Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Nova versão de mapa de teclado Dvorak baseado no ABNT

“Em 07/04/2005, o Nando Florestan comentou aqui no Br-linux.org sobre o seu 'teclado mais eficiente', baseado no layout Dvorak. Para mim foi uma grande surpresa descobrir que alguém desenvolvia um projeto similar ao meu. Depois da notícia, convidei o Nando (e o Luiz Portella) para criar um projeto único para o teclado. Que hoje está hospedado no site do Nando, no link acima. O Luiz, outro grande cara, desenvolvia sozinho mais um projeto similar de teclado. Sob o nome Dvorak ABNT. O resultado do trabalho é a versão mais recente do driver 'brdk', que nós definimos como um 'layout similar ao Dvorak em um teclado originalmente ABNT'. Existe ainda uma versão com o a primeira linha do teclado invertida (numeros e símbolos), pensada para programadores. Já é o sexto release o todos os bugs críticos conhecidos foram corrigidos, tanto no Windows quanto no Linux. Muito gente vai continuar achando que a idéia de um novo teclado não é boa. Para eles eu só tenho uma coisa a dizer: Acabou com minha LER! Isso para mim já paga qualquer teclado.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Tango
Não se chama LER: Só uma informação, o Conselho Federal de Medicina diz que a nomenclatura LER (Lesão por Esforço Repetitivo) é desatualizada e deve cair em desuso, sendo substituída por DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de psybox
Instalei o driver aqui numa b: Instalei o driver aqui numa boa, ja estou digitando com o "brdk", vou parar por aqui, senao vou ficar uma hora escrevendo, x)
Comentário de Renato
Como é?: Então como é usar o dvorak? tenho curiosidade mas ainda não tive coragem...
Comentário de psybox
Sensações: É algo totalmente diferente, você tem de acostumar seus olhos e sua cabeça, além da digitação mudar vou acabar mudando alguns atalhos também. Minhas mãos não precisam flutuar tanto( quase nunca ) como no 'QWERTY', acredito que depois de me acostumar será ótimo!

-- Jabber Brasil --
http://guj.codigolivre.org.br/wiki
Comentário de Heitor Moraes
O problema é a memória.: Depois de um tempo com o Dvorak, eu me dei conta que nós não decoramos só a posição das letras. Decoramos também o caminho das palavras mais comuns.

Em uns 15 dias eu já sabia onde estavam todas as teclas, mas ainda escrevia alguns absurdos por conta dessa memória dos percursos.

Hoje eu levo uns 2 minutos para "ativar" o modo QWERTY ou DVORAK, consigo digitar em ambos sem olhar para o teclado e já tenho um monte de palavras (percursos) memorizadas do Dvorak.

___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de psybox
Verdade Heitor, em modo não: Verdade Heitor, em modo texto não alterou para 'Dvorak', então digitei utilizando apenas minha memória das posições das teclas.

-- Jabber Brasil --
http://guj.codigolivre.org.br/wiki
Comentário de Webmarlin
A nomenclatura é importante?: Ah! Claro! 99% da população brasileira sabe que não é mais LER e sim DORT. Fala sério! O que isso interessa aqui? Deixa os termos corretos para o fórum de medicina...
Comentário de Leandro
Só um detalhe: Ainda não tive tempo de procurar um teclado velho para mudar as teclas, mas vou experimentar.

Só um detalhe, esse tipo de atividade, mudar coisas que estamos acostumados, ajuda a manter o cérebro ativo. Outro dia vi um médico recomendando escovar os dentes ou fazer a barba com a mão que não estamos acostumados como uma das formas de prevenir o mal de alzheimer.

Portanto, mais um motivo para testar algo diferente no teclado.

Parabéns pela bela iniciativa!

Leandro

Comentário de Carlos Roberto
Alguem sabe aonde ou como ach: Alguem sabe aonde ou como acho o Dvorak US com suporte a acentos?

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de Heitor Moraes
Isso é Frescura dele.: Tango (aka Gustavo) tem um irmão que é médico, o pai médico e a mãe enfermeira.

Mas ele tá fazendo isso só pra me sacanear.
Amigo é pra essas coisas, né Tangete? :P

___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de Heitor Moraes
Aqui eu mudei no console também.: Fiz o driver para console que está no pacote. (um pouco redundante, no entanto funcional)
Só que a maneira como as distros carregam o mapa do console (que substitui o do kernel) diverge muito.

Tentei abordar o Debian e o RedHat.
Mas mesmo no SuSE (que eu uso) o modo como carrega o layout é diferente desses dois.
O Ubuntu, felizmente é igual ao Debian.

Eu ficaria muito feliz se o pessoal dispusesse soluções no forum do Nando. O que os drivers estão precisando mesmo é de documentação.

Mais uma coisa: Testem o AltGr! Eu sei o trabalhão que o Nando tá tendo para melhorar os caracteres especiais. Seria legal um retorno.
___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de Heitor Moraes
Não sei, mas...: você poderia usar a implementação do Dvorak US oficial do X.org e adicionar as teclas mortas. Dá uma lida no driver e na documentação do nosso pacote. Pode te dar uma idéia.

Só pra concluir: Meu teclado custou uns 20 reais e veio QWERTY. Mudei pra Dvorak e tenho um teclado novo com um layout legal. Não vejo vantagem em comprar um Dvorak de 50 dólares - a menos que você queira comprar um TypeMatrix 2020 Dual, que é Dvorak hardcoded.

___________________________________
Vendo Meu Rim.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004