livre e GNU/Linux.

Mas ontem quando acessei o site da LM BR fiquei muito surpreso ao ver um anúncio publicitário da empresa que desenvolve o sistema operacional proprietário windows.

Todos nós, seres humanos, gostamos de trabalhar e ser recompensados e lembrados. Dinheiro então, nossa, é muito bom! Mas será que adquirir mesmo não é tão importante quanto a sua credibilidade, honestidade e ética e reputação perante amigos, clientes e empresas?

Como ficaria um torcedor do time de futebol Atlético Mineiro ao abrir seu navegador web e digitar a URL: www.galomineiro.com.br e assim que o site fosse carregado, surgisse um anúncio publicitário com os seguintes dizeres (desculpem-me por estar gritando em parte do anúncio abaixo):

"VOCÊ É O ORGULHO DA NAÇÃO AZUL, O ORGULHO DA TOCA DA RAPOSA, O ORGULHO DO MEU, DO SEU E DO NOSSO MELHOR TIME DE MINAS GERAIS: CRUZEIRO ESPORTE CLUBE! Clique aqui para saber todos os títulos conquistados nos últimos 5 anos que nosso principal rival não ganhou nenhum sequer!"

O GNU/Linux por essência ligado a ideologia e a filosofia do Software Livre (não gratis). Ninguém pode contestar que o sucesso do kernel linux foi devido a disponibilização do mesmo na Internet por parte do Linus. Ele é sem dúvida um ícone dentre os vários que o movimento do Software Livre tem.

Onde está o tão falado e famoso 'jeitinho brasileiro' de resolver os problemas? Caso a revista esteja passando por momentos financeiros ruins, que tal humildemente pedir a opinião dos leitores da revista por uma solução que ambas as partes possam ficar satisfeitas?

Manoel, parabéns pela analogia feita com as revsitas médicas e os anúncios das empresas de cigarros.

Patola, parabéns pelo trecho: "O que você (e talvez outros) não entendem é que não existe somente dinheiro, ideologia, filosofia, etc. Existe tudo isso ao mesmo tempo e está interligado. O dinheiro tem que ser conseguido com ética e dentro das leis - prerrogativa básica para qualquer ser humano."

Espero que a LM BR possa entender o lado da comunidade e dos seus leitores que utilizam o GNU/Linux e demais Softwares Livres por vários motivos como: liberdade, segurança, estabilidade, filosofia e outros.

Desculpem-me pelos possíveis erros de ortografia.

Tenham todos uma excelente terça-feira!
Comentário de Carlos Roberto
E, infelizmente, parece que a: E, infelizmente, parece que a palavra liberdade só é boa para alguns elementos da nossa comunidade quando é aplicada a nosso favor...

Ei Rafael, não confunda liberdade de escolha com software livre.

Quando se tem um Sistema Operacional da M$ vc é obrigado a seguir os padrões proprietário dela, assim tendo pouca ou nenhuma liberdade.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de Luciano Giordani Bassani
Já que é para polemizar...: Augusto que tal acrescentar na identificação de quem posta os comentários o navegador e o sistema operacional que ela está usando... >:)

Comentário de Paulo Zambon
Incoerência: No meu ponto de vista um banner da MS (ou qualquer outro tipo de propaganda) em um site Linux é incoerente. Contraria um dos nossos principais propósitos, que é o da liberdade (no que se refere a Sistema Operacional). Gostaria de ver (e saber) se a MS deixaria pôr um banner da Debian (só por exemplo) no seu site, bem na parte de Windows 2003 Server. Hummm...

Concordo com a afirmação que li neste post: "A propaganda é a alma do negócio".
Comentário de SS_Sputnik
Au quero continuar assinando e a LM nao deixa!: Pois é. Apesar de ser muito contra essa publicidade, ainda gostaria de continuar assinando a LM mas infelizmente ela parou de enviar revistas pra mim(ainda esta no prazo!!) e sequer responde meus emails reclamando do fato. Antes ela respondia de prontidão. Inclusive o Sr. Peregrino, mas hoje mesmo já enviei email para DEUS E O MUNDO e eles estão tão ocupados nesse bate-boca que deixaram os assinantes de lado. Lamentável!!!
Comentário de Douglas Augusto
> (In)felizmente vivemos num: > (In)felizmente vivemos num mundo capitalista, e são os anúncios que mantém uma revista viva, como meu colega Peregrino (sim, são dois Rafaéis diferentes) já disse.

Você está enganado, o Rafael disse e frisou que a decisão *não* foi por causa da grana [sic], veja você mesmo um trecho:

> Sinto dizer, mas o motivo da decisão NÃO foi o dinheiro - apesar de o dinheiro ser bem-vindo na gestão das finanças da revista. O motivo em aceitar a proposta foi exatamente o da coerência com o ideal de liberdade que todos nós tanto pregamos. A quantia paga pelo banner, para falar a verdade, foi até "modesta".

http://br-linux.org/linux/?q=node/1044#comment-9852

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de StanStyle
Adicional 2 (off-topic): Só adicionando.
É muito difícil produzir uma revista com software livre atualmente, principalmente por questões técnicas.
Parte do processo já pode ser produzido sim em software livre, mas não um workflow totalmente livre.
Ainda dependeriamos de softwares proprietários durante o processo, além de que, qual gráfica no Brasil da suporte a aquivos abertos feitos em softwares livres?
Pela a evolução que estou acompanhando nesta área, ano que vem teremos uma solução quase que totalmente livre (com uma certa dependência de patentes e sf proprietários como Acrobat, Distiller etc).
Comentário de brain
Mas por que?: Ainda que este fosse um critério válido para tomar alguma decisão ou avaliar o conteúdo do post, ou que pudesse ter algum efeito positivo para a discussão, nem sempre o usuário tem controle sobre o navegador ou o sistema operacional que usa. O ambiente da empresa pode ser restrito, ele pode estar acessando na casa de um amigo, em um cyber-café... Esta informação só atrapalharia.
Comentário de SS_Sputnik
A LM não quer deixar eu continuar assinando...: Pois é. Apesar de ser muito contra essa publicidade, ainda gostaria de continuar assinando a LM mas infelizmente ela parou de enviar revistas pra mim(ainda esta no prazo!!) e sequer responde meus emails reclamando do fato. Antes ela respondia de prontidão. Inclusive o Sr. Peregrino, mas hoje mesmo já enviei email para DEUS E O MUNDO e eles estão tão ocupados nesse bate-boca que deixaram os assinantes de lado. Lamentável!!!
Comentário de Douglas Augusto
Excelente!: E o pior, seria "qualificado" como doloso, como mesmo atesta o Rafael Peregrino:

...Além disso, vamos continuar noticiando que, contrariamente ao que todas as campanhas publicitárias da Microsoft tentam fazer parecer verdade, o TCO do Linux é mais baixo do que o do Windows...

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de NatuNobilis
Assinei só por isso: Para mostrar meu total apoio à Linux Magazine BR, acabei de efetuar a assinatura da revista.

Espero que a revista continue com a excelente qualidade que vem mostrando desde o início, e que seus responsáveis não dêem atenção aos radicalóides que publicaram esses comentários anti-liberdade aqui no BR-Linux.
Comentário de eumesmo
Taq, talvez eles tenham esper: Taq, talvez eles tenham esperado por uma proposta vinda das principais distribuidoras de Linux e como não apareceu e a conta bancária foi apertando, as contas foram se atrasando... Talvez não queiram admitir mas no fundo é sempre necessidade financeira. E esse negócio da M$ anunciar em sites Linux é pra isso mesmo, provocar o que se vê aqui: discussão. Eles não gastam dinheiro à toa.
Eles usam Marketing agressivo (típico dos americanos). Outra: quer acabar com teu inimigo? Finge que é amigo dele (já aconteceu comigo, hoje desconfio de todo mundo que chega muito perto de mim, por um lado é muito ruim).
Comentário de SS_Sputnik
E a COPYLEFT??: Alguem lembra da Copyleft? Depois da morte da RdL. pouco tempo depois apareceu um projeto interessante de revista, a Copyleft. Eles até lançaram o número 0 em formato PDF mas o projeto acabou quando foi lançada a LM, pois o mercado brasileiro não comportaria duas revistas assim.
Está lançada a dica: relançar a Copyleft. Com certeza o mercado não comportará duas revistas com o mesmo nicho, com certeza!!!!

Comentário de SS_Sputnik
boa sorte!: Assinei por 12 meses e so recebi os seis primeiros! Eles não dão sequer satisfação!

Comentário de Ricardo Cruz
IE: Me falaram que se vc navegar pelo I.E não tem o banner??
Isto procede? Alguem ja testou???

Se isto for verdade, então pq está diferença de quem navega pelo I.E e Firefox, Opera???

Sei que toda empresa depende de receitas, mas daí a publicar FUD's é demais. Uma vez ja vi um anuncio da Isto é na revisata Veja, mas ela não não desmerecia a Veja, apenas falava da Isto é.

E pra falar a verdade, quem navega com o Firefox o anuncio ficou horrivel. O webmaster fez pra qual navegador isto?

Comentário de Carlos Roberto
Contradição: Vc disse:

Para fechar a conta da editora no final do mês precisamos desses recursos. Temos um custo fixo mensal alto e, com a nossa verba atual de anúncios, não estamos na posição de abrir mão de qualquer cliente que seja. Somente a venda de revistas em banca e de assinaturas não bastam para viabilizar uma revista mensal.

depois vem com isto:

Sinto dizer, mas o motivo da decisão NÃO foi o dinheiro - apesar de o dinheiro ser bem-vindo na gestão das finanças da revista.

Rafael, isto que é totalmente contraditorio, na primeira citação fica claro a necessidade deste recursos vindo da Microsoft, depois vc vem dar desculpas que NÃO foi pelo dinheiro. Desculpa, mas se não tem explicações, é melhor permanecer calado e aceitar as criticas que são construtivas.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de Ricardo Cruz
IE: Opss, Foi duplicado.
Augusto, se puder deletar este post agradeço ;)

Comentário de Emerson
Acho que o anúncio está legal !!!: O anúncio da MS na LM está bem a cara da MS mesmo :-)

Parabéns LM !!! Vocês conseguiram expor para todos que tudo que vem da MS não visa respeitar a heterogeneidade existente na Internet. Um ambiente que não possui dono e que padrões foram criados para garantir a interoperabilidade entre diversos SOs e aplicações.

Mas o mais legal mesmo foi esse comentário:

"Um bug report é muito mais útil do que simplesmente assumir que não nos importamos com o problema."

Não assumir a culpa e ainda botar a culpa em outro é digno de ganhar um bom emprego *(veja os fatos :-p)

Desculpe-me pela brincadeira, mas realmente o Anúncio está com problema, não culpe os seus leitores.

Firefox 1.0.4 pt-BR
Nome do arquivo: libflashplayer.so
Shockwave Flash 7.0 r25
GNU/Linux Mandrake 10.1

[ ]'s
Emerson

Comentário de rcerchiari
Nimguém percebeu...: Quantas assinaturas vocês estão perdendo agora? A minha, por exemplo, está acabando de ser perdida.

Será que ninguém percebe que é isso o que a Microsoft quer? Vocês acham que ela quer convencer alguém aqui que o produto dela é melhor? Ela quer justamente que aconteça o que está acontecendo: intrigas, desunião, etc. E com isso diminiuir a importância de um veículo de informação que que poderia prejudicar um pouco o seu monopólio. Os que estão falando em boicotar a revista deveriam pensar um pouco mais...


Comentário de SS_Sputnik
BR Linux: Agora resta torcer para que Augusto não caia nessa armadilha também.
O interesse da MS não é conquistar os leitores da revista com seu FUD e sim afastá-los. Está conseguindo. Com certeza em breve a MS procurará Augusto e fará a proposta e se ele aceitar, muita gente debandará para outros sites.
Comentário de Carlos Roberto
E para quem usa Opera é só: E para quem usa Opera é só apertar F12 e desativar o Enable plug-ins.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de Marcelo Barros
A Micro$oft foi audaciosa, admitam !: Imaginem a seguinte situação: uma empresa de software livre anuncia numa revista especializada em sistemas do Tio Bill. O que todos pensam ? Audácia pura ! Atrevimento ! É o espírito da comunidade ! E por aí vai.

Agora, a M$ faz o inverso e é o fim do mundo ! Amigos, admitam, fomos passados pra trás ! Se a comunidade fosse maior e mais forte, anunciasse com mais vigor, não passaríamos por isto. Ou será que já caiu no esquecimento o porque do encerramento da Revista do Linux ?

Saber perder é difícil, mas a gente cresce bastante com as derrotas. Longa vida a LM, com ou sem anúncio da M$. E nada como o plugin adBlock do Firefox !
Comentário de WalterFonseca
tapa na cara: NatuNobilis diz:

"Para mostrar meu total apoio à Linux Magazine BR, acabei de efetuar a assinatura da revista
Espero que a revista continue com a excelente qualidade que vem mostrando desde o início, e que seus responsáveis não dêem atenção aos radicalóides que publicaram esses comentários anti-liberdade aqui no BR-Linux."

creio que o que está em discussão aqui não é diretamente o fato de a MS ter anunciado na revista LM e sim o tom/nível do que ela está falando e como está falando.

é como se a raposa estivesse tomando conta do galinheiro, uma analogia barata a minha, mas creio que muitas pessoas aqui fizeram algumas mais pertinentes e coerentes

o conteúdo da LM é excelente contudo deixar que dêem um tapa ca cara e simplesmente se peça desculpas é demais pra qualquer um

Comentário de WalterFonseca
tapa na cara: NatuNobilis diz:

"Para mostrar meu total apoio à Linux Magazine BR, acabei de efetuar a assinatura da revista
Espero que a revista continue com a excelente qualidade que vem mostrando desde o início, e que seus responsáveis não dêem atenção aos radicalóides que publicaram esses comentários anti-liberdade aqui no BR-Linux."

creio que o que está em discussão aqui não é diretamente o fato de a MS ter anunciado na revista LM e sim o tom/nível do que ela está falando e como está falando.

é como se a raposa estivesse tomando conta do galinheiro, uma analogia barata a minha, mas creio que muitas pessoas aqui fizeram algumas mais pertinentes e coerentes

o conteúdo da LM é excelente contudo deixar que dêem um tapa na cara e simplesmente pedir desculpas é demais pra qualquer um.

Comentário de Carlos Roberto
Estou usando o Opera no linux: Estou usando o Opera no linux e o espaço que o banner ocupa é o mesmo que no firefox, estampado bem em cima ao meio.

Engraçado é que agora as 19:20 não estou vendo mais o banner, tanto no mozilla quando no Opera, acho que eles removeram.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de EduardoJr
Até parece...: ... que todos que aqui estão protestando não usam software da Microsoft.

Sinceramente, acho que os anúncios não poderiam ter vindo em melhor hora. Isso mostra o quanto de maturidade já atingimos, a ponto de nosso maior rival se ver obrigado a anunciar na Linux Magazine para tentar "convencer" de que é superior (usando uma campanha podre, como todos nós já sabemos).

Torço para que a Linux Magazine mantenha os anúncios da Microsoft. Não mantê-los agora, seria voltar à estaca zero.
Comentário de escovadordebit
Vamos ganhar o dinheiro deles...: Isso mesmo. Vamos fazer o dinheiro deles impulsionar ainda mais o nosso lado, gerando matérias práticas e casos reais ao invés de pura propaganda duvidosa. Ter um anunciante deste tipo na revista só reforça o medo que está existindo da concorrência. Na verdade você conhece alguém que muda de opinião em relação à software por propaganda em revista? Quem lê Linux Magazine sabe o que quer, pois ela não é uma publicação genérica.
Comentário de Flavio Machado
Isso é igual a: Porque então não deixamos de usar nossos carros pois quando paramos nos sinais recebemos panfletos de videntes, empréstimos rápidos e afins? Ou seria melhor mandar prender todos antes de eu chegar para que eu não veja? Não, aí reclamaríamos todos de censura.
Liberdade implica em estar exposto a ver coisas que não queremos ou não gostamos e termos a liberdade de simplesmente ignorar. Claro, podemos deixar de comprar a revista, mas o que ganhamos com isso? Não vou dizer, porém, que temos que comprar a revista, temos liberdade para comprar ou não. Mas só quem ganha por não comprarmos/assinarmos a revista é a Microsoft e os nossos concorrentes pessoais, que comprarão e se informarão enquanto quem desistir fica mais "por fora" que eles.
Dito isso, é possível colocar restrições quanto ao conteúdo do anúncio, sim. Cabe à editora colocar restrições de conteúdo quando forem ofensivos (embora disfarçado de técnico é apenas ofensa ao Linux) ou que causem mais prejuízo que benefício. Não sendo hipócritas, não dá para recusar um anúncio de uma nova versão do Windows que fale das novas qualidades técnicas dele numa revista de Linux, deixem eles mostrarem que o produto deles é a melhor coisa desde de a invenção do telefone se assim conseguirem mas não dá para aceitar um anúncio chamando de burros os compradores do produto concorrente. E a "Get the Facts" é quase abusiva no sentido de subestimar a inteligência da maioria informada.
Uma ressalva aos mais alvoroçados: se é tão fácil arrumar anunciantes que possam ser dispensados os grandes, porque não apareceram antes e ocuparam o espaço publicitário? Talvez porque não seja tão fácil assim? Antes de criticarmos, não seria melhor tentar produzir uma revista sem nenhum anúncio de quem quer que seja, barata, enorme, cheia de conteúdo técnico e ver como nos saímos? Posso apostar que não dura muito tempo, infelizmente. Papel, impressão, salários (mesmo abrindo mão da nossa parte ainda tem funcionários), distribuição, prensagem de CDs (se for o caso), impostos, etc, etc, etc. Eu prefiro dez páginas de anúncios da Microsoft (razoáveis, sobre produtos e não sobre FUD) todo mês e ter a revista disponível e a um preço razoável que ter que ler só coisas na Internet, fora da nossa realidade. Podem até pagar tanto que a assinatura fique quase de graça, assim divulga mais rápido o Linux.
Cabe um recado ao Rafael: Anúncio da Microsoft (ou até da SCO se ela quiser), tudo bem mas com conteúdo decente, nada de agressões e mentiras. Se eles quiserem anunciar o novo super hiper windows 9999 plus com service pack 45, ótimo, se eles quiserem achincalhar o movimento open source, bem, aí complica.
Já escrevi demais, espero fazer sentido.

Flávio
Comentário de vmedina
Está lá ainda. : Está lá ainda.


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de escovadordebit
Outra coisa...: O fato da Microsoft abrir campanha contra o Linux em uma publicação Linux, dá o direito de uma empresa de Linux (Red Hat, Mandriva, Novell, IBM, etc.) detonar o concorrente... estou certo?
Só para saber...
Comentário de vmedina
Eu uso sempre que tenho escol: Eu uso sempre que tenho escolha. Em ambientes como faculdade, eu sou obrigado a usar 200 xp e nt 4.

Tome cuidado com o que diz... tem gente que vive só de Linux. Não reflita sua fraqueza em todos.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de brain
Anúncios: SS_Sputnik, eu normalmente não comento sobre contratos e negociações (exceto quando autorizado pelo contratante ou empresa que faz consulta), mas não acredito que esta empresa em particular vá nos procurar novamente. Você pode ficar tranquilo quanto a isto.

Mas, para ser franco, para mim é bem mais fácil dizer não para este tipo de proposta, já que não tenho custo de produção, nem de logística, não preciso gerenciar um staff, o BR-Linux não tem aluguel e nem mesmo conta de luz. Dá alguma despesa mensal sim, mas poderia ser bem caro se o LinuxSecurity não nos hospedasse (como faz há cerca de 2 anos).

Eu assisti aos comentários ao longo da tarde e não me manifestei, mas agora que aparentemente já passou a primeira onda de bate-boca, vou dizer o que penso - fazendo antes a ressalva de que sou assinante e colunista da Linux Magazine. Como leitor e como colaborador da revista, escrevi para a redação dizendo que não me agrada ver propaganda que não seja favorável ao Linux no site dela. Recebi uma resposta, juntamente com o comunicado que a redação publicou no BR-Linux a meu convite.

Nem a resposta ao meu contato pessoal, nem o texto do comunicado público, me fizeram mudar de idéia sobre não gostar de ver este tipo de propaganda em sites da nossa comunidade. Pode ficar tranquilo, SS_Sputnik, que não vai ser por este motivo que o pessoal vai debandar para outros sites (embora eu encoraje todos a visitar o máximo de sites da comunidade que for possível, e a contribuir com cada um eles).

Mesmo assim, este desagrado com a idéia de ver um banner da campanha Get the Facts não é o suficiente para me fazer virar as costas para a Linux Magazine. Outras revistas - incluindo algumas que ainda permanecem no mercado - já tomaram atitudes que me desagradaram antes (algumas bem piores do que publicar um banner) mas o papel delas junto à comunidade e ao mercado é importante demais para que eu considere a idéia de virar as costas para elas ao primeiro sinal de chuva forte, ou ao surgir o primeiro desentendimento grave. E todas elas continuam ganhando espaço de divulgação, e até mesmo eventualmente publicando material de minha autoria.

As primeiras edições da Linux Gazette traziam sempre uma citação do filme 'Gandhi' (e eu não sei se o próprio Gandhi chegou a dizer estas palavras alguma vez) que dizia "é impossível unir uma comunidade sem um jornal ou publicação de algum tipo". Não sei se é possível unir nossa comunidade, mas tenho certeza de que os periódicos impressos têm um papel muito importante nisto.

Torço para que a Linux Magazine, as revistas da Digerati (que está preparando alguma coisa relacionada a Linux de novo), a Linux PC Master e todas as outras que queiram participar de nosso mercado (mesmo que no caso de alguma delas possa ser só para tirar a sua casquinha, sem oferecer algo substancial em troca) continuem investindo em material que nos interesse, e em divulgar idéias importantes para o desenvolvimento da comunidade. As que forem de má qualidade ou que não estiverem de acordo com a expectativa dos leitores acabarão sobrando nas bancas e eventualmente desaparecendo, e as que forem interessantes terâo que fazer o que estiver ao seu alcance para sobreviver em um mercado que é cruel.

Embora nunca tenha me negado a publicaer notícias sobre iniciativas da comunidade em reação a atitudes percebidas como negativas por parte de empresas ou organizações, não acho justo nem favorável (a nós) rejeitar de plano determinadas empresas ou pessoas só porque não têm atitude 100% de acordo com as nossas. A IBM investe no software livre mas vende e recomenda Windows XP; a HP lança drivers livres para suas impressoras e multifuncionais, mas vende outros produtos incompatíveis com Linux; A Linux Magazine divulga as novidades de nossa comunidade mas não resistiu à idéia de publicar um banner da campanha Get the Facts. São fatos da vida, o apoio não precisa ser total desde o primeiro instante, e a vitória pode não ser rápida.

Mas se rejeitarmos o que estas empresas têm a nos oferecer agora, ou se exigirmos engajamento completo, irrestrito e irrepreensível de cada uma delas antes que possam nos oferecer algum tipo de apoio, produto, serviço ou incentivo, nosso caminho será ainda mais árduo, e elas provavelmente irão procurar outros mercados que estejam interessados no que elas têm a oferecer.

Assim, espero que a Linux Magazine prossiga em seu caminho, que a situação sirva (no mínimo) para que outros potenciais anunciantes fiquem sabendo o quanto é barato publicar um anúncio na edição impressa, e que uma guinada no fluxo de caixa leve a empresa a poder dispensar este tipo de pacto no próximo mês. Vou torcer por isto e fazer o que estiver ao meu alcance.

Entre ter as revistas atuais e suas mazelas, ou não ter nenhuma, eu prefiro ter a oportunidade de vê-las na banca e decidir se compro ou não a cada mês. E continuar lendo também as produções da própria comunidade, que não estão à venda em banca mas começam a surgir com mais intensidade e qualidade crescente na forma de zines e outras publicações independentes.
Comentário de EduardoJr
Fraqueza?: Para mim isso não é...

Fraqueza seria usar Linux e não perceber que ele é superior, mesmo usando o Windows em boa ou em pequeníssima parte do meu tempo, tanto quanto você :-)
Comentário de vmedina
Muito sentido.: Se eu entendi bem, você acha que:

a)tudo ok se o anúncio fosse de um produto qualquer
b)tudo ruim pois o anúncio era atacando o próprio motivo da revista.

Estou certo?
Se estiver eu concordo.


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de EduardoJr
É isso que ela quer...: Destruir uma revista que é referência em Linux (inclusive com a editora lançando uma Revista/Distribuição voltada a usuários novatos) usando um simples anúncio que irá provocar a ira de vários usuários/assinantes a ponto dela ser boicotada por eles, os ditos "amantes fervorosos do Linux".

Que tragédia para a nossa comunidade, não acham? Mais um referencial perdido...

Se a nossa comunidade é tão forte o quanto pensa ser, o momento de mostrar isso é agora, usando a frieza e inteligência necessárias para tanto.

" O que você prefere: ter razão ou ser feliz?"
Comentário de Carlos Roberto
Eu disse anteriormente e vou: Eu disse anteriormente e vou dizer novamente:

"De grão em grão a galinha enche o papo"

"Propaganda é a alma do negócio"

Acredite vc, pois eu e outros acreditamos que saimos feridos e não ganhamos com essa atitudade da LM.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de xmanun
O Banner saiu!: Pessoal, o Banner foi retirado?

Não está mais aparecento no meu Mozilla, quando acesso a página...
Comentário de TaQ
"que todos que aqui estão pr: "que todos que aqui estão protestando não usam software da Microsoft."

Meu, acredite ou não, eu não uso. Nada. Parei no w98 e nunca mais voltei.
Comentário de Guimadroga
VERGONHOSO.: eu não uso ruindows desde o 95 quando conheci o linux... e comprava a revista, por causa dos artigos e dos cds que geralmente me trasiam programas bem uteis evitando consumo de banda e perda de tempo que eu poderia gastar com minha gatinha etc, mas me sinto no mínimo obrigado a não comprar mais a revista e a mudar os meus planos com relação a assinatura. prefiro continuar buscando na net e no viva ao linux as minhas coisas... eu espero que algum dia o criador deste CIRCO de briga de galo (se bem que vc botou um pinguim marombado pra brigar com uma galinha assada de churrascaria falida) o espetáculo é tão patético que não ha como agente continuar assistindo,.. e esse seu discurso BONITO falando do ghandi e tal não adiantou NADA afinal você já jogou merda no ventilador mesmo Rafael.
Comentário de Toskinha
Interessante... Patola, você: Interessante... Patola, você só trabalha com software livre? no seu emprego, você só usa software livre?
Comentário de Marco Vasconcelos
O de sempre: Desculpem, mas me parece arrogante a idéia de que um desavisado vá ver a LM com anúcincio da MS e renegar o Linux automaticamente. Até onde sei, revistas tão especializadas como a LM não são lidas por uma dona de casa cujo mundo se resume ao capítulo da novela de amanhã. As pessoas que eu conheço que lêem/leram revistas como a LM têm discernimento suficiente prá mudar de canal quando o programa não lhe agrada, ou simplesmente entender que uma propaganda da MS na LM não é suficiente prá desacreditar o Pingüim.
Parece coisa da turma do banco central: "só eu sei e tudo o mundo é burro"
Comentário de Edson A. Santos
Se esta foi pra mim ,não ent: Se esta foi pra mim ,não entendi porque a indelicadeza...
não falei nada demais só deixei a minha opinião , se você tem algo a nos dizer sobre a RDL ou se você não foi feliz lá, isto não é um problema meu
a única coisa que você conseguiu com este comentário ridículo , foi perder o pouco de respeito que eu tinha pela sua pessoa "em relação aos seus artigos" , caso tenha algo a dizer diga , não adianta me ofender pra ver se eu me transformo em um troll , isto não é do meu feitio...
só lamento ter perdido 14 e alguma coisa comprando uma edição que continha erros em uma tabela , e quando falei sobre o assunto , não encontraram erro nenhum :-)
Isso para mim é só mais um motivo para não comprar a Revista irc...
Comentário de nemesis
pensamento meio perigoso: "se as pessoas nao tem capacidade de distinguir um anuncio da realidade então quem estão erradas são elas.."

Olhe em volta. O que você vê? 95% dos computadores pessoais rodando um sistema operacional fajuto, inseguro e caro. A propaganda é a alma do negócio, meu filho...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
aí é sacanagem!: "O motivo em aceitar a proposta foi exatamente o da coerência com o ideal de liberdade que todos nós tanto pregamos."

Eu consigo entender o motivo financeiro, ainda que não ache ético veicular anúncio contrário. Mas esse novo argumento já é apelação!

Vamos ver se uma revista pró-Microsoft permite a veiculação de propaganda pró-Linux. Vamos ver se eles seguem a suposta lei. Obviamente, liberdade não faz parte do vocabulário deles, então, nem pensar...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
mais fácil!: Simplesmente não instale o hediondo e proprietário Flash-plugin e esteja livre para sempre de propaganda estúpida. Lembrando que por padrão, os navegadores web livres não podem ser distribuídos com o maldito trojan...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Patola
Não. Qual é seu ponto?: E por que eu teria que fazê-lo? Pra começar, isso que você está insinuando é um sofisma dos mais óbvios, um ataque ao mensageiro ao invés de à mensagem, ou ataque pessoal (veja o terceiro tipo). Mas seu post - que fala sobre usar software livre - não tem nenhuma relação com o ponto abordado aqui, que é o anúncio na revista. Se você for ver em outros posts em que esclareci melhor minha opinião, o problema nem é eles aceitarem anúncios da Microsoft, e sim colocarem, de modo obstrusivo, um FUD dos maiores contra a própria linha editorial que perseguem. Nada, nada a ver com usar software livre ou não, sobre se eles usam Scribus ou Pagemaker em suas gráficas, se usam Word ou Openoffice. Onde você viu a mais leve insinuação que eu falei isso?

A questão no caso aqui é maior do que briguinhas territoriais de ideologias, Toskinha. É uma questão de cobrança de consistência de uma Revista que eu compro todo mês: sou um cliente. Tente ler o que eu digo realmente, não o que você acha que eu penso.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de Rafael Rigues
Eu era o editor desta, : Eu era o editor desta,

Sinto informar mas a Copyleft morreu (e não "entrou em hibernação", como disse o Release) logo após o V FISL em 2004, por um motivo simples: Falta de palavra dos patrocinadores, que não efetuaram os pagamentos devidos à equipe pela redação, diagramação e produção da edição zero. Alguns desses pagamentos, aliás, ainda não foram feitos até hoje.
Comentário de Toskinha
Pra variar, nem vou me aborre: Pra variar, nem vou me aborrecer lendo seus longos tratados chatíssimos. Mas se você precisa usar software proprietário para sobreviver e pagar suas contas, não acha que cada um sabe de si? Você mesmo usa e ao mesmo tempo tem um site anti microsoft. Porque sua atitude é valida e a deles não, sendo que eles ja prometeram que nada vai mudar na linha?
Eu sei o quanto doi, pra mim doi no estomago e eu havia prometido me manter afastada da discussão, só parei pra falar isto. Acho que tem muita gente que quer aparecer jogando pedra, e não olha pro próprio umbigo. Se metade do tempo que você gasta discutindo para aparecer, utilizasse para contribuir efetivamente com alguma coisa util, tipo um manual, um artigo pra revista, um bug report, e cada um fizesse isto, olha, estariamos bem mais longe... O que vale primeiramente para as grandes "empresas apoiadoras de Linux": se elas estivessem ajudando a LM, isto não precisaria ter acontecido.
Comentário de Wconserta1
Que infeliz atitude da direção da LM: Estava lendo 197 post , e realmente tenho que concordar com todos os argumentos dos que foram contra esta atitude no minimo anti-etica da redação da LM - BR , ta certo que nas filiais estrangeira ja aconteceu isso mais puxa uma revista feita para difundir o linux o software livre de servir para mostra ao empresario que a solução sem da M$ , jogar toda a esperaça da comunidade linux brasileira na lata do lixo, ainda mais fazendo a propaganda que denigre o linux é como varios colegas mencionaram seria a Globo fazendo propaganda no SBT , isso não pode acontecer ainda mais com uma revista feita só para o software livre ,

Ta certo o Dinheiro da M$ e tentador ainda mais a revista que esta começando mais meu uma evista tem que conseguir acima de tudo credibilidade

Enfim tambem como outro colega repudio esta famigerada veiculação de propaganda da M$ , afinal não é só pessoas da comunidade que le a revista , mais sim empresario querendo conhecer o linux e ver se é realemnte viavel em sua empresa, garotada iniciante que compla a revista por causa do CD que vem com uma distro legal e quer matar a curisidade em conhecer o linux que um colega falou sem melhor que windows enfim espero muito que direção da revista reveja esta parceria do M$.

e depois ainda acham injusto compara a LM com outras revista que ja perdeu sua credibilidade
Comentário de Patola
Cada um ajuda da sua forma: Você mesmo usa e ao mesmo tempo tem um site anti microsoft

Não tenho um sítio anti-Microsoft, tenho um sítio contra mentiras ditas contra o software livre. Se a Microsoft permanece nessa linha, é problema dela, mas o sítio fala coisas de muitas outras fontes.

Porque sua atitude é valida e a deles não, sendo que eles ja prometeram que nada vai mudar na linha?

Porque não estamos falando da mesma coisa. Se tivesse lido meu "tratado longo e chatíssimo" teria entendido. ;P

Se metade do tempo que você gasta discutindo para aparecer, utilizasse para contribuir efetivamente com alguma coisa util, tipo um manual, um artigo pra revista, um bug report

Mas você está confundindo as coisas mesmo. Essa cobrança de "tem que contribuir" é linha ideológica de software livre, com a qual eu até (parcialmente) concordo, mas passa longe do que eu quis dizer. Estou tentando falar como a revista se distanciou do que propõe, apenas. E como, ao fazer isso, o fez de maneira anti-ética, ultrajando seus leitores.

Mas, de qualquer jeito, apenas pra desencargo de consciência, já colaborei com dezenas de relatos de bugs pro conectiva quando o usava, tenho relatos de bug no bugzilla do kernel Linux, já escrevi vários artigos pra sites, e até com arte e código eu colaboro. Por que te incomoda tanto que eu participe também das discussões?
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre!
Comentário de oi
Eu acho que usa...: Entre outros exemplos, se você entra em um site que é baseado em asp, você está usando produtos MS, sim!

É a mesma coisa quando as pessoas se orgulham por não pagarem impostos (sonegarem). Elas esquecem-se que quando compramos um refrigerante, ou colocamos combustível, ou quando pagamos a faculdade estamos pagando impostos já embutidos nestes produtos.
Comentário de TaQ
"Entre outros exemplos, se vo: "Entre outros exemplos, se você entra em um site que é baseado em asp, você está usando produtos MS, sim!"

Mas aí você já exagera e generaliza a questão até no último limite, apenas para provocar. Já não basta eu não usar produtos deles nos computadores do trabalho e de casa, não posso acessar nenhum site que use que já saio da sua estatística?

Tenha uma certa coerência, essa "pureza" utópica que você procura realmente vai ser difícil de encontrar.

E eu não paguei pelo produto nesse caso e nem o estou recomendando. Se formos ir fundo na questão, no final das contas, eu como usuário direto recebo, *acessando o site*, o HTML resultante de uma linguagem processada no servidor, e não um formato proprietário. HTML é universal.

Se você me falar de um site "IE only", aí pode crer que realmente não acesso, pois só uso os browsers do GNU/Linux.

E, por favor, se for prolongar a discussão, use o termo *acessa*, e não *usa*. Aí eu concordo com você! ;-)
Comentário de Douglas Augusto
Sinto muito, quem deveria ter: Sinto muito, quem deveria ter evitado a ação da Microsoft seria a própria revista. Quem aceitou o "suborno" foi a Linux Magazine.

Meu orgulho está acima disso, e mesmo que eventualmente a intenção da Microsoft seja destruir a revista acabando com sua reputação frente à comunidade, não estaria disposto de abrir a revista/site e ter a cara cuspida por desaforos e ofensas a algo que tanto prezo.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Douglas Augusto
> O custo de produção de um: > O custo de produção de uma revista é altíssimo e os anúncios são a fonte do recurso.

Não viu a mensagem do Rafael Peregrino onde dizia que a questão financeira não foi o que o fez aceitar o anúncio da Microsoft?!?

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Douglas Augusto
Você tem pé-frio hein. :D : Você tem pé-frio hein. :D

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de ano@nimo.com
"Como veículo de mídia, a L: "Como veículo de mídia, a Linux Magazine NÃO pode discriminar qualquer cliente que deseje veicular campanhas de propaganda para a sua empresa, uma vez que isso é, em primeiro lugar, ilegal. Temos um produto no mercado, sua empresa deseja veicular anúncio pagando nossos preços públicos, não podemos discriminá-la e simplesmente dizer "NÃO""

Não é bem assim: uma revista religiosa (catolica ou evangelica) pode se negar a publicar anuncio de langerie. Ou não pode?

Não foi tanto o anuncio, mas a violência.

Foi um dos atos mais violentos que eu já vi ocorrer na midia brasileira. No nivel do episodio dos chutes na "santinha".

Repito, não foi tanto o fato de anunciar, foi a extrema (e constragedoura) violência como foi feito.
Comentário de Eduardo Lima
Anuncio da Microsoft: Olha nem tive paciencia para ler todos os comentarios, mas eu acredito em tudo que o Rafael disse. Concordo com os argumentos dele. Não sei não mas de todos que criticaram eu realmente gostaria de saber quantos compraram até hojê pagando os R$ 14,90 todas as 9 edições da Linux Magazine.

Não sei fico com a impressão que as pessoas são pouco racionais em seus argumentos, aqui no Brasil particularmente se tem uma noção errada de que uma empresa não pode dar lucro, mas o principal motivo da existencia de uma empresa é gere riqueza para seus investidores, nesta terra muitos falam, falam, falam, os pouco que realmente fazem, tomam bordoadas, uma atrás da outra.

Não sei acho que é hora de acordar e perceber que tudo no mundo muda e que talvez, chegue um dia que até Microsoft mude, eu acredito tenho um certo palpite de que sim, a Microsoft ainda vai lançar uma distro Linux, pode demorar, mas creio que vai acontecer, neste dia,s e este dia chegar como alguns de vocês xiitas vão reagir, vão dizer que não pode, que o sistema não é bom, e tal.

Não sei, realmente não sei. mas fico aqui com a impressão que muitos escresvem aqui num formulario na web, algo que jamais teriam corajem de falarem em publico. Como diz aquele texto, na internet você nunca sabe se esta falando com seu vizinho ou com o cachorro dele.
Fica bem facil, sentar o cacete nas atitudes dos outros, afinal que critica quase nunca tem nada a perder, mas acho que todos já deviamos ter apreendido que é muito mais fazil ser a pedra do que a vidraça.

Outras coisa que me surge é que propoganda é só propaganda, se você tem uma boa idéia a respeito de um determinado assunto a propaganda em geralnão muda sua idéia, ainda mais quando somos cabeça dura. Então o fato da Microsoft anunciar uma "mentira", não deve influenciar a opinião já formada do pulblico alvo da revista, um já usuário iniciado no Linux.

Para combrater uma campanha como a "Get the Facts", proponho algo, que tal abrirmos uma conta para bancar um estudo que pode ser chamado "Get the real facts", esta conta deve receber doações de todos os que querem que a verdade apareça. Acho que alguem pode ajudar a engrenar esta idéia. Um conta corrente com o intuito de receber recusros para contratar uma auditoria INDEPENDENTE, que mostre a verdade sobre os Dados da Microsoft, que faça um teste entre as duas plataformas de Sistemas Operaracionais em direntes ambientes e casos de uso.

Cada uma das plataformas teria especialistas ajudando a configurar a fazer o Tune-up, as duas rodando em cima de hardware identico. Acredito que com ações como esta mais do que com criticas vazias, que vamos provar quem esta certo, a Microsoft ou a Comunidade Linux.

Fica ai a idéia. Eu desde ja´em caso de aceite-se me proponho a doar R$ 15,00, alguem me acompanha?

Abs

Edu Lima

Comentário de maurelio
vendo as coisas por outro ângulo: Aproveitando a deixa do Artur, acho que Microsoft foi quem mais perdeu nessa história. Tentem ver por este ângulo: a Microsoft deu dinheiro para uma revista que só fala de Linux, assumiu que está preocupada com o crescimento da comunidade de software livre, colocou um anúncio igual a milhares de outros que todo mundo vê em outras revistas e ninguém vai acreditar nela por causa disso. É como se um cara quisesse me pagar pra eu falar que ele é mais bonito que eu. A Microsoft se ridicularizou...
Comentário de maurelio
Re: Só mais uma coisa...: depende do preço. no dia que ela estiver falindo (deve estar bem próximo) aposto que ela aceita um proposta milionária.
Comentário de maurelio
Re: Qual a lei?: é a lei n°6969 do código de sobrevivência:
Todo editor de revistas sobre Software Livre deve ter dinheiro no fim do mês para:
Art 1° - pagar as contas
Art 2° - alimentar as crianças
Art 3° - comprar calcinhas novas para a patroa
Art 4° - pagar o plano de saúde (porque o atendimento do SUS não dá)
Art 5° - tomar uma cervejinha (porque ninguém é de ferro)
Comentário de maurelio
Re: Boa! Agora que tal responder outras perguntas?: Usa o lynx que o flash nunca mais vai te incomodar. Pergunta respondida. Qual é a próxima?
Comentário de maurelio
Re: Dinheiro, dinheiro: O dinheiro que a LinuxMagazine perde com os idiotas que vão parar de comprar a revista só por causa do anúncio não é nada comparado com a grana que vai entrar se a Microsoft ficar anunciando todo mês na revista. Aê, Rafael põe mais umas 10 páginas de anúncio da Microsoft e embolsa bastante grana pra não depender do dinheiro desses seres iluminados, sem pecados, eticamente corretos que nunca desejaram a mulher alheia.
Comentário de maurelio
Tiro no Pé!: Por enquanto só contei umas seis pessoas que discordaram da atitude da LM. Acho que isso não vai interferir tanto assim no renome da revista. É engraçado como vc expõe sua opinião assumindo que todos pensam da mesma forma.
Comentário de maurelio
Re: Grana é Grana????????: Se você se sente insultado com um anúncio da Microsoft acho que você está meio indeciso, não tem muita convicção daquilo que quer.
Comentário de maurelio
Re: Desrespeito!! Coloquem uma enquete no site!!: Se o problema é a propaganda contra, coloca uma reportagem na capa desmentindo o estudo da BearingPoint. Tem um monte por aí.
Comentário de TaQ
Aí muda o nome dela para Win: Aí muda o nome dela para Windows Magazine e vende ela só para você, espertão, já que você está pouco se lixando com isso. :-)
Comentário de TaQ
"Por enquanto só contei umas: "Por enquanto só contei umas seis pessoas que discordaram da atitude da LM".
Está ruim de conta, hein. :-p

"É engraçado como vc expõe sua opinião assumindo que todos pensam da mesma forma."
E de raciocínio também. O cara ali em cima disse "eu sou apenas um que acha isso, mas aposto que existem muito mais pessoas que pensam 'errado' como eu", já eximindo alguma possível tentativa de generalização da opinião dele. Ele disse "aposto que alguns", não "tenho certeza que todo mundo". Eita!

Comentário de Marcelo T.
Vendida!: é agora devemos acreditar nas matérias da revista ou tudo não passa de uma lavagem patrocinada pela microsoft. Até quando o dinheiro vai falar mais alto que a razão!

A linux magazine talvez seja mais uma revista querendo engordar seu porquinho em cima de uma comunidade que vem crescendo a cada segundo. Para quem realmente conhece linux sabe que o banner da microsoft é mentiroso. Mas um punhalada assim e dificil de não doer!

Proponho o seguinte. CRIAR UM REVISTA FEITA PELA PRÓPIA COMUNIDADE (como por exemplo a slackzine) PARA ALIMENTAR NOSSA NECESSIDADE DE CONHECIMENTO, MAS A REVISTA NÃO PODE TER CUNHA MATERIAL, OU SEJA NÃO PODE PENSAR EM LUCRAR NADA E SIM DISTRIBUIR CONHECIMENTO PARA QUE BUSCA.

SE ALGUÉM TIVER AFIM DE APOIAR ESSA IDÉIA VAMOS UNIR PARA ISSO!
Comentário de Criança
:P: Qualquer pessoa ao entrar de cabeça em qualquer coisa sabe muito bem o que é `PÚBLICO ALVO'. Agora pergunte para uma CRIANÇA de 7 anos se ela venderia uma CAMISA DO VASCO à um alguém do FLAMENGO.

Até uma criança sabe a resposta disso. Quando você HUMILHA seu Público Alvo, você PERDE O FOCO.

Já era, você perdeu seu `PUBLICO ALVO' filho. Mesmo se retratando ou NÃO você já FEZ o que NÃO deveria. Será conhecido como: `The JUDAS'.

Agora vir com a desculpa `FURADA' de que Linux NÃO dá dinheiro é conversa pra BOI (GNU) dormir. Dou AULA, PALESTRAS, faço software e VENDO, pago minha ENERGIA,
Comentário de Gustavo Ribeiro
Acho que a Globo não aceitar: Acho que a Globo não aceitaria propaganda do SBT, nem a revista Veja aceitaria propaganda da ISTOÉ. Acho que se o compromisso é com o Software Livre, acho que não é legal fazer propaganda contra o próprio.
Comentário de alex-gurgel
Eu comprei....: Conforme voce perguntou: "...eu realmente gostaria de saber quantos compraram até hojê pagando os R$ 14,90 todas as 9 edições da Linux Magazine..."

Acho a revista excelente, inclusive já mandei 4 artigos para eles. Um foi recusado pois já havia sido publicado na internet, outro também foi recusado porque eles acharam que era voltado para um nicho muito específico e ainda não obtive informação com relação aos outros 2. Ou seja: eu apoio a revista.

Mas não posso mais me abster de comentar a questão do anúncio. Pessoalmente eu não vejo problema em publicar um anúncio da MS, vejo problemas apenas quanto ao tipo de anúncio que foi veiculado. Supondo, como vários já disseram, que o anúncio fosse apenas exaltando as vantagens "reais" o Windows, sem comparar com outros SO, qual seria o problema ? Nenhum, na minha opinião. Como não foi o caso passamos a ter um problema de credibilidade.

Só um detalhe: eu uso o Windows sim. Principalmente no trabalho, já que são usados soluções específicas, que não rodariam no Linux. Eu sei, já tentei de todos os modos e não teve como. Porém, em meu micro, teho o OpenOffice 2.0beta, o Firefox e o Thunderbird. E é isso que eu realmente uso. Já em casa, a história é outra. o Windows é só para jodos, e mesmo assim apenas aqueles que não rodam no Cedega. O resto todo é em Linux SuSE 9.3 e Zeta Deluxe RC3.

E o que isso tem a ver com o caso ? Simples: não importa o sistema, voce usa o que melhor lhe atende ou aquele que tem a única solução que lhe serve, independente de ideologia (e a minha é totalmente favorável ao uso do SL, em todas as situações). Mas quando voce vê um veículo de comunicação com uma linha editorial dar espaço a uma propaganda ou artigo, o que seja, que contraria frontalmente essa linha, chegando ao nível de usar dados distorcidos, ai voce passa a se guiar apenas pela ideologia.

Mas, repito, se a propaganda tivesse sido feita de outro modo, sem ataques ou o uso dessa Get The Facts, eu não teria nada contra e acho que muita gente também.
Comentário de tux_ce
Petição: A todos aqueles que como eu que sou assinante da coneceituada revista, que ficaram indignados com tal atitude e mais ainda com a desculpa deslavada do editor que se diz defensor do Software Livre, criei uma petição on-line ( http://www.petitiononline.com/fudlm/petition.html ).Para que todos possamos mostrar aos reponsáveis por tal atitude que não toleramos este tipo de atitude.
Comentário de paulo hherinque
o banner ainda tá lá: o banner ainda tá lá deum uma olhada no link

http://www.linuxmagazine.com.br/issue/9
Comentário de paulo massayuki
evidencias contra a linux mag: evidencias contra a linux magazine:

O site:

o site tá hospedado no windows server 2003
seu banco de dados é sql server
a linguagem de programação é asp

o site é todo feito no dreamwaver ( abra o codigo fonte que vc verá)

A revista:

Não usa aplicativos livres para desenvolver imagens é conteúdo, os funcionários utilizam o windows xp rodando open office em suas estações.

Eu penso dos usuários aqui que 40% deles não usam linux e navegam com ie, sendo que ninguém aqui tá discriminando o windows e sim deixando claro
A linux magazine é uma empresa que utiliza produtos propriétarios e que faz reportagem , que agora já não sei até onde são serias, sobre linux

O u seja a linux magazine esta vinculada ao dinheiro e não ao conteúdo serio para comunidade

O BANNER AINDA T
Comentário de Christiano Luis
Olá galera, : Olá galera,

Já que sitaram algo sobre leis:

Artigo XIII
Fica decretado que o dinheiro
não poderá nunca mais comprar
o sol das manhãs vindouras.
Expulso do grande baú do medo,
o dinheiro se transformará em uma espada fraternal
para defender o direito de cantar
e a festa do dia que chegou.

Artigo Final.
Fica proibido o uso da palavra liberdade,
a qual será suprimida dos dicionários
e do pântano enganoso das bocas.
A partir deste instante
a liberdade será algo vivo e transparente
como um fogo ou um rio,
e a sua morada será sempre
o coração do homem.

(fragmentos de: Os Estatutos do Homem, Thiago de Mello)

Em tempo: use adblock que passa !

Comentário de BlaBlaBla
A culpa é da comunidade, não da LM nem da M$: Se a comunidade ajudasse a manter a revista seu argumento até seria coerente.

Mas vocês dessa merda de comunidade são tudo um bando de SANGUE SUGAS que querem tudo de graça! Na hora do venha a nós o vosso reino está todo mundo aí, mas na hora do seja feita a sua vontade todo mundo diz que vai cagar e sai fora.

Porque é que o projeto Debian não anunciou na revista, pra ajudar a pagar o salário dos funcionários de lá, hein? Porquê?
Comentário de BlaBlaBla
E você faz isso porque é bobo ou come merda.: E tenho dito!
Comentário de Rafael Rigues
Quanto mais eu rezo mais trol: Quanto mais eu rezo mais trolls me aparecem... vamos lá Paulo:

o site tá hospedado no windows server 2003
seu banco de dados é sql server
a linguagem de programação é asp


O site é hospedado num servidor Linux, o backend é Zope (feito em Python), o banco de dados é um MySQL. Tire a teima com a netcraft:

http://toolbar.netcraft.com/site_report?url=http://www.linuxmagazine.com.br

Não usa aplicativos livres para desenvolver imagens é conteúdo, os funcionários utilizam o windows xp rodando open office em suas estações.

Os funcionários usam SuSE Linux (9.2 ou 9.3) rodando o OpenOffice.org (1.1 ou 2.0 Beta) em suas estações. O departamento de arte roda em dois eMacs com o Mac OS X 10.3 (Panther) e aplicativos gráficos da Adobe. Como já disse, aplicativos livres não são usados para a diagramação porque ainda não há alternativas livres ao Photoshop e InDesign capazes de sustentar o fluxo de produção de uma revista como a nossa.

Entretanto, software livre como o OpenOffice, Firefox, Thunderbird, Gimp (para manipulação "leve" de imagens para o site), GAIM e muitos outros são usados em todas as estações de trabalho. Sem falar nos servidores, todos baseados em Linux.

Eu penso dos usuários aqui que 40% deles não usam linux e navegam com ie, sendo que ninguém aqui tá discriminando o windows e sim deixando claro

Escuta, é impressão minha ou você é novo por aqui?

O BANNER AINDA T
Comentário de BlaBlaBla
E desde quando...: ... o site da Microsoft é um veículo de imprensa que não pode censurar o que é veiculado? A MSDN Magazine, por exemplo, é um veículo de imprensa e vai veicular propaganda do Linux.

Trazendo para o software livre, o negócio é que o site do projeto Debian pode sim censurar seus banners, mas um site de notícias (como o Underlinux, por exemplo) ou uma revista como a Linux Magazine não podem.

Talvez os ignorantões de plantão dessa comunidade de descerebrados não saiba, mas é ANTI ÉTICO rejeitar anunciantes se há espaço disponível. E é CONTRA A LEI ditar o que o anunciante pode ou não veicular. Não sendo pedofilia ou apologia ao crime, pela lei eu sou OBRIGADO a deixar que meu anunciante ponha o que ele quiser no anúncio.
Comentário de babalorixá
devagar com o andor...: Não, a Microsoft não aceitaria? Sabe por quê? Por que eles não PRECISAM. E a LMag PRECISA, e MUITO, de anunciantes. Quem achar ruim que pague um anúncio de página inteira por mês na LMag. De preferência, uma das capas. Para quem não reparou, a revista tem pouquíssimos anunciantes. Pelo que vejo por aqui, parece que a "comunidade" acha que qualquer coisa relacionada a Linux vive de ventos... não precisa de salário, não precisa de funcionários, não precisa de distribuidora, não precisa de departamento jurídico, comercial, financeiro, não precisa de tradutores e revisores, não precisa de banheiros limpos, não precisa comer... E ainda tem todo o tempo livre do mundo para fazer revista "sangue puro". E o (*) que é bão zifio num qué dá... Êparrei!
Comentário de BlaBlaBla
Nossa TaQ, como vc é ignorante!: Me lembre de nunca ir a uma palestra sua.
Vou desaprender tudo o que já sei.

> "O lance é que a LM vendeu esse anuncio por que é uma
> empresa e por que vive de vendas de assinaturas e espaços
> publicitários."
> Que eles poderiam vender para mais um monte de gente.
> Lógico, que ficou mais fácil vender para a Microsoft,
> que bateu mais rápido na porta deles, e mais fácil do
> que sair vendendo por aí de porta em porta.

Você estava lá pra dizer assim com certeza se eles saíram ou não pra vender de porta em porta, seu leviano?

Não sou funcionário nem colaborador deles, mas sou bem próximo e tenho contato com suas dificuldades e seu dia a dia. Eles saíram, sim, bater de porta em porta. Seu PRIMEIROS alvos foram emrpesas de Linux e Software livre. QUASE NENHUMA quis anunciar. Porque? Porque o pessoal de software livre é tudo vagabundo e sangue suga.

> É o que eu falei, será que chegaram em um aperto tão
> grande que precisavam disso? Por que, por exemplo,
> não retiram o CD para baratear mais a revista,
> teoricamente vendendo mais e gastando menos com a produção?

Seu idiota ignorante, cada CD custa menos de 30 centavos... Em vez de vender a revista por 14,90 iam vender por 14,60. Claaaro, óbvio. Você é um gênio, cara!

> "Se no final do mês os editores não tiverem grana,
> acredite a comunidade não vai ajudar a pagar as despesas."
> Uma má-análise ou superestimativa do mercado? Como produtor
> você tem que estratégicamente conhecer seu mercado, e estar
> preparado para os altos-e-baixos sem descaracterizar o
> seu produto, o que minaria a confiança dos seus consumidores
> fiéis.

Anúncios não descaracterizam revistas. E, como produtor de uma revista, você tem uma meta financeira a cumprir. Se a comunidade não faz vaquinha pra pagar um banner no site (que custa baratíssimo) que dirá um anúncio de nove mil reais dentro da revista. Se a Mandriva, a Red Hat não quiseram anunciar, por que diabos eles iam recusar a Microsoft?
Comentário de BlaBlaBla
Seu idiota!: sITE DA aNT
Comentário de Julia Vidili
inclua-me na lista...: da equipe da Copyleft que foi deixada "com as calças na mão" quando a revista morreu. Aliás, o número 0 não foi só em PDF, foi em papel também. E lembro-me bem que na época da produção da revista a comunidade também fez o maior burburinho porque achava que todo mundo tinha que trabalhar de grátis, até a gráfica. Eita nóis...
Comentário de BlaBlaBla
Putz...: E quem disse que tem que trazer algo de bom pra essa comunidade de sanguessugas? Tem que ser é bom para a LM.
Comentário de BlaBlaBla
Putz...: E quem disse que tem que trazer algo de bom pra essa comunidade de sanguessugas? Tem que ser é bom para a LM.
Comentário de babalorixá
Falou, Thomas Morus!: Vai fundo, rapá! Melhor ainda: ALÉM de não ter fins lucrativos, vocês ainda podiam dar algum pra quem não se importa em ganhar dinheiro... Eu já estou na fila, tá? E se pudé sê em Euro, pai véio fica odará. Êparrei!
Comentário de BlaBlaBla
Concorrente?: Mas a M$ é concorrente do *Linux*. A LM *não é* concorrente da M$ porque ela *não é* o Linux. Ela é *apenas* uma revista que fala sobre Linux.
Comentário de Douglas Augusto
Ad nauseum. : Ad nauseum.

Amigo, mais uma vez, releia o que o Rafael Peregrino (editor da LM) disse:

Sinto dizer, mas o motivo da decisão NÃO foi o dinheiro - apesar de o dinheiro ser bem-vindo na gestão das finanças da revista. O motivo em aceitar a proposta foi exatamente o da coerência com o ideal de liberdade que todos nós tanto pregamos. A quantia paga pelo banner, para falar a verdade, foi até "modesta".

:-)

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de BlaBlaBla
Geek?: Pra seu governo eu trabalhei na Geek e eles também aceitaram propaganda da M$ várias vezes...
Comentário de babalorixá
até eu concordo...: Até eu concordo que comentário do zifio Rafael foi infeliz. Como dizia Erê, "Peixe morre pela boca". Isso não invalida argumentos de pai véio. Êparrei!
Comentário de escovadordebit
Essa é forte cara...: Pô meu... essa é no mínimo muito forte. A LinuxMagazine pode ter uma opinião que diverge da de muitos aqui, mas é uma publicação séria com gente séria. Não teria o menor sentido em utilizar aplicativos M$, especialmente para isso que você afirma. Pega leve...
Comentário de Razgriz
Olha... antes de mais nada go: Olha... antes de mais nada gostaria de dizer algumas palavrinhas...

engraçado usar o gimp para manipulações "leves " de imagen... isso é coisa de gente no mínimo INAPTA A PENSAR...vejam bem, basta acessar este endereço : http://the-gimp.deviantart.com/ lá tem uma listinha dos artistas do DEVIANT ART que apenas usam o gimp nos seus trabalhos... engraçado não ?? cazuza tinha e tem toda a razão até hoje quando diz que as pessoas são caretas( por acreditarem que nada pode ser melhor do que apenas o prato que é servido igual todos os dias...) e covardes ( por simplesmente terem medo de experimentar ir numa churrascaria com direito a sobre mesa ) e isso não é nada contra o equipamento apple a qual considero o hardware uma obra de arte, a unica coisa que não me agrada é o preço.

fora isso me cansa em ver como a ética é uma coisa cada vez mais distante do nosso cotidiano não acham?
Comentário de Flavio Machado
Era exatamente esse o racioc: Era exatamente esse o raciocínio que tentei passar. Se eles quiserem anunciar o Office 2005 como a melhor coisa desde a invenção da roda, ótimo. Se eles quiserem dizer que OpenOffice é uma merda e por isso você só pode comprar o deles, acho questionável, para ser brando.
Por mim, se até a SCO quiser anunciar o SCO Linux versão X pode fazer mas anunciar a licença de Linux deles para você não ser processado, mais questionável ainda.
Comentário de mario cunha
linux magazine: "até tu brutos meu fliho"
Comentário de matheus magalhães
ética: A origem da palavra ética vem do grego “ethos
Comentário de reginaldo ferrira
bill gates: bill gates deve estar se mijando de tanto rir !
Comentário de Marcelo Andrade
:
> se a microsoft aparecer na sua porta e lhe oferecendo 15 mil reais
> para vc usar um ADESIVO DELA NA CAMISA EU DUVIDO MUITO voce nao aceitar


Não sei dizer se eu usaria ou não... Mas se fosse para usar minha camiseta "Linux Inside" eu ficaria muitíssimo mais feliz... :P

Gente, vocês não percebem que isto é uma tentativa da MS para "ludibriar" os amantes do SL? Em tese, o publico alvo da MS é um e o da LinuxMag é outro bem diferente... Na minha opinião, dinheiro é importante sim, e os veículos de mídia vivem disso. Mas também não é tudo!

Por exemplo, se eu tenho uma convicção política de direita, nenhum dinheiro do mundo de um candidato de esquerda me faz subir ao palco pra me contradizer publicamente!!!

É isso o que eu penso!
Comentário de Marcelo Andrade
A MS paga, mas pra RH é de grátis: Apenas complementando o raciocínio: eu aceitaria sim a grana da Micro$oft, mas me ofereceria "de grátis" para divulgar outras campanhas do opensource, como o "Truth Happens" da RedHat (www.redhat.com/truthhappens/), IBM ou outras empresas alinhadas com meu pensamento.
Comentário de Marcelo Andrade
Nao vejo dessa forma...: MAurelio, eu concordaria plenamente com você se uma situação inversa fosse possível. Ou seja, se a Micro$oft (ou alguma publicação que a defendesse) aceitasse tão tranqüilamente publicar uma campanha de mesmo teor sobre Gnu/Linux da IBM por exemplo...

Comentário de Marcelo Andrade
Frase da campanha, tirem suas conclusões: No banner publicitário da campanha "Get the facts" da Microsoft, diz que a Bearing point conclui que:

"Apesar da percepção de que o Linux é gratuito ou muito barato, os resultados mostram que o Windows Server(tm) 2003 custa bem menos"

Gente, se se diz que o Linux é gratuito, como é que o Windows Server pode custar menos? Só se a MS estiver dando dinheiro pra o pessoal usar... :-P

Comentário de Windows
Essa sim,é uma revista de Li: Essa sim,é uma revista de Linux séria.Não se pode fazer discriminação.Negócio é negócio.Por mais q linuxers queiram ver as coisas sob o ponto de vista de "comunidade",isso nao se aplica no mundo real.
"comunidade" não paga energia,alimentação,aluguel,educação,saúde.
O capitalismo é o q prevalece.Queiram vcs ou não.

Essa propaganda no site da Linux Magazine foi um balde de água fria em vcs,pra q acordem para a vida,pra q saibam q amadorismo e/ou 'comunidade' não sustenta ninguém e por isso mesmo,empresários e pessoas esclarecidas,sérias,q levam Linux a sério,sabem da importância de veicular anúncios sem discriminação.Dinheiro em primeiro lugar.Gostem ou não,é com dinheiro q vcs se mantém vivos.
Essa de "comunidade" é coisa utópica.
Comentário de Windows
Re: Incoerência: Não.A Microsoft não publicaria um banner do Debian no seu site.Isso porq ela é capitalista.E o Linux?Não é ele quem diz ser da "comunidade"?Se é,pode aceitar propaganda de qq empresa.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004