Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Oportunidades em aplicações livres para necessidades comuns

O editorial da edição corrente da Linux Magazine me chamou a atenção por apontar uma situação real, que é ao mesmo tempo falha e oportunidade: a ausência ou raridade de ênfase na oferta de soluções para necessidades comuns (como PDVs, automação comercial, vigilância de edifícios) baseadas em software livre.

Pedi ao Rafael Peregrino da Silva (editor-chefe da Linux Magazine) para reproduzir no BR-Linux o seu texto mesmo enquanto a revista ainda está nas bancas, recebendo a permissão imediatamente. Veja abaixo, portanto, a íntegra do editorial.


Oportunidades desperdiçadas...

por Rafael Peregrino da Silva

Prezado leitor, prezada leitora da Linux Magazine,

observando a oferta de Software Livre em alguns segmentos do mercado, constatamos que uma oportunidade vem sendo desperdiçada: a de atender a uma demanda para sistemas dedicados usando Linux. Consideremos os cinco segmentos a seguir:

* Pontos de venda (PDV) e automação comercial,
* Controle de acesso e de vigilância em edifícios,
* Cobrança em estacionamentos,
* Telemarketing/call center,
* Gestão Empresarial e CRM.

Já existem soluções para pontos de venda rodando em Linux. A maioria deles usa tecnologia proprietária, como é o caso do Calypso, da Unisys, utilizado pelo Carrefour; ou do sistema utilizado pelo Grupo Pão de Açúcar, desenvolvido em parceria com a Itautec. Há também o SACI (www.eacnet.com.br/saci_mysql), da EAC Software, um pacote integrado de automação comercial. O único sistema de código aberto que encontramos aqui no Brasil em nossa singela análise foi o Stoq (www.stoq.com.br), da Async Open Source, cuja última atualização data de maio de 2002.

Aparatos para controle de acesso a edifícios e de vigilância poderiam ser facilmente desenvolvidos com base no projeto ZoneMinder (www.zoneminder.com). Ele permite a captura, análise, gravação e monitoramento de vídeo proveniente de uma ou mais câmeras, que podem estar em rede, conectadas a um computador com Linux.

Para a cobrança em estacionamentos, a aplicação seria um misto de PDV e central de vigilância, em conjunto com um dispositivo de controle de cancela. Como se vê, nada que exija um estágio na NASA para ser implementado.

Temos ainda o nicho de telemarketing para call centers. Aqui no Brasil, a G4 Solutions está aprontando o G!Neration, para rodar também no Linux ? atualmente, o aplicativo está disponível apenas para Windows®. Uma alternativa livre é o vtiger (www.vtiger.com) que, apesar de ser de uso genérico, serviria muito bem como base para a criação de um controle de telemarketing profissional.

Por fim temos os sistemas de gestão empresarial e CRM. Há diversas opções livres no mercado: Compiere, SQL-Ledger, Fisterra e GNU Enterprise, entre muitas outras. Algumas delas já se encontram em uso em linhas de produção bastante complexas. É o caso do Compiere, usado pela CCE aqui no Brasil e pela Goodyear no exterior.

Sistemas como os citados acima, rodando em plataforma livre, contribuem fortemente para a diminuição de custos de investimento e manutenção. A ausência de gastos com licenças, o fato de não haver necessidade de software adicional (como antivírus) e os longos tempos de operação dessas soluções são, certamente, atrativos bastante sedutores para o cliente. Além disso, contribuem para afastar o consumidor da pirataria, infelizmente ainda muito freqünte em nosso país. A demanda para tais soluções baseadas em Linux existe; o sistema é robusto e todas as ferramentas de desenvolvimento são disponíveis livremente. A base para criar tais sistemas também está aí. Quem investir de maneira profissional no desenvolvimento de tais tecnologias para Linux terá, com certeza, grandes vantagens para apresentar e vai se diferenciar da concorrência.

(Rafael Peregrino da Silva)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Marco Carvalho
Vigilância: No item vigilância, tem também o Motion, que gostei bem mais que do ZoneMinder pela sua simplicidade.

--------------------------------------------------------------
Marco Carvalho
http://marcocarvalho.homelinux.net:15080
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux - GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
"Talk is cheap, show me the code" LT
Comentário de clarkvr
Procurando nos lugares certos...: No site http://codigolivre.org.br existem alguns projetos de pdv como o pdvlivre o financphp-erp. A empresa conecto sistemas ltda ( www.conecto.com.br) desenvolve um pdv que usa mysql e php com gtk que é muito bom. Os ERPs como o weberp ( http://www.weberp.org) , o grande erp5 ( http://erp5.org) sem contar o Tutos ( http://www.tutos.org) .
Comentário de Gafanhootoo
Middleware: Middleware Livre Já!
Campanha em prol da divulgação e incentivo da produção de Software de base para Plataformas Abertas.
:-)
Comentário de bogus
Software Livre no PDV: O problema do software livre na área de automação comercial é que o governo mais uma vez não ajuda e só atrapalha. Há uma lei federal que regulamenta o uso do ECF (Impressora que emite o cupom fiscal). Dentre outras coisas, umas das exigências que trás mais complicações é a que obriga o uso de TEF nas transações com cartão de crédito/débito. Esta lei foi feita com o software em caixinha em mente e as administradoras de cartão não ligam a mínima para o linux.
Comentário de Alessandro
Ja comentei: Ja comentei isso aqui, que a não existência de softwares para pequenas e médias empresas emperram o Linux nas mesmas.

Existem soluções/projetos mais todos são complicados para instalar depende disso daquilo e acaba saindo mais caro do que adquirir uma versão para o Windows, até porque existem milhares de programas/programadores/desenvolvedores para este SO, e cada empresa precisa de uma adaptação do software para funcionar na mesma.

Como ja foi discutido aqui os programadores/desenvolvedores (inclusive eu) estamos acostumados com o Delphi/VB que gera programas rapidamente e funcionam em qualquer micro contendo o Windows, com uma excelente performance.

O Linux ainda não tem ferramentas de desenvolvimento eficientes para migrarem estes programadores/desenvolvedores, que podemos chamar de acomodados, com as facilidades do Delphi/VB.

Mais vejo uma luz no fim do túnel até porque ja existem projetos bons no Linux e guando os mesmos amadurecerem com certeza vai existir uma migração para o mesmo. Quem sabe agora com o Mac rodando na plataforma intel, não surja uma ferramenta de desenvolvimento para cobrir esta brecha até porque o Mac é baseado no UNIX/BSD.
Comentário de Andre Eppinghaus
Eu já havia tocado neste ass: Eu já havia tocado neste assunto há algum tempo !

E com o tempo QUASE acabei desistindo !

O problema é que hoje existe uma imcompatibilidade de hardware muito grande, por exemplo como posso construir uma aplicação para PDV se não tenho driver para débito em conta corrente, cartão e etc ?

Criar um sistema para este mercado já desistí, atualmente estou trabalhando com uma clínica dentária. :)

Quem tiver uma solução para o meu problema me mande um email !!!

Abraços,
André Eppinghaus
Comentário de Joel Corrêa
pdv e erp livres: Pessoal, Solução em pdv com frente,retaguarda,contas a pagar e receber e
que está em desenvolvimento acelerado! O SIAGES da Solis. Muito boa solução usando freepascal, lazarus e banco de dados firebird tudo 100% GPL.
http://siages.solis.coop.br/
http://www.solis.coop.br

Para ERP tem uns bons que conheço, o ERP5 que desenvolvido com python.
Não é um projeto brasileiro com o siages acima mas tem um pessoal trabalhando nele para fazer uma vesão em portugues para legislação do brasil.
http://www.erp5.org/workspaces/project/erp5_brasil

Comentário de xxx
qual seu e-mail?: qual seu e-mail?
Comentário de Moacir
TEF no Linux: Conheço uma empresa que desenvolveu um frente de caixa que está homologado com TEF nas princiapis bandeiras (Visanet, Redecard e Amex) e a solução roda tanto em Windows quanto em Linux.
Esta solução também é compativel com as princiapis impressoras fiscais do mercado, como Bematech, Sweda, Elgin, Daruma e Yanco.

Site da empresa: www.sygmatec.com.br

Eles também tem sistema de retaguarda para varejo que roda em Linux.
Comentário de Ravendark
Acomodados, quem???: Engraçado, gente falando que os programadores são acomodados por que não querem desenvolver sistemas comerciais OpenSource. Na minha opinião, o maior problema do "Software Livre" são os usuário. Não é por falta de ferramenta, é por falta de vontade que não existem esses softwares. Eu, como desenvolvedor, não tenho o menor interesse em desenvolver este tipo de aplicativo, sabendo que no Brasil tem MUITO picareta, e pra pegarem o seu código, mudarem o nome, e saírem vendendo por aí não custa nada. Já ouvi (lí) esse papo muitas vezes. Não adianta pressionar os desenvolvedores... Já que tem tanta gente interessada, então por que não criar uma associação para financiar o desenvolvimento desses sistemas OpenSource?
Comentário de jcmp3
Oportunidades desperdiçadas...: A equação Oportunidades desperdiçadas...:

muita falta de interesse + aproveitadores de ideias + alem da "grande" vontade mudar e/ou aprender dos usuários + pirataria total = Oportunidades desperdiçadas..., desse jeito será dificil mudar isso
Para desenvolver uma solução SO livre, temos que passar por diversar barreiras:
1-Hardware (driver e etc.)
2-Software (dependências lib's, kernel e etc.)
3-Aceitação do mercado (implementação, Custo total, tempo e etc.)

A solução parece impossível mas não é:
Somente unidos os programadores/desvolvedores/utilizadores em torno dos projetos.
Fazendo isso teremos mais respaldo legal, respeito perante o cliente e garantia pelo produto.
Obs.:
Acrescente a lista de Oportunidades desperdiçadas...software "completo" e "descente" como existente para outro SO (que por sinal existem "milhares") para controle de Lan House e Cyber Café


Comentário de Manoel Pinho
Governo: Boa lembrança a sua. Poderíamos cutucar o Sérgio Amadeu e o pessoal pró-software-livre do governo a fazer algum tipo de lei obrigando as operadoras de cartão e os bancos a disponibilizarem formas de uso dos seus sistemas com softwares livres. Nessas coisas, infelizmente, se o governo não tomar a iniciativa ninguém mudará mesmo.
Comentário de sri_canesh
Financiamento..: Financiamento existe... é meio dificil conseguir mas existe

CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/CT-INFO- SOFTWARE – 01/2005

SELEÇÃO PÚBLICA DE PROPOSTAS PARA APOIO A PROJETOS DE INOVAÇÃO NA CATEGORIA SOFTWARE PARA SEGMENTOS EMERGENTES

http://www.finep.gov.br//fundos_setoriais/ct_info/editais/Chamada_Publica_MCT_FINEP_CT_INFO_SOFTWARE_01_2005.PDF

Abraços

Cássio R. Eskelsen

Comentário de Hugo
Se ainda não existe esse tip: Se ainda não existe esse tipo de programa a culpa só não é dos desenvolvedores... esse tipo de programa não é daquele que você ta sentado assistindo TV e diz... "Ah! vou fazer um driver para se comunicar com a maquininha de cartão de crédito do posto de gasolina!"

Esse tipo de programa só é feito quando há uma empresa financiando por trás, se a maioria das empresas que financiam não querem abrir o código, o prob. é delas e não dos desenvolvedores.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de André Eppinghaus
Meu email: andreepp-linux@yahoo.com.br

Abracos,
André Eppinghaus
Comentário de stpa
Sem governo: Não concordo que o governo ou o Congresso deva se meter em tudo, legislando sobre detalhes da nossa vida. O Software Livre vem crescendo e vai acabar se impondo naturalmente pelas suas qualidades e a capacidade de seduzir novos usuários. Que eu saiba, banqueiro não põe fogo em dinheiro e, mais cedo ou mais tarde, os custos reduzidos, a segurança e a possibilidade de modificar o software de acordo com necessidades e planejamento, vão se impor. Também, um aumento na demanda deve ajudar.

Já seria de grande ajuda se o governo e o Congresso simplificassem a nossa legislação que, por ser tão hipertrofiada, acaba se desmoralizando. Uma da causas do fenômeno "lei que não pegou". Se você mostrasse a nossa contituição e a dos EUA para um E.T. recém-chegado à Terra, talvez ele lhe dissesse que o nosso país é muito mais avançado...
Comentário de Neo
Tem Java. Mas programadores D: Tem Java. Mas programadores Delphi morrem sabendo só Delphi. Então paciência.
Comentário de vmedina
Para isso existe o Kylix... : Para isso existe o Kylix...

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Cadu
Programadores Java: E programadores Java morrem sabendo só Java...
Comentário de nemesis
migrando programadores acomodados...: Eu acho que um caminho viável, para programadores VB ou Delphi, é com Gambas e Kylix, respectivamente. Kylix não parece ser mais suportado, mas num futuro próximo o projeto Free Pascal + Lazarus pode vir a se tornar uma opção robusta.

No caso de programadores Java, não faltam opções de forma alguma.

Mas se esse pessoal tivesse um mínimo de interesse mesmo em aprender algumas linguagens simples a fim de se tornarem mais produtivos, eu recomendaria Python e Ruby. IDEs não são necessárias em linguagens expressivas e poderosas como essas, mas em todo caso, se o cara se sente inseguro sem Wizards, também não faltam opções: Wingware, Boa Constructor, Komodo, FreeRide, Eric, o próprio Eclipse com o plugin adequado, além de Glade para criar GUIs com o GTK e acessá-la de sua linguagem favorita com libglade etc.

Lembrando também que subprogramadores ASP, Access e VB for Applications também tem vez com PHP e as últimas soluções apresentadas pelos projetos KDE e OpenOffice...

é claro, os mais corajosos podem simplesmente aprender C e automáticamente ter acesso a imensa biblioteca nativa das distribuições além de muitas opções de ferramentas de automação...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de C++ Hacker
C++: E os programadores C/C++ vão dominar o mundo.
E em breve!

Comentário de Piada
Quando os programadores Delph: Quando os programadores Delphi e Java morrerem...

Perco o amigo, mas não a piada...

Comentário de nemesis
"gente falando que os program: "gente falando que os programadores são acomodados por que não querem desenvolver sistemas comerciais OpenSource"

Se não me engano, não é esse o motivo das críticas a programadores acomodados. São acomodados simplesmente porque só conseguem programar com uma babá eletrônica guiandos seus passos ( IDE ). E porque uma vez tendo aprendido uma linguagem/ferramenta, simplesmente se acomodam e reclamam quando precisam aprender algo novo ( ainda que possivelmente melhor )...

não tem nada a ver com não participarem de desenvolvimento de software livre. embora isso pudesse ser um bom exercício, claro...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de José Eduardo de Mello Freire
My Catraca (Matraca): A algum tempo coordenei o desenvolvimento de um sistema de controle de acesso que está disponível sob GPL. Faz alguns anos que foi implantado em um centro universitário e hoje controla 18 catracas por onde passam mais de 5000 pessoas dia. O sistema funciona perfeitamente porém peca pela falta de divulgação e documentação (colaboradores nessa área seriam muito bem vindos). O interessante e que tanto o software como o hardware são livres. Adoraria ver este sistema integrado a outros como o SAGU ou a algum sistema de controle de pessoal livre.
Maiores informações em:

http://codigolivre.org.br/projects/matraca/


Comentário de stpa
Não dá para resistir...: Desculpem-me a gracinha, mas...

Andre, você viu o que aconteceu com o título do seu comentário? Não fica bem ficar espalhando por ai que você andou pondo a mão onde não devia (ou devia). Explico. Ass em inglês significa... :)


Comentário de Eduardo RBS
Controle de Estoque GPL: Conforme noticiado aqui há algum tempo (http://br-linux.org/noticias/002295.html) estamos trabalhando num controle de estoque e financeiro GPL (http://linuxstok.sf.net). Depois de mais de um ano de desenvolvimento, o número de desenvolvedores pulou de 1 para 3. É um aumento de 300%, mas pelo tanto de desenvolvedores competentes em Linux que existem no Brasil, ainda é um número pequeno. Na realidade o pessoal mais escreve comentários sobre um PDV GPL do que escreve códigos para este mesmo PDV GPL. Precisamos nos lembrar que nossa comunidade sobrevive pela colaboração.
Comentário de Pow
Como se fazer os programas em: Como se fazer os programas em Kylix rodar fosse simples....
Comentário de Roger Alvarenga
Java e C :P: Ué....

Eu programo em Java E C!

E to vivo ainda :)
Comentário de jchaves13
GPL + homologação: Como fica a questão da homologação do programa? Se o cliente tem acesso ao fonte, de quem é a responsabilidade sobre uma possível alteração?

ps.: quanto a ECF+TEF, tenho informações (contabilista dono de supermercado) de que não é obrigatório, nada a ver com SL, mas com estrutura para isso. Vou tentar obter a "bibliografia" disso.
Comentário de Alessandro
Entendeu errado...: "Engraçado, gente falando que os programadores são acomodados por que não querem desenvolver sistemas comerciais OpenSource."

Eu comentei que são acomodados por não usar ferramentas para o desenvolvimento em Linux, (aprender novos conceitos) não me referi a abrir os fontes e sim fazer e comercializar produtos em Linux.
Comentário de Alessandro
Java...: Java é uma linguagem muito lenta em Desktops, por isso os desenvolvedores em Delphi não a usam, porque em relação a desempenho não tem nem comparação.
Comentário de Toninho
Motion: Marco, boa tarde.
Envia pra mim o link site motion por favor..

Comentário de bogus
:): http://freshmeat.net

Brincadeira :) http://motion.sourceforge.net/
Comentário de Francisco
PDV: Acredito que o grande problema, para esse desenvolvimento, é a falta de drivers para impressoras ficais (somente uma marca possui driver para Linux) e o TEF. O Tef é quando passamos o cartão de débito/crédito. Hoje em dia as lojas "pequenas" usam o TEF discado, que vc precisa usar um aplicativo da Visa/redeCard/Amex que funciona somente em Windows. E não existe, até onde eu conheço, uma soluçao que faça funcionar em Linux, pois também não existe muito interesse por parte das operadoras de cartão.
Comentário de bogus
GPL + homologação: Em princípio, tanto a homologação quanto ECF+TEF não têm nada a ver com software livre, é apenas um entrave burocrático imposto pelo governo que dificulta a utilização de software livre. No caso do TEF, porque as duas empresas que certificam o uso de TEF não dão a mínima para o Linux.

Os supermercados normalmente utilizam uma solução de TEF-dedicado o que resolve o problema, mas os custos não viabilizam a solução para todo tipo de empresa e não tenho notícias de uma sistema totalmente em Linux. Quanto a obrigatoriedade, acredito que as receitas estaduais têm alguma autonomia sobre a implantação da lei, mas quase todos os estados fazem as mesmas exigências e cada vez o rigor é maior. Se você está desenvolvendo o sistema para o supermercado é melhor ver o que diz a lei, você entre outras coisas responde solidariamente com o dono da empresa pela implantação do sistema.

As exigências para homologação variam de estado para estado, alguns poucos não exigem. Em princípio, é feita por versão específica do programa, logo se forem feitas alterações, não é mais a mesma versão. Fica por tua conta as brechas que daí podem surgir se for utilizado software livre e quem será responsabilizado. Eu acho que o desenvolvedor não tem culpa, mas vai saber.

A verdade é que para qualquer coisa que você quer fazer o governo quer sempre tudo carimbado, em cinco vias e reconhecido em cartório. Como se isso resolvesse algo. No país a estimativa é que para real arrecadado um é sonegado, definitivamente não é por medidas burocráticas que se combate a sonegação.

Ps.: Tudo que falei acima pode ter perdido a validade por decurso de prazo :)
Comentário de Evandro Miquelito
Stoq: Gestão Comercial Open Source: Estamos atualmente em processo intenso de desenvolvimento da segunda versão do Stoq. A previsão de lançamento da suíte de aplicativos é dezembro/2005 e no momento estamos próximos de lançar uma nova versão do aplicativo PDV. Sugiro que interessados se increvam em nossa lista de usuário do Stoq através do seguinte endereço: http://www.stoq.com.br/contact.php
Desta forma vocês ficarão sabendo de todas as novidades e lançamentos do sistema. Informo também que pretendemos fazer lançamentos mensais de aplicativos , começando a partir do final deste mês, até dezembro, quando então teremos um total de 10 aplicações para o gerenciamento de empresas do comércio.

O Stoq é uma suíte de aplicativos escrita em Python e que se utiliza da licença GPL. Maiores informações sobre o projeto em:
http://www.async.com.br/projects/stoq/wiki/

Evandro Vale Miquelito
Async Open Source
Comentário de Toninho
Obrigado: Valeu!

um abraço!

Comentário de Pedro Barbosa
TEF no linux: Usei uma solucao da software express para Linux. Eles tem uma biblioteca que implementa o TEF no Linux.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004