Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Terra: "Firefox avança sobre mercado do Internet Explorer"

Rodrigo Messias Barros (rodrigomessiasbarros_nospamplease_ok?_at_terra.com.br) enviou este link e acrescentou: “Li no Terra Informática o seguinte: 'O programa de navegação pela Internet da Fundação Mozilla, Firefox, atingiu 8 por cento de participação entre os internautas em maio, conquistando um número maior de usuários do browser da Microsoft, o Internet Explorer, afirmou uma empresa de pesquisa de mercado na sexta-feira.' "O Firefox está ganhando apoio (...) e a taxa de adoção está começando a encontrar aceitação no mercado de massa."

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Tango
Em meu site pessoal (não é: Em meu site pessoal (não é técnico) os navegadores Mozilla respondem por 15% dos hits (não há separação entre o Mozilla Suite e o Mozilla Firefox no contador que uso). Internet Explorer 6.0 está com pouco mais de 70%, com tendência de queda, e 11% ainda usam Internet Explorer 5.

Interessante notar que tem um hit de Lynx, 13 de Galeon, 37 do Konqueror e 67 de Safari. Não chega a contabilizar 1%, porém. Mas não deixa de ser curioso.

Vou mandar a polícia prender esse hacker que acessou com o Lynx. =P

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de SS_Sputnik
Isso já aconteceu!: Rapaz, não lembro onde li isso mas há cerca de um ano isso aconteceu mesmo! Nos EUA, um site achou que estava sofrendo tentativa de invasão por conta dos hits com Lynx.
Comentário de SS_Sputnik
Qual site?: Bem que você poderia informar a URL do teu site. Com base no conteudo dele poderiamos ter uma noção melhor de tuas estatisticas de acesso
Comentário de Manoel Pinho
Estatísticas do meu site pessoal: O Extreme tracking que uso no meu site pessoal (que tem um pouco de informações de linux mas também de velox, de interesse mais geral) identifica os browsers mozilla como "netscape 7", mas já dá para ter uma noção do percentual deles:


Browsers Unique Visitors

MSIE 6 13673 63.51%
Netscape 7 6173 28.67%
MSIE 5 1403 6.51%
Other 84 0.39%
Netscape 4 17 0.07%
Netscape 3 12 0.05%
MSIE 4 7 0.03%
Opera 6 2 0.00%
Netscape 2 1 0.00%

Netscape 28.81% - MSIE 70.06% - Other 0.39%


Operating Systems Unique Visitors

Windows XP 9880 45.89%
Linux 2 4644 21.57%
Windows 98 3519 16.34%
Windows 2000 3093 14.36%
Windows NT 146 0.67%
Other 104 0.48%
Windows 95 63 0.29%
Macintosh 56 0.26%
FreeBSD 12 0.05%
Windows ME 10 0.04%
Windows 3.1 1 0.00%

Windows 77.62% - Mac 0.26% - Unix 21.62% - Other 0.48%


De qualquer jeito, a era dos mais de 90% de gente navegando com windows e IE acabou.
Comentário de Luc
Merreca: Desculpem o comentário antipático, mas acho 38% *uma titica* para um site tão unicamente voltado para software livre. Ou a maioria das pessoas que vêm aqui são visitantes de primeira viagem ou a turma aqui anda pregando uma coisa e praticando outra. As duas hipóteses me surpreendem muito.

Tem muito chão pela frente.
Comentário de Douglas Augusto
...e também poderíamos aces: ...e também poderíamos acessar o site do colega com outros navegadores exóticos para deixá-lo ainda mais curioso. :)

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de
Quádruplo da média: Bom, eu não tenho como fazer o percentual aumentar, só como divulgá-lo. O chão pela frente depende da meta sendo buscada. A minha meta não é discriminatória ou elitista, e de forma alguma acho pouco ter 34% de usuários de Firefox.

Ter 100% de leitores usando navegadores livres *hoje*, quando o conjunto de usuários em geral ainda é majoritariamente usuário de navegadores proprietários, significaria que nossa mensagem estaria sendo captada apenas pelos já "convertidos", o que não seria bom. Se os usuários de software proprietário frequentam o BR-Linux, significa que estão interessados em nossa mensagem. E são realmente bem-vindos.

Quanto aos que simpatizam com o software livre mas ainda não libertaram seus próprios aplicativos... são bem-vindos também, e espero que possamos continuar convencendo-os de que podem mudar.
Comentário de Manoel Pinho
Também acho: Também acho, mas infelizmente essa é a verdade. A grande maioria das pessoas que simpatizam com o linux ainda não conseguiu largar completamente o windows por diversos motivos ou acessam o site nos locais de trabalho ou estudo, onde às vezes a plataforma windows é a única ou é dominante e nem sempre eles têm como fazer algo para mudar isso.

É só reparar que o movimento maior no br-linux e outros sites (eu vejo isso no linuxdicas) ocorre nos dias úteis e em horário comercial, significando que as pessoas acessam em máquinas que não são pessoais mas das empresas.
Comentário de vmedina
Graças a deus este não é o: Graças a deus este não é o meu caso... Uso debian o dia inteiro no trabalho. Só na faculdade que só tem windows nas máquinas melhores que eu uso windows. Mas mesmo assim uso o Firefox, pois fiz um gato para instalar e configurar o perfil dele para ser totalmente acessível no meu drive de rede. :)

Aonde eu posso prefiro usar linux, mesmo que tenha que suar a camisa para implantar.

[]s!


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de acefalo_
no trabalho, só windows: mas uso firefox, mesmo nao sendo compativel com todas as paginas da nossa intranet. E ainda acesso o br-linux com o links, pelo cygwin.
Chama menos atenção de quem passa...
Comentário de vmedina
Por quê? É proibido ler sit: Por quê? É proibido ler sites de notícia no seu emprego?


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de acefalo_
Não. Mas nao são todos que têm acesso à internet: O problema está nos colegas. Não quero parecer o privilegiado que fica na internet o dia todo.
Comentário de nemesis
Lynx: Não uso o Lynx para navegar a web gráfica moderna. Mas para ler documentação em html, não há nada melhor e mais ágil. :)


;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de DenisM
Olha que interessante...: No meu último emprego, instalei o Firefox e o Thunderbird em várias máquinas Windows, o pessoal gostou (especialmente do Thunderbird). A rapaziada da rede pegou e bloqueou o acesso à rede externa em várias máquinas, pois tinha gente usando a internet "demais". Apagaram as configurações do IE, de proxy, etc. Só que os mesmos deixaram o Firefox e o Thunderbird no FTP para serem baixados... aí foi fácil: Da minha máquina eu baixei os programas e deixei na pasta acessível a todos; depois fui nessas máquinas, acessei a pasta da rede, instalei os programas em cada um dos pcs, usei o meu proxy, escondi o Firefox nos menus, e pronto! Enquanto todos só acessavam a Intranet, dava pra acessar qualquer site que eu quisesse... (e olha que sou iniciante). Maldade minha? Duvido! O bloqueio foi feito para evitar que alguns usuários acessassem sites pornô (o que não era o meu caso), então acho que se tratou de incompetência ou ignorância com relação ao assunto... De qualquer forma entendo a situação do colega acima!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004