O editorial da edição corrente da Linux Magazine me chamou a atenção por apontar uma situação real, que é ao mesmo tempo falha e oportunidade: a ausência ou raridade de ênfase na oferta de soluções para necessidades comuns (como PDVs, automação comercial, vigilância de edifícios) baseadas em software livre.
Pedi ao Rafael Peregrino da Silva (editor-chefe da Linux Magazine) para reproduzir no BR-Linux o seu texto mesmo enquanto a revista ainda está nas bancas, recebendo a permissão imediatamente. Veja abaixo, portanto, a íntegra do editorial.
Oportunidades desperdiçadas...
por Rafael Peregrino da Silva
Prezado leitor, prezada leitora da Linux Magazine,
observando a oferta de Software Livre em alguns segmentos do mercado, constatamos que uma oportunidade vem sendo desperdiçada: a de atender a uma demanda para sistemas dedicados usando Linux. Consideremos os cinco segmentos a seguir:
* Pontos de venda (PDV) e automação comercial,
* Controle de acesso e de vigilância em edifícios,
* Cobrança em estacionamentos,
*
Telemarketing/
call center,
* Gestão Empresarial e CRM.
Já existem soluções para pontos de venda rodando em Linux. A maioria deles usa tecnologia proprietária, como é o caso do Calypso, da Unisys, utilizado pelo Carrefour; ou do sistema utilizado pelo Grupo Pão de Açúcar, desenvolvido em parceria com a Itautec. Há também o SACI (
www.eacnet.com.br/saci_mysql), da EAC Software, um pacote integrado de automação comercial. O único sistema de código aberto que encontramos aqui no Brasil em nossa singela análise foi o Stoq (
www.stoq.com.br), da Async Open Source, cuja última atualização data de maio de 2002.
Aparatos para controle de acesso a edifícios e de vigilância poderiam ser facilmente desenvolvidos com base no projeto ZoneMinder (
www.zoneminder.com). Ele permite a captura, análise, gravação e monitoramento de vídeo proveniente de uma ou mais câmeras, que podem estar em rede, conectadas a um computador com Linux.
Para a cobrança em estacionamentos, a aplicação seria um misto de PDV e central de vigilância, em conjunto com um dispositivo de controle de cancela. Como se vê, nada que exija um estágio na NASA para ser implementado.
Temos ainda o nicho de
telemarketing para
call centers. Aqui no Brasil, a G4 Solutions está aprontando o G!Neration, para rodar também no Linux ? atualmente, o aplicativo está disponível apenas para Windows®. Uma alternativa livre é o vtiger (
www.vtiger.com) que, apesar de ser de uso genérico, serviria muito bem como base para a criação de um controle de
telemarketing profissional.
Por fim temos os sistemas de gestão empresarial e CRM. Há diversas opções livres no mercado: Compiere, SQL-Ledger, Fisterra e GNU Enterprise, entre muitas outras. Algumas delas já se encontram em uso em linhas de produção bastante complexas. É o caso do Compiere, usado pela CCE aqui no Brasil e pela Goodyear no exterior.
Sistemas como os citados acima, rodando em plataforma livre, contribuem fortemente para a diminuição de custos de investimento e manutenção. A ausência de gastos com licenças, o fato de não haver necessidade de software adicional (como antivírus) e os longos tempos de operação dessas soluções são, certamente, atrativos bastante sedutores para o cliente. Além disso, contribuem para afastar o consumidor da pirataria, infelizmente ainda muito freqünte em nosso país. A demanda para tais soluções baseadas em Linux existe; o sistema é robusto e todas as ferramentas de desenvolvimento são disponíveis livremente. A base para criar tais sistemas também está aí. Quem investir de maneira profissional no desenvolvimento de tais tecnologias para Linux terá, com certeza, grandes vantagens para apresentar e vai se diferenciar da concorrência.
(Rafael Peregrino da Silva)
--------------------------------------------------------------
Marco Carvalho
http://marcocarvalho.homelinux.net:15080
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux - GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
"Talk is cheap, show me the code" LT