Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A guerra do futuro

marcon (edsonmarcon@yahoo.com.br) enviou este link da Folha e acrescentou: "um texto de Carlos Heitor Cony sobre o encontro (que não houve) entre Lula e Bill Gates em Davos." Trecho: "Infelizmente, não se tratou de uma simpatia nem de uma homenagem do homem considerado mais rico do mundo ao presidente de um país que ainda luta contra a pobreza. Bill Gates queria se aproximar de Lula para exercer o lobby que o tornará mais rico, fazendo com que o Brasil despreze os programas dos concorrentes e feche tudo com a sua empresa. A briga pela hegemonia dos softwares ameaça uma truculência que só teve igual no tempo em que as especiarias do Oriente, o carvão e mais recentemente o petróleo criavam, além de turbulências na economia mundial, guerras de verdade, que causavam milhares de mortos. Bill Gates queria convencer Lula a desprezar softwares como o Linux. A briga envolve milhões de dólares a mais para a Microsoft e milhões de dólares a menos para o Brasil."

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Joao Melo
A guerra do futuro já começou!!: Congratulo-me com o Edson Marcon duplamente. Primeiro, pelo tema - que ao longo desses 4 ou 5 anos venho debatendo aqui no Br-Linux, chamando atenção para o aspecto ideológico das questões que envolvem o SL. Segundo pela indicação do artigo do Cony - fantástico escritor, articulista que, apesar da idade ( 79 anos em 14/03/2005!!), aponta para nós uma lucidez desconcertante e nos alerta para esse aspecto ideológico, uma vez que o dinheiro carreado para a Microsoft trará também mais miséria e ignorância. Aqui não se trata apenas de achar que o Windows ou o MS Office sejam melhores ou mais compativeis, significa também uma maior dependência e um anacronismo comparável ao período das Metrópolis e suas Colônias!!
Parabéns Cony e toda a comunidade de SL!!
Comentário de hamacker
passou o corretor, hein ? :-): Haja paciência para escrever um português sem erros e com todas acentuações possiveis, inclusive uma palavra nova que tive de procurar no dicionário : anacronismo.
Dúvido que nos meus comentários informais eu tenha tanta paciencia como a que voce teve para acentuar palavra-por-palavra num comentário. Parabens! :P

--
Hamacker
Comentário de ferdam
Joao Melo, : Joao Melo,
eu entrei aqui para deixar um comentario a respeito da noticia e depois que li o seu, nem perciso mais.
Ja que voce é a favor da livre expressao, eu vou fazer uso das suas palavras...

E nao poderia me omitir, parabens ao Cony.

PS. Como eu havia comentado na noticia "Gil quer convocação pela liberdade digital", nao é preciso ser letrado em "Software Livre" para perceber suas implicacoes e propaga-lo.

Abraços,
Fernando
Comentário de ferdam
concordo, : concordo,
outrora eu tambem o fazia, mas minha sindrome tunel-carpal ja me induz à lei do minimo esforço.
Porem, tento, na medida do possivel, manter a concordancia e procurar a ortografia correta quando em duvida.
Releio e releio, no entando, de vez em quando algum erro passa.
Nosso Portugues ja é tao castigado, nao custa cultiva-lo, por minimo que seja.
Parabens ao Joao Melo. Voce ate poderia ter uma coluna aqui no BR-LINUX.

Abraços,
Fernando
Comentário de Henrique Vicente.
Enquanto isso...: Enquanto isso, na primeira aula de geografia humana para mim este ano o professor dá umas dicas, entre elas: não usem a wikipedia, pode haver conteúdo falso porque qualquer um pode editar, eu imediatamente após ele terminar de falar rebati o que ele disse.. infelizmente não rebati da melhor forma já que não estava tão "preparado" e dei ênfase ao suposto conteúdo que não reflete a realidade, que ele falou.. acho que ele leu uma matéria da revi$ta veja$ que fala, e mal, do wikipedia, pelo que me notificaram... que tomei conhecimento dessa matéria depois desse "diálogo com ele".. que não demonstrou ser aberto a novas idéias, apesar de eu apenas ter implorado para que ele tomasse conhecimento do funcionamento do wikipedia, pretendo mostrar a ele algo demonstrando o funcionamento da mesma... se alguém pode me ajudar, por favor me ajuda...
ah, alguém sabe quem foi que registrou, para mim é provável que tenha sido para brincar comigo..., o nick Henrique Vicente(meu nome)? Se for algum outro Henrique Vicente que frequênte isso aqui, me desculpa.. de qualquer forma gostaria de dizer que uso o nome Henrique Vicente à tempo aqui, então se o seu nome é também esse, para evitar confusões (acharem que sou eu, e você eu) recomendaria registrar outro login e me dar esse. Até :)
Comentário de nuxlli
E tem gente de que não sabe de nada: Na quarta feira passada quando vinha de Minas para Paraná, liguei na rádio band para saber informações sobre a ponte que havia caido no mesmo dia.

Qual não foi minha surpresa quando escutei o comentarista do programa em questão, acusando os acessores do Lulas por eles serem contra o encontro entre os dois.

Pelo que eu consegui estrair do comentario, no minimo infeliz, o pessoa não sabe nem 1/3 da historia toda, simplesmente achão que é implicancia do pessoa do governo contra os poderesos dos estadudos unidos. Puta ignorancia desse pessoal.
Comentário de Patola
Wikipedia com inverdades? Possível mas minimizado =): Na verdade eu acho que é muito, muito mais difícil haver entradas falsas na wikipedia do que em uma enciclopédia comum. Uma enciclopédia comum é feita por um pequeno grupo de pessoas, que podem muito bem deixar sua concordante visão ideológica na obra. Já a wikipedia tem um mecanismo muito eficiente de "disputa" de definições - se alguém não concorda com o que está escrito em uma delas, pode "disputar" a corretude da definição. Além da disputa aparecer indicada na definição, existem outros mecanismos para você auferir a autenticidade dela. E pra finalizar, existe a Política de Imparcialidade da Wikipedia. Uma enciclopédia comum TEM tudo isso?

O raciocínio do seu professor está errado. O fato de qualquer um poder editar a enciclopédia mostra justamente o contrário - que se algo está errado, eventualmente será consertado por alguém que veja o erro. Mais ou menos como no software livre... como diria o Eric Raymond, "given enough eyeballs, all bugs are shallow" (dados suficientes olhos, todos os bugs são rasos)
Comentário de silveira
Wikipedia: (Mesmo saindo um pouco da notícia em questão)
O Wikipedia é uma ferramenta muito útil para pesquisa.
Ela segue um filosofia colaborativa e participativa que podem levar alguem a pensar que (como pensamento errado sobre software livre) isso levaria a insegurança ou erros.
Acontece que a Wikipedia não é um muro em branco onde qualquer um chega e picha o que quiser. A Wikipedia é uma ferramenta viva. Quando eu escrevi minha primeira linha na wikipedia, eu havia escrito o artigo no lugar errado, em menos de um minuto outra pessoa já tinha visto o erro me notificado e corrigido. Eu fiquei surpreendido com isso, assim como eu já me surpreendi várias vezes com o wiki.
Na minha faculdade esse semestre nós editamos uma revista inteira através de um wiki e depois passamos para o gimp e depois para a gráfica. Conseguimos uma qualidade excelênte gráfica e de conteúdo. Várias pessoas contribuiram e várias ideias foram surgindo e crescendo quase que automáticamente.
O Software Livre e os Wikis talvez seja a expressão máxima do poder da criação colaborativa e participativa.

Silveira Neto - Fortaleza-CE.
Comentário de Henrique Vicente.
Existir atos de vandalismo na: Existir atos de vandalismo na wikipedia ou de pessoas que tirem informações ou coloque errôneas é uma coisa normal, mas como você falou existe essa tal de política de imparcialidade, como meu professor de história (é outro) falou... ninguém é imparcial completamente... mas ai está, na wikipedia eu posso não ser imparcial mas teoricamente um artigo escrito por várias pessoas com visões diferentes irá tender à imparcialidade, e também mostrará que as visões dessas pessoas determinando, os grupos X (por exemplo que apoiam a liberdade) são contra as Y (patentes) porque priva as pessoas da blablabla (liberdade), porém o grupo Z (de produtos de software proprietário associados àquela corporação de Seattle) dizem que Y (patentes) são necessárias para A (proteger várias empresas da falência). Então sobre esse aspecto eu acho bem mais provável exclusão que adulteração parcial de conteúdo por algum "imarginal", já do aspecto da relevância dos artigos, eu acho que podemos apostar, alias, em ambos os casos, um pouco no ser humano... e como falei à ele, temos que ter o bom senso, eu deveria ter adicionado algo ("que devemos ter bom senso independente da fonte"), mas como estava irritado não pensei na hora sobre isso...
Comentário de Kalicrates
É como eu sempre comento no: É como eu sempre comento no fgdh, o GNU/Linux não é apenas um CD com o qual você boota e tem uma nova opção de sistema operacional para usar. Tecnologia envolve poder, e no caso do GNU/Linux pode abrir as portas para um caminho tecnológico próprio, autóctone.
Não é de estranhar que Lord Vader (aka Bill Gate$) tenha se encontrado com Lula...
É urgente nos livrarmos da MS!
Comentário de Anônimo
Nao quero defender o Bill, mu: Nao quero defender o Bill, muito menos o sumpremo apedeuta (lula), mas carlos heitor cony nao merece ser levado a sério.
Comentário de juca
...: Mas tu, ó sábio dos sábios, poderias pelo menos assinar teu comentário. Cony assina os seus.
Comentário de juca
Veja...ééca!: Sem entrar no mérito da wikipédia, você poderia dizer ao seu professor que Veja é uma péssima fonte de informação. É uma revista que trabalha contra o Brasil, que elameia reputações, que distorce os fatos... e por aí vai.
Comentário de Anônimo
Tecnologia como ferramenta de poder: Não quero defender o Bill, nem o Lula, nem o Cony, mas o que este disse é a verdade profunda sobre software: é uma questão estratégica. Estratégica, porque software é tecnologia. Se você acompanha semanários internacionais sérios, ou lê livros de renomados analistas que estudam a atualidade, deve saber que a questão tecnológica está no centro do debate da nova ordem. Cony aside, esta é uma questão importante.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004